Autor Tópico: Trocariam uma Canon 6D por duas 70D?(Corpos)Ou dariam $$ de entrada numa 5D III?  (Lida 3128 vezes)

Pedro Henrique Rego

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Primeiro: é pra filmagem!Amigo meu quer comprar minha Canon 6D com grip por 6mil e com um troco a mais consigo comprar duas 70D.A questão é: vou perder muito em qualidade de imagem?Estudo publicidade, Faço videos pro YouTube, gravo um web programa pra um site e faço uns freelancer de videomaker as vezes!Sair do fullframe de volta pro crop é ruim assim?pq quando sai da minha t4i para a 6D fiquei impressionado com a qualidade das imagens!Enfim, vale a pena galera?Deem dicas expliquem o q fariam!Tbm pensei na possibilidade de dar a grana de entrada em uma 5D mark III e dividir o resto numa loja que sou cliente aqui na minha cidade.Oq acham?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 00:59:36 por Pedro Henrique Rego »
Sou um apresentador de tv desempregado!Haha!Trabalho como videomaker e fotógrafo em viagens pelo país com uma banda.Estudo publicidade e faço videos pro youtube.Ah e sou sócio/diretor do site Notícia Piauí.Canal:
https://www.youtube.com/user/PedroHenriqueRego
FB: /pedrohenriqueregoI

Kit: Canon 6D + lentes canon 24-105mm F/4 L IS USM e canon 50mm F/1.4 + Flash 430 EX II(ESTOU VENDENDO!)+ GoPro Hero 3 Black Edition + microfone rode videomic + lapela rode smartlav e iphone 4s + led ikan 120


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 12:23:44
Acho que a unica coisa importante que vc vai perder é na sensibilidade ISO pra cenas no escuro, mas vai ganhar do outro lado agulidade no sistema de foco da 70D. A 5D3 é uma câmera para outro tipo de aplicações, super rapida esperta, muito agil, é pra quem realmente precisa disso, pois o investimento é fenomenal.

Passamos tbm por um momento em que algumas coisas estão acontecendo no mercado, os mitos vão se desfazendo, e a hegemonia dos equipamentos Canon dos últimos anos ja não é mais uma realidade, por muito menos se consegue comprar coisinhas maravilhosas como essa Panasonic GH4 que ta saindo agora.

Hoje, pensando em videos eu trocaria na boa uma 6D por duas 70D!!! A diferença na qualidade de imagem não é algo tanta coisa assim, ou melhor será quase nenhuma, principalmente para a maioria de seus clientes que nem vão perceber a diferença. Para eles certamente o conteúdo, a emoção, a linguagem, a técnica e a fotografia que vc imprime no seu vídeo são coisas mais importantes do que a qualidade (minima) a mais que a 6D pode te entregar.

Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 13:06:18
Tenho uma opinião um pouco diferente...
Acho que a diferença de qualidade não é "mínima" como diz o colega acima. É bem sensível. Não é só ISO alto, é a profundidade de campo e a linguagem. Sentiste isso quando saíste da tua rebel. A 70D nã deve ser lá essas coisas melhor que a rebelzinha (aí sim, a diferença é mínima)
Além disso, não sei aí pelas tuas bandas, mas aqui em Belém quem não tem FF tem dificuldade de pegar trampo melhorzinho de filmagem.
Não entendo nada de Pana.
Eu, pessoalmente, ficaria com a 6D mesmo.
Abs!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 13:49:25
Tenho uma opinião um pouco diferente...
Acho que a diferença de qualidade não é "mínima" como diz o colega acima. É bem sensível. Não é só ISO alto, é a profundidade de campo e a linguagem. Sentiste isso quando saíste da tua rebel. A 70D nã deve ser lá essas coisas melhor que a rebelzinha (aí sim, a diferença é mínima)
Além disso, não sei aí pelas tuas bandas, mas aqui em Belém quem não tem FF tem dificuldade de pegar trampo melhorzinho de filmagem.
Não entendo nada de Pana.
Eu, pessoalmente, ficaria com a 6D mesmo.
Abs!

Será mesmo que qualquer fullframe dá um banho em filmagem em uma Panasonic GH4?
Agora fiquei intrigado.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 18:09:58
amigo em relação a sua pergunta não saberia responder mas enviei uma mp para vc.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 18:50:23
Então né, não se pode confundir essa questão do dof tradicional do cinema, do filme tradicional 35mm, do campo de visão de acordo com a lente usada, com aquilo que vem do enorme sensor da câmera FF.
As câmeras profissionais digitais que dominam as produções atualmente não tem um sensor tão grande como a da 6D. A verdadeira linguagem de cinema esta mais próxima de um sensor m4/3 e APS-c do que um FF.

http://provideocoalition.com/freshdv/story/af100_sensor_size/

Aqui tem um comparador de FOV

http://www.abelcine.com/fov/





Conhecimento importa mais que equipamento.


