Autor Tópico: Vocês recebem feedback ?  (Lida 3336 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 20:34:06
Danilo, onde fez seu fotolivro, me passa os dados?
Obrigado.

Para não fugir do assunto eu vou passar por MP ta?  Ja te envio!  :ok:

Realmente, poucas vezes elogio um serviço, apesar de SEMPRE agradecer.

Será então que posso pedir um feedback ?  Ligar pra pessoa e saber se ela gostou ou não ? :ponder:

Apesar de que se ela disser que não gostou, vou ficar um pouco abatido.

É muito dolorido e a gente acaba algumas vezes ficando com rancor da pessoa, mas sempre aprendemos alguma coisa que ajuda a melhorar as nossas técnicas :)

-

Eu num achei o quote do comentário aqui, mas, realmente uma indicação vale mais do que um sorriso haushau.

É que na minha opinião os dois momentos mais tensos de um trabalho gráfico/foto é o momento que envia os arquivos para a impressão e na hora que entrega o trabalho. Daí o sorriso ou elogio sincero quebra toda a tensão de dias trabalho árduo. Por mais que o cara pague e por melhor que fique o trabalho final, se ele não gostar ou não gostar muito, não é a mesma coisa né :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 20:34:35 por Danilo_cs »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 21:09:00
não eh questão de educação, eh q não faz sentido, eu vou la compro um pão e digo pro padeiro - obrigado por me vender o pão..
pra mim não tem logica nenhuma nisso, dizer q o pão ta bom sim, mas obrigado não tem logica, faria mais sentido ele agradecer pela preferencia..

e se estou pagando logico q não eh um favor ....

   "Significado de Favor
s.m. Aquilo que se faz de maneira voluntária a alguém; sem imposição; gentileza, obséquio. "
Pois é....
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 21:45:23
gentileza:

Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza
"Com delicadeza; amabilidade: foi uma gentileza sua emprestar o livro"


vender não se encaixa ai...


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 22:02:17
não eh questão de educação, eh q não faz sentido, eu vou la compro um pão e digo pro padeiro - obrigado por me vender o pão..
pra mim não tem logica nenhuma nisso, dizer q o pão ta bom sim, mas obrigado não tem logica, faria mais sentido ele agradecer pela preferencia..

e se estou pagando logico q não eh um favor ....

   "Significado de Favor
s.m. Aquilo que se faz de maneira voluntária a alguém; sem imposição; gentileza, obséquio. "

Não é " Obrigado por fazer nada mais que sua obrigação". Não penso assim.

É mais ou menos assim : " Obrigado seu fotógrafo, por ter aceito o serviço, por ter atendido com presteza, educação e simpatia, por ter tido paciência com as crianças, etc..."

Nossa, que viagem.  :D

Mas é mais ou menos o que penso.  :ok:

Mas voltando ao tópico, o feedback é para saber se o trabalho foi bem feito, se o cliente gostou. Fotografia é algo subjetivo e o que parece bom para mim pode não ser para o cliente.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 22:19:09
Aqui em casa temos o costume de agradecer uns aos outros depois das refeições. Agradecimento pelo momento compartilhado junto. Nada mais do que isso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 00:25:54
E mais uma vez, lá vamos nós discutir semântica. rsrs...

Agradecimento é algo que quase sempre faço, quando sou bem atendido, quando recebo um favor, quando a pessoa é educada comigo, um milhão de oportunidades. Independente de ter pago ou não pelo serviço. Se o padeiro me atendeu bem, eu agradeço, se atendeu mal, não agradeço.

Voltando à questão do feedback, sei lá, eu me acostumei a sempre receber um retorno dos clientes, sempre me escrevem de volta. Geralmente recebo um agradecimento antes de entregar as fotos, em relação à minha postura no evento, o profissionalismo, etc e tal. Depois que entrego as fotos, sempre recebo um elogio, e no geral são mensagens bacanas, emocionadas, e tudo o mais, dá um ânimo a mais pra continuar trabalhando e tentando se superar, acho muito bacana mesmo.

Não sei em relação a outros serviços prestados, porque nunca prestei nenhum outro tipo de serviço, mas do que eu vejo por aí, a grande maioria dos fotógrafos recebe agradecimentos e um retorno dos clientes. Não sei o que a fotografia tem de diferente, mas causa essa reação nas pessoas, rsrs.

affalcao, sei lá, não acho que vale a pena pedir um retorno dos clientes. Se eles não se incomodaram em retornar, talvez o seu pedido possa soar como um incômodo. Além disso, acho que perde a autenticidade, acredito que poucas pessoas serão totalmente sinceras caso não tenham gostado do trabalho. Acho que vale mais a pena é postar as fotos aqui e em outros fóruns atrás de crescimento.

Abraços


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 02:16:36
não eh questão de educação, eh q não faz sentido, eu vou la compro um pão e digo pro padeiro - obrigado por me vender o pão..
pra mim não tem logica nenhuma nisso, dizer q o pão ta bom sim, mas obrigado não tem logica, faria mais sentido ele agradecer pela preferencia..

e se estou pagando logico q não eh um favor ....

   "Significado de Favor
s.m. Aquilo que se faz de maneira voluntária a alguém; sem imposição; gentileza, obséquio. "
Se for pensar assim, o oposto tambem tem que ser pensado.

Nao faz sentido alguem que presta servico te tratar bem, ser cordial, te dar bom dia, apertar a sua mao, te dar atencao, afinal ele esta ali pq tem que trabalhar e nao pq esta fazendo um favor.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 02:23:49
Mas voltando ao tópico, o feedback é para saber se o trabalho foi bem feito, se o cliente gostou. Fotografia é algo subjetivo e o que parece bom para mim pode não ser para o cliente.
De fato, por isso que em muitos casos, dependendo do cliente, eu nao quero saber o que ele achou. Ao agradescer e mostrando satisfacao pelo servico e resultado eh tudo o que preciso saber.

