Autor Tópico: Firmware  (Lida 1719 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 16 de Março de 2005, 21:58:29
Pessoal,

Li na comunidade das S5000 no orkut sobre um possível "firmware" que faria a máquina conseguir 15 ou 30s de abertura (o padrão da máquina é 2s).

Bem, gostaria de saber como funciona um firmware. É algo que se instala na câmera? Como é feito isso? É possível este tipo de coisa, modificar a capacidade de "interpretação" da velocidade da câmera?

Espero que alguém possa me ajudar!

Obrigado,

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2005, 22:07:42
Em qual comunidade, Melão? Lendas sobre firmware para a s5000 sempre houve, mas nunca soube de um caso concreto.

Me dá o link para eu ver?

Ivan


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2005, 22:30:58
Ivan,

A verdade é exatamente esta. O link está aí, mas parece ser mera especulação. ( http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=23994&tid=8097740 )

O que eu fiquei encucado é em saber como este tal "FIRMWARE" funciona.

Mas agradeço a atenção e aproveitando a oportunidade: Seja bem vindo de volta!

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2005, 22:41:46
Obrigado, Melão, colega de fórum e de arquitetura -risos.

Essa história do firmware é danada, pois há uma série de etapas para que seja possível, inclusive deve haver uma forma de isntalá-lo. O fato é que sempre rolou muinto wishful thinking mas cada vez eu me convencia mais da inexistência de qulquer esforço concreto.

 


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2005, 09:35:45
Citar
Bem, gostaria de saber como funciona um firmware. É algo que se instala na câmera? Como é feito isso? É possível este tipo de coisa, modificar a capacidade de "interpretação" da velocidade da câmera?
 
Firmware eo nome tecnico dado o Sistema Operacional (como o windows,linux,macOS) que rodam em sistemas embarcados (que fazem coisas especificas, como cameras, celular, etc), normalmente eles estão gravados em uma memoria somente de leitura* (eprom).
Sim, e instalado na camera atravéz de um programa especial, geralmente fornecido pelo fabricante, junto com a atualização do firmware (correção de bugs). Raramente novas funcionalidades são incluidas oficialmente pelo fabricante. Algums podem ler o firmware que esta em um arquivo com nome especifico no cartão de memória, atualizando o atual ou mesmo iniciando esse firmware que esta no cartão, sem mexer no original da camera.

Um terceiro, tendo o conhecimento necessário* pode criar um firmware próprio ou modificar na marra o existente, incluindo funcionalidades extras.

*
- Atualmente se usam memoria com tecnologia flash para armazenar o firmware, facilitando assim a atualização.

- As fabricantes costuma não liberar os dados necessários ao entendimento do funcionamento interno da camera, tão pouco o código fonte do firmware, dificultando em muito a modificação.

Então, e pouco provavel que exista algum firmware como o indicado, e caso o mesmo exista, pode ser que não funcione, até mesmo pode inutilizar a camera.
Uma possiblidade de tal firmware existir, e o mesmo ter sido feito por um dos programadores da própria fuji (ou empresa contratada), que fez as mudanças para o seu uso pessoal, e que, não deveria ser distribuido. Também pode ser uma versão rejeitado pelo marketing.
 
« Última modificação: 17 de Março de 2005, 09:42:31 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2005, 22:40:27
Pksato,

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Melão
Visitem meu flickr