Autor Tópico: Dúvida sobre primeira lente para compra 60D  (Lida 1449 vezes)

eduardogula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 15 de Fevereiro de 2014, 11:31:14
Olá,

Sou novo no mundo da fotografia e a fotografia não é minha profissão, mas sim um prazeroso hobby.
Adquiri recentemente uma 60D que vem com a lente 18-135 do kit e, depois de ler todo o manual e fazer várias fotos sem compromisso para treinar no uso do aparelho, fui fotografar o aniversário de minha sobrinha e tive problemas com a lente quanto à tempo de exposição e luminosidade.
Ao procurar na internet, vi que trata-se de uma lente conceituada como "escura".
Sei que existem diversas lentes claras, mas minha dúvida é: para alguém que possivelmente vá comprar apenas uma lente mais "clara", devido ao investimento, qual lente seria indicada para mim?

Agradeço por qualquer sugestão possível.

Obrigado,

Eduardo


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 13:11:14
Tamron 17-50 F2.8 (Sem VC)


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 13:23:15

Tamron 17-50 F2.8 (Sem VC)

2X
Tem um tópico aqui só sobre essa lente, dá uma procurada e leia os relatos, pra ver se é o que você procura.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 13:39:55


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 15:08:40
Olha, vou descordar que você necessariamente precise de uma lente mais clara. Supondo que o aniversário foi num local fechado, provavelmente o que faltou foi um flash. Se era muito bem iluminado, então talvez tenha faltado técnica. Eu não sairia de cara trocando de lente, até mesmo porque a sua é uma boa lente. E não se engane com lentes muito claras, porque dependendo da foto, você não pode usar ela na abertura máxima. Poste um exemplo aí pra gente com o exif ( abertura, velocidade, iso e distância focal).
Daniel

Instagram: @danacqua


eduardogula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 18:49:25
Olá,

Uma foto como exemplo que refiro estar escura é a www.eduardogula.com.br/IMG_2893.jpg. As fotos foram feitas com uma Canon 60D, lente 18-135 do kit com f/5, tempo de exposição 1/15, iso 800,  distância focal 41mm e sem flash.

A iluminação não estava aqueeelas coisas. Como não tenho flash externo, não gosto de usar o flash da câmera pois não gosto muito do resultado nos rostos.
Realmente quanto à técnica, estou em dívida! :) Estou aprendendo as configurações manuais de obturador, iso, etc.

Nesse aniversário, o que achei ruim foi que quando tentava abaixar o ISO para evitar granularidade, a foto escurecia. Como as crianças se mexiam muito, uma exposição longa fazia rastro. As fotos com crianças em movimento não ficaram da forma que eu queria. Por exemplo a foto em www.eduardogula.com.br/IMG_3090.jpg (f/4, exposição 1/13s, iso 800, distância focal 24mm).

Enfim, por isso pensei que uma solução possível seria uma lente mais clara, onde poderia ter um iso baixo e uma exposição menor para evitar rastros.

Ainda, não sei se estas perguntas são descabidas e um flash com difusor poderia resolver a questão. Quanto a flash, andei vendo alguns reviews positivos a respeito do Yongnuo YN568EX (http://dx.com/p/yongnuo-yn568ex-ttl-10w-960lm-5600k-flashlight-for-canon-slr-4-x-aa-155761#.Uv_SQfldUlA) que o consideraram razoável e de menor custo e tenho intenção na adquisição dele.

Em tempo: esta lente tem estabilizador?

Agradeço pelos comentários e sugestões e peço desculpa por parecer algo tão básico o assunto que apontei e que, para mim estão sendo uma dúvida.

Grato,
Eduardo Alexandre
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, 18:52:17 por eduardogula »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 19:08:53
Vou dar meus 2 cents como amador que já fotografou e que ainda faz umas fotinhos de vez em quando :)

Eduardo, lente clara é bom, mas antes de trocar de lente eu diria que tem um bom caminho pela frente.

A primeira foto está escura, e nas áreas escuras o ruído vem com força. É capaz de que, se vc tivesse fotografado com ISO 1600 em RAW, com um bom processo de pós teria uma foto melhor que esta que vc postou.

Então, em primeiro lugar, aprenda a fotografar em RAW e aprenda a fazer uma boa pós-produção. Uma boa pós faz milagres em relação ao ruído e ISO 1600 é plenamente utilizável.

Segundo, aniversário de criança sem flash só se for de dia ou em um salão muito bem iluminado. Vc mesmo viu que teve que usar velocidades de 1/15 com ISO 800 e f/5. Com uma lente f/2.8 conseguiria mais ou menos 1/50 com os mesmos ISO 800. Para crianças correndo ainda é pouco, e vc continuaria com uma foto subexposta, além do que a profundidade de campo seria muito menor.

Então, em segundo lugar, invista em um bom flash e principalmente, como usar um flash o que também tem lá seus segredos.

Depois vale uma lente clara para poder usar velocidades ainda maiores, poder manter a iluminação de frente/fundo mais homogênea, etc.. Mas na minha opinião, isso só vale depois de dominados outros fundamentos.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


eduardogula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 22:27:44
Olá,

Agradeço e vou considerar sua sugestão.

Obrigado,
Eduardo