Autor Tópico: Câmera até 1600 reais  (Lida 4179 vezes)

pathmelian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 16 de Fevereiro de 2014, 18:13:20
Olá pessoal,
Gostaria de sugestões para a compra de uma câmera, porque sou leiga e não consigo me decidir. A função seria basicamente tirar fotos em viagens. O que ocorre é que tenho uma compacta dessas bem básicas, mas ela deixa muito a desejar, principalmente quando a iluminação não é tão boa. Fotos noturnas são uma tristeza, e eu queria uma que me entregasse uma qualidade maior de imagem. Não faço questão de zoom gigantesco, mas se tiver não acharei ruim. E não quero ter que mexer com lentes e tripés, mas não me importaria de estudar o manual para saber as funções da máquina. O valor é até 1600 mas se puder ser menos... Estava pensando na hs50, mas se vocês tiverem mais alguma sugestão agradeço.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 19:57:18
Uma compacta premium resolve seu problema em partes, pois é o tipo de câmera que atende suas necessidades pelas características que citou, mas é preciso entender que para fazer fotos noturnas não basta ter uma boa câmera, tem que estudar os princípios básicos da fotografia e isso o manual de instruções não pode te dar.

Acho que você consegue uma Canon G1x por esse preço, que na minha opinião é o que de melhor pode conseguir mas certamente receberá outras recomendações tão boas quanto essa.

E veja este vídeo, com uma câmera dotada de controles manuais em mãos conseguirá entender facilmente o que é explicado aqui: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:01:45
HS50 fuji? Se for é uma máquina muito legal mas fotos no escuro sem tripé vai deixar ela bem cheia de ruídos. A correção do EXR é legal mas não faz milagres, contudo é uma maquina bem legal, adoro a minha.
Ela veio desse local, http://www.fenixeletromoveis.com.br/ ... preços ótimos e a entrega foi rápida, 1 semana.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 16:07:28
Com R$ 1600,00 você deve conseguir encontrar uma Sony RX100, que é uma compacta com sensor grande (para sua categoria). Mas dependendo, talvez fosse legal você investir numa câmera de lentes intercambiáveis. Existem opções que possuem modos automáticos e fáceis de utilizar, mas o contra é que se quiser "ver mais longe" teria que comprar uma outra lente. Para isso, veja o seguinte:

- O zoom da sua câmera compacta te satisfaz?
- Você acha que precisaria mesmo de um superzoom?

Quando eu fiz a escolha de minha câmera (que comprei recentemente), usei um programa chamado Exposure Plot, que analisa os dados EXIF para montar estatísticas sobre a distancia focal e ISO que eu mais usava com minha antiga câmera. No final, vi que eu usei em quase 80% das vezes o "zoom" mais aberto possível, e poucas vezes precisei usar o zoom máximo, por exemplo.

Tem outras opções além de compactas além da RX100, como a Olympus XZ-2, Pentax MX-1, Fuji X20, etc. Mas todas elas são mais voltadas para um público que procura mais controle sobre a câmera, ou que pelo menos, esteja disposto a aprender sobre os diversos modos de fotografar que elas oferecem.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 16:15:31
Quando vc fala "fotos noturnas", do que exatamente está falando? Prq se for paisagem noturna, seja urbana ou não, um tripé é essencial.
Na verdade baixou de 1/50 de velocidade fazer na mão fica quase impossível.

Outra coisa que pega é o sensor dessas cameras mais compactas que não é bom em ISOs altos, deixando sempre à desejar.

