Autor Tópico: FOTO P&B  (Lida 2750 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 22:59:48
Já tinha refletido sobre isso, Pris, e justamente é uma das coisas que mais me fascinam nessa foto.  :D
Essa expressão de "boneca quebrada" me lembrou um pouco aquela famosa foto da Cindy Sherman http://auctionpublicity.com/2012/04/15/christies-to-auction-cindy-sherman-masterpiece-consigned-by-the-akron-art-museum/
Acho que até o enquadramento e o corte lembram bastante. Essa inspiração não foi racional, talvez algo inconsciente já que gosto bastante dessa foto.
Esse olhar da Yasmin é bastante familiar para mim. Rola desde que ela era bem pequena. Geralmente quando ela está cansada. É um olhar meio morto mesmo. Ela está olhando mas não está enxergando. Eu lembro que eu me assustava com isso, parecia um olhar de reprovação, algo meio que vou te matar, seu idiota :). Mas a verdade é que é um estado já de primeiro sono. Aí ela fica encarando dessa forma. Por isso gostei muito de poder ter capturado esse momento. Mas de qualquer forma, quando eu fotografo minha filha, eu procuro capturar essas expressões mais sutis mesmo, algo mais intimo e menos compreensivel pra quem não convive no dia-a-dia com ela. Pode ser algo comum a outras crianças e pode ser algo exclusivo dela, como qualquer criança que possui movimentos e expressões proprios a ela.  :shock:
Ok, pode me chamar de mórbido :-P

Tremenda semelhança, Spider!

Ufa! Ainda bem que já tinha pensado nisso... acho que a bagagem de cada um influencia no que achamos de determinada imagem. Como médicos, é difícil não associar ao que falei, ainda mais que meu marido é pediatra... pra você, simplesmente lembra ela própria... o que é bom... são lembranças só de vocês. Já fiz fotos da minha filha com olhar sério, até triste, que a princípio meu marido não gostou, mas depois racionalizou, pois faz parte do que ela é... por que só mostrá-la sorrindo se ela não é assim o tempo todo?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 23:06:10
Não me lembro de ter pensado algo assim. Tem umas raras p&b que eu vejo e acho que o p&b combinou, isso diz respeito praticamente  a retratos (embora já tenha me pegado admirando algumas composição que envolem outros elementos além dos humanos). Mas se tem uma coisa que me incomoda profundamente, é ver fotos de natureza em p&b. Pra mim, é matar a natureza e suas belas cores. Depois de um incêndio, qual a cor que resta?? Então... p&b em fotos de natureza, é como se tivesse passado o fogo por ali e levado embora toda aquela vida.
Eu tenho uma coisa com cores. Tenho mesmo. coisas assim http://3.bp.blogspot.com/-iEnfiF858Co/TXlebPm7plI/AAAAAAAAAt8/HA_4us7gnrM/s1600/festivalCoresIndia.jpg me hipnotizam. Tipo MUITO.
Quanto mais variadas e vibrantes forem as cores de uma cena, mais meus olhos se alegram. Tá rolando uma expo no CCBB aqui, "Obsessão Infinita". é com objetos decorados com bolinhas. Tem uma galeria em que vc entra e recebe uma cartela de bolinhas adesivas coloridas, pra sair pregando aonde for. Vi uma foto dessa galeria, e enlouqueci. Acho que qdo eu entrar lá, vou ficar que nem criança em parquinho, sabe??? hehehe. Meus olhos realmente se encantam com o multi-colorido. ADORO.
Nossa, tive uma convulsão com essa sua foto aí  :D
Eu estive nessa exposição com a Yasmin hoje de tarde. Estava tão cheio que só entrei em uma das salas. Não gosto de ver exposição com muvuca, então vou ver se dou um jeito de voltar durante a semana quando estiver mais calmo.
Sobre essa questão do P&B, acho importante principalmente pra chamar a atenção pra outros elementos interessante numa cena. No caso desta foto por exemplo, eu não queria que as cores do brinquedo, da roupa, e da terra, desviassem a atenção do olhar dela. Isso pode também acontecer com paisagens, quando não se deseja um protagonismo das cores. Falando nisso, ontem assisti um filme chamado Nebraska, todo em P&B. É impressionante como nosso olhar se atenta a algumas coisas que nos passam despercebidas na presença das cores. Não estou dizendo que um é melhor do que outro, longe disso. Aliás, adoro os dois, mas tudo depende do que se deseja. Já assistiu o filme "enter the void", do gaspar noé? Pra quem gosta de cores, é uma piração boa. A exposição hoje me lembrou um pouco o universo do filme, que é rodado em Tóquio, se não me engano.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 23:13:30
Tremenda semelhança, Spider!

