Autor Tópico: Lente Canon Ef 50mm F/2.5 Macro Compra ou não compra es a questão!  (Lida 10164 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 17:36:15
A mpe65 chega a f/96 em 5:1... É por estas e outras que um flash macro dedicado é vital, para quem levar foto macro a sério.
JVc.


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 21:38:35
Não funciona. Macro é f12 para menos e nesta abertura vc não enxerga nada.

É verdade Nattis, agora lembro dos perrengues, no máximo até f/8 e ainda assim com o assunto sob sol forte para enxergar. :(
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:17:14
Saudações.

Preciso da opinião dos amigos do MF, ontem um amigo comentou sobre a lente 50mm F/2.5 macro, fizemos algumas fotos de objetos da mesa do escritório dele e eu fique entusiasmado com o resulta e aleatoriamente também algumas fotos do local e de pessoas.

Na duvida consultando na net vim um álbum do Flickr de um grupo de 50mm macro e varias imagens tanto macro de objetos, insetos, flores e etc, mais chamou minha atenção que tem vários retratos e também fotos de paisagem, céu etc. Segue link do álbum.

http://www.flickr.com/groups/canon_e...compact-macro/

Eu estava pensando em compra uma 50 mm F/1.4, mais diante desta lente 50 mm macro ficou a duvida  :ponder: a lente serve bem para o que pretendo imagens de produtos para e-commerce.
Mais será que serve para fotos do dia a dia, uma pecaria, almoça em família, conforme fotos do link acima?

Agradeço opiniões.

Ótima semana a todos.

J. Fontes
Canon EOS Rebel T3i Kit 18-55 mm

J Fontes, tenho essa lente e não me arrependo. Tem uma nitidez fantástica, inclusive nas bordas. Segue um exemplo com de macro. Repare na ampliação de 100% no Flickr e avalie.
O único porém é que ela não tem USM - o foco não é muito rápido e é ruidoso.


IMG_0457-5 por Rogério-RJ, no Flickr


IMG_9411-3-red por Rogério-RJ, no Flickr
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


J Fontes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 20:54:48
Gostaria de agradecer a todos que dedicaram o seu tempo em responder as minhas duvidas.

Ao Rogério, fico muito grato em dispor de tão belas imagens para poder ilustra o que este lente pode fazer, obrigado e parabéns.
Após tantas informações sinto que aflorou o interesse pela fotografia macro, dando-me a impressão que o resultado de belas imagens esta associado a técnica e a oportunidade encontrado no momento.

Chamou a minha atenção a expressão e comentários de meus familiares ao ver as imagens que o Rogério postou, todos disseram “UAL” que legal... Lindo! Eu acho que é isso que todos nos procuramos ao compor uma imagem, impressionar a arte que criamos ou que tivemos a sensibilidade de captar num momento, seja na vida, no cotidiano ou paisagem.

Aproveitando, Rogério você tem uma 100 mm Macro, o que você pode me dizer sobre esta lente?  8-)

Mais um vê obrigado a todos e vamos ao estudo de fotografia macro.

Saúde e paz!
Abraços
J. Fontes
J. Fontes
Canon T3i + Ef 18~55 mm + EF 50mm f/1.8 II + EF-s 55-250 F/4-5.6 IS ll + Manfrotto 718B


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 15:22:51
J Fontes, obrigado pelo elogio. Isso me motiva a, cada vez mais, fazer o que mais gosto: Fotografar.

