Autor Tópico: Dúvidas Acerca de Sensores Fotográficos  (Lida 3748 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Online: 23 de Fevereiro de 2014, 13:56:26
Olá, pessoal. Sou novato no fórum e há poucos meses me iniciei nos estudos da fotografia por conta própria, com o fim de hobby.

Meu objetivo com esse tópico é o de sanar minhas dúvidas acerca de características dos sensores presentes nas câmeras fotográficas e smartphones. Por favor, me perdoem caso eu esteja criando algum tópico repetido, pois não é minha intenção poluir o fórum, mas sim enriquecer a discussão acerca do assunto, sendo inclusive fonte de pesquisa para futuros membros.

Já estou careca de saber que sensor pequeno e resolução gigante, especialmente em câmeras compactas baratas e smartphones, não é uma boa combinação. Entretanto, a maior parte das câmeras e dos smartphones presentes no mercado atual dão a possibilidade de se diminuir a resolução das fotos. E fico vendo que a tendência de mercado nesses produtos voltados para o público geral é que cada vez mais os fabricantes entupam MegaPixels em sensores de 1/2.3" ou menores. Então, minha primeira dúvida reside na seguinte hipótese: ao usar uma câmera ou smartphone com resolução gigante, tipo 20MP, por exemplo, se eu abaixar a resolução para 8MP ou 12MP diretamente na câmera poderei aproveitar melhor o potencial do sensor pequeno, sem forçá-lo? Ou seria melhor diminuir a resolução no Photoshop, deixando tal câmera disparando nos 20MP padrões? Isso é algo que não me sai da cabeça já faz alguns meses e até o presente momento não vi ninguém discutindo tal possibilidade. Eu vejo muita gente se revoltando ao ver os fabricantes lançando câmeras com mais e mais resolução e eu também não acho essa estratégia safada de marketing nada honesta, mas reside aí uma possivel solução para quem não deseja fotos gigantes de outdoor com pixels borrados.

Enfim, conto com a ajuda de vocês. O que me dizem à respeito?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, 13:58:46 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 14:12:40
Não adianta, pois a quantidade de pixels no sensor é uma característica física.

Esse ajuste de resolução é do arquivo, não do sensor. :ok:
D600 - E-M10


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 14:45:50
Não adianta, pois a quantidade de pixels no sensor é uma característica física.

Esse ajuste de resolução é do arquivo, não do sensor. :ok:

Exato.

Um sensor APS-C de 24Mp terá mais "furinhos" para capturar a luz, mas esses receptáculos serão consequentemente menores que um sensor de mesmo tamanho, com 16Mp.

Mas tem a questão da tecnologia, muitas vezes uma câmera mais nova lidará melhor com ruído do que uma mais antiga, apesar do sensor ter mais megapixels espremidos ali. O resultado final vai depender do trabalho do todo.

Se você diminuir a resolução de 12Mp pra 8Mp, tudo o que você vai alterar é o tamanho da foto, quais as dimensões de alturaXlargura ela vai ter.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, 14:48:30 por Fabio Azzo »


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 14:59:52
Não adianta, pois a quantidade de pixels no sensor é uma característica física.

Esse ajuste de resolução é do arquivo, não do sensor. :ok:

Exato.

Um sensor APS-C de 24Mp terá mais "furinhos" para capturar a luz, mas esses receptáculos serão consequentemente menores que um sensor de mesmo tamanho, com 16Mp.

Mas tem a questão da tecnologia, muitas vezes uma câmera mais nova lidará melhor com ruído do que uma mais antiga, apesar do sensor ter mais megapixels espremidos ali. O resultado final vai depender do trabalho do todo.

Se você diminuir a resolução de 12Mp pra 8Mp, tudo o que você vai alterar é o tamanho da foto, quais as dimensões de alturaXlargura ela vai ter.

Ah, bacana! Eu não sabia que a resolução fosse uma característica física do sensor, mas sim algo relacionado a processamento posterior (afinal as câmeras possuem processador de imagem além do sensor). Sendo assim faz muito sentido. Realmente é bom evitar câmeras com resoluções altas em sensores que não dão conta delas. Entretanto, você tirar as fotos na resolução máxima e diminuir no Photoshop depois é uma boa ideia para amenizar os ruídos? Ou isso também é lenda?

