Autor Tópico: Há cura pra fotógrafo com olhar vulgar?  (Lida 6309 vezes)

i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 03:47:18
P.S.: Vou colocar as fotos assim que descobrir como...

Segundo vi, tem que colocar em um sitio online...
Aqui se usa muito o http://www.flickr.com/

Depois de ter as fotos lá... Já se pode. com o link à foto, colocar aqui usando o tag IMG da barra de ferramentas

Código: [Selecionar]
[img]http://www.flickr.com/... Mautorre/foto-1.jpg[/img]
Mais ou menos assim...
Talvez alguem aqui possa explicar melhor...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 03:50:03 por i9forex »
A. Fernandes


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 04:31:30
Vou arriscar duas possiveis causas da tal má fotografia...  Sem as ver.
É algo genérico que ainda hoje pode afectar a muitos... eu incluído... pelo que...

Quando nós vemos duas fotos do mesmo sitio feitas por gente distinta... habitualmente reconhecemos imediatamente o 'fotografo/a' dos que pegam a camera porque gostam, mas sem que a isso dediquem mais que aqueles momentos giros...
As fotos destes pecam em geral por muitos elementos, podíamos até falar de muitos motivos na mesma foto. Sem realçar um aspecto... Com o qual, o que queriam transmitir não tem força e se perde no mio de tanta informação.

A rede dela, pode ser isso mesmo ... só a rede e senhor lá... com o resto difuminado ...
A sua rede até pode ser a mesma... com tres pessoas do lado fazendo algo curioso... atrás crianças correndo atrás dum cão... mais à esquerda...
pode...

A outra questão, que pessoalmente tb me afectou, é a de escrever e fotografar.
Fui jornalista e o primeiro trabalho numa revista foi escrever, como gostava de foto, fazia tb as minhas fotos...
Mas estas eram um acessório do que escrevia. Afinal tinha sido eu o escrevente. Tava tudo contado... A foto servia mais ou menos para ilustrar apenas.

Voce escreve, já contou o importante...
A fotografa não. Ela vai ter que contar tudo o que ela vê com a imagem. Não tem outra forma.
Ou seja é um combate desigual.

Claro ,que como gosta de foto, pode procurar compensar. E às tantas até ganhar a ela... a fotografa. Pois afinal, voce está sempre lá e os motivos para si, abundam.
Mas primeiro terás que dar a volta por cima... por cima do facto de tb escrever... 

Eu mais tarde mudei de sitio e no outro o meu já era a sala da imagem... mas tive que continuar escrevendo...

Claro que pode não haver nada disto...
Mas falando disto e daquilo lá se chegará.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 04:34:34 por i9forex »
A. Fernandes


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 00:48:30
i9forex, é bem por aí.

Com sua orientação, acho que agora consigo colocar as fotos. Coloco as que deram mais certo.

abraço.















spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 00:59:26
Mautorre, voce precisa hospedar as suas fotos em algum site deste tipo: http://photobucket.com/

Ou se for pelo flickr, precisa obter o HTML/BBCode e colar aqui.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 01:03:59
Dando um help. Mas não acostuma não :)


DSC4079 por mautorre00, no Flickr


DSC_9203 por mautorre00, no Flickr


DSC_0006 por mautorre00, no Flickr


DSC_3647 por mautorre00, no Flickr


DSC_0861 por mautorre00, no Flickr


DSC_2496 por mautorre00, no Flickr


DSC_0869 por mautorre00, no Flickr






Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 01:04:32
As suas fotos são ótimas. Não sei porque está se queixando :-P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 01:05:20
Sim, é flickr. Copiei o link que abre a foto e colei no campo aberto quando clico em inserir imagem. O que seria o HTML/BBCode?
obrigado e abraço,


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 01:11:48
Sim, é flickr. Copiei o link que abre a foto e colei no campo aberto quando clico em inserir imagem. O que seria o HTML/BBCode?
obrigado e abraço,
No flickr, clique na foto e quando ela abrir, voce vai no canto inferior direito. lÁ vai ter uma estrela, um daqueles desenhos de diálogo e uma seta saindo de um retangulo. Clique nessa seta e depois em obter o html/bbcode. Copie o código e cole aqui no fórum.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 01:12:38 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 01:40:54
Tentando novamente...


DSC_3733 por mautorre00, no Flickr


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 02:01:24
Pris WerSo, é justamente a minha forma de ler o mundo que não se traduz nas minhas fotos.
Meu trabalho é em situações de expropriação de indígena, quilombolas e comunidades tradicionais. E queria conseguir expressar em imagens, o que descrevo em meus artigos, que é o doloroso processo de desenraizamento que estes povos sofrem quando expulsos de seus territórios. O doloroso processo de, mais do que perder a terra, perder também sua história e sua identidade.
Claudia Andujar faz isso como ninguém. Suas imagens nos fazem sentir na pele o conflito vivido por um grupo a partir de composições mais inusitadas, como um índio em uma rede. Tira beleza e manda com clareza sua mensagem a partir de fotos que ninguém pensaria em tirar. 


