Autor Tópico: Futuro do micro 4/3 e a resposta das marcas para a nova A7  (Lida 8431 vezes)

edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Fevereiro de 2014, 23:18:56
O título do tópico é um pouco manjado, na parte que falo ''futuro do micro 4/3...
Mas depois de ler inúmeras coisas na internet sobre uma específica câmera, a sony a7, vi que o mercado está ficando mais concorrente a cada dia.
Quero que todos possam dar suas opiniões e criticas, sobre essa nova câmera ''a7'' e as consequências que ela trará para o mercado, principalmente para as micro four thirds. E se alguém possuir, seria ótimo um review  :assobi:
Se coloquei o tópico em um local errado ou já existe, fica a critério dos moderadores mudar o local, excluir. Desculpem já antes.

1- vocês acham que é a falência do sistema micro 4/3, ou é uma categoria diferente. Ou seja: em nada vai influenciar essas FF estilo mirrorless. :D
2- alguém conseguirá responder a altura da sony? Vi boatos de uma FF, com corpo pequeno da fuji na internet. Caso seja verdade, ficarei curioso em ver essa disputa.
3- algum dia, elas substituirão as parrudas FF Canikon?
4- Custo x benefício: vocês acharam os preços atraentes? Vi no Mercado Livre, no valor de R$ 5,895,00. Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531153042-sony-alpha-a7-digital-24mp-full-hd-oled-a-7-_JM / temos que pensar nas lentes também. Vi fotos na internet, de usuários adaptando diversos modelos de lentes.

Para finalizar. Eu fiquei bastante empolgado com essa câmera, mas queria saber de vocês: trocariam suas em1, em5 ou as pens, fujis x-pro, pana gh, nex, por essa FF estilo compacta?

câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 00:39:18
Edileal...bem vamos lá ao que eu acho....

Mirrorless....faz algum tempo que posto que acredito que o futuro de todas as câmeras....será sem o sistema de espelho....pois julgo isso como uma questão tecnológica... como as digitais suplantaram as analógicas.

Quanto ao tamanho do sensor continuo achando que coexistirão vários formatos...creio que os sensores maiores ainda serão preferidos por muitos fotógrafos... outros já preferem a portabilidade de sensores menores, não vejo as FF mirrorless matando as mirrorles M4/3 ou qualquer outro formato...alias cada dia mais marcas entram na oferta de lentes M4/3 essa semana a Kowa anunciou 03 lentes novas....creio que já passamos agora de 80 lentes nativas M4/3 sendo ofertadas....pois temos que entender que os corpos menores das FFs mirrorless são apenas parte da questão que foi resolvida....tem outra parte até agora sem solução... as lentes....elas continuam sendo muito diferentes em peso e tamanho. Creio que existe e sempre existirá mercado pra vários tamanhos de sensores...o que parece-me fadado a desaparecer ou virar nicho são as cameras com espelhos.

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 01:49:22
Leitura ligada ao tópico:
http://www.lensrentals.com/blog/2014/02/disruption-and-innovation

A aposta pelas mirrorless é grande no link acima.
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 08:21:41
1- vocês acham que é a falência do sistema micro 4/3, ou é uma categoria diferente. Ou seja: em nada vai influenciar essas FF estilo mirrorless. :D

Claro que não! E por que algum amador iria deixar de querer câmeras menores, mais leves, com excelente qualidade de imagem, e acima de tudo MUITO mais acessíveis do que qualquer FF, que obviamente não é qualquer bolso que pode comprar? Não vejo qualquer razão para a falência do sistema m4/3. Pelo menos, não por ser substituída por mirrorless FF. Mas a verdade é que o futuro, ninguém sabe. Pode acontecer? Pode. Pode não acontecer? Pode tbém.

2- alguém conseguirá responder a altura da sony? Vi boatos de uma FF, com corpo pequeno da fuji na internet. Caso seja verdade, ficarei curioso em ver essa disputa.

O tempo dirá, mas não é algo difícil. Acredito que a concorrência irá se mexer :ok:

3- algum dia, elas substituirão as parrudas FF Canikon?