Pedro Henrique Rego

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 19:31:09
O que vcs prefeririam?Uma 6D com 50mm 1.4 ou uma 70D com uma 24mm 1.4 L(ou 35)??!
Sou um apresentador de tv desempregado!Haha!Trabalho como videomaker e fotógrafo em viagens pelo país com uma banda.Estudo publicidade e faço videos pro youtube.Ah e sou sócio/diretor do site Notícia Piauí.Canal:
https://www.youtube.com/user/PedroHenriqueRego
FB: /pedrohenriqueregoI

Kit: Canon 6D + lentes canon 24-105mm F/4 L IS USM e canon 50mm F/1.4 + Flash 430 EX II(ESTOU VENDENDO!)+ GoPro Hero 3 Black Edition + microfone rode videomic + lapela rode smartlav e iphone 4s + led ikan 120


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 21:58:23
Será mesmo que qualquer fullframe dá um banho em filmagem em uma Panasonic GH4?
Agora fiquei intrigado.
Primeiro, eu não disse que ninguém dava banho em ninguém. Aliás, informei que não entendo nada de Pana para opinar.
Já a exigência de FF não tem a ver exatamente com qualidade, mas uma espécie de "reserva de mercado" que se criou pelo pessoal já estabelecido por aqui para evitar concorrência da galera que está chegando com Rebel debaixo do braço. Então produtoras, agências e até órgãos públicos criaram esse crivo das FF (às vezes até exigindo 5D MKIII) em suas coletas de preços e licitações.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 22:00:28 por fernandomaues »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:26:52
Há que lembrar de alguns detalhes... Tomando ima imagem em HD por exemplo que tem 1920x1080. Qualquer sensor que tenha resolução maior que esta, gerará imagens na resolução de saída correta em duas condições, ou fazendo um crop da parte central ou interpolando a imagem. Isso é válido para qualquer que seja a resolução de saída, 720, 1080, 4k ou 8k. Então a resolução intrínseca do sensor não é parâmetro determinante na qualidade da imagem, e se a interpolação for usada, muita informação captada estará sendo jogada fora.

Outro ponto importante já comentado é o DOF, que realmente pode ser exagerado quando usado um sensor maior que 24mm na horizontal (comparando com o filme de cinema de 35mm. Lembre que o fotograma de cinema é "em pé" no filme. Mas isso é estética, e pode ser contornado usando aberturas menores e isos mais altos se for o caso.

A vantagem de um sensor grande é , e sempre foi, a baixa densidade de pixeis, o que torna os mesmos maiores e com mais capacidade de captação da luz, e logicamente aumentar a relação sinal/ruído.

Outro fator importantíssimo, que é óbvio aliás, é o codec usado, tanto em termos de algoritmo quanto em hardware. Não adianta ter um sensor imenso com um codec meia boca, porque a imagem vai apresentar artefatos, batimentos e mil outros problemas. E nesse ponto as filmadoras dedicadas geralmente matam a pau.

É só fazer uma captação de uma corrida de fórmula um ou de um esporte rápido como futebol, beisebol, golfe e coisas do tipo para ver aquele moiré irritante quando captadas por outros tipos de equipamento. Claro que existem situações que o uso de dslrs e similares atendem perfeitamente, e que o custo do equipamento pode ser determinante para a execução de um projeto. Mas isso é outra estória.

 


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 08:48:09
Então basta comprar uma Gh4, tampara  logo é dizer para os clientes que é fullframe. Resolvido.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 09:48:39
Então basta comprar uma Gh4, tampara  logo é dizer para os clientes que é fullframe. Resolvido.


A questão não é o tamanho do sensor. É o codec e a densidade. E em matéria de codec tem muita coisa envolvida, tanto em software quanto nos processadores de imagem por hardware. O lance é testar e ver se uma determinada solução serve para o seu uso, para não se arrepender depois.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:47:04
Então basta comprar uma Gh4, tampara  logo é dizer para os clientes que é fullframe. Resolvido.
Aí cada um responde por seu comportamento...  :ponder:


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 00:43:08
Acredito que temos sempre que andar pra frente,
sair de uma 6D e ir para 5DMIII seria o ideal pois é uma máquina fantástica.
Agora a 6D realmente para vídeo é um avião.
Se na maioria de seus trabalhos você tem como controlar a luz, não terá tanto problema com a 70D, caso contrário a diferença será muito grande.
Eu iria de 5DMIII, fora que vai se sentir muito mais bem servido tanto em foto como em vídeo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 09:16:11
Acredito que temos sempre que andar pra frente,
sair de uma 6D e ir para 5DMIII seria o ideal pois é uma máquina fantástica.
Agora a 6D realmente para vídeo é um avião.
Se na maioria de seus trabalhos você tem como controlar a luz, não terá tanto problema com a 70D, caso contrário a diferença será muito grande.
Eu iria de 5DMIII, fora que vai se sentir muito mais bem servido tanto em foto como em vídeo.

Entre 6D e 5DMKIII eu fico com a MKIII, é muito mais câmera. E se trabalha com vídeo, basta um job pra pagar o investimento.