Autor Tópico: Corpo ou lente, o que pesa mais na qualidade?  (Lida 8338 vezes)

Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Fevereiro de 2014, 19:31:44
A ideia é: Lente boa e corpo ruim, ou corpo bom e lente ruim? Qual conjunto consegue mais qualidade?

  • Canon 40D + EF 70-200mm f/2.8L IS II USM
  • Canon 70D + Ef 70-300mm F/4-5.6

Em qual conjunto vocês apostariam?

Obs: Considerando um uso em local claro, onde o F5.6 não saria limitação, o que pesaria mais seria realmente a qualidade dos sensores e a óptica das lentes. Alguém podia fazer uma comparação do tipo, acho que seria interessante.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 19:38:40 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Ramses

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 367
  • Sexo: Masculino
    • http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 19:52:01
Opinião...
Sempre investir mais em lentes, portanto, fico com o primeiro conjunto.
Canon 40D + EF 70-200mm f/2.8L IS II USM
Lente bem cuidada dura uma vida.
O corpo é mais fácil de trocar.
 :ok:
Canon T3i | Canon EF-S 18-135 IS │ Canon EF 50mm 1.8  │Canon EF-S 55-250 IS │Canon 75-300 usm | Tamron 17-50 F2.8 |YONGNUO YN-565EX ETTL Speedlight
http://www.flickr.com/photos/ramsespinheiro/
http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:17:35
Opinião...
Sempre investir mais em lentes, portanto, fico com o primeiro conjunto.

x2    :ok:

==>  http://www.youtube.com/watch?v=hk5IMmEDWH4


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:30:47
A questão não é o que dura mais, ou o que é mais fácil trocar. A pergunta é qual conjunto oferecerá maior qualidade e aí a questão não é tão simples.

Entre 40D e 70D são vários anos de desenvolvimento de sensores. A 70D tem melhor IQ, melhor profundidade de cores, melhor dynamic range, um sistema de fotometria mais avançado e um autofoco melhor. Tudo isso pode acabar impactando na qualidade dependendo do tipo de foto que será feita, muito embora a grande maioria das pessoas não será capaz de distinguir uma foto feita com uma ou com outra.

Não acho que a questão seja assim tão simples e vai depender do tipo de fotografia, até porquê a 70-300 não é tão ruim assim. Para o tipo de foto que eu gosto de fazer, iria fácil na 70D e me preocuparia em trocar de lente - se fosse necessário - depois.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 20:32:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:39:30
Supondo que já conheça o equipamento uma lente boa num corpo mais antigo, comparado com um corpo atual, irá te dar a oportunidade de tirar 110% da câmara. Sendo o limitante o corpo.

Uma lente pior num corpo mais atual será o gargalo.
  Se o limitante do corpo antigo não for um problema então o melhor é o corpo antigo e a lente melhor.
Caso contrário o corpo mais novo e  posteriormente um investimento em lente :OK:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:42:22
AlexandreS, a questão é independente do que você faria com o equipamento depois. Suponhamos que você vai usar por 1 dia apenas.

O vídeo que o fs_isa postou é o que eu estava procurando! Falei 70D porque não lembrei de uma lente "ruim" pra FF, queria um caso bem exagerado como o do vídeo, que compara uma 1D Mark IV com uma lente Sigma 28-300 e uma T2i com a Canon 70-200 f/2.8  :fight:

Realmente a diferença na qualidade da lente parece é MUITO mais impactante. É uma 1D Mark IV contra uma T2i!!!  :eek:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 02:23:49
Depende da qualidade que vc se refere, mas em geral, sao as lentes que definem maior nitidez, qualidade no contraste, cores flare, dynamic hange entre outros fatores. Principalmente se tratando de camera digital e formato 35mm e menores que dependem muito mais da qualidade da lente. Logo, essa galera que compra a camera top e usa uma lente mais ou menos estao jogando dinheiro fora. A nao ser que o objetivo nao seja investir em maior qualidade de imagem mas sim em aparencia, ai sim vale mais investir em uma camera top que impressione e chame a atencao.

Em questao financeira tambem vale mais a pena investir em lentes que quando de qualidade sao para uma vida toda, ja cameras, principalmente digitais, nao costumam ser investimentos de longo prazo. Quando nao param de funcionar ficam tecnologicamente para tras.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2014, 02:25:37 por C R O I X »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 07:29:40

  • Canon 40D + EF 70-200mm f/2.8L IS II USM
  • Canon 70D + Ef 70-300mm F/4-5.6


Da forma que foi colocado aqui, eu to com o AlexandreS.