O fato é que quando se paga pouco em valores acaba se pagando muito em "falta de qualidade" em vários sentidos. É assim na fotografia.


pathmelian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:24:44
Obrigada pelas opiniões, mas acho que estou um pouco mais confusa  :D. A G1X eu gostei do que li sobre ela, mas é carinha ...
Eu tinha pensado em uma superzoom porque uma compacta premium é muito mais cara. Mas se valer a pena investir em uma compacta premium, mesmo que pra tirar boas fotos seja necessário eu aprender um pouco de fotografia, não tem problema, gasto mais um pouco então e vou estudar um pouco, pelo menos para poder aprender a mexer na câmera e entender o que estou fazendo.
O que eu não quero é ter que carregar todo um aparato pra tirar foto e ficar trocando lente, isso está fora de questão.
Quanto ao zoom, ele não é o meu principal objetivo. Como disse minha principal frustração são fotos com pouca luminosidade, principalmente à noite. Quase nenhuma foto que tiro à noite presta com a outra câmera. O fato de algumas vezes as fotos saírem tremidas também me incomoda. Se nenhuma câmera nesse nível de preço puder me dar algo de bom, então gostaria de saber qual é o melhor custo benefício.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:33:45
Obrigada pelas opiniões, mas acho que estou um pouco mais confusa  :D. A G1X eu gostei do que li sobre ela, mas é carinha ...
Eu tinha pensado em uma superzoom porque uma compacta premium é muito mais cara. Mas se valer a pena investir em uma compacta premium, mesmo que pra tirar boas fotos seja necessário eu aprender um pouco de fotografia, não tem problema, gasto mais um pouco então e vou estudar um pouco, pelo menos para poder aprender a mexer na câmera e entender o que estou fazendo.
O que eu não quero é ter que carregar todo um aparato pra tirar foto e ficar trocando lente, isso está fora de questão.
Quanto ao zoom, ele não é o meu principal objetivo. Como disse minha principal frustração são fotos com pouca luminosidade, principalmente à noite. Quase nenhuma foto que tiro à noite presta com a outra câmera. O fato de algumas vezes as fotos saírem tremidas também me incomoda. Se nenhuma câmera nesse nível de preço puder me dar algo de bom, então gostaria de saber qual é o melhor custo benefício.

Olha, eu tenho uma superzoom ( Lumix FZ 40 ) e todos do fórum já devem estar cansados de eu repetir isso, mas o fato é que a minha camera, em fotos noturnas, não me permite usar um ISO maior que 100
( passou disso a foto fica extremamente granulada e com ruído ).
E não creio que as mais atuais sejam muito melhores, então já posso adiantar que, em verdade, uma camera boa em ISOs altos terá de ser uma Mirrorless ou mesmo uma DSLR....pode acreditar.
E se vc comprar uma DSLR com uma lente básica tlvz vc nem precisará ficar trocando, pois a lente do kit já atende bem na maioria das situações.

Tem muito fotógrafo inclusive que manda muito bem só com uma lente fixa de 50mm....... :ok:


pathmelian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 18:17:58
Raphael, dentre as DSLR qual você indicaria para o meu caso? Assim tenho um parâmetro para dar uma olhada nelas também.
Considerando que provavelmente eu não trocaria de lente.
Essa lente default tem o mesmo zoom dessas compactas normais? A minha velhinha tem zoom de 4x, por enquanto acho que é o suficiente.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 18:34:08
Obrigada pelas opiniões, mas acho que estou um pouco mais confusa  :D. A G1X eu gostei do que li sobre ela, mas é carinha ...
Eu tinha pensado em uma superzoom porque uma compacta premium é muito mais cara. Mas se valer a pena investir em uma compacta premium, mesmo que pra tirar boas fotos seja necessário eu aprender um pouco de fotografia, não tem problema, gasto mais um pouco então e vou estudar um pouco, pelo menos para poder aprender a mexer na câmera e entender o que estou fazendo.
O que eu não quero é ter que carregar todo um aparato pra tirar foto e ficar trocando lente, isso está fora de questão.
Quanto ao zoom, ele não é o meu principal objetivo. Como disse minha principal frustração são fotos com pouca luminosidade, principalmente à noite. Quase nenhuma foto que tiro à noite presta com a outra câmera. O fato de algumas vezes as fotos saírem tremidas também me incomoda. Se nenhuma câmera nesse nível de preço puder me dar algo de bom, então gostaria de saber qual é o melhor custo benefício.

