Autor Tópico: Maldito vício!  (Lida 3962 vezes)

Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 10:30:43
Nossa, faz tempo que não compro nada... O que tem me coçado, no entanto, é a vontade de migrar pra Nikon.

Explico...

Tenho uma T3i, duas lentes, um flash e nada mais. O problema é que eu fico tentado demais lendo alguns reviews, comentários e amostras de imagens que me fazem crer que o alcance dinâmico das Nikon me dariam imagens melhores de paisagens e natureza, que é o que eu gosto de fotografar, apesar de estar meio parado atualmente. Mas não sei se isso de fato procede, ainda não pude ter certeza de fato, digo, se o ganho realmente é significativo...

PENSO em pegar uma D7100 ou meter o pé na jaca de vez e pegar uma D610 e depois commeçar a investir em lentes.

Mas ainda não tenho certeza se vou fazer isso, gastar essa grana toda. As vezes penso que vou fazer burrice. Mas também morro de vontade de experimentar o sistema mirrorless Fuji ou Olympus (tenho uma certa atração pela Olympus) e aí... a coisa descamba de vez.

Apesar de não se consumista com outras coisas (carros e outras porcarias por exemplo), com fotografia a coisa parece estar pegando pro meu lado.

... Acho que tenho que sair mais pra fotografar e tentar tirar essas minhocas da cabeça, mas não sei se dou conta da parte das minhocas, rsrs.
"Amador, bem amador."


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #31 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 11:45:34
Loja Fuji com desconto (hoje?) de 10% em vários ítens: http://www.lojafuji.com.br/Hotsite/Magnum.aspx
Acho que para paisagens uma X-E1 e uma 14mm é um excelente kit, com a diferença dá para comprar um excelente filtro CPL e um kit Lee ou Colkin....
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 13:30:42
Acho que para paisagens uma X-E1 e uma 14mm é um excelente kit, com a diferença dá para comprar um excelente filtro CPL e um kit Lee ou Colkin....
'

Não dá idéia ruim, rs...  8-)


Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 16:44:02
Acho que para paisagens uma X-E1 e uma 14mm é um excelente kit, com a diferença dá para comprar um excelente filtro CPL e um kit Lee ou Colkin....

Pode ser mesmo, mas preciso me inteirar mais desses modelos da Fuji, não entendo das diferenças de cada modelos X-E...1,2, X-M, etc. Conheço bem mais as SLR. De qualquer jeito parece ser um sistema bem interessante  :ok:

'

Não dá idéia ruim, rs...  8-)

Verdade, olha eu dando ouvidos e já fuçando a loja da Fuji com más intenções  :doh: 
"Amador, bem amador."


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 08:31:30
É mais que normal gastar com seu hobby.. Se tem dinheiro, qual o problema??? Quem tem que pensar em viabilidade, se precisa mesmo do que vai comprar é quem trabalha com isso, que depende disso pra viver.

É assim com fotografia, com jipe, com barco de pesca, com moto de cross ou estradeira, etc.. No final das contas, acho que a fotografia ainda é dos mais acessíveis....

Já gastei muito (para os meus padrões, pelo menos) com fotografia e não me arrependo de nada.. Aliás, a única coisa que de certa forma me arrependi foi de uma coleção de Canons de filme que estava fazendo. Já tinha umas 10 e aí acordei um dia e vi que a grana que estava empatada em câmeras que eu não usava podia gastar em lentes que usaria.. Vendi tudo e fiquei só com o que uso, mesmo que esporadicamente.

Juntando com tudo que eu gastei, não dá nem pra comprar um jipe velho e equipar pra fazer trilha no final de semana!

E provavelmente só gastei o que gastei porque era hobby, se fosse profissão e dependesse dela pra viver não gastava tanto... A exemplo disso, ainda hoje meu compressor de trabalho na oficina começou a dar problema. Está com 10 anos de uso e faz pelo menos 5 que venho ensaiando trocar por um melhor, mas como ele vem me servindo vou sempre protelando a troca e sempre empurrando com o velhinho mesmo. E isso que um novo custa na casa dos R$500,00... Mas como é caso de trabalho, fico pensando até que ponto o investimento compensa, e se vale a pena trocar ou levar com o velho mais um tempo.. Se fosse uma lente ruim já tinha trocado fazia tempo!!