DSC_9203 por mautorre00, no Flickr

Parece que, observando os adjetivos que você mesmo usa para descrever as situações que quer retratar, deve buscar imagem que sejam condizentes com esses adjetivos.
A crueza das imagens, o olhar da desesperança que você vê. (S.S. nos encanta por encontrar esses momentos)


Evite pessoas sorrindo e crianças brincando.
Há um desencontro entre os objetivos buscados e os momentos retratados.
Nada que não possa ser corrigido com uma busca mais atenta do que se deseja retratar.
 :)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 02:12:57
Lordakner, o Salgado, na minha opinião, faz imagens belíssimas, mas, falando como crítico e não como fotógrafo, elas são óbvias.
Mostrar sofrimento com imagens de crianças em situações de dor, é algo óbvio. Mostrar a ação de ocupação de terras do MST com uma foto de um grupo rompendo uma cerca, é óbvio. Mostrar crianças exploradas a partir de crianças cobertas de fuligem de carvão, é óbvio. É claro que vejo muito valor no trabalho de Salgado, mas não encontro ali muita sutileza, não. E nem creio que esta seja a intenção dele.
Volto à Claudia Andujar, que, dentre os trabalhos que conheço, é quem melhor foge disso. Com detalhes que ninguém imaginaria fotografar, ela consegue "falar" de algo com profundidade e sem obviedade.
A minha foto que você reproduziu não é de nenhuma situação de conflito, exatamente ao contrário, é um momento festivo. E, como mal fotógrafo, não consigo comunicar este momento de alegria se não por uma imagem de gente gargalhando. Ou seja, uma abordagem vulgar e pouco criativa. Fugir disso, que é o que nunca consegui, seria captar o momento de euforia em um detalhe sutil.
abraço.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 02:24:31
Lordakner, o Salgado, na minha opinião, faz imagens belíssimas, mas, falando como crítico e não como fotógrafo, elas são óbvias.
Não me parece questão de ser óbvio ou não ser óbvio.
Ele simplesmente não trabalha com eufemismos, mesmo porque seria até desrespeitoso com a situação dos retratados.


Situações angustiantes e dolorosas pedem imagens impactantes.
Há que saber identificar a dor e o sofrimento.
Não é o momento de amenizar com uma imagem suave e bela, pois seria até injusto com o retratado. A situação dele não é essa. Há de se ter a crítica e a  denúncia no momento retratado.
NMHO.
 :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 02:31:50
Lordakner, não é eufemismo, não, de forma alguma. E, sim, vejo uma importância enorme na crueza como denúncia e engajamento político, que, sem dúvida, se faz pela fotografia. Falo de outra coisa e tento um exemplo prático.

Viajei uma vez com um velho ribeirinho que vivia num barco. O barco estava na família há três gerações e era algo muito, muito importante para ele, mais do que meio de vida, mais do que seu lar, era quase continuidade dele próprio.

Devo ter tirado umas 70 fotos dele com o barco. E nas fotos, havia só isso, um senhor com seu barco. Um colega que viajava comigo, com uma maquininha compacta do tipo mais barato, tirou uma só foto (infelizmente não a tenho mais). O formato 4x3 trazia um quarto da timão do barco e, nele, víamos três pinos. Dois dos pinos, estavam vazios, a madeira muito polida e, claramente, moldada pelas mãos do velho comandante e de seus antepassados. No terceiro pino, aparecia a mão do senhor que o segurava. E aí, víamos as calejadas mãos que se envolviam o pino do timão, como se moldadas a ele. Como se moldadas POR ele.

A foto do meu colega, na representatividade do detalhe, conseguiu expressar muitíssimo mais -- e mais fortemente -- o que víamos e sentíamos do que a "literalidade" vulgar dos meus enquadramentos.

Sem negar a foto de registros evidentes, mas, antes, se somando a eles, a percepção destes detalhes e de suas significâncias, é justamente do que falo.

abração


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 02:43:40
Eu entendi.
Mas as imagens icônicas, as que serão lembradas (de situações angustiosas e de conflito) sempre serão as mais cruas, as mais fidedignas,
Palestina invadida, genocídio do povo palestino?

A que vai ficar é essa. Ou parecidas com essa.
Existem milhões de fotos, milhões de detalhes e sutilezas retratados.
Muitas vezes o óbvio nem é tão óbvio, para quem não sente na carne aquela realidade.
Então é por isso que o óbvio funciona.
Mas não estou dizendo que não existam outros caminhos.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 05:23:29
Eu tb acho que as suas fotos são boas...

Eu, creio entender, que para abundancia e para o potencial de imagens que tem acesso, não esteja contente...
Mas isto é um processo.

Por outro lado, tb creio perceber que não anda procurando melhorar a tecnica.
Mas sim a capacidade expressiva que é coisa que me ultrapassa.

Sua foto 1 é muito linda. 
O processado talvez nao seja o melhor. Provavelmente nem há processado...
Eu não faria uma transiçao tao marcada em luz nos dois planos.

A 2 está perfeita.  :clap: :clap: :clap:
Se nos apuramos... talvez o fundamental, as caras deviam estar um pouco mais abaixo. Mas, a principal a senhora do meio, até está...

A 3, mais um pouco e o rio era uma diagonal perfeita. Sempre dá força a uma foto. O verde 'chia' demais... mas ...  Talvez essa optica não tenha muita qualidade.

A 4 está boa... Deveria haver mais espaço na direcção do dedo... Para onde ela olha. E o menos luz na roupa em baixo. Questão meramente tecnica.

A 5 realmente nao está conseguida... Mais por detrás dos dois barcos, poderia ficar uma foto com muito mais força. Isto entendendo que se vai de viagem e não há muita margem para explorar angulos...

A 6 perfeita  :clap: :clap: :clap:

A ultima está bem...
Tem muito potencial grafico este tipo de fotos em aguas calmas.


« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 05:25:10 por i9forex »
A. Fernandes