Autor Tópico: Excelente ou péssima?  (Lida 3766 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #30 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:15:39
Nao existe foto boa ou ruim, correta ou errada.

O que existe sao ideias, influencias, conceitos, mensagens, etc.

Nao se avalia uma foto baseado nos parametros tecnicos (que nao sao regras como gostam de chamar mas apenas pontos de referencia). O correto de se avaliar uma foto eh analisando o quanto proximo ou bem sicedido o fotografo atingiu a metra proposta, a transmissao da mensagem, a coerencia na linguagem e o principio da ideia.


Um exemplo simples. Tem pessoas que tem olhar e enquadra somente se baseando no sujeito na imagem. E tem pessoas que tem olhar e enquadra se baseando na cena/ambiente. E tem pessoas que se baseia na Cena+Sujeito. E essa diferenca de olhares deve ser levado em consideracao ao avaliar uma imagem. O problema eh que muitos nao levam em consideracao diferentes olhares e julgam baseado somente no seu proprio olhar, e que nao foi o olhar que foi feita a foto.

Entao, a maioria das pessoas nao estao avaliando se a foto esta boa ou ruim, mas apenas se esta de cordo com o olhar e gosto delas ou nao.

Estou 100% de acordo.   :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:20:29
Pois é...cada um é cada um.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:30:38
Sinceramente? Corredor polonês vale de pouca coisa
. . .
Pessoal tem um grande problema com foto que destoa dos padrões, como eu gosto de foto sub e com cortes e enquadramentos mais agressivos, passo longe do corredor ...
Uma coisa é fugir dos padrões e ter um estilo próprio.
Outra coisa é ignorar totalmente opiniões dissonantes da sua.

O segredo do sucesso é receber as críticas, ponderar sobre elas, filtrar o que você considera válido, e usar isso para melhorar suas obras.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 15:38:06 por Hoogle »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #33 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:40:12
Uma coisa é fugir dos padrões e ter um estilo próprio.
Outra coisa é ignorar totalmente opiniões dissonantes da sua.

O segredo do sucesso é receber as críticas, ponderar sobre elas, filtrar o que você considera válido, e usar isso para melhorar suas obras.

Então... o problema é. Se a crítica tem sentido tudo bem. Agora, se eu já disse que eu coloquei três pontos sub, cortei no meio da testa porque gostei assim e ainda apliquei uma saturação de +5 pontos, não é uma crítica dizendo que ela está muito sub, com corte errado e com cores exageradas que eu vou considerar, concorda?

Não adianta só criticar, tem que saber criticar também. E a crítica tem que ter sentido.  ;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #34 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:47:22
Digamos que eu fiz feijão, decidi fazer uma experiência e coloquei mais sal de propósito.
Pedi para alguém provar o feijão, já avisando que coloquei mais sal que o normal.
Essa pessoa falou que está ruim por que está salgado demais.

É uma crítica sem sentido?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 15:48:41 por Hoogle »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:53:49
Digamos que eu fiz feijão, decidi experimentar e coloquei mais sal de propósito.
Pedi para alguém provar o feijão, já avisando que coloquei mais sal que o normal.
Essa pessoa falou que está ruim por que está salgado demais.

É uma crítica sem sentido?
Se vc critica dizendo que esta salgado d+ vc esta se baseando no seu paladar e nao no paladar daquele que procurou dar um gosto diferente ao feijao.

Se vc levar em consideracao o paladar de pessoas que gostam de comida mais salgada, ao reconhecer que o feijao estar no paladar desse publico para quem o feijao foi feito, vc nao diria que esta salgado d+, a nao ser para o seu paladar.

Ja eu como feijao sem sal... E ai? Tem a maneira certa de temperar feijao? Claro que nao, depende da intencao de quem cozinha e do publico que ele quer atender. Mesmo nao estando bom para vc, vc pode reconhecer que esta bom para o publico direcionado ou para o criador, se vc tiver a percepcao que existem paladares diferentes.

Mas paladar que envolve contato fisico nao eh um exemplo apropriado para o visual.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 15:57:42 por C R O I X »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:59:35
Digamos que eu fiz feijão, decidi fazer uma experiência e coloquei mais sal de propósito.
Pedi para alguém provar o feijão, já avisando que coloquei mais sal que o normal.
Essa pessoa falou que está ruim por que está salgado demais.