Quanto à 100mm macro, antes de adquiri-la, li a respeito das duas versões: a "L" (que tem IS) e a não "L" (que não tem IS). Pelo que havia lido, algumas pessoas reclamavam de problemas de precisão do foco da versão não "L" quando utilizada com a câmera que possuo (a 5D Classic). O que fiz foi testar a de uma pessoa que estava anunciando uma e pude constatar que realmente o problema estava acontecendo (pelo menos com a minha cópia da 5DC). Foi então que resolvi partir para a versão "L", e nos testes não houve o problema. Portanto, acabei comprando mesmo a versão "L". Mesmo assim, posso dizer que ambas são muito semelhantes em termos de qualidade das imagens, mas é importante que você, antes de comprar aquela for a sua opção, realize testes, pois nada como ver os resultados, e de preferência com a sua câmera. Ah! Tem outra coisa que considero importante: é o fato saber qual será a sua utilização, pois, caso o seu objetivo seja fazer macros de objetos e retratos em geral, a 50 f/2.5 vai atendê-lo perfeitamente e por um custo menor. Se o seu objetivo for fotografar insetos e outros animais, é melhor a 100mm f/2.8, pois você nem sempre irá conseguir se aproximar muito deles, já que se moverão e/ou fugirão de você. Outra coisa importante é que se, posteriormente, você quiser partir para macros mais extremos, no caso da 100mm você tem uma margem para utilizar tubos de extensão e conseguir uma aproximação ainda maior do objeto. Com a 50mm essa margem será muito pequena, ou mesmo inviável (pois ela já permite uma aproximação bem grande do objeto a ser fotografado, mesmo sem tubos de extensão).

Espero ter ajudado.
Abraços.
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


J Fontes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 21:39:09
Olá Rogério.

Não somente ajudou, mais a sua dissertação foi muito esclarecedora, pena não existir no Brasil pelo menos não tenho a informação que lojas especializadas tenham um departamento de TEST DRIVE, ou TEST CLICK para lentes, fica a ideia lançada.

Digo isso por que tem uma loja em Miami que dispõe até de um estúdio fotográfico (25U$ a hora) para seus clientes, alem de pessoal muito bem treinado que da uma aula para o cliente no momento da compra algum equipamento, mais isso é lá. Vamos nos ater a nossa realidade, não que diga que as lojas no Brasil sejam de nível inferior, mais o poder de compra e a força do direito do cliente nos Estados Unidos e mais respeitada digamos assim. Mais isso não vem ao caso e um comentário somente.

Que me levou a fazê-lo, vi uma lente CANON interessante caso fosse possível um teste eu acredito que a compra seria mais segura. 

Canon MP-E 65 milímetros f/2.8 1-5x Macro, Esta lente é capaz de gerar imagens full frame de até cinco vezes o tamanho do objeto.

Mais o valor não é macro...haha.

Mesmo assim quem sabe se temos alguém com uma lente destas para fazer uma resenha do que ela é capaz.



Fica mas uma vez o meu agradecimento a você e a todos.

Abs
J. Fontes
J. Fontes
Canon T3i + Ef 18~55 mm + EF 50mm f/1.8 II + EF-s 55-250 F/4-5.6 IS ll + Manfrotto 718B


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:35:16
vou ser do contra... uma 1.4 + um tubo de extensão faz macro igual (mal, rsss) e de quebra ganhas muito mais luz e o USM.

abs

ps: a mp-E é fantástica, mas... foco manual, etc... uso muito específico.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 22:36:12 por angus »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Março de 2014, 02:50:15
A MPE-65 é excepcional! Tenho uma desde 2011. Ela permite fotos onde se vê mais do que o olho humano é capaz de enxergar. Quando em 5x ela tem abertura mínima em f96. necessita-se usar a abertura mínima para ganhar um pouco de profundidade de campo (na abertura máxima a profundidade de campo é fina como uma gilete). Em 1x ela permite fotos "normais", mas é necessário chegar berm próximo do objeto. A algum tempo tirei fotos de umas vespas que foram simpáticas o suficiente para ficarem tranquilas com a proximidade:

Canon 7D com MPE65 em 1x. Com a 7D quase não coube a vespa inteira (havia outra vespa do outro lado do pequeno ninho):


Esta lente requer bastante luz para iluminar objetos inquietos. Um flash macro dedicado torna-se essencial. Foi por conta dela que adquiri um flash Canon MT-24EX(usado na foto acima). Em estúdio, com objetos estáticos, é possível usar exposição longa e luzes de outras fontes menos potentes. Um exemplo que fiz aqui para o MF a um tempo atrás. São fotos de partes de uma nota de R$2 nova com ampliação em 5x (note a impressão em alto relevo):











E os locais de onde as fotos acima foram tiradas:



O foco desta lente é feito aproximando/afastando do objeto. Dependendo da ampliação escolhida o ponto de foco fica entre 1.98cm e pouco menos de 10cm. Esta lente não tira "fotos normais", posi ela não foca depois dos 10cm. é uma lente de uso bastante específico, mas excepcional para quem realmente curte fotos macro.