Acho que o primeiro passo pra você começar a deixar de ficar confusa, seria você saber o que quer. Explico.

1) Você quer uma cam pequena, portátil, as chamadas compactas de bolso, ou de bolsa, que você pode levar pra qualquer lugar, mas que te dê fotos de boa qualidade, principalmente as noturnas?
2) Você quer apenas uma boa qualidade de fotos, especialmente as noturnas, e não se importa com o tamanho da cam?

Você precisa nos responder estas perguntas. À partir das respostas, ficará mais fácil pra gente te indicar alguma coisa, dentro do que você procura.

Eu tenho uma DSLR e tenho uma compacta de bolso. Quando eu não quero ou não devo levar a grandona, com lentes, flash, etc, eu levo a pequeninha, mas boa Sony RX-100. Ela tem os comandos de controle, para fotos no manual, mas tem também o totalmente automático, se você não quiser mexer com isto por enquanto. Tem um sensor 4x maior que os das compactas comuns, que é um baita diferencial para compactas. Tem um flash embutido que pode ser rebatido para cima e a bateria dura o dia todo, sem problemas. Pode ser uma opção pra você.

Veja no link o tamanho do sensor de um iPhone, de uma Lumix e da Sony RX-100, apenas para sua avaliação. Você pode escolher outras marcas e modelos ao abrir o link, para verificar o tamanho dos sensores de outras cams.

http://cameraimagesensor.com/size/#164,105,163,a

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 18:39:07 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


pathmelian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 19:08:11
Entendi... Bem, eu não tenho problemas com o tamanho da câmera, se de contrapartida ela me entregar uma qualidade muito maior de imagem. Por exemplo, vi alguns comentários de que o sensor da G1X seria melhor do que o da RX-100, e se a diferença de qualidade for muito grande eu prefiriria ficar com a G1X, mesmo sendo mais pesada. A limitação maior é o preço mesmo, e o fato de eu não querer carregar junto outras lentes e tripé.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 21:24:02
Se puder, além de ler reviews e procurar por opiniões, faça o teste "físico" da câmera. Digo, vá a uma loja ou veja se algum amigo/colega/conhecido tem alguma das câmeras que você procura, assim você pode ver como funcionam os controles, se a ergonomia é boa ti, se acha muito pesada ou não, se você acha que as imagens que saem direto da câmera (jpeg) te satisfazem ou não, etc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 21:25:52
Entendi... Bem, eu não tenho problemas com o tamanho da câmera, se de contrapartida ela me entregar uma qualidade muito maior de imagem. Por exemplo, vi alguns comentários de que o sensor da G1X seria melhor do que o da RX-100, e se a diferença de qualidade for muito grande eu prefiriria ficar com a G1X, mesmo sendo mais pesada. A limitação maior é o preço mesmo, e o fato de eu não querer carregar junto outras lentes e tripé.

até pouco tempo vc conseguia achar a sony nex f3 por um preço inclusive mais baixo do que esse. Era disparado o melhor custo x benefício dentro do mundo das câmeras fotográficas. muita gente comprou ela por menos de mil reais nas promoções que apareceram.
com a mesma proposta da NEX, tem a Samsung NX 1000 ou a NX2000. Tbém tem sensor APS-C (mesmo tamanho do sensor das reflex ) e com lente intercambiável (mas se vc não faz questão de aproximação, pode viver com a lente do kit). Ou mesmo a Samsung NX210. Dá uma pesquisada nesses modelos, veja se te agradam. São câmeras de tamanho relativamente compacto (maiores do que as compactas pequenas e menores do que as reflex).
Pra ter noção do tamanho, use o site http://camerasize.com/.

bem, eu sinceramente não acredito que o melhor pra vc seja uma reflex. vai ser (aparentemente) uma câmera subutilizada nas suas mãos, sem contar que é grande. Talvez vc não se incomode de início, mas pode começar a se incomodar qdo tiver que sair na rua com ela, ou carregar pra qualquer canto e ter que carregar uma bolsa especial só pra câmera, hehe. Talvez até mesmo as câmeras que eu indiquei acima corram esse risco de ficarem subutilizadas (não sei o quanto vc sabe ou está disposta a aprender sobre fotografia), já que são câmeras mais indicadas para usuários avançados (embora tenham modo automático tbém) pelos recursos e pela qualidade de imagem que oferece. mas pelo menos são menores e menos incômodas de carregar.