Ufa! Ainda bem que já tinha pensado nisso... acho que a bagagem de cada um influencia no que achamos de determinada imagem. Como médicos, é difícil não associar ao que falei, ainda mais que meu marido é pediatra... pra você, simplesmente lembra ela própria... o que é bom... são lembranças só de vocês. Já fiz fotos da minha filha com olhar sério, até triste, que a princípio meu marido não gostou, mas depois racionalizou, pois faz parte do que ela é... por que só mostrá-la sorrindo se ela não é assim o tempo todo?

Achou mesmo? Vou tentar vendê-la por alguns milhões.  :D

É que hoje em dia a gente está tão acostumado com a publicidade, que tudo que foge da alegria é automaticamente censurado. Digamos que tem mais de 3 anos que eu não passo um só dia sem ouvir o choro dela. Assim como eu não passo um só dia sem ver um sorriso dela. Então seria um pouco estranho retratar um e não o outro. Não que eu fique feliz  porque ela chora, mas já tive tempo bastante para entender a naturalidade da coisa. Assim como comer, dormir, andar pelada, ir ao banheiro, etc. Então eu acabo registrando tudo isso, menos o número 2 pois respeito que ela queira sempre fazer isso com privacidade  :D
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, 23:14:25 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #33 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 23:15:37
Nossa, tive uma convulsão com essa sua foto aí  :D
Eu estive nessa exposição com a Yasmin hoje de tarde. Estava tão cheio que só entrei em uma das salas. Não gosto de ver exposição com muvuca, então vou ver se dou um jeito de voltar durante a semana quando estiver mais calmo.
Sobre essa questão do P&B, acho importante principalmente pra chamar a atenção pra outros elementos interessante numa cena. No caso desta foto por exemplo, eu não queria que as cores do brinquedo, da roupa, e da terra, desviassem a atenção do olhar dela. Isso pode também acontecer com paisagens, quando não se deseja um protagonismo das cores. Falando nisso, ontem assisti um filme chamado Nebraska, todo em P&B. É impressionante como nosso olhar se atenta a algumas coisas que nos passam despercebidas na presença das cores. Não estou dizendo que um é melhor do que outro, longe disso. Aliás, adoro os dois, mas tudo depende do que se deseja. Já assistiu o filme "enter the void", do gaspar noé? Pra quem gosta de cores, é uma piração boa. A exposição hoje me lembrou um pouco o universo do filme, que é rodado em Tóquio, se não me engano.

O lance é que a falta de cores me incomoda profundamente. Eu não conseguiria ver um filme p&b. Nunca vi nenhum desses filmes antigos, nem mesmo depois de colorizados por computador. Aliás, eu não sou de filmes, hehe. Já fui altamente cinéfila, hj em dia é raríssimo me botar dentro de uma sala de cinema. O pouco que vejo, é em casa. Portanto, não vi o "Enter the Void".
Enfim... percepções diferentes acerca das coisas. Não tem jeito... as cores me chamam de uma forma que às vezes nem eu consigo entender. Me atraem MUITO . A ausência delas me soa bastante desinteressante.