Abaixo uma foto de um setup com tripé e trilho de foco para fotografar a textura do alumínio escovado das costas de um iPad 2:


E a foto tirada (clique na foto para ver foto em tamanho original (10,5MB):


O que mais gostarias de saber sobre a lente? Gostarias de ver alguma foto específica com ela? Agora posso usar tanto a 7D como a 6D. na 7D os 5x dela equivalem a 8x...

A propósito... a 50 f1.4 com tubo de extensão não chega a esta ampliação. Seria necessário um fole + tubo de extensão...
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 02:55:02 por jauvane »
JVc.


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Março de 2014, 11:30:04
Olá Rogério.

Não somente ajudou, mais a sua dissertação foi muito esclarecedora, pena não existir no Brasil pelo menos não tenho a informação que lojas especializadas tenham um departamento de TEST DRIVE, ou TEST CLICK para lentes, fica a ideia lançada.

Digo isso por que tem uma loja em Miami que dispõe até de um estúdio fotográfico (25U$ a hora) para seus clientes, alem de pessoal muito bem treinado que da uma aula para o cliente no momento da compra algum equipamento, mais isso é lá. Vamos nos ater a nossa realidade, não que diga que as lojas no Brasil sejam de nível inferior, mais o poder de compra e a força do direito do cliente nos Estados Unidos e mais respeitada digamos assim. Mais isso não vem ao caso e um comentário somente.

Que me levou a fazê-lo, vi uma lente CANON interessante caso fosse possível um teste eu acredito que a compra seria mais segura. 

Canon MP-E 65 milímetros f/2.8 1-5x Macro, Esta lente é capaz de gerar imagens full frame de até cinco vezes o tamanho do objeto.

Mais o valor não é macro...haha.

Mesmo assim quem sabe se temos alguém com uma lente destas para fazer uma resenha do que ela é capaz.



Fica mas uma vez o meu agradecimento a você e a todos.

Abs
J. Fontes

Olá, J. Fontes!

Quanto à MP-E 65, acho que o Jauvane já falou sobre tudo que você gostaria de saber. Só para reforçar, ficam os seguintes alertas: ela é uma lente excepcional, mas o único uso é para macros extremos; o foco para insetos e outros animais é bem complicado devido à necessidade de extrema aproximação, o que torna muito difícil que eles fiquem parados; é fundamental o uso de um bom flash dedicado para macro (o da Canon é bem caro), devido à necessidade de se trabalhar com aberturas extremamente pequenas; e, quase sempre, será necessária a utilização de um bom tripé para fotografar com ela.
Ou seja, se a sua intenção for, exclusivamente, macros extremas, OK. Caso contrário, considere uma outra opção.
Por fim, quando falei para você que seria importante, antes de comprar a lente (qualquer que seja), realizar testes, estava me referindo à possibilidade de que você pudesse adquirir lentes de pessoas que anunciam em classificados eletrônicos (tipo Bomnegócio, OLX, etc.). Nesses casos, é possível você testar o equipamento antes de fechar o negócio. Já fiz isso várias vezes (combino com o vendedor, levo meu equipamento, faço o teste, vejo os resultados em casa e, se achar legal os resultados, fecho o negócio com o vendedor).
Abraços. 
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Março de 2014, 12:39:21
Tenho uma Canon 100mm Macro f/2.8 "não-L" com Canon ringflash MR-14, e não vejo a hora de trocar pela 100mm f/2.8 L. O problema é que dificilmente uso tripé, portanto o foco é com a câmera na mão (Canon 70D), e tentar focar nessas profundidades de campo mínimas sem o auxílio da estabilização é quase impossível... OK que com flash "tremedeira" não tem esse problema devido ao curtíssimo tempo de exposição, mas ainda assim o foco tem que estar OK, e amortecer o movimento do conjunto sem estabilização é muito difícil. Se vai de tripé, "não L", se não vai usar tripé, "L". Mas custa o dobro...   :ok:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 12:40:54 por efilho »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Março de 2014, 13:03:16
Usando um flash macro dedicado o tripé torna-se desnecessário em campo (até porque as criatursa não posam por tempo suficiente para se montar um tripé e o curto espaço de tempo do flash congela as criaturas). Outras fotos que já tenho redimensionadas que foram tiradas com a mpe65, 7D e flash MT24EX (sem tripé. A propósito, a foto das vespas também foi sem tripé). Coloco os links porque estas estão com 1024 pixels na maior lateral:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/IMG_6192.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/IMG_6183.jpg

