Autor Tópico: Dúvida cruel!6D+50mm F/1.4 ou 70D+24mm F/1.4 L(ou 35mm)?!Eai?!  (Lida 2984 vezes)

Pedro Henrique Rego

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 17 de Fevereiro de 2014, 16:51:07
Tenho uma 6D com uma 50mm 1.4 uso mais p video, mas surgiu a oportunidade de trocar essa dupla por uma 70D com 24mm 1.4 ou 35mm1.4 novas L, o q vcs tem a dizer?Qual kit é melhor?!Qual desfoca mais e melhor?Pq sou apaixonado pelo desfoque no fundo em meus videos!kkk!Ajuda ae!
Sou um apresentador de tv desempregado!Haha!Trabalho como videomaker e fotógrafo em viagens pelo país com uma banda.Estudo publicidade e faço videos pro youtube.Ah e sou sócio/diretor do site Notícia Piauí.Canal:
https://www.youtube.com/user/PedroHenriqueRego
FB: /pedrohenriqueregoI

Kit: Canon 6D + lentes canon 24-105mm F/4 L IS USM e canon 50mm F/1.4 + Flash 430 EX II(ESTOU VENDENDO!)+ GoPro Hero 3 Black Edition + microfone rode videomic + lapela rode smartlav e iphone 4s + led ikan 120


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 18:44:09
Se você realmente quer desfocar o fundo tem de ser FF e, nesse caso, é 6D na cabeça.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2014, 01:51:43
Realmente não há como comparar a 6D com a 70D.
6d É uma maquinão.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2014, 12:30:56
Se me permite vou discordar dos amigos acima. Não vou falar sobre as cameras em si pois uso outros formatos e não as conheço. Mas conhecendo a Canon imagino que a qualidade de video das duas deva ser idêntica. O que faltaria pesquisar é o high-iso de cada uma, que em video, posso assegurar, não tem nada a ver com o tamanho do sensor. Não acredite em mitos, pesquise os comparativos lado-a-lado e veja a opinião de quem fez o teste. Falando um pouco de física, um sensor FF 36x24 com uma 50mm em f/1.4 a 1 metro de distância vai te dar 3 cm de profundidade de campo, a 2 metros 13 cm (de acordo com o aplicativo PhotoBuddy). Na minha opinião isso é impraticável pra video!! Não apenas porque é impossível manter o foco numa cena não-estática (e com tripé) também porque o resto da imagem vai estar tão fora de foco que vai virar uma manchona. Também sou amante do fundo desfocado, não me interpretem mal. Era tudo o que sonhávamos com as antigas cameras de video, só achei que a coisa desandou. O padrão do cinema é o Super 35 (= APS-C = 70D), vide Arri Alexa, Sony F CineAlta, Panasonic Varicam, Canon EOS Cinema, etc… e acho que muita gente exagerou nesse aspecto do desfoque quando adotou a 5Dmk2 em 2010. Tenho produtora de video e fico muito feliz por não ter seguido o caminho EOS. Na época preferi investir em micro 4/3 (crop 2x) e em lentes ultrarrápidas f/0.95 para as cenas mais 'poéticas'. Cameras híbridas foto/video, sem problema de superaquecimento ou limitação de gravação, downsampling robusto, com viewfinder eletrônico e LCD articulável… hoje tenho certeza que fiz a melhor opção, basta ver o posicionamento da Canon, que nunca melhorou o video das suas DSLR.

Num sentido construtivo, minha crítica quanto ao uso do FF em vídeo continua. Situação de pouca luz, você tem uma lente 1.4 à disposição e precisa fazer um plano aberto ou cena com maior distância. Quanto maior o sensor (FF > APS-C > 4/3) menos você vai poder usar a abertura da lente, pois o resto da cena vai ficando desfocada com mais facilidade! O desfoque é bonito (repito, tudo que sempre quisemos em video) mas duvido que um cliente de casamento (se for o seu caso) vai gostar de ver um plano aberto da igreja onde ele consiga ver o rosto de três ou quatro pessoas apenas. Você se vê obrigado então a fechar a aberura (mais ainda em FF) pra conseguir ter mais imagem em foco, e com isso será obrigado a elevar o ISO e degradar assim a imagem. O desfoque intenso dentro de uma edição é maravilhoso, desde que acompanhado de cenas em foco. Um video só com desfoques na minha opinião fica cansativo (não estou julgando ninguém, apenas meu ponto de vista), fora que o 'efeito' está começando a sair de moda, feedback que tenho recebido de amigos que estão no mercado atendendo produtoras de video.