Agradeço imensamente aos que me responderam.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 15:51:47
Quando a imagem sai do sensor ela esta num formato que somente o processador da câmera entende, através de um software interno ela aplica correção de ruido, realça cor, proporciona e grava numa mídia interna ou externa.  quanto mais rápido o processador mais rápida a câmera.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 16:07:59
Só lembrando que atualmente também existe aquela tecnologia pureview para smartphones, q se utiliza do pos processamento pra gerar uma imagem melhor, por isso o sensor de 41mpx dele entrega imagens muito boas, q no caso são de 5mpx se não me engano e pouquíssimo ruído. O funcionamento dele eh bem interessante, vale a pena dar uma lida ;)
Quanto a sua duvida se vc olhar a foto sem redimensionar em um monitor, ela já estará sendo redimensionada para ser visualizada naquele tamanho de tela, ou seja, se vc redimensionar a imagem total usando um programa, terá o msm efeito que a visualização da imagem original no mesmo tamanho, não há necessidade disso, mas quanto menor a imagem em relação a sua original, menos pixels ruidosos vc irá observar, por limitação dos próprios olhos e da tela, então vc pode diminuir a imagem até o ruído desaparecer, mas ele ainda estará lá, no caso de uma mudança na resolução você irá perder informações, o q tornará o processo contrário irreversível. Faça o sentido inverso, olhe uma foto do instagram na tela do celular e a mesma foto ampliada na tela do computador, é a mesma premissa


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 18:35:27
Todas as imagens em jpeg são processadas, seja no Nokia, Samsung ou qualquer telefone ou em uma câmera fotográfica seja a marca que for..

Imagens cruas só no formato RAW (RAW em inglês significa cru)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 19:11:34
Assim óh, a luz que chega no sensor tem algumas características físicas que são determinantes na captação de imagem pelo sensor. Entre muitas, destaque para resolução que a lente entrega para o sensor (medidas em linhas de resolução), e o tamanho das frequências de cor (lambidas). Alguns sensores atualmente tem pixels tão pequenininhos que chegam a ser menores que o tamanho de onda de determinadas cores (lambida).

De maneira resumida e deixando de lado algumas questões (como energia, qualidade da luz, fenômenos óticos, "sensibilidade/eletrônica" do equipamento), a relação entre a resolução da lente, o tamanho da frequência de onda, o tamanho do pixel e a resolução do sensor, são os fatores que vão determinar a qualidade de imagem capturada pela sua câmera.

Todo esse conjunto de elementos somados são partes de um sistema, com diversas variáveis, que juntos resultam em uma imagem com qualidade melhor ou pior.

Megapixel virou ferramenta de marketing, é o primeiro atrativo para o leigo, que quer ter a sensação de estar comprando algo revolucionário.

Quanto ao seu celular não sei, mas possivelmente, como o sensor dele é bem pequeno, tirar uma foto com 8, 12 ou 20Mp, pode resultar na mesma coisa.  Provavelmente ele vai produzir uma imagem que poderia ser chamada de fisicamente interpolada ou expandida, ou seja um JPG de 20 Mpixels com a mesma qualidade de um de 8 Mpixels.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, 19:19:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 08:58:29
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 08:24:02
Quem dera se os megapixels das compactas (e compactas premium) nunca tivesse ido além dos 6... Eu já fiz ampliação acho que 25x20 (ou 30x20, não lembro bem) de foto de 5 mpx, e ficou ótimo. foi para participar de concurso amador, e essa resolução já mais do que basta. Mais mpx deveriam ficar restritos mesmo às câmeras de uso profissional ou amador avançado, como as reflex, e agora as mirrorless. Seria delicioso se minha SX40 tivesse sensorzinho de 1/1.7" com 6 mpx, e uma lente mais clarinha. Com a tecnologia atual dos sensores, um hardware com essas características iria ARREBENTAR na qualidade das fotos. Mas, né.....  :no:


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 10:05:51
eu tenho um nokia lumia 920 com pureview e acho a qualidade acima da media se comparado com outros smartphones, eu já não uso mais compactas.

e o diferencial da nokia é que ela tem um botão dedicado a câmera e lhe permite ajustes manuais.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 19:13:47
Agradeço a todos pelas informações. Está me sendo bastante útil e produtivo. Se alguém tiver algo mais a acrescentar ou alguma outra dúvida referente a sensores, por favor, continuem participando do tópico. Minha maior dúvida no momento era realmente aquela referente à diminuição da resolução em câmeras limitadas. Só que agora já deu para esclarecer. Continuarei acompanhando esse tópico caso alguém mais tenha algo a acrescentar.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 21:59:30
Acabei de conferir aqui... uma foto de uma câmera de 5 megapixels impressa em 20x30, com ótima qualidade.
Pra que 20mpx em câmera compacta, meu deus, pra quê..  :no:


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 22:21:20
Acabei de conferir aqui... uma foto de uma câmera de 5 megapixels impressa em 20x30, com ótima qualidade.
Pra que 20mpx em câmera compacta, meu deus, pra quê..  :no:

Eu acho muito bem-vindo 20MP em sensores grandes, mas em sensores minúsculos acho que o máximo é 12MP. Mais que isso é só exagero para marketing porco. Em smartphones acho um absurdo o excesso de resolução em sensores diminutos. Meu Samsung Galaxy SIII promete 8MP, mas só fica razoável em ambientes abertos. Qualquer coisa abusa do ISO e granula tudo.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp