Autor Tópico: Sobre fotografar com filme nos dias de hoje...  (Lida 6225 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Fevereiro de 2014, 14:38:18
Creio que esse tema, em algum momento, já tenha sido abordado por aqui, mas creio também que aos que gostam de fotografar com filme nos dias de hoje, não dispensam uma boa conversa e bate papo sobre o tema.

Minha intenção, nesse tópico, é basicamente essa. Juntar o pessoal que curte fotografar com filme, de qualquer formato que seja, para um bate papo sobre o tema, trocar experiências, e etc.

Eu vou começar contando o meu relato. Comecei a me interessar por fotografia analógica há um tempo, e então depois de ler uma coisa aqui e outra ali, resolvi entrar nesse mundo.
Hoje, eu posso dizer, que a fotografia analógica consegue me dar mais prazer do que a digital, tanto que ultimamente eu tenho gastado e investido mais nisso do que na digital. É interessante porque pra mim, pelo menos, fotografar com uma câmera digital e uma câmera de filme parecem dois mundos diferentes, onde a fotografia com filme se torna de certa forma mais empolgante.
O filme me dá mais vontade de criar projetos voltados mais para o lado artístico da coisa, enquanto o digital me parece algo mais "comercial", não sei se aqui ficou claro o ponto em que quero chegar.

Outra coisa que percebo de diferença entre os dois mundos, fala-se menos do equipamento em si em fotografia analógica do que na digital. Dos papos que acompanho em alguns grupos, fala-se muito mais da parte artesanal em você revelar o teu próprio filme, do que diretamente sobre a câmera que você está usando e tudo o mais, alguém mais percebe essa diferença?  :ponder:

Enfim, acho que existe muito o que se discutir sobre o tema, e espero que o pessoal se anime com isso.  :ok:

Vamos tentar animar a parte analógica do MF que anda paradinha...  :D


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 19:38:32
Ola Daniela, tudo certinho? Entao, eu realmente sinto exatamento isso que voce sente. Alem do mais, sinto que quando consigo uma boa foto com analogico ela se torna um algo a mais, ela é diferenciada... deixa eu explicar melhor

Se eu faço uma foto X no filme, suponhamos que eu tenha conseguido a mesma foto X no digital eu preferiria 10x a analogica do que a digital, pois a analogica é muito mais complicado para fotometrar, eu nao tenho histograma, eu nao tenho tanta capacidade de ediçao, eu nao tenho auto foco, eu nao tenho velocidade variadas, nao tenho como selecionar o ISO que vou usar(exceto antes de por o filme na camera)... ou seja, é MUITO mais dificil ter a mesma foto no analogico que no digital. Outro fator, todas as minhas lentes que funcionam no analogico sao fixas, uma 50mm e uma 15mm, minha 70-200 2.8 nao funciona nela... é uma sensaçao totalmente complicada de explicar, muito mais prazeroso receber as fotos escaneadas do laboratorio, ver os graos, ver aquela imagem com textura, bonita de se ver e de imprimir. Isso nao acontece no digital, perco muito tempo em softwares de ediçao tentando dar o mesmo sentimento no digital para meus clientes mas nunca consegui ter esse mesmo resultado... sei la, todo o processo é diferente. Em breve começarei a revelar em casa e provavelmente me apaixonarei cada vez mais
@jacobfotografiacriativa


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 20:39:27
Muito bacana os depoimentos!! Aprendi fotografia com filme na década de 90... Voltei faz alguns anos com digital mas agora estou retomando filme também.

Acho que a gente faz a foto com muito mais esmero, pois não dá pra ficar olhando no LCD. Por isso, acaba valorizando mais, como o André falou.

Outra coisa legal é usar uma câmera de filme preparada para ser operada no manual. Com bipartido, você avançando o filme e fazendo o foco... Não sei se é nostalgia - talvez me traga boas memórias - mas é muito mais prazeroso.

Além disso, gosto muito da textura do filme e do alcance dinâmico!