Resumindo na minha opinião a 70D faz muito mais sentido se o principal objetivo é video. Você vai continuar tendo muito desfoque, pode ter certeza… o full frame não vai fazer falta. Também precisa ver se suas lentes vão te dar uma angular suficiente, mas em termos teles vocês estará mais bem servido com a introdução do crop 1.5x. O LCD articulável é outro ponto forte em favor da 70D. Mas mais sentido ainda faria uma Panasonic GH3, com viewfinder eletrônico, codec profissional, slow e fast motion internos, entrada de mic/saída de fone, etc… mas este é um assunto pra uma longa conversa… rsrs..
  vimeo     flickr     insta


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2014, 04:58:48
Olá Rinaldo,
Concordo em partes com o que você colocou sobre a 70D crop em relação à 6D, mas filmo com as duas e digo que se precisar fechar a abertura em uma situação de baixa luz, a 6D dá um banho na 70D.
Muitos locais de eventos têm pouco iluminação, e isso ná prática, dá uma grande diferença quando precisa de 6400, 10.000 de iso, na 6D você vai de boa, enquanto a 70D chega no máximo a 1600 de iso e mesmo assim dá grão.
O Desfoque vai conseguir em qualquer uma.
A Câmera que você sitou da panasonic GH3 realmente é muito boa.
O crop da Canon é 1.6.

Abraços.
« Última modificação: 06 de Março de 2014, 05:00:50 por Arumo »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2014, 09:41:31
Realmente Arumo, vi um comparativo entre as duas e vou dizer que concordo com você na questão da diferença de sensibilidade, que foi justamente o que comentei no início pois não conheço as cameras. Masss... tudo depende do tipo de trabalho. No meu, em 95% do tempo estou trabalhando com luz ideal e controlada então não sinto falta de alto ISO. Todo sensor é construído ao redor de um ISO-base (nas Blackmagic por exemplo é 800) que é o ISO que vai te dar o melhor resultado, menos ruído e mais resolução. Qualquer coisa fora disso é compensação de processamento, quero dizer, a sensibilidade do sensor não muda, o que acontece é que ele fica mais susceptível a mostrar sua fraqueza para aquela determinada situação. Mas isso não tem nada a ver com o fato do sensor ser maior. Pra foto sim, 'ainda' dá diferença (cada vez menos, por sinal), mas pra video não, pois a imagem é consideravelmente reduzida. Não que você tenha sugerido isso, mas acho legal deixar claro. Se fosse assim, a indústria cinemtagráfica teria adotado o padrão 36x24mm, fato que não ocorre. A imagem das Canon pra video tem menor resolução que as GH da Panasonic mas o ruído em alto ISO é mais acentuado nas Panasonic (quando comparadas a 6D e 5D3). No caso muita gente usa o software Neat Video pra 'limpar' o ruído, e funciona muito bem!! Mas pra um trabalho em que necessito da melhor imagem possível, se preciso passar de 1600 (e 1600 vai ser diferente pra cada marca) é sinal de que preciso mexer na luz. Elevar muito o ISO sempre vai ter um compromisso, e dependendo do tipo de trabalho pode ou não ser aceitável. A 6D segura bem o ruído, mas e nitidez, cor e latitude? Digo, 70D/ISO800 vs 6D/ISO6400, qual terá a melhor imagem?

Mas voltando ao tópico, sempre caimos na mesma resposta: tudo depende da necessidade de cada um. Nesse teste https://www.youtube.com/watch?v=1FCkwasRClY em um dos comentários o rapaz fala que tem as duas e que vai vender a 6D pra comprar mais lentes pra 70D. Ou seja, muito difícil dar uma dica final e conclusiva para o amigo que criou o tópico. O ideal seria ter as duas por um tempo pra poder avaliar, que é o que tento fazer quando tenho que decidir...

Sobre crop que vc mencionou, nas GHs o fator é 2 (mais precisamente 1.9) então é um pouco mais difícil de conseguir lentes angulares e desfoques extremos… por isso tenho a 7-14mm f/4 e as lentes f/0.95… e não quero nem preciso mais do que isso! :D
  vimeo     flickr     insta


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2014, 18:17:41
Olá Reinaldo,
Concordo, depende muito. Se pudesse sempre trabalhar em iso 800 nos eventos sociais por exemplo, realmente ficaria uma maravilha. Iso alto dá mesmo alguma falta de nitidez.

Abraços.


ssemerdjian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2014, 22:02:33
Quase postei topico semelhante!
Obrigado, muito bom!


Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2014, 14:02:12
Tenho uma 6D com uma 50mm 1.4 uso mais p video, mas surgiu a oportunidade de trocar essa dupla por uma 70D com 24mm 1.4 ou 35mm1.4 novas L, o q vcs tem a dizer?Qual kit é melhor?!Qual desfoca mais e melhor?Pq sou apaixonado pelo desfoque no fundo em meus videos!kkk!Ajuda ae!

Não conheço muito a 70D, mas duvido que ela seja melhor no ISO do que a 6D, que em eventos sociais faz toda diferença  :o
E acredito que sendo fullframe a 6D e utilizando uma lente 1.4 ou 1.2 já terá desfoque o suficiente.

Você consegue usar quanto de ISO em ambiente de pouca luz sem granular no vídeo?

abs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2014, 19:51:43
Eu não trocaria...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2014, 07:33:58
Não vou te dizer pra trocar, mas no quesito vídeo a 70D é mais máquina. Tenho as Duas e não consegui vender a 70D depois de comprar 6D, só pelos vídeos...  :)
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/