Entre as compactas premium (que têm sensores maiores e menos megapixels, e por consequência, menor desempenho em ISO mais alto), temos a Panasonic LX7 (o menor sensor dentre as sugestões aqui apresentadas, mas ainda assim uma boa câmera), a sony RX100, a canon G1x....

Tem as micro 4/3 tbém (olympus e panasonic são as fabricantes), mas aqui no brasil é difícil de achar nova. só se vc comprasse de segunda mão. tem um cara no fórum vendendo uma, mas é com uma lente fixa e totalmente manual. se vc não tá querendo usar tripé, talvez não seja a melhor escolha. Mas se vc conseguisse comprar uma lente nativa do sistema pra ela, acho que seria uma excelente aquisição. Um bom custo x benefício, embora eu não saiba como se sai o modelo vendido aqui nos classificados, em ISO alto.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96005.0
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 21:45:51 por Helena Bsb »


pathmelian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 10:04:13
Helena, gostei dessas, principalmente do preço  :D . Adquir elas e mais uma bateria acho que não ficaria tão pesado financeiramente.
Eu não tenho muita preocupação com o peso porque não sou eu que vou carregar  :) E meu marido já disse especificamente que queria "uma máquina maior", então não vou ter problemas em fazer ele carregar. Mas não quero também uma daquelas enormes de profissional. Como disse, eu utilizo mais quando viajo, e a maioria das fotos quem bate é ele. Quando comprar essa vamos ter que treinar um tempo pra chegar na viagem tinindo. Mas você tem razão, a não ser que eu me apaixone por fotografia nesse meio tempo eu não pretendo me aprofundar muito.
Gostei mais da NEX F3 porque ela tem o flash embutido e o lcd é móvel, em viagem com só duas pessoas pra tirar um "selfie" imagino que seja melhor. Mas tá mais difícil de achar e mais cara que as da samsung...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 10:12:18
Helena, gostei dessas, principalmente do preço  :D . Adquir elas e mais uma bateria acho que não ficaria tão pesado financeiramente.
Eu não tenho muita preocupação com o peso porque não sou eu que vou carregar  :) E meu marido já disse especificamente que queria "uma máquina maior", então não vou ter problemas em fazer ele carregar. Mas não quero também uma daquelas enormes de profissional. Como disse, eu utilizo mais quando viajo, e a maioria das fotos quem bate é ele. Quando comprar essa vamos ter que treinar um tempo pra chegar na viagem tinindo. Mas você tem razão, a não ser que eu me apaixone por fotografia nesse meio tempo eu não pretendo me aprofundar muito.
Gostei mais da NEX F3 porque ela tem o flash embutido e o lcd é móvel, em viagem com só duas pessoas pra tirar um "selfie" imagino que seja melhor. Mas tá mais difícil de achar e mais cara que as da samsung...

Se o tamanho realmente não é problema, de repente com esse investimento valha mesmo uma reflex de entrada, mas vai valer mais ainda se vc se aprofundar nos fundamentos da fotografia e tirar bastante proveito de uma câmera tão cheia de possibilidades como uma reflex.  :ok:


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 10:50:36
Ontem a noite eu realizei alguns testes com a minha HS50 tirando fotos em ambientes com pouca luz, apesar do resultado não ter ficado excepcional o recurso de redução de ruídos ajudou bastante na hora de tirar fotos em locais com menos luz.
Acho legal você dar uma olhada em máquinas que tem o EXR pois talvez seja o que você busca.

http://www.fujifilmexr.com/

nesta página tem alguns exemplos do EXR em ação para tirar fotos com baixa luminosidade.