Tem muita gente que da opiniao que nao significa nada, falam bastante mas nao dizem nada de fato, e vc tem que ficar ali ouvindo.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 15:09:56
Citar
Nao faz sentido alguem que presta servico te tratar bem, ser cordial, te dar bom dia, apertar a sua mao, te dar atencao, afinal ele esta ali pq tem que trabalhar e nao pq esta fazendo um favor.

bem ai sim eu acho falta de eduacação, isso q vc falou eh esperado de qualquer pessoa. Não preciso ser contrado por alguem pra ser educado com a pessoa..

eu não espero agrdecimento por ir trabalhar, por ficar depois de horário pq tem algo atrasado ou coisa do tipo, eu to recebendo pra isso, mas mesmo assim sou educado com quem esta por perto.

EU agradeço gentileza, não serviço, assim como não espero agradecimento por ter feito meu trabalho :)

uehasuehas sou chato pra caraleo uheuehaeuhs, vou parar aqui :P



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 16:43:41
Rafael, se um dia você me contratar como fotógrafo e não agradecer depois, nossa, vou ficar P... da vida contigo, ahahah!  :hysterical: :D


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 18:02:54
heuheuheauhaue


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 18:07:48
E mais uma vez, lá vamos nós discutir semântica. rsrs...

imaginei sua cara falando isso  :hysterical:

o exemplo do pão achei fraco ein rafa.
Dinheiro não compra respeito muito menos justifica agradecimento.

pense vc ter um filho,cria-lo e no final da sua vida ele te dar 100 reais em agradecimento.

acho que o velho "valeu,obrigadão,falow mano, obrigado thank's" etc. deve sim fazer parte do nosso dia a dia.

muitas das vezes falta palavras para agradecer um trabalho ou algo prestado,sinto isso na fotografia.
já entreguei trabalhos que os clientes não sabiam como agradecer,ofereceram almoço ,suco,café....

enfim,agradecer tudo e sempre  :ok:
ser uma pessoa melhor a cada dia. 


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 23:11:42
bem ai sim eu acho falta de eduacação, isso q vc falou eh esperado de qualquer pessoa. Não preciso ser contrado por alguem pra ser educado com a pessoa..

eu não espero agrdecimento por ir trabalhar, por ficar depois de horário pq tem algo atrasado ou coisa do tipo, eu to recebendo pra isso, mas mesmo assim sou educado com quem esta por perto.

EU agradeço gentileza, não serviço, assim como não espero agradecimento por ter feito meu trabalho :)

uehasuehas sou chato pra caraleo uheuehaeuhs, vou parar aqui :P

Sei não mas acho que vc consegue um resultado muito melhor de sua equipe/prestador se ele for valorizado de alguma forma, 99% das vezes não é $$

Sobre feedback

Nem sempre o silêncio é uma negativa. Me encomendaram umas fotos P&B e teriam muito mais a ser feita se os agradassem. Depois de um longo silêncio voltaram e passaram mais trabalho. Tem outros que agradecem de monte e nem volta pra orçar... vai entender

As que tem mais valia são as que menos agradam, são as criticas fundamentadas. O bom profissional vai a outro patamar quando corrige as falhas apontadas







C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 23:30:21
bem ai sim eu acho falta de eduacação, isso q vc falou eh esperado de qualquer pessoa. Não preciso ser contrado por alguem pra ser educado com a pessoa..

eu não espero agrdecimento por ir trabalhar, por ficar depois de horário pq tem algo atrasado ou coisa do tipo, eu to recebendo pra isso, mas mesmo assim sou educado com quem esta por perto.

EU agradeço gentileza, não serviço, assim como não espero agradecimento por ter feito meu trabalho :)

uehasuehas sou chato pra caraleo uheuehaeuhs, vou parar aqui :P
Eu espero agradecimento mesmo quando estou sendo pago para prestar um servico.

Agradecimento eh o reconhecimento pelo meu servico, minha atencao, minha dedicacao, experiencia, conhecimento e disposicao, independente de estar sendo pago ou nao. E se alguem nao agradece pela minha atencao, disposicao e disponibilidade de servico eu acho desrespeito. Afinal de contas, eu nao quero ser tratado igual a um objeto ou escravo social por estar sendo remunerado e pagando as minhas contas.

Quando vc diz que nao tem que agradecer pq esta pagando, vc esta chamando a pessoa que vc esta pagando de escravo monetario. E isso eh um desrespeito imenso e a mim soa um absurdo.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 23:36:07 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 23:47:56
[...]

Tem outros que agradecem de monte e nem volta pra orçar... vai entender

As que tem mais valia são as que menos agradam, são as criticas fundamentadas. O bom profissional vai a outro patamar quando corrige as falhas apontadas

Exato, a maioria das pessoas que me mandam comentarios eh perca de tempo para mim, por isso normalmente eu prefiro nao ouvir pois nao costumam serem criticas concretas ou fundamentadas e os que mais elogiam sao os que menos ou nunca compram meus servicos e produtos. Eu mesmo nao costumo ficar elogiando sem ter algo realmente a dizer sobre servicos, produtos, arte, pessoa, por mais que eu tenha gostado. Eu simplesmente agradeco pela oportunidade do prazer que tive.

Depende de quem elogia tambem. Quando alguem que apenas contratou um servico diz que eu fiz as melhores fotos dele isso nao significa muito ja que ele deve ter contratado fotografo umas 2 ou 3 vezes na vida se nao menos. Ja quando uma modelo profissional e experiente diz o mesmo, ou um curador de arte em um museu publico americano, vira ate quote no meu website.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 23:52:11 por C R O I X »