O tempo dirá. Ninguém sabe. Espero que esse tópico não vire MAIS UM com aquela chatíssima e extensa discussão mirrorless x reflex. Se quiser ver opiniões a respeito disso, dá uma pesquisada que tem tópicos super extensos já com essa discussão.  :D


4- Custo x benefício: vocês acharam os preços atraentes? Vi no Mercado Livre, no valor de R$ 5,895,00. Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531153042-sony-alpha-a7-digital-24mp-full-hd-oled-a-7-_JM / temos que pensar nas lentes também. Vi fotos na internet, de usuários adaptando diversos modelos de lentes.

Por fora de preços...  Essa não posso responder.  :D

Para finalizar. Eu fiquei bastante empolgado com essa câmera, mas queria saber de vocês: trocariam suas em1, em5 ou as pens, fujis x-pro, pana gh, nex, por essa FF estilo compacta?

com certeza não. Já disse várias vezes aqui e insisto: eu troquei meu sistema APS-C Nikon pelo m4/3 pela excelente qualidade de imagem que eu obtenho com este sistema, aliada ao tamanho reduzido e leveza. Acho que se eu tivesse uma FF, seria uma Sony RX1, essa sim, é pequena de verdade. Mesmo assim, teria que ser uma de segunda mão, e só qdo eu tivesse bastante dinheiro sobrando e aparecesse aquela oportunidade irresistível, hehe.  :D
ESsa A7 aí é menor do que uma reflex FF, mas como se vÊ pela foto, é maior (mesmo que não muito) do que a EM5, que é a que eu tenho atualmente. Mas como não só de corpo vive a fotografia, não tem como ignorar o tamanho das lentes... Foge totalmente do que eu busco pra mim. :ok:



« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 08:24:26 por Helena Bsb »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 08:23:03
Formatos diferente de midias sempre coexistiram. Na época do filme tínhamos a 110, 135, 120 e 220. A vantagem das MFT são as lentes serem muito mais compactas do que as APS, FF e MF.
A Sony nunca vai conseguir uma 35mm 1.4 compacta, leve para a A7. A saída para ela será campanhas massivas de marketing para vender para o amador e será a câmera de escolha de alguns fotógrafos de paisagem - uma lente lenta para paisagem não é uma opção ruim.
O que as MFT entregam são lentes de diferente DF com velocidade adequada e corpo compacto, sem comprometer a qualidade - com uso de materiais plásticos no corpo e na ótica...
A Fuji com o seu sistema X entrega lentes e qualidade de imagem no mesmo nível de Canon L e Nikon Pro Line.
Enfim; para quem entende fotografia e sabe o que quer fotografar vai saber escolher o sistema que mais se adapta ao seu estilo, para o amador e iniciante quem vai ditar serão os departamentos de Marketing de Canon, Sony, Fuji, Nikon, Pentax, Olympus, Panasonic... Enfim o melhor departamento de Marketing trará o maior Marketshare...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 08:23:21 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 08:27:36

Para finalizar. Eu fiquei bastante empolgado com essa câmera, mas queria saber de vocês: trocariam suas em1, em5 ou as pens, fujis x-pro, pana gh, nex, por essa FF estilo compacta?


Não trocaria.
As lentes Nikon FX são infinitamente superiores, o AF da D3s é absurdamente superior, a qualidade de imagem da minha Nikon é absolutamente suficiente para impressões grandes. A minha Panasonic GH3 filma muito melhor do que a A7, as lentes da Fuji X são muito melhores do que as da Sony - nem vou entrar no mérito da qualidade de imagem do sensor X-Trans da Fuji.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 08:46:38
edileal, "delicie-se" (uuuurgh) com 23 páginas falando sobre mirrorless x reflex.  :D
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68383.0


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 14:42:36
Edileal...bem vamos lá ao que eu acho....

Mirrorless....faz algum tempo que posto que acredito que o futuro de todas as câmeras....será sem o sistema de espelho....pois julgo isso como uma questão tecnológica... como as digitais suplantaram as analógicas.

