Autor Tópico: fotos escuras  (Lida 2591 vezes)

lele12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 28 de Agosto de 2006, 19:18:03
Olá pessoal, já li bastante coisa legal neste forum  e agora estou com uma duvida , se alguem puder me ajudar , bem vamos la, fotografo festas infantis com uma D70 , lente kit, o q tem acontecido é q nas fotos da mesa do bolo onde estão pais, avos e alguns parentes nao consigo acertar. as fotos ou ficam desfocadas ou muito escuras.O q posso fazer para melhora-las? Ah, uso sb800.

Pensei em compensar  +2  e usar iso 400 , pois uso 200, tentei uma vez 640 e ficou horrivel ...
Isso sera o bastante?


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2006, 22:53:15
Você disse que usa flash, se estiver muito longe  do assunto da foto, o flash pode estar engando a camera que pensa que o flash está iluminando o assunto quando ele não está. As causas podem ser muitas, poste uma foto com o exif (informações de exposição, distancia focal, etc) para facilitar o diagnostico!

amplexos
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2006, 10:28:57
Como e aonde vc está fotometrando?
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 16:32:04
Faz tudo no manual....

Abertura (bem fechado), velocidade (bem lento), ISO (médio), flash (full).... :thmbup:

às favas com as sombras! Cliente geralmente ñ vê isso.
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2006, 17:45:37
Citar
Pensei em compensar +2 e usar iso 400 , pois uso 200, tentei uma vez 640 e ficou horrivel ...
Isso sera o bastante?

hunm... vc usa qual cÂmera?
Esse número 640 que vc disse por acaso é velocidade? 1/640s?
Se for, pode abaixar bem mais!!!
Tenta lá pela casa dos 1/100 ou 1/80

Citar
Faz tudo no manual....

Abertura (bem fechado), velocidade (bem lento), ISO (médio), flash (full).... 

às favas com as sombras! Cliente geralmente ñ vê isso.

Abertura fechada é bom para não desfocar, mas velocidade bem lenta em festa infantil não sei se dá muito certo.
Sobre o flash, meio ponto acima pelo menos, ajuda.

Abraços a todos,

Renato

obs: iso 800 na sua câmera granula muito?
Senão vc pode aumentá-lo.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2006, 17:46:18 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2006, 18:12:19
Acho que o melhor seria ISO 800, habilitar o AF do flash (ele joga aquela luz vermelha antes de focar?) e se necessário compensar +1.

 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


lele12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2006, 19:52:43
Uso iso 200 em festas , usei uma vez iso 640 e ficou muito granulado.
geralmente nessas fotos dos parentes , uso velocidade 60  e abertura 7,1, e flash direto , rebatido nem pensar , vou tenter colocar uma foto para avaliação(como se faz isso no forum, desculpem minha ignorancia )
Mas, em relaçao a compensaçao em + 2 na câmera , será q resolveria um pouco?
Fotometro bem no rosto da pessoa q está no centro da foto e refaço o enquadramento, mesmo assim não  está ficando bom.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2006, 10:47:02
Citar
Uso iso 200 em festas , usei uma vez iso 640 e ficou muito granulado.
geralmente nessas fotos dos parentes , uso velocidade 60  e abertura 7,1, e flash direto , rebatido nem pensar , vou tenter colocar uma foto para avaliação(como se faz isso no forum, desculpem minha ignorancia )
Mas, em relaçao a compensaçao em + 2 na câmera , será q resolveria um pouco?
Fotometro bem no rosto da pessoa q está no centro da foto e refaço o enquadramento, mesmo assim não  está ficando bom.
Ai que está o erro. Pq nem pensar em rebater? Pra mim é o contrário, flash direto é mu último recurso. Tenta jogar no teto e compensar entre meio e um ponto. O lugar do bolo em festas infantis costuma ficar em um ambiente com teto branco e relativamente baixo, ideal para rebater.

Com o flash direto, a camera é facilmente enganada expondo corretamente a frente da mesa, mas como o flash é direto, vai dar uma grande diferênça entre a iluminação da frente do bolo e das pessoas atrás da mesa.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:29:34
Fotografei um aniversário de 2 anos da minha sobrinha... também não gosto de Flash direto, por isso usei ISO 1600 da Rebel XT.

As fotos sem flash ficavam interessantes, mas foi inevitável algumas tremidas mesmo no ISO alto. Tive que recorrer ao flash para não avacalhar tudo.

Preciso testar as opções de compensação da máquina. Talvez isso me ajude a diminuir a velocidade. Infelizmente não tive tempo de testar antes da festa. :doh:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


lele12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:33:27
Valeu, entendi o meio ponto e o flash rebatido  mas, e   quando  o teto está repleto de bolas coloridas e paredes cobertas de tecido tb colorido? O ideal seria flash direto ? Pensei até em colocar um segundo flash nessas ocasioes , mas fica caro , mais um flash , uma pessoa para segurar ... enfim ....
 


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:02:33
Citar
Valeu, entendi o meio ponto e o flash rebatido  mas, e   quando  o teto está repleto de bolas coloridas e paredes cobertas de tecido tb colorido? O ideal seria flash direto ? Pensei até em colocar um segundo flash nessas ocasioes , mas fica caro , mais um flash , uma pessoa para segurar ... enfim ....
nesse caso vc pode experimentar com o rebatedorzinho do SB-800 ou com o omni-bouncer.

O omni-bouncer cria uma luz LEVEMENTE mais suave que o flash direto, mas vc perde bastante luz.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


lele12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:27:02
Se com o omni-bouncer. vou perder luz , vai comprometer tb a nitidez ?

Sei q vou preciasr fazer uns testes, mas estou um pouco perdida nesses detalhes de compensaçao , flash rebatido... , faço tudo junto  ou testo uma coisa de cada vez?


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:10:23
Citar
Se com o omni-bouncer. vou perder luz , vai comprometer tb a nitidez ?

Sei q vou preciasr fazer uns testes, mas estou um pouco perdida nesses detalhes de compensaçao , flash rebatido... , faço tudo junto  ou testo uma coisa de cada vez?
Perder nitidez não. Nitidez só vai mudar se o foco estiver errado ou se a velocidade for muito baixa.

Perder luz em um flash i-TTL é relativo, pois ele compensa até chegar no limite de potência dele. Se o flash já estiver usando uma potência muito alta, ele não vai ter essa "sobra" para compensar a perda de luz, ai nesse caso, vai faltar luz.

Para testar, nada melhor que a sala de casa. Chame um cobaia, ou então pendure uma roupa em um cabideiro atrás da mesa de jantar, coloque algo no centro da mesa, deixe uma luz ambiente parecida com o de uma festa e comece a testar rebatendo no teto, usando o difusor, etc..
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:37:59
Use o Sto-fen do SB800 a +/- 45º inclinado.
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


lele12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2006, 18:13:26
Pessoal , muito obrigado pelas dicas! valeu mesmo