Autor Tópico: Dúvida sobre lentes  (Lida 1371 vezes)

Amanda Brand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 16 de Fevereiro de 2014, 02:36:18
Olá galera! Me perdoe pois sou nova em fotografia, realmente tenho dúvidas...
Por que ter mais de uma lente com os mesmos mm?? por exemplo... se tenho uma lente 24-70mm por que comprar uma 50mm? na realidade a 24-70mm passa por 50mm, então não seria melhor ajustar a mesma para os benditos 50mm e usá-la?
o mesmo com por exemplo uma lente 70-200mm, se tenho ela então porque usar uma fixa 85mm seria melhor do que usar essa 70-200mm nos benditos 85mm? tá meio confuso mas acho que deu para entender a pergunta...

Outra coisa... aproveitando o espaço gostaria que me indicassem onde posso achar material de qualidade para estudo.. gostaria de me aprofundar bastante, porém só acho materiais na internet ensinando somente fazer a exposição... o basicao sobre iso, abertura, velocidade e no máximo balanço de branco... onde achar um material para de fato me tornar fotografa e entender muito bem de equipamentos, luz e etc...

Obrigada galera!


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 03:01:05
Resumidamente, de forma geral, lentes que tem um range muito grande (18-200, 70-300) não tem muita qualidade (pouca nitidez, bordas escuras, aberração cromática mais acentuada) e são escuras (f/4, f/5.6). São lentes boas em versatilidade, a mesma lente permite uma variação maior no zoom.

Lentes fixas dão mais nitidez nas fotos, e de forma geral são mais claras (f/1.8, f/2.8).

Se você quiser fotos mais nítidas, com mais contraste, cores e desfoque mais bonito, as fixas geralmente são muito melhores.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 03:02:33 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 03:25:45
Isso msm que o victor hugo disse. Lente zoom = praticidade, lente fixa = claridade e nitidez. Cada uma tem seus prós e contras


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 04:46:05
Aqui há muita informação tuturiais, manuais...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=9.0

E depois, qualquer duvida aqui colocada tem rapidamente resposta.
Em geral boas e aproveitaveis respostas.
Pessoalmente, fora aqui o forum, conheço um bom sitio mas está em espanhol: http://www.dzoom.org.es/
A. Fernandes


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 16:06:27
Relacionado á pergunta original:
http://photos.uol.com.br/materias/ver/92721
JVc.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 16:58:03
tuturiais...
Desculpem os erros...
Tenho um cacau na cabeça com o espanhol... Tutoriais ( de tutor ... )  :(
A. Fernandes


Amanda Brand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 20:13:14
Ahhh... entendi! obrigada pelas respostas! como saber quando uma lente é considerada clara ou não? é clara quando a abertura é inferior a f5.0?? existe outro fator para classificar uma lente como clara?? outra coisa... ouvi dizer que para eventos e sessões fotográficas o mínimo que devemos usar é f5.6 porque se abrirmos mais desfoca... é verdade?? obrigada genteee!!!!


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 21:02:29
Ahhh... entendi! obrigada pelas respostas! como saber quando uma lente é considerada clara ou não? é clara quando a abertura é inferior a f5.0?? existe outro fator para classificar uma lente como clara?? outra coisa... ouvi dizer que para eventos e sessões fotográficas o mínimo que devemos usar é f5.6 porque se abrirmos mais desfoca... é verdade?? obrigada genteee!!!!

É algo relativo...   Uma ZOOM que tenha uma abertura maxima de 2.8 é uma lente luminosa ou clara.
Uma fixa de 50 mm com 2.8 Já nao a podemso considerar clara.
Seria com 1.4, 1.2 ou mesmo 1.

São luminosas porque nos permitem maiores velocidades com pouca luz...  deixando pois entrar mais luz.
No entanto, tb, vão tendo menor profundidade de campo... Ou seja o que fica em foco em termos de profundidade vai diminuindo...

Arrisco a afirmar que essa ideia ou directriz... é um conselho generico para garantir os resultados...
É mais facil garantir algum foco com o diafragma mais fechado.

Mas mais luminosidade não significa menos foco...
Só foco mais dificil e com maior possibilidade de o perder.
Por ser pequeno em profundidade.

Com a abertura em 5.6 podemos ter uma profundidade por exemplo de 1 ou 2 metros
E assim sai focado o 1. plano e quem está detrás... 
E tb, se na confusao o foco é menos afinado... a probabilidade de o motivo sair focado é alta.
Por isso o conselho de nao abrir mais.

A 1.4  ela pode estar em 5 cm...  Só sai o 1. plano no foco
E qualquer erro sai a foto desfocada ( ou com o foco aonde nao devia).

Estes valores dependem da distancia a que está a camera do motivo.

Não sei se disse tudo e se tudo bem...
A. Fernandes