Entendo o que a Daniela diz sobre comercial x artístico. Faz muito sentido para mim!
D600 - E-M10


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 22:36:19
Eu nunca abandonei o filme, embora tenha um pesado equipamento digital. Acho a resposta e o jeitão das duas tecnologias bem diferentes, e embora use equipamento digital ultra nítido, como a Sigma DP2 Merrill, ainda está aquém de um bom cromo de médio formato fotometrado corretamente e usando uma objetiva decente, mas quando visto em uma mesa de luz, com uma lupa. Se digitalizar, aí o elo fraco é justamente a etapa digital.

Acho mais legal usar filme, principalmente porque não admite erros e te faz ter muito mais cuidado. Não tem mimimi, ou acerta ou erra (no caso dos cromos). Mas digital é muito mais imediatista e barato, mesmo porque revelar anda complicado.

Nostalgia, fetiche, não interessa. O que vale é se você está curtindo a coisa.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:04:32
Sou fã do filme (Perdi a esperança de encontrar a foto "Perfeita", só quero as "Divertidas")
No RJ, nessas últimas férias, usei 5X mais a OM4 do que a MKIII.
Tenho me divertido muito com uma Ricoh Singlex TLX de quase um quilo, sem fotômetro e que parece um tijolo.
Todo o ritual do Filme (colocar o filme na máquina, rebobinar, esperar a revelação escanear) me encantam.
Todo automatismo e imediatismo do Digital muitas vezes me entediam.
Pode ser nostalgia, sei lá.
Mas enquanto encontrar filme pra comprar, não abro mão disso.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:17:24
Acho muito legal esse movimento da galera descobrindo ou redescobrindo o filme. Quem sabe com isso os preços abusivos dos filmes diminuam e a qualidade dos laboratórios melhore. Os filmes eu vejo que a galera dá um jeitinho de trazer mais barato de fora e pagar mais barato. Agora, a qualidade dos laboratorios já é algo mais dificil de ser resolvido, pois exige boa vontade e olhar. Esses dias dei um voto de confiança a um laboratório aqui de Brasília. Confesso que achei que poderia ser bom pelo fato deles cobrarem muito mais caro do que outros laboratórios (50 reais revelaçao + digitalização) e usarem um noritsu para digitalizar os negativos. O resultado foi horrivel. Além de pontos brancos enormes nas fotos digitalizadas, havia interpolação, incidencia de halo nas arestas, ausencia de textura. Além disso, a revelação ficou excessivamente contrastada. Quando cheguei lá, o senhor que me atendeu, falou que achava o alto contraste lindo, os pontos brancos eram as bolhas de agua que eram inevitáveis e o restante ele nem conseguia enxergar.  Se propos a refazer a digitalização. Disso tudo, somente as bolhas sumiram. O problema é que por mais que ele tivesse boa vontade, faltava conhecimento e olhar treinado para fazer um bom serviço. Nos labs americanos com os quais mando revelar, eu digo como eu prefiro que o negativo seja revelado (sombras mais ou menos duras, altas luzes bem equilibradas, nivel de contraste, etc.), eu posso apresentar exemplos de resultados que me agradam e, além disso, eu posso pagar um valor para trabalhar com eles durante um mes o meu perfil de revelação e digitalização. O processo em nenhum momento passa por algum programa de edição. Ou seja, o laboratorista nao faz da maneira como bem entende, mas da maneira como  o cliente gosta mais. Isso é essencial quando se quer obter bons resultados num trabalho como esse.

Mas enfim, é so um desabafo mesmo. Estou redescobrindo a fotografia analógica também. Antes fotografava com filme mas não dava muita atenção a isso. Acho que o que eu gosto bastante no processo é a expectativa na espera pelos resultados. Acho isso super prazeroso. O fotografar também é mais interessante, pois podemos estabelecer uma relação mais atenciosa com o objeto fotografado. Outra característica interessante é que me concentro mais no planejamento da imagem e menos no ato de fotografar. Isso faz com que a produtividade aumente bastante. Em resumo, o ato de fotografar com filme, pra mim, se tornou mais prazeroso. E tudo que faço com mais prazer, faço com mais profundidade. Os resultados também me encantam. Os tons, a textura, as transições, a "limpeza", etc.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:27:28
Aranha,

Aí que está o problema, tem um monte de escaneadores de araque no mercado, seja por preguiça ou por incompetência mesmo. Não adianta ter o melhor scanner do mundo se pisar na bola.