A 70-300 F4-5.6 está muito longe de ser uma lente ruim, até os 250mm ela tem qualidade próxima de uma L, eu iria no conjunto 70D + EF 70-300 tranquilamente.

Agora, a sigma 28-300, segundo os comentários que li, Deus me livre, pinta essa aranha de verde e joga no mato, com essa lente nem a 1Dx faz foto boa.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:06:50
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:34:38
Eu fiz a escolha pela 70d, mas sai de uma Rebel. Peguei uma 70d e uma 70-300mm, que já queria há um tempinho. Esperando chegar pra curtir. Mas acho que foi uma boa opção. Eu, particularmente, não trocaria a 70d pela 40d. Pegaria a 70d e esperaria um tempinho pra juntar uma grana e pegar a 70-200 2.8 depois, se tiver mesmo vontade de ter essa lente. Acho que o tempo de evolução entre uma câmera e outra é bem razoável, nesse caso. Por essa razão não faria a escolha da primeira opção.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2014, 08:35:18 por 123_enic »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:36:44
Lente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:42:27
Também acho que depende um pouco de cada cenário, de cada aplicação.

Eu mesmo preferi investir numa simples Rebel com as melhores objetivas que meu orçamento permite. Mas talvez para um uso profissional, um corpo melhor pode fazer a diferença, seja em ergonomia, robustez, agilidade, durabilidade, e aí por diante...

Outra questão é o cenário da compra. Se for possível ir juntando mais dinheiro num curto espaço de tempo, daria pra investir logo num corpo melhor (como a 70D), ficar com uma lente mais em conta e fácil de vender, e depois investir no up dela.

E uma última posição que pensei para esse caso específico do tópico seria um meio-termo: seu orçamento não alcançaria uma 60D usada com a 70-200? Tem gente vendendo uma semi-nova nos classificados. Não chega a ser uma 70D com seus avanços em IQ, ISO e foco, mas é uma baita câmera, relativamente atual, com um preço muito bom!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 10:16:52
Essa não é uma dúvida sobre qual câmera ou lente eu devo comprar. No meu caso eu optei por uma T1i + 580EXII + 2 lentes de kit + lente prime, do que uma 60D só com uma lente de kit. Para o meu caso foi a melhor escolha, mas me fez pensar: Até onde isso é realmente vantajoso? Até onde vale a pena abrir mão de um corpo pra investir em lentes? Subestimei a T1i, que estava quase de graça, e acabei descobrindo que pra maioria dos casos ela dá conta do recado muito bem.

Acho a reflexão válida para vários casos, por exemplo: O fotógrafo tem uma 60D, vale a pena trocar por uma 70D ou comprar uma lente de R$1500 com a diferença?

Uma forma não muito boa de analisar é dizer: compra a 70D junta um dinheiro e compra a lente também :clap: Cada situação é financeira é um caso, quero analisar apenas o equipamento. SIM é muito subjetivo e depende de vários fatores. É difícil mensurar quanto de melhoria uma lente nova ou um corpo novo trás, mas to vendo que geralmente investir em lente é muito mais certeiro!

“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 11:43:25
No exemplo que colocou acima, ou seja, 60D + lente top ou 70D e uma lente não tão boa, ficaria com a primeira opção. Acho que vários fatores precisam ser analisados e a necessidade em si também. Por exemplo, se for um caso em que a 70d não for usada para vídeo, não sei se seria uma boa opção pegá-la. Optaria por um corpo mais antigo e uma lente L. É o que você já disse... Algo muito subjetico e que a meu ver só pode ser analisado de acordo com a necessidade de cada um.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 12:01:17
Lentes, se bem cuidadas, duram dezenas de anos. Corpos são transientes. Eventualmente precisarás substituí-los, seja por obsolescência, defeito ou fim da vida útil. Neste contexto, é sempre mais vantajoso investir em boas lentes, pois daqui a 10 anos elas continuam sendo boas lentes. A 50mm f1.4, por exemplo, já existe desde 1993. Quem a adquiriu a 20 anos atrás continua tendo uma excelente lente. Já um corpo de 15 anos atrás... É boa estratégia adquirir um corpo que seja possível no momento e em seguida focar em lentes. Mais adiante, quando aquele corpo estiver no final da sua vida útil, ou quando o conjunto de lentes já for adequado ao estilo de foto que a pessoa gosta, vem o tempo de trocar aquele corpo por um mais atualizado. O conjunto de lentes provavelmente verá uns 4 ou 5 ciclos de corpos passarem por elas.
JVc.