Autor Tópico: Futuro do micro 4/3 e a resposta das marcas para a nova A7  (Lida 8428 vezes)

vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 12:12:09
Bom, já cheguei neste tópico com ele andando, mas a Olympus OM-D E-M5 foi considerada no ano retrasado se eu não me engano como a melhor câmera do mundo e com tanta FF pra ganhar, talvez isso mais seja questão de gosto pessoal de cada um do que realmente uma resposta X ou Y, a Olympus tem boa definição inclusive em ISOs elevados, junto com a Leica, Carl-Zeiss e algumas outras empresas tem um dos melhores arsenais óticos do mundo e isso não só em objetivas de câmeras, a Olympus normalmente é caracterizada pela cor azulada nos flash, eu adoro as Olympus, um dia vou ter uma Olympus Mirrorless que seja, se puder ser uma SLR melhor mas tenho é uma compacta e eu adoro.
Quanto a falência de um sistema, só o tempo dirá como aqui já foi dito, eu curti mais as SLRs, mas isso é de cada um e quanto aos formatos a Olympus TRIP-35 pelo jeito era uma APS-C e sendo assim sempre vai existir diferentes formatos. Quanto a Canikon, sempre preferi a Nikon até mesmo pelo Boquéh cremoso que lembra a Olympus e Leica, mas talvez eu vá investir algo na Olympus assim que possível, então voltando a dizer, isso é mais questão de gosto pessoal, não há nada exato pra isso.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 12:23:59
olha, a omd eh bacana, portatil, otima qualidade, etc. Mas não tem como colocar ela lado a lado de uma 5dmk3, por exemplo, e querer comparar qualidade do arquivo. Esse comparativo vira um banho de sangue a favor da canon. Temos que entender e aceitar as limitações do sistema e aproveitar seus benefícios. Colocar tudo em uma balança e ver se vale a pena usar.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 13:08:39
Bom, já cheguei neste tópico com ele andando, mas a Olympus OM-D E-M5 foi considerada no ano retrasado se eu não me engano como a melhor câmera do mundo e com tanta FF pra ganhar, talvez isso mais seja questão de gosto pessoal de cada um do que realmente uma resposta X ou Y, a Olympus tem boa definição inclusive em ISOs elevados, junto com a Leica, Carl-Zeiss e algumas outras empresas tem um dos melhores arsenais óticos do mundo e isso não só em objetivas de câmeras, a Olympus normalmente é caracterizada pela cor azulada nos flash, eu adoro as Olympus, um dia vou ter uma Olympus Mirrorless que seja, se puder ser uma SLR melhor mas tenho é uma compacta e eu adoro.
Quanto a falência de um sistema, só o tempo dirá como aqui já foi dito, eu curti mais as SLRs, mas isso é de cada um e quanto aos formatos a Olympus TRIP-35 pelo jeito era uma APS-C e sendo assim sempre vai existir diferentes formatos. Quanto a Canikon, sempre preferi a Nikon até mesmo pelo Boquéh cremoso que lembra a Olympus e Leica, mas talvez eu vá investir algo na Olympus assim que possível, então voltando a dizer, isso é mais questão de gosto pessoal, não há nada exato pra isso.

Eu tenho uma trip 35, ela é 35 mm...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 13:51:39
Minhas opiniões:

- Continuo achando a A7 excelente e inovadora mas a pouca oferta de lentes e lentes que virão de tamanho grande me desanimam a tê-la um dia

- M4/3 não entrará em falência pois é um sistema perfeito para quem quer portabilidade e nunca usou uma FF ou está começando agora com câmeras ditas "mais profissionais" pois não há a referência de se ter fotografado objetos e retratos com FF para poder comparar

- O sistema X-trans, EMHO, será o melhor balanço entre DSLR/FF/A7 e M4/3. E uma coisa é fato: assim como a Oly ditou tendência em corpos com AF rápidos e cheio de atalhos, a X-T1 estará trazendo uma nova tendência de comandos e disposições de botões

- No fim das contas tem mercado para todos os tipos de gostos e, principalmente, bolsos
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:28:56
o bom é que não virou uma discussão entre ff e m43. a intenção obteve sucesso: expor a opinião de cada um :D  :clap:
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:29:46
edileal, "delicie-se" (uuuurgh) com 23 páginas falando sobre mirrorless x reflex.  :D
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68383.0

Tá parecendo ufc esse tópico kkk :D
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:30:59
Eu tenho uma trip 35, ela é 35 mm...