Exatamente isto Luciano.
Pega um jipinho velho e vai pegar umas trilhas pra tu ver quanto vai ficar a brincadeira.
Mas se é hobby...é hobby pô! Tá valendo.
Quem tem que se preocupar com mil e uma situações é o profissional, que vive disto. Ele sim tem que ficar fazendo contas, porque o ganha pão dele sai dalí e portanto não pode ficar dando bobeira e gastando dinheiro com o que não vai lhe trazer mais dinheiro.
Já o amador ou hobbysta tem que saber apenas se tem ou não grana. Claro que há de se ter prioridades e responsabilidade com o que se gasta e onde se gasta. Não dá pra comprar mais uma lente e atrasar o pagamento do plano de saúde, né...
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 09:00:36
Não dá pra comprar mais uma lente e atrasar o pagamento do plano de saúde, né...

Err...... não?  rs


smdantas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil Olhares
Resposta #36 Online: 03 de Março de 2014, 12:46:51
hehehe o pessoal dos fóruns de guitarristas costumam chamar isso de G.A.S. - Gear Acquiring Syndrome. Síndrome de aquisição de equipamentos...

Uma vez eu mesmo estava em Recife passando um final de semana onde iria a um show, e fui ao shopping comer um hambúrguer com a namorada. Passando pelas lojas enquanto ia à praça de alimentação vi com o "rabo do olho" uma Les Paul honeyburst linda na vitrine, e não resisti, entrei pra pedir pra testar.

Bem, a guitarra era excelente, a diferença de som dela para as demais era bem palpável e eu sempre fui um prostituto para Les Pauls mesmo tendo uma SG que servia bem às minhas necessidades. Eu não PRECISAVA de uma outra guitarra naquele momento, mas...

REsultado é que eu entrei num shopping pra comer um hambúrguer e saí com uma guitarra kkkkkkkkkkkkk

Com fotografia não tenho muito isso não, uso câmeras de entrada, enquanto elas servem bem ao que eu fotografo (quase sempre paisagens urbanas).
Nikon D3200

Panasonic Lumix DMC FZ35

iPhone 5 :)


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 03 de Março de 2014, 22:52:10
Fazia tempo que não me coçava para comprar algo novo.

Minha câmera dá e sobra para o que eu produzo e não tenho a menor vontade de trocar, nem por outra mais nova, nem por outra de outro sistema. Minhas lentes são lentes simples e a esmagadora maioria das minhas fotos são feitas com lentes M42 que somadas devem custar menos que minha melhor eletrônica que nem é uma top, a Tamron 17-50. E olha que cubro um range de 28mm a 135mm só com primes manuais fixas e claras.

No entanto, meu calcanhar de aquiles são os 85mm.. Minha M42 para esta distância focal tem um uso bem específico e outras manuais de qualidade custam tanto ou mais que uma eletrônica. Sei não, mas acho que daqui a pouco vou sucumbir em uma 85mm f/1.8...
Nessa DF eu me resolvi com uma mamiya 80/2.8 (645), lógico que eu queria uma 85/1.4, mas essa aí em 2.8 me entrega uma nitidez absurda.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 03 de Março de 2014, 22:56:16
Sofro muito com isso... compro muitas lentes antigas, tenho muitas repetições (quer algo mais irracional que isso???), não precisaria de 10% do que tenho.

Não sei resolver isso, em geral isso acaba quando migro de hobby.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 04 de Março de 2014, 16:35:55
Eu procuro fazer outras atividades para não me dedicar somente ao vício da fotografia.  De manhã caminho / corro numa praça aqui perto de casa. Nos fins de semana de sol, vou para o clube com a família curtir a família. Tudo isso sem levar a câmera. E outras coisas.

E quanto as compras, o cartão de crédito é o limite.  Hoje faço como o governos DEVERIA fazer. Só compro se tiver de onde tirar o dinheiro para pagar.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8