Autor Tópico: Há cura pra fotógrafo com olhar vulgar?  (Lida 6290 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 06:55:24
Olha aí... Excelentes fotos. Acho que a questão é simplesmente que a grama do vizinho é sempre mais verde...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 09:03:53
Mautorre, obrigado pela criação do tópico. Você está tocando em pontos muito fortes dentro da fotografia. O que vou escrever para você, estou conversando comigo mesmo. (atualmente estou insatisfeito também)

informação literal X expressão individual

fotografia x escrita....  e outras artes

suas fotos x fotos de outros

Tenho a impressão que a questão é subjetiva, não é intelectual. É uma questão de medida entre aceitação e negação.

Até que ponto uma fotografia pode ser algo além de uma fotografia, ou até que ponto  podemos reconhecer dentro de nós uma imagem.

Música é algo que sai de dentro para fora. Fotografia é diferente...

Você pode sentir algo e conseguir reconhecer algo fotografafável, visível semelhante ao que está sentindo e conseguir ecoar a mesma sensação (expressão pessoal) ou não. Existe a sorte também.

Talvez o que você sinta, seja muito maior do que o que você coloca na sua fotografia e não esteja refletindo como você gostaria. Não esteja lhe surpreendendo.Ou seja, sua expectativa muito criteriosa que não aceita o óbvio seja superior ao resultado final e suas características mais abstratas, (mais ideais) como escritor estejam pegando pesado em suas características como fotógrafo.   

Talvez seja mais fácil aceitar as fotografias dos outros por elas não terem passado uma experiência interna como critério (não passar pelo escritor interno), e elas lhe surpreendem, porque você não escreveu internamente aquela foto.

Acho que para se surpreender, terás que não almejar (não escrever uma foto em sua mente) e ser pego de surpresa.

A busca pela perfeição e a crítica é em extremos individualista, intelectual, disciplinadora e extremamente rígida.

O prazer e o humor e a arte é a aceitação,  transgressão, é o que pode sustentar as diferenças.

Beba das duas coisas, cuidado com a primeira!

Isso, é o que eu diria para mim mesmo.

Abraço e boas fotos!



 




 




 
 



i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 14:34:09
Muito interessante  Leonardo Tonin .... E se calhar, para muitos de nós...  :)
A. Fernandes


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:29:39
Obrigado Alex Fernandez. Se colaborei, fico feliz!  :)  Abraço!


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 19:19:03
Meus 5 cents é o que me falaram: as 10000 primeiras fotografias são, a grosso modo, o que é um exagero na minha opinião, mas nos ajuda a entender que a pratica leva a perfeição. Acho muito importante saber o que você quer fotografar. Não existe uma foto minha de pessoas que sai bem, gosto muito de paisagens. A verdade é que quando eu comecei investi 70% do orçamento em conhecimento, o que na fotografia eu acho fundamental. E estar atento as novidades, embora eu não abro mão da minha AE-1 program.
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 20:20:42
Nem acho que deveria escrever aqui, afinal essas imagens no meu ponto de vista são sensacionais, e muito além do que eu tenho acesso a fotografar hoje em dia. Só não gostei da do navio e a dos barquinhos achei simples. As demais me transmitiram muita coisa. Talvez soltas assim, sejam apenas imagens bonitas. Você já pensou com compilar essas imagens em projetos ou séries? Talvez o seu caminho não seja ter uma foto que seja A foto, mas sim uma série de imagens que possuam uma narrativa. Eu adoraria ver mais do seu trabalho! Parabéns!  :clap:
Daniel

Instagram: @danacqua


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 02:26:55
Mais uma vez, agradeço muito a todos.

Os comentários, sem exceção, propõem, no mínimo, um grande e interessantíssimo exercício de treino do olhar.

m


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #37 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 08:03:21
mautorre, achei suas fotos ótimas!! Acho que você está sendo muito exigente!!
D600 - E-M10


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 08:23:42
Mautorre, eu sim, tenho um olhar chulo. Você tem um ótimo olhar para aquilo que se propôs fotografar ! ;) :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 11:59:31
ótimas fotos, acho que você estava querendo elogio  :hysterical:

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #40 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 12:26:00
Mautorre, suas fotos estão excelentes. Acho que você está em um nível onde muitos gostariam de chegar. Porém, muitos outros também já estão nesse nível e a coisa acaba ficando meio parecida. Acho que é isso que te incomoda: você não tem olhar ruim, mas seu "bom olhar" é parecido com o "bom olhar" de muitos. Como alguns amigos já disseram, talvez seja necessário fazer coisas diferentes, ângulos diferentes, ousadia...

Mas pelo que entendi, és um biólogo que fotografa, sendo assim está excelente. Se fosse muito melhor na fotografia, talvez fosse um "fotógrafo que está trabalhando de biólogo". Pelo que podemos ver, é um excelente biólogo, senão não estaria tanto tempo na profissão e ainda mais na Amazônia, um dos locais mais pretendidos pelos seus colegas do mundo todo... Acho que não dá pra ser perfeito em tudo  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #41 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 19:18:03
Olha aí... Excelentes fotos. Acho que a questão é simplesmente que a grama do vizinho é sempre mais verde...


penso a mesma coisa! ótimas fotos!
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 19:18:22 por Luciano.Queiroz »


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 05:25:14
Eu tb acho que as suas fotos são boas...

Eu, creio entender, que para abundancia e para o potencial de imagens que tem acesso, não esteja contente...
Mas isto é um processo.

Por outro lado, tb creio perceber que não anda procurando melhorar a tecnica.
Mas sim a capacidade expressiva que é coisa que me ultrapassa.

I9FOREX, pois então, é justamente isso, "para a abundância e potência de imagens a que tenho acesso", o resultado é pífio.

Em mais de 10 anos fotografando na floresta, acabo por me limitar a uma dúzia de boas fotos, basicamente, as que coloquei aqui e umas poucas outras.

Você também acerta ao falar de fotografar com o intento de ilustrar, de ratificar, o que digo no texto. Pode parecer estranho, mas apesar de ser exatamente isso o que acontece, não havia me dado muita conta disso. E, o pior, é que tal prática acaba por ser uma enorme castração à fotografia, ela fica, já de antemão, no cabresto.

Apesar de fotografar desde rapaz, nunca investi tanto tempo e energia como agora na coisa. Escrever neste espaço é consequência deste momento. E, para muito além do que eu esperava, está havendo resultado.

Tenho dedicado muito tempo em olhar a produção dos membros deste fórum e o faço com especial atenção aos elementos que me agradam na imagem.

Depois, saio com a maquina (adquiri o que hábito de andar sempre com ela em uma pochete) e faço o exercício de me quedar a olhar e me perguntar o que daria uma boa foto. Confesso que vejo muito pouco do que me cerca e ainda me frustro muito em maio ver nada digno do clic. O Porém, sinto um progresso rápido e proporcional à pulsão posta na atividade.

E, por isso, mais uma vez agradeço muito a todos que colaboraram comigo ao escreverem espaço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 07:20:49
caro colega
onde voce mora???
abs.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 09:47:08
Por nada Mautore! Que bom!  :ok:
Abraço!