Autor Tópico: Canon RF 50mm f/1.8 STM  (Lida 10672 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #90 Online: 18 de Março de 2021, 19:32:54
Sério isso? Ainda não tinha ouvido relatos dessa lente.
Algumas fotos suas de exemplo do que vc está falando?

Na esquerda a Canon f/1.4 e na direita a Yongnuo f/1.4.
O desfoque da Yongnuo é bem mais suave, não gera artefatos pra todo lado como na Canon.
Essa Yongnuo tá no nível das Zeiss Otus nesse quesito.



« Última modificação: 18 de Março de 2021, 19:34:03 por Di Torres »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #91 Online: 18 de Março de 2021, 20:27:05
Na esquerda a Canon f/1.4 e na direita a Yongnuo f/1.4.
O desfoque da Yongnuo é bem mais suave, não gera artefatos pra todo lado como na Canon.
Essa Yongnuo tá no nível das Zeiss Otus nesse quesito.

Interessante. Parece até que mesmo estando em 1.4 na Canon o foco não foi feito no mesmo lugar.

E os demais quesitos comparativos como nitidez, velocidade de foco, precisão, robustez (YN é conhecida pela fragilidade mecanica de suas lentes)?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #92 Online: 18 de Março de 2021, 20:44:10
Interessante. Parece até que mesmo estando em 1.4 na Canon o foco não foi feito no mesmo lugar.

E os demais quesitos comparativos como nitidez, velocidade de foco, precisão, robustez (YN é conhecida pela fragilidade mecanica de suas lentes)?
Em f/1.4 a Yongnuo é consideravelmente mais nítida no centro e um pouco mais nítida nas bordas.
A partir de f/2.8 as duas ficam equivalentes.

A Yongnuo tem bem menos aberração cromática.
Distorção e vinheta é equivalente nas duas.

Em termos de velocidade de foco a Yongnuo é mais lentinha.
Mas nesse caso é difícil dar vantagem pra Canon pois a lente que tem mais relatos de problemas com foco da Canon é justamente essa 50mm f/1.4.

Em termos de robustez, acho essa Yongnuo bem robusta.
Parece utilizar bons materiais, no uso que fiz dela não me pareceu ser frágil.
Inclusive ela tem quase o dobro do peso da Canon.
572g a Yongnuo e 290g a Canon.

A Yongnuo supera em praticamente todos os quesitos, principalmente nos mais importantes.
Ela é mais nítida, tem um desfoque mais bonito, menos aberração cromática e ainda é mais barata (MENOS DA METADE DO PREÇO!).
Não tem como pedir mais nada. Hidden gem!
« Última modificação: 18 de Março de 2021, 20:51:42 por Di Torres »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #93 Online: 18 de Março de 2021, 21:57:02
Em f/1.4 a Yongnuo é consideravelmente mais nítida no centro e um pouco mais nítida nas bordas.
A partir de f/2.8 as duas ficam equivalentes.

A Yongnuo tem bem menos aberração cromática.
Distorção e vinheta é equivalente nas duas.

Em termos de velocidade de foco a Yongnuo é mais lentinha.
Mas nesse caso é difícil dar vantagem pra Canon pois a lente que tem mais relatos de problemas com foco da Canon é justamente essa 50mm f/1.4.

Em termos de robustez, acho essa Yongnuo bem robusta.
Parece utilizar bons materiais, no uso que fiz dela não me pareceu ser frágil.
Inclusive ela tem quase o dobro do peso da Canon.
572g a Yongnuo e 290g a Canon.

A Yongnuo supera em praticamente todos os quesitos, principalmente nos mais importantes.
Ela é mais nítida, tem um desfoque mais bonito, menos aberração cromática e ainda é mais barata (MENOS DA METADE DO PREÇO!).
Não tem como pedir mais nada. Hidden gem!

Metade do preço? Olha... da pra encarar hein.
Velocidade de foco é algo importante pra mim por usar mais em eventos que em ensaios. Mas, se a diferença não for grande como na 50 1.8 da YN da pra pensar.
O desfoque realmente é bem mais bonito, apensar de eu gostar mesmo assim do desfoque da Canon.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #94 Online: 18 de Março de 2021, 23:34:17
Só dando a minha contribuição. Já tive as duas 50 1.8 e a 50 1.4 na Canon.
A 50 1.4 não vale a pena nem a pau. A 50 1.8 STM só não ganha em velocidade de foco e não ter 1.4, de resto, não consegui ver vantagens na versão 1.4.

Mas se você pular a cerca para o lado da Nikon, a 50 1.8 G dá uma surra em todas essas da Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #95 Online: 19 de Março de 2021, 01:25:17
Ahhh Cheferson, não tenho duvida que ela precisa de uma atualização mesmo. Pq é uma excelente lente mesmo sendo um projeto tão antigo e MERECE mesmo esse update. Ela não é mesmo um primor na abertura máxima, embora eu consiga algumas vezes excelentes fotos nessa abertura, mas o emprenho tem de ser maior realmente. E ela em abertura menores, é de uma nitidez incrível, em f/4.5 por exemplo... consegue-se ver até mesmo os pelinhos do rosto daquelas pessoas tem isso bem pronunciado. Pra ensaios eu acho excelente.