No início do mês estive no JB do RJ mas não achei tantos insetos dispostos a modelar naquele dia. Um local que estive ano passado e que é excepcional para fotos macro é o JB Plantarum, que fica em Nova Odessa, perto de Campinas, SP. Para quem mora próximo vale a pena ir. Infelizmente no dia que fui me foquei mais em fotos com a câmera Lytro. Não sei se posso postar fotos Lytro aqui no forum (não tenho exatamente como controlar seu tamanho, mas posso colocar links. Uma que gostei bastante é esta (clica na foto para mudar o foco):
https://pictures.lytro.com/jauvane/pictures/643978

Naquele dia estava determinado a tirar uma foto macro de um inseto em vôo. acabei conseguindo algumas, mas não tão próximas como eu dejesava. As melhores foram com a Lytro, já que usei cerca de 80% do tempo com ela e somente uns 20% com a 7D. Na melhor delas eu estava com a 24-105L, pois estava tirando fotos de algumas flores, quando vi a oportunidade abaixo:


Outras do mesmo local, com a 100L (este besouro abaixo não estava parado...):




Esta última mostra o movimento das asas de uma borboleta (usei flash, mas como estava claro o movimento veio da luz ambiente), também com a 100L:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 13:18:41 por jauvane »
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Março de 2014, 13:09:20
Usando um flash macro dedicado o tripé torna-se desnecessário em campo (até porque as criatursa não posam por tempo suficiente para se montar um tripé e o curto espaço de tempo do flash congela as criaturas)

Desculpe, mas discordo: se, no momento em que vc pressionar o disparador, o foco não estiver exatamente no plano desejado, vc terá uma excelente e congelada exposição no plano atrás ou à frente do objeto. O flash evita o desfoque somente pela movimentação no sentido vertical, mas não por aproximação ou afastamento, sentido horizontal. É só pegar a 100mm sem estabilização e ver quantas fotos vc tem que fazer para o plano de foco coincidir com a "cara" do bicho: vc acaba não só "subindo e descendo" com a lente, mas também "aproximando e afastando"...  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 01 de Março de 2014, 13:14:47
Certamente não resolve a parte do foco. Aí é questão de prática mesmo. o Tácio Phillip, autor do livro de macrofotografia, não costuma usar tripé e as fotos dele são excepcionais. O problema de tripé em muitos casos é que no caso de uma aranha, por exemplo, podes ter a cãmera completamente travada em um tripé, mas o vento faz a teia (e a aranha) se mover. O mesmo ocorre com flores e afins. O tripé acaba mais atrapalhando que ajudando. O negócio é trabalhar no foco e minimizar os movimentos do corpo usando apoios. É o tipo de coisa que o Tácio ensina no curso dele (que recomendo imensamente!). Só uso tripé em estúdio para objetos estáticos (como a nota de R$2). De resto é câmera na mão, com flash macro.
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 13:21:33 por jauvane »
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Março de 2014, 13:22:35
As fotos que ele publica, não é? Falo por experiência própria: pegue uma macro sem estabilização e tripé, coloque lá seu flash e veja quantas fotos com profundidade campo reduzida vc obtém dentro de nitidez aceitável. Ou ele vai colocar em seu livro as centenas que jogou fora? É sobre isso que estou falando... "Minimizar movimentos do corpo usando apoios" é muito bom na teoria: tente "minimizar os movimentos do corpo" acocorado em um lugar cheio de mosquitos e tendo capim como "apoio"... A lente com estabilização ajuda e muito!!!! :ok:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 13:23:34 por efilho »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 01 de Março de 2014, 14:43:30
Eu o vi trabalhando mais de uma vez. A taxa de aproveitamento das fotos dele é muito alto. Ele até fala sobre isso no curso também. Eu mesmo quando fiz fotos durante o curso fiz quantidade pequena com grande aproveitamento (ele comentou isso vendo os números dos arquivos em sequência próxima). Com prática é possível minimizar drasticamente o descarte. Uso a MPE65 desde 2011 e sei bem do que estou falando.