Quanto ao tamanho do sensor continuo achando que coexistirão vários formatos...creio que os sensores maiores ainda serão preferidos por muitos fotógrafos... outros já preferem a portabilidade de sensores menores, não vejo as FF mirrorless matando as mirrorles M4/3 ou qualquer outro formato...alias cada dia mais marcas entram na oferta de lentes M4/3 essa semana a Kowa anunciou 03 lentes novas....creio que já passamos agora de 80 lentes nativas M4/3 sendo ofertadas....pois temos que entender que os corpos menores das FFs mirrorless são apenas parte da questão que foi resolvida....tem outra parte até agora sem solução... as lentes....elas continuam sendo muito diferentes em peso e tamanho. Creio que existe e sempre existirá mercado pra vários tamanhos de sensores...o que parece-me fadado a desaparecer ou virar nicho são as cameras com espelhos.

Foi como eu disse: queria a opinião de todos.
Eu creio em tudo que você falou. Um ponto citado, foi a questão das lentes serem grandes; isso influencia em muita coisa. Seria um fator determinante para a troca ou não do M4/3 para FF mirror...
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 16:19:28
1- vocês acham que é a falência do sistema micro 4/3, ou é uma categoria diferente. Ou seja: em nada vai influenciar essas FF estilo mirrorless. :D


3- algum dia, elas substituirão as parrudas FF Canikon?

O tempo dirá. Ninguém sabe. Espero que esse tópico não vire MAIS UM com aquela chatíssima e extensa discussão mirrorless x reflex. Se quiser ver opiniões a respeito disso, dá uma pesquisada que tem tópicos super extensos já com essa discussão.  :D





Espero que não vire mesmo; minha intenção não foi essa :D
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 16:22:05
o futuro é uma mirrorless mFT full frame e lentes Fuji. E claro EVF hibrido.  :D  :D :ok:
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 16:23:04 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 21:38:16
Acredito que a longo prazo, as mirrorless FF (já com uma boa gama de objetivas disponíveis) desbancarão as câmeras com espelho sim.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 21:38:52 por Sunriser »


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 23:48:11
"Desbancar", não creio.
Mesmo porque profissionalmente é necessário também que a câmera tenha boa pegada. Caso contrário não precisaríamos de grips como acessório.

Outro fator é que as lentes são diferentes.
Nenhuma empresa vai forçar os fotógrafos a trocarem uma gama enorme de lentes.

A tendência é de ambas coexistirem.
Ficarão com nichos diferentes e as empresas mais diversificadas.
D200


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 08:21:54
"Desbancar", não creio.
Mesmo porque profissionalmente é necessário também que a câmera tenha boa pegada. Caso contrário não precisaríamos de grips como acessório.

Outro fator é que as lentes são diferentes.
Nenhuma empresa vai forçar os fotógrafos a trocarem uma gama enorme de lentes.

A tendência é de ambas coexistirem.
Ficarão com nichos diferentes e as empresas mais diversificadas.

Mirrorless, várias, possuem pegada ótima, inclusive com o uso de Grip.   :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 09:04:05
A melhor qualidade de imagem é da Grande formato; todo o resto existe um pouco de sacrifício de uma parte para beneficiar outra. A minha opinião pessoal é de que não vale a pena ter uma câmera compacta mas com um sensor que necessite de uma lente grande. Neste aspecto as MFT estão muito à frente, com corpos elentes compactas. No fim das contas usar uma lente f/4 em uma Sony A7R vai me dar a mesma profundidade de campo de uma OMD com uma lente 1.4, sendo o conjunto Olympus muito mais leve; isso ninguém está considerando, porém para Landscape uma Sony A7R com uma Voightlander 12mm f/5.6 é um conjunto quase imbatível. Enfim, não dá para afirmar o sucesso ou fracasso - são câmeras que para quem sabe o que quer não tem nem dúvida e compra independente do Hype...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 11:34:08
Oi amigo, como você quer saber a opinião de cada usuário, vou deixar a minha aqui também! Já fui usuário de câmeras reflex de filme (Nikon F4, N60, N80 e Canon EOS 30e), digitais compactas de diversas marcas, reflex digitais (Canon Rebel XS, T2i, T3i e 70D) e agora micro 4/3 (Lumix GF3, GX1 e Olympus EPL5, EM5, EM1).