Sobre os testes do Vernaglia eu vi esse video. Muito bom. o que eu gosto mais nela é a agilidade no foco. Eu tenho uma camera antiga e lenta, 5D mk II e nela a 50 1.4 é bem mais rapida no foco que a 85 1.8. Sei que é culpa da camera e não das lentes, mas no meu caso ela casou perfeita. Experimentei a 85 1.8 de um amigo num casamento e me arrependi, rsrs.

As 50MM 1.8 e 1.4 da Canon são excelentes mais fechadas, realmente a nitidez delas impressiona mesmo. Entre 2.8 a F9.0 se você quer nitidez, são lentes ótimas.

Minha maior reclamação quanto a 1.4 é mais quanto ao foco mesmo.

Sobre a 50MM 1.2 eu não posso falar muito, não testei de modo suficiente pra dizer algo.

Sobre o foco da 5D Mark 2 eu já tive e, bem, eu só usava o ponto central e fazia o reenquadramento da cena. Com o ponto central usava assim e nunca tive problemas. Porém, numa 85MM 1.8 pode ser arriscado fazer isso já que esse sistema não tem muitos pontos de foco. Mas com o ponto central nunca tive problemas; quando acontecia  era mais o fotógrafo do que o equipamento kkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #96 Online: 19 de Março de 2021, 01:29:28
Só dando a minha contribuição. Já tive as duas 50 1.8 e a 50 1.4 na Canon.
A 50 1.4 não vale a pena nem a pau. A 50 1.8 STM só não ganha em velocidade de foco e não ter 1.4, de resto, não consegui ver vantagens na versão 1.4.

Mas se você pular a cerca para o lado da Nikon, a 50 1.8 G dá uma surra em todas essas da Canon.

A 50MM 1.8G da Nikon é ótima mesmo. Já a 50MM 1.8D da Nikon é apenas uma lente comum, muito endeusada por alguns Nikonzeiros, sem sentido algum. Já a 1.8G é bem melhor que as 1.8 e 1.4 da Canon, com certeza!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #97 Online: 19 de Março de 2021, 01:32:00
Na esquerda a Canon f/1.4 e na direita a Yongnuo f/1.4.
O desfoque da Yongnuo é bem mais suave, não gera artefatos pra todo lado como na Canon.
Essa Yongnuo tá no nível das Zeiss Otus nesse quesito.





Cara legal saber disso. Me parece que essa 50MM 1.4 e a 14MM 2.8 são bem pouco conhecidas aqui no Brasil. Não sei eu fiquei com uma impressão muito ruim da Youngnuo pois as primeiras lentes deles eram bem ruins.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #98 Online: 19 de Março de 2021, 02:00:20
Na esquerda a Canon f/1.4 e na direita a Yongnuo f/1.4.
O desfoque da Yongnuo é bem mais suave, não gera artefatos pra todo lado como na Canon.
Essa Yongnuo tá no nível das Zeiss Otus nesse quesito.





 :o :o :o :o  Confesso que nunca sequer pesquisei as lentes da Yongnuo por achar que não chegariam nem perto de lentes do mesmo fabricante das câmeras. Mas agora vou até dar uma olhada.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #99 Online: 19 de Março de 2021, 02:25:42
É, realmente a Youngnuo supera a da Canon em muitos aspectos.

Quem quiser ver um review (em inglês) tem esse aqui. Esse canal sempre faz bons comparativos e reviews:
Agora não está tããão mais barata do que a Canon. O lugar mais barato que achei (que entrega no Brasil) foi no Aliexpress. Está saindo 1.100,00 já com o frete (e também com o risco de tomar aquela garfada da receita). No ML o preço gira em torno de 1.480 já com o frete.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, 22:57:08 por Thales Souto »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #100 Online: 19 de Março de 2021, 03:33:00
Cara legal saber disso. Me parece que essa 50MM 1.4 e a 14MM 2.8 são bem pouco conhecidas aqui no Brasil. Não sei eu fiquei com uma impressão muito ruim da Youngnuo pois as primeiras lentes deles eram bem ruins.

Cheferson, a 14mm da Yongnuo é ótima.
Os caras que fizeram reviews que vi dela se surpreenderam até.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #101 Online: 19 de Março de 2021, 11:44:38
:o :o :o :o  Confesso que nunca sequer pesquisei as lentes da Yongnuo por achar que não chegariam nem perto de lentes do mesmo fabricante das câmeras. Mas agora vou até dar uma olhada.
Também fiquei impressionado.
Não fazem uma 35mm decente por que não querem, né?

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #102 Online: 19 de Março de 2021, 14:47:23
Também fiquei impressionado.
Não fazem uma 35mm decente por que não querem, né?

Sent from my motorola one using Tapatalk

A 35mm 1.4 não é boa?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #103 Online: 19 de Março de 2021, 18:07:18
Só por curiosidade a 35MM 2.0 para o Emount da Sony tem desempenho ótico parecido com a Sony, por um valor muito inferior. A Youngnuo realmente melhorou e isso é um bom sinal!

PS:: já uso radio e flashs da Yougnuo. Eu gosto bastante, sempre funcionaram muito bem.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #104 Online: 19 de Março de 2021, 18:07:58
Sobre os reviews que  li da Youngnuo 50MM 1.4 realmente o desfoque e ótica dela são melhores que as da Canon. Pensando bem pode ser um bom investimento.