Autor Tópico: O que ainda preciso para a macrofotografia?  (Lida 3398 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 12:05:27
Uma época pesquisei sobre isso e lembro de ter visto em algum lugar (não lembro ao certo onde, me corrijam se eu estiver falando besteira), mas esse "macro" que eles colocam na lente é só porque ocasionalmente elas permitem uma distância menor que o "normal" para focagem de um objeto, mas ainda assim não é nada gritante e realmente não pode ser considerada como macro.

Exato, Dani.

P. ex., a 24-70 da Canon tá nessa tua lista aí.
Ela tem a distância mínima de foco de 0,38m, mas quando puxado o zoom ao máximo, se vc selecionar o "modo macro" na chave seletora ele diminui essa distância mínima "normal" para uma distância mínima "macro" de 0,20m, e entrega uma ampliação de X0,7, o que, evidentemente, não é uma magnificação macro.
Ou seja, puro "marquetingue".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:56:27
Até onde sei (e eu não sei tudo) nenhuma zoom é macro. Não existe isso. É "marquetingue" puro. Para ser macro deverá ser prime e, necessariamente, ter uma magnificação de 1:1.

Caro Hyde,

Boa tarde!

Essas escalas de magnificação, como interpretá-las? Enfim, o que significa ter uma magnificação de 1:1?

Obrigado!
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 15:37:00
Caro Hyde,

Boa tarde!

Essas escalas de magnificação, como interpretá-las? Enfim, o que significa ter uma magnificação de 1:1?

Obrigado!

Fácil... 1:1 quer dizer que 1mm de um objeto real (a perna de uma formiga, p. ex) ocupará 1mm quando projetada sua imagem, através da objetiva, em cima do sensor.
1:2 2mm de objeto real projeta uma imagem de 1mm em cima do sensor (imagem menor que o real, magnificação pequena)
2:1 1mm de objeto real projeta uma imagem de 2mm em cima do sensor (imagem maior que o real, magnificação alta)

Nesse diapasão, em macro real com magnificação mínima (1:1) em APS-C (Canon) você consegue fotografar um objeto real que meça no máximo 22.3 x 14.9mm  que é o tamanho do sensor cropado Canon (em FF, 36 X 24mm). Motivos maiores do que essas medidas não conseguirão ser registrados em macro real.

Lembrando tb que uma das maiores motivações dos macrofotógrafos é conseguir magnificações altas. Para isso eles contam ou com objetivas dedicadas (Canon MP-E 65mm que magnifica em até 5:1) ou adaptações diversas, que até onde eu saiba, entregam magnificações de até 10:1.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 16:33:25
Caro,

Boa tarde.

Compreendi. O primeiro algarismo refere-se a projeção no sensor enquanto o segundo tem relação ao tamanho normal. Obrigado!
E o que dizer desses filtros macro cujas escalas variam de +1, +2, +4, +10 ou +20? São confiáveis e podem ser usados ou é furada?

 :ponder: 

Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 22:31:07
Caro,

Boa tarde.

Compreendi. O primeiro algarismo refere-se a projeção no sensor enquanto o segundo tem relação ao tamanho normal. Obrigado!
E o que dizer desses filtros macro cujas escalas variam de +1, +2, +4, +10 ou +20? São confiáveis e podem ser usados ou é furada?

 :ponder: 

Abraços

São muito variáveis em qualiade. De maneira geral, é furada. Mas para uma primeira experiência é válido. Depois vc cria novas gambiarras ou investe em uma objetiva macro real.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 23:12:39
São muito variáveis em qualiade. De maneira geral, é furada. Mas para uma primeira experiência é válido. Depois vc cria novas gambiarras ou investe em uma objetiva macro real.


Tem algumas muito boas, com 2 elementos, mas são muito caras.
Quanto maior a dioptria mais distorção dá nas bordas, mas dependendo não atrapalha.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #21 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 23:25:14
Até onde sei (e eu não sei tudo) nenhuma zoom é macro. Não existe isso. É "marquetingue" puro. Para ser macro deverá ser prime e, necessariamente, ter uma magnificação de 1:1.

A zoom mais próxima de macro que conheço é a Sigma 70-300 com uma magnificação 1:2 na faixa dos 200 a 300, não é 1:1, mas é interessante.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 23:32:42
Quando comprei minha Canon G1 (final de 2000), comprei logo em seguida um filtro close up Canon 250D de 58mm, que funciona com a G1. O filtro close up 250D tem dois elementos óticos. Para minha felicidade depois li que uma das lentes cuja ótica é compatível com ele é a 50mm f1.4 USM (no manual do filtro). No curso de fotografia Básico II fiz um dos trabalhos focado em fotos macro de formigas. À época eu só tinha a 7D e a lente do kit, bem como a 50mm f1.4, um flash 580EXII e o filtro close up 250D. sairam fotos legais, mas penei muito com a profundidade de campo limitada, bem como com problemas de (falta de) iluminação. Preciso voltar a testar o conjunto com um flash macro dedicado. Desde então o filtro está guardado na estufa. Uma vez que a pessoa compra uma lente macro real a maioria destes acessórios fica com uso muito eventual. Ainda quero ir além da ampliação 8:1 possível com a MPE-65 em um corpo APS-C. Para tal devo usar um fole e tubos de extensão em conjunto. Projeto para algum final de semana :)
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, 23:50:02 por jauvane »
JVc.