1- vocês acham que é a falência do sistema micro 4/3, ou é uma categoria diferente. Ou seja: em nada vai influenciar essas FF estilo mirrorless. :D
Não é a falência não. Hoje o sistema micro 4/3 é o mais desenvolvido dos sistemas mirrorless, com o maior número de fabricantes envolvidos e o maior número de lentes disponíveis. Como exemplos de empresas grandes envolvidas: Panasonic, Olympus, Leica, Sigma e Kodak. Há ainda uma real possibilidade da Leica entrar na fabricação de corpos ainda. Se fosse apostar na continuidade de um sistema mirrorless apenas com o cenário atual, esse sistema seria o micro 4/3, em segundo lugar o Sony Alpha (bom, Nex saiu de linha já, ficou apenas alpha!!!!) empatado com o Fuji X.

2- alguém conseguirá responder a altura da sony? Vi boatos de uma FF, com corpo pequeno da fuji na internet. Caso seja verdade, ficarei curioso em ver essa disputa.
Não só conseguirá, como já fizeram antes do lançamento oficial da A7, vide relatos de usuários pelo mundo todo da Fuji XT1 e da Olympus EM1. Quando contabilizamos o sistema de lentes das Fuji e Micro 4/3 combinados a essas duas câmeras, e com a mesma habilidade do fotógrafo, pode-se chegar a resultados similares em qualidade. O ponto aqui é a falta de lentes para a A7/7r. Com lentes F1.8 em micro 4/3 conseguiremos resultados similares a f3.5 na A7r, assim como com lentes f1.4 nas Fuji se consegue resultados próximos de f1.8 na A7r e assim por diante.

O sensor full frame exigirá lentes de tamanho similar às lentes FF atuais de Canon, Nikon e Sony, portanto não haverá ganho em portabilidade suficiente, nem em outras características operacionais de uso real da câmera. DSLR FF ainda é e vai ser a melhor opção em FF por um bom tempo para quem precisa do sensor FF. Uma linha de lentes como a Canon L precisaria de pelo menos 15 anos de desenvolvimento acelerado, além do alto investimento.

Não só olhando pra frente, mas pra trás também, eu não apostaria investimento alto em Sony ainda, vide as constantes mudanças de tecnologia que eles vêm adotando desde a compra da Minolta. Isso é opinião pessoal minha, e não estou desmerecendo as câmeras da Sony, que são ótimas, mas sim não estou de acordo com as "guinadas" muito frequentes na estratégia adotada.

3- algum dia, elas substituirão as parrudas FF Canikon?
Sim, mas em mais de uma década, no mínimo. Repito: um set de lentes como as Canon L e as Nikon FX vai levar no mínimo 15 anos de desenvolvimento e altíssimo investimento.
 
4- Custo x benefício: vocês acharam os preços atraentes? Vi no Mercado Livre, no valor de R$ 5,895,00. Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531153042-sony-alpha-a7-digital-24mp-full-hd-oled-a-7-_JM / temos que pensar nas lentes também. Vi fotos na internet, de usuários adaptando diversos modelos de lentes.
Nesse caso não acho o valor atraente ainda, pois as opções de Canon (6D) e Nikon (D610) têm preços similares e sistemas completos por trás delas.

O sistema micro 4/3 consegue lentes tão ou mais compactas que as lentes da Nikon 1, por exemplo, que tem sensor de 1", com um sensor 4/3 que capaz de entregar uma qualidade de imagem suficiente para 95% dos fotógrafos da atualidade, com corpos de tamanho de câmeras compactas premium. Conseguiram desenvolver um set de lentes com quase 80 lentes em pouco mais de 3 anos, trazendo lentes 4/3 da Olympus e da Panasonic para o formato micro 4/3, além de lentes das rangefinder Leica, apenas pelo fato do sensor ser menor e exigirem poucas alterações no projeto ótico. No caso da Sony, a equação é mais complexa um pouco, pois o sensor é FF, e a solução imediata seria trazer as lentes Sony A FF para o mount FE, o que inclusive aumentaria ou manteria o tamanho das mesmas.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 11:50:40 por fvanzela »
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/