Autor Tópico: Lente Canon Ef 50mm F/2.5 Macro Compra ou não compra es a questão!  (Lida 10053 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 01 de Março de 2014, 14:52:58
As fotos que ele publica, não é? Falo por experiência própria: pegue uma macro sem estabilização e tripé, coloque lá seu flash e veja quantas fotos com profundidade campo reduzida vc obtém dentro de nitidez aceitável. Ou ele vai colocar em seu livro as centenas que jogou fora? É sobre isso que estou falando... "Minimizar movimentos do corpo usando apoios" é muito bom na teoria: tente "minimizar os movimentos do corpo" acocorado em um lugar cheio de mosquitos e tendo capim como "apoio"... A lente com estabilização ajuda e muito!!!! :ok:

A propósito, ficar acocorado não é ideal para estabilidade... É necessároi sentar-se ou deitar-se para que os cotovelos estejam adequadamente estabilizados no chão ou joelhos. Use roupas que te permitam deitar-se no meio da lama se for necessário, pois uma vez deitado (posição parecida com aquela de um soldado com um fuzil de precisão, i.,e. longo alcance) consegues MUITO mais estabilidade que acocorar-se, quando a própria posição de equilíbrio traz instabilidade. Uma boa fonte de informação de posições de estabilidade é justamente manuais militares para tiros de precisão... Um soldado não atira acocorado se tiver a opção de escolher posição mais estável... A não ser que o tiro seja só para dar cobertura a outro, onde o próprio ruido do tiro já faz parte da tarefa...
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 14:54:10 por jauvane »
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 01 de Março de 2014, 17:12:36
..Use roupas que te permitam deitar-se no meio da lama se for necessário...

Não, obrigado, prefiro fazer um upgrade na lente, e bancar o sniper a esta altura do campeonato é um pouco demais...  :shock:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 17:14:08 por efilho »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #32 Online: 01 de Março de 2014, 18:00:15
Não, obrigado, prefiro fazer um upgrade na lente, e bancar o sniper a esta altura do campeonato é um pouco demais...  :shock:

Desculpem, mas esta me rendeu umas boas risadas  :hysterical: :hysterical: :hysterical:  E olha que já pratiquei Tiro Prático Avançado e também já me arrisquei com Rifles e lunetas.  :D :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 01 de Março de 2014, 18:24:34
:D  :hysterical:

Dependendo de como procedes o IS não resolverá o problema e a taxa de falhas continuará alta...

Para a MPE65 não existe opção de upgrade. Ela já é um upgrade de fazer o que ela faz manualmente (tubo de extensão+fole+lente invertida). Mesmo com uma lente com estabilizador de imagem, uma posição estável faz bastante diferença. Eu uso a 100L e a posição estável é parte de uma taxa de sucesso alta. Para animais mais assustados a 180L com teleconversor permite que se mantenha uma distãncia maior (66cm se lembro bem) ainda mantendo uma razão de 1:1. Não tenho uma 180L, mas usualmente a 100L fica encostada quando a pessoa compra a 180L (embora a 100L seja também excepcional para retratos, o que não é o caso da 180L).

Assumir uma posição estável é importante mesmo para tirar um retrato singelo, especialmente se a profundidade de campo for estreita, mas deixemos isso para lá. Acho que o que eu tinha a dizer já está dito.  :ok:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 18:25:52 por jauvane »
JVc.


J Fontes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 02 de Março de 2014, 13:38:44
Obrigado ao Jauvani e ao efilho.

Fico contente que um simples comentário tenha gerado diversas opiniões, para um leigo agregou muitas informações que todavia será útil para outros no Fórum MF

Jauvane a foto com insetos fazendo sexo é permitida no Fórum  :assobi:   

Foto, alguns anos atrás fui organizador de um torneio de Field target criamos uma pista que o atleta em cada alvo posicionava se diferente, deitado, ajoelhado, sentado e assim por diante.

O comentário do Alex Fiqueiredo, me fez pensa que no lugar da carabina fosse uma DSRL, acredito as vezes para uma boa imagem temos que nos contorcer um pouco.

Ah! Visitei o álbum do Alex no Flickr são belas imagens registradas. parabéns  :ok:

Veio a mente  :ponder:  uma idéia  não sei se  teria fundamento pratico, mais no caso do tripé por que não usar um monopé, permite uma movimentação de caminhar mais rápido e mais estabilidade e também no caso de ter que agachar em meia altura o monopé  sendo telescópico ajudaria.

Será que daria certo??   :shock:

Abraços a todos e bom feriado.
J. Fontes
Canon T3i + Ef 18~55 mm + EF 50mm f/1.8 II + EF-s 55-250 F/4-5.6 IS ll + Manfrotto 718B