Mas ela tem um esquema que não usa o frame completo, só um pedaço, tanto que os filmes rendem mais
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:53:45
Mas ela tem um esquema que não usa o frame completo, só um pedaço, tanto que os filmes rendem mais

Nada a ver, e não sei quem te falou isso... Estou com um filme 36 poses Kodak Supra 400 aqui, que é o mesmo que eu usava nas Nikon F4, N60, N80 e Canon EOS 30e, e uso na trip.

APS-C é outro formato de filme.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 15:55:01
Tá parecendo ufc esse tópico kkk :D

edileal, é sempre assim, cada um defende seu pasto e pronto!!!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 16:56:34
olha, a omd eh bacana, portatil, otima qualidade, etc. Mas não tem como colocar ela lado a lado de uma 5dmk3, por exemplo, e querer comparar qualidade do arquivo. Esse comparativo vira um banho de sangue a favor da canon. Temos que entender e aceitar as limitações do sistema e aproveitar seus benefícios. Colocar tudo em uma balança e ver se vale a pena usar.

Exatamente. Comparar FF com 4/3 é questão de "Colocar tudo em uma balança e ver se vale a pena usar".  :D :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 18:38:33
O problema maior das mirrorless estão no uso de flash com velocidades mais altas.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 18:46:26
O problema maior das mirrorless estão no uso de flash com velocidades mais altas.

Problema? Depende do uso. Creio que em macro fotos de objetos em movimento (insetos, por exemplo) pode ser uma grande vantagem uma velocidade elevada do obturador sincronizado com velocidade  alta  do flash. Talvez nos demais usos voce possa esclarecer o porque da desvantagem..


Mas ela tem um esquema que não usa o frame completo, só um pedaço, tanto que os filmes rendem mais

Nao era o caso das Trips, que usavam o quadro inteiro do filme, maquinas compactadas, simples, robustas, baratas e com  qualidade, que além disso tinham um sensor foto-elétrico (solar) para o fotometro que dispensava o uso de bateria.  As que usavam meio quadro do filme 35mm eram as Olympus Pen, que foram produzidas de 1959 ao inicio dos anos 80. Tinham a característica marcante da Olympus: eram mais compactadas e leves que as cameras  tradicionais de 35mm. Foram  inovadoras e inspiraram vários fabricantes a copiarem o conceito.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 18:59:02 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #27 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:44:42
...
Nao era o caso das Trips, que usavam o quadro inteiro do filme, maquinas compactadas, simples, robustas, baratas e com  qualidade, que além disso tinham um sensor foto-elétrico (solar) para o fotometro que dispensava o uso de bateria.  As que usavam meio quadro do filme 35mm eram as Olympus Pen, que foram produzidas de 1959 ao inicio dos anos 80. Tinham a característica marcante da Olympus: eram mais compactadas e leves que as cameras  tradicionais de 35mm. Foram  inovadoras e inspiraram vários fabricantes a copiarem o conceito.

Valeu por esclarecer a minha confusão :ok: talvez até tenha inspirado a linha PEN digital a ter o conceito, pois o sensor delas é de + ou - 15mm, as Lumix também são ótimas, mas eu adoro aquela cor azulada nos flash e o Boquéh das Zuiko e Leica
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 04 de Março de 2014, 17:14:15
O que me incomoda nas 4/3 é o preço. Planejei comprar uma na próxima semana mas o custo está me assustando. Tanto do corpo quanto das lentes. É claro que me refiro às 4/3 com uma gama maior de recursos, como as Olympus EM-1 e EM-5, as fuji e as Panasonic GH3 e Gx7. Pelo menos no Brasil, câmeras e lentes para montar um conjunto que ofereça maior portabilidade e menor peso custam até mais que uma FF como a 6D ou a D610. Não tenho como fazer a compra no exterior. Para mim, que sou hobbista e já tenho um conjunto DSLR FF montado a duras penas, investir uma grana alta em um sistema alternativo fica complicado. Mas acredito que as MFT 4/3 aos poucos vão ganhar mais espaço no mercado.  E espero que o custo também caia, pois o dinheiro que iria investir numa Em-5 com um bom par de lentes dá para comprar uma Sigma Art 24-105mm ou até uma Tamron 24-70mm e ainda sobra um troco legal.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #29 Online: 04 de Março de 2014, 17:31:11
Álvaro, também estava de olho numa GX7 mas me assustei com o preço! Não vou nem fazer comparações porque seria alhos com bugalhos, mas achei cara demais. Mesmo nos EEUU. :no:
D600 - E-M10