Filme PB ainda vai dar caldo por um bom tempo, e qualquer um pode pelo menos revelar a pelicula em casa, mesmo não encontrando reveladores e fixadores comerciais, pois tem como a pessoa mesma manipular e fabricar. Papel PB anda ficando mais escasso no Brasil, mas enquanto der para trazer de fora pelo ebay, amazon, beleza.

O problema maior é no caso dos cromos. Cada vez menos laboratórios processam o E6  :(
Filme negativo colorido, quando acabar o meu estoque eu não compro mais.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:30:14
Aranha,

Aí que está o problema, tem um monte de escaneadores de araque no mercado, seja por preguiça ou por incompetência mesmo. Não adianta ter o melhor scanner do mundo se pisar na bola.

Filme PB ainda vai dar caldo por um bom tempo, e qualquer um pode pelo menos revelar a pelicula em casa, mesmo não encontrando reveladores e fixadores comerciais, pois tem como a pessoa mesma manipular e fabricar. Papel PB anda ficando mais escasso no Brasil, mas enquanto der para trazer de fora pelo ebay, amazon, beleza.

O problema maior é no caso dos cromos. Cada vez menos laboratórios processam o E6  :(
Filme negativo colorido, quando acabar o meu estoque eu não compro mais.
Penso em futuramente revelar em casa sim, mas o problema vai continuar sendo a digitalização. Pra quem não ganha com isso, é inviável comprar um scanner de alta performance  apenas para trabalhos individuais. :(
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:35:09
Huahua daqui a pouco vou montar um serviço aqui


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:41:45
Filme hoje em dia como diz meu mestre é ciúmes do passado, ou romantismo. (e nada contra claro)


A menos que seja um trabalho sério com propósito em específico, é dor de cabeça na certa. Filmes caros, laboratórios com trabalhos porcos.

O que fiz foi comprar filme de fora, depois que clicar todos os rolos vou num lab comunitário revelar, com gente que sabe o que tá fazendo. Revelar P&B em porto alegre hoje ninguém faz.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:43:42
Huahua daqui a pouco vou montar um serviço aqui
Só não pode ser com scanner de mesa hein? :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:50:34
Só não pode ser com scanner de mesa hein? :D

Minolta DImage ScanDual IV para 35mm e V700 com suporte BetterScanning com vidro anti Newton  =)

Mas to brincando. Não teria saco de fazer isso comercialmente.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:52:32
Minolta DImage ScanDual IV para 35mm e V700 com suporte BetterScanning com vidro anti Newton  =)

Mas to brincando. Não teria saco de fazer isso comercialmente.

ta passando mal...  :assobi: :assobi: :assobi:


Tenho vários conhecidos que estão digitalizando negativos 6x7 / 35mm com mesa de luz e D800.

Com resultados bem melhores que scanners consumer... (não que seja teu caso)


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 23:53:56
estou iniciando no filme . . . fotografei uns negativos pra ir treinando a edição e logo logo vou fazer minha primeira revelação caseira . . .  confesso que imaginei que seria tudo mais simples, mas estou adorando ...  :wub:

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 00:01:42
ta passando mal...  :assobi: :assobi: :assobi:


Tenho vários conhecidos que estão digitalizando negativos 6x7 / 35mm com mesa de luz e D800.

Com resultados bem melhores que scanners consumer... (não que seja teu caso)


Ué cada um faz do jeito que achar melhor né.... Eu acho mesa com camera uma bosta principalmente 35mm, mas não que seja o caso dos seus amigos.

O V700 so serve mesmo para MF e GF
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 00:03:18 por AFShalders »