Me recordo quando em um curso de fotografia (Básico II,em 2010) decidi fazer um trabalho com formigas... Na época tinha o close up Canon 250D 58mm e uma Canon 50mm f1.4 (e sem flash macro)... Aí sim a taxa de descarte é avassaladora! Quando eu contactei o Tácio para ele vir ao Rio foi justamente quando eu havia estancado na qualidade das fotos que conseguia com a mpe65. Foi no curso que vi que o que me limitava era a falta de luz (um flash dedicado), momento no qual comprei um Canon MT24ex na B&H. Desde então consegui seguir adiante na melhora da qualidade das fotos. Como fotografia para mim é um hobby, uso tempo livre para tirar fotos, motivo pelo qual tiro com bem menos frequência que o que gostaria, mas parte do hobby é o esmero em fazer direito. Outro problema do hobby é que muitos nichso de fotografia me interessam, motivo da variedade de lentes que colecionei nos últimos anos. Cada nicho demanda tempo e dedicação. como MAcro é algo que me atrai desde 2000 (comprei a 250D em 2000, junto com a Canon G1 exatamente para este fim), é o que tenho mais experiência prática.

O Tácio tem MUITA experiência em foto macro. É excepcional fazer fotos ao lado dele. Ele é muito generoso com dicas e compartilhamento de conhecimento. Só porque demoramos a conseguir uma foto excepcional, não quer dizer que todos demoram... Estou lendo em paralelo um livro do Gregory Heisler e outro do Dan Winters e chegar no nível destes não é trivial... Quem olha as fotos deles também acha que eles tiraram 200 para usar aquelas duas, mas não é bem assim (por vezes eles até tiram 200, mas 190 eram excepcionais tb). No início, quando as fotos saem por sorte, é que precisamos de muitas tentativas. Com o tempo e experiência a pessoa finalmente progride e a taxa de acerto naturalmente aumenta (ou a sorte aumenta muito :D ). PErgunte a qualquer dos colegas que tem grande experiência em fotos de casamento (ou qualquer outro nicho de fotografia). A taxa de descarte deles é usualmente mínima (por vezes descartam porque o total de fotos está muito grande). Em fotos de pássaros eu descarto muitas fotos porque ainda não tenho experiência o suficiente no nicho (comecei a pouco tempo neste nicho, no final do ano passado). Com o tempo, assim como foi com macro, a taxa de descarte diminuirá tb. É o natural...

É parecido em outras áreas também. Eu fiz graduação em computação e era (ainda é) comum ver gente que acha que um algoritmo só funciona sem erros se a pessoa passar meses o depurando. Entretanto, com a experiência, é perfeitamente possivel (na verdade é o esperado) que um algoritmo esteja redondo desde antes do código estar completamente redigido. O que exige meses de depuração e aquele algoritmo que resolve o problema por sorte (muitas vezes em apenas alguns casos)...

Note que não te conheço, portanto não tenho como avaliar tua experiência em fotografia, muito menos em fotos macro. O que posso assegurar é que com a experiência a taxa de descarte é minimizada. Se tens grande taxa de descarte ainda podes progredir bastante naquele nicho. Continuar usando o tripé te condiciona àquela situação. No campo, o tripé acaba atrapalhando mais que ajudando, pois é trambolhudo e não resolve nada para objetos móveis. Sejam criaturas que teimam em correr de um lado para o outro (como o besouro rubro-negro acima), seja por movimento resultantes do vento e afins (aranhas/flores). Talvez o próprio uso do tripé explique parte da necessidade de grande descarte que mencionas...
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 14:56:38 por jauvane »
JVc.