Autor Tópico: Filme nao eh coisa do passado, eh apenas menos popular.  (Lida 1618 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 21 de Fevereiro de 2014, 03:16:00
Muitos fotografos nunca deixaram de fotografar com filme, principalmente artistas e fotografos que usam medio e grande formato (por motivos obvios).

2% dos fotojornalistas continuam usando filme.

Aqui um exemplo de fotografo que usa grande formato para fotografar esportes, campanhas politicas, etc:

Citar
what I hoped to do was to create a set of pictures which kind of lets the viewer know what it was like being there, more so than necessarily getting any strictly “amazing action” pictures. It’s about trying to set the tone of what it’s like, and just how you “see” the events with a fairly “normal” lens (7″ on 4×5).

http://petapixel.com/2013/02/08/david-burnetts-speed-graphic-photos-of-the-london-2012-olympics/

E eh como o quote dele diz, devemos escolher ferramentas e formatos para a linguagem e mensagem visual que queremos transmitir.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 07:32:50
Sensacional o trabalho dele!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 07:50:16
bem legal! tem que ser muito bom pra não perder os momentos com uma câmera dessa... lição pros que usam 10 fps pra conseguir uma pose boa! rs..


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 09:03:50

Muitos fotografos nunca deixaram de fotografar com filme, (...)


Marcio,

Muito legal a abordagem desse tema. A sua experiência conta muito, principalmente porque você é um profissional da área e anda pelos dois mundos, o químico e o digital, com muita desenvoltura.

Outro aspecto interessante é observar que muita gente já ouviu falar em FILME FOTOGRÁFICO, mas nunca experimentou o dito cujo. E aí... qual é a grande surpresa?! Pois é, as pessoas que botam as mãos, que experimentam, que olham para uma imagem gravada na emulsão da película, acabam por tomar gosto e não deixam mais de usar esse tipo de fotografia.

Creio que sejam pouquíssimas as pessoas que digam: "Não gostei desse troço!".

Para a galera que nasceu, sei lá, depois da primeira metade dos anos 1990, acho que uma boa parte não experimentou um filme.

Tem gente que fala que não gosta de Banana Prata e prefere a Banina Nanica. Engraçado é saber que nunca experimentaram a Prata.

Eu penso que todo mundo deveria, pelo menos uma vez na vida, ver um cromo 4x5 em cima de uma mesa luz. Repito, pelo menos ver.



.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 09:09:10 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 10:03:47
eu lembro muito da fotografia analógica, meu pai sempre teve câmera, mas nada espetacular, não era SLR ...
quando eu cresci ele me deixava tirar umas fotos, mas não empolguei muito na época ... (sou de 84) eu acho que tinha uns 10-12 anos mais ou menos ...
meu padrinho tinha SLR, tinha feito curso de fotografia ... e eu nunca tinha dado bola ...
no meio do ano passado me interessei novamente por fotografia ... comecei a ler muito, pesquisar, até que comprei minha primeira câmera com lentes intercambiáveis ... é um caminho sem volta ...
semana passada meu padrinho me deu a SLR dele, está perfeita ... já decidi, esse fim de semana eu vou comprar um rolo de filmes e experimentar novamente o gosto de tirar fotos, levar o filme pra revelar e ficar ansiosamente aguardando o resultado ... só que desta vez, com uma nova perspectiva ...
talvez nos encontremos mais vezes por aqui ...
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 10:23:53
Marcio,

Muito legal a abordagem desse tema. A sua experiência conta muito, principalmente porque você é um profissional da área e anda pelos dois mundos, o químico e o digital, com muita desenvoltura.

Outro aspecto interessante é observar que muita gente já ouviu falar em FILME FOTOGRÁFICO, mas nunca experimentou o dito cujo. E aí... qual é a grande surpresa?! Pois é, as pessoas que botam as mãos, que experimentam, que olham para uma imagem gravada na emulsão da película, acabam por tomar gosto e não deixam mais de usar esse tipo de fotografia.

Creio que sejam pouquíssimas as pessoas que digam: "Não gostei desse troço!".

Para a galera que nasceu, sei lá, depois da primeira metade dos anos 1990, acho que uma boa parte não experimentou um filme.

Tem gente que fala que não gosta de Banana Prata e prefere a Banina Nanica. Engraçado é saber que nunca experimentaram a Prata.

Eu penso que todo mundo deveria, pelo menos uma vez na vida, ver um cromo 4x5 em cima de uma mesa luz. Repito, pelo menos ver.



.
Pô, Braga, acho que voce foi infeliz nessa sua comparação aí. Eu já comi das duas e prefiro a Nanica.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 22:36:14
Pô, Braga, acho que voce foi infeliz nessa sua comparação aí. Eu já comi das duas e prefiro a Nanica.  :D

Bota infeliz nisso!!!!  :aua: :aua: Pensei uma coisa e escrevi outra.  :assobi: Uma anta, não?!

Também prefiro a Nanica. Quanto a filme... bem, qualquer um.  :D
-22.352971,-48.775582


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 22:40:28
bem legal! tem que ser muito bom pra não perder os momentos com uma câmera dessa... lição pros que usam 10 fps pra conseguir uma pose boa! rs..

E que não conseguem focar se a câmera não tiver quase uma centena de pontos de autofoco  >:(