E mais uma vez, lá vamos nós discutir semântica. rsrs...
Agradecimento é algo que quase sempre faço, quando sou bem atendido, quando recebo um favor, quando a pessoa é educada comigo, um milhão de oportunidades. Independente de ter pago ou não pelo serviço. Se o padeiro me atendeu bem, eu agradeço, se atendeu mal, não agradeço.
Voltando à questão do feedback, sei lá, eu me acostumei a sempre receber um retorno dos clientes, sempre me escrevem de volta. Geralmente recebo um agradecimento antes de entregar as fotos, em relação à minha postura no evento, o profissionalismo, etc e tal. Depois que entrego as fotos, sempre recebo um elogio, e no geral são mensagens bacanas, emocionadas, e tudo o mais, dá um ânimo a mais pra continuar trabalhando e tentando se superar, acho muito bacana mesmo.
Não sei em relação a outros serviços prestados, porque nunca prestei nenhum outro tipo de serviço, mas do que eu vejo por aí, a grande maioria dos fotógrafos recebe agradecimentos e um retorno dos clientes. Não sei o que a fotografia tem de diferente, mas causa essa reação nas pessoas, rsrs.
affalcao, sei lá, não acho que vale a pena pedir um retorno dos clientes. Se eles não se incomodaram em retornar, talvez o seu pedido possa soar como um incômodo. Além disso, acho que perde a autenticidade, acredito que poucas pessoas serão totalmente sinceras caso não tenham gostado do trabalho. Acho que vale mais a pena é postar as fotos aqui e em outros fóruns atrás de crescimento.
Abraços