É uma crítica sem sentido?

Se ele sabe que está salgada além do normal e voce já disse isso previamente, sim. É sem sentido. :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #37 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:01:08
vc esta se baseando no seu paladar...
levar em consideracao o paladar de pessoas que gostam de comida mais salgada...
a nao ser para o seu paladar...

Ja eu como feijao sem sal... E ai?...
existem paladares diferentes....

Mas paladar que envolve contato fisico nao eh um exemplo apropriado para o visual.
Exato Márcio, é tudo questão de gosto. Não importa o sentido (visão, paladar, tato).
A crítica é uma questão de gosto. Mas não é por isso que temos que desconsiderá-la.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 16:02:06 por Hoogle »


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #38 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:01:38
Se ele sabe que está salgada além do normal e voce já disse isso previamente, sim. É sem sentido. :)
Ele sabe que está mais salgado que o normal. Mas não sabe se está bom ou não.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 16:05:32 por Hoogle »


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #39 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:03:28
É verdade que é questão de gostos e não só...

A falta de informação, formação sobre muita coisa... e neste caso da arte, nos pode levar a não 'ver' isto ou aquilo...

Eu não tenho essa formação... e sempre me passou ao lado a arte abstracta com poucas excepçoes (Miro e poucos mais).

Porem, uma das vantagens de estar aqui é receber as opinioes e criticas dos demais...

Se não ... para quê?
A. Fernandes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:18:25
Exato Márcio, é tudo questão de gosto. Não importa o sentido (visão, paladar, tato).
A crítica é uma questão de gosto. Mas não é por isso que temos que desconsiderá-la.
Nao eh apenas questao de gosto, eh questao de visao, paladar e tato que eh preciso ser considerado e que vai alem do pessoal (quando se trata do julgamento do trabalho alheio).

Vamos para um exemplo mais radical para ficar claro.

Se o seu bairro precisa passar uma linha de trem ou metro e as ruas ficam por alguns meses interditadas criando maior transito. Se for considerar apenas seu gosto pessoal, vc vai ser contra as obras pq vc nao gosta de ter que pegar mais transito por alguns meses, nem do barulho da construcao, e afinal de contas vc nao vai usar o servico quando pronto, etc. Logo para o seu gosto, visao pessoal, vc sera contra.

Mas nao eh questao de gosto pessoal, eh preciso levar em consideracao a intencao da obra, o resultado que almeja, o publico para que ela vai servir. Levando em consideracao demais visoes, mesmo nao te favorecendo e vc nao gostando vc pode reconhecer que sera um trabalho bom para aqueles que usufluirao, para a locomocao da cidade, etc.

Ou digamos que a sua visao pessoal considere que a obra ira valorizar o seu terreno no bairro e seu gosto pessoal eh favoravel.
Ou a sua visao pode ser ampla para enxergar que a intencao da obra eh apenas para superfaturar, sem interncao de ser concluida e para ser usado como campanha e que sera abandonado apos as eleicoes. Vc reconhece que para os politicos, partidos e companias envolvidas eh bom, mas tambem reconhece que para a sociedade, financas da cidade e saude politica nao eh bom.

Entao nao eh questao de gosto pessoal, a nao ser que vc tenha incomendado a foto. Eh questao de olhares. E a nao ser que a foto tenha sido para o seu olhar em especifico, eh preciso tentar enxergar o olhar, influencia e mensagem do autor para saber se esta boa no que ele almejou.

A fala eh outro exemplo. Algumas pessoas podem optar em falar errado para dar enfase na expressao, mensagem, impacto nas palavras e sentidos, e se essas foram a intencao, nao faz sentido ficar avaliando pela pura questao gramatical em que nao foi o objetivo. Mesmo vc nao gostando da expressao, do sotaque, do erro gramatical.

No final a mensagem e a intencao, junto com a coerencia e influencia, eh o que imposta, seja na comida, na foto e em demais assuntos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:27:26
Lembrei de um exemplo mais radical ainda...

As artes na propaganda Nazista era obviamente ruim na questao da influencia que ela pretendia ter nas pessoas. Mas para os objetivos nazistas podemos reconhecer que sao trabalhos bons e efetivos. Eu posso reconhecer a qualidade artistica, mesmo sendo contra a intencao das obras.

Eu posso fazer uma foto de maneira que nao goste mas de maneira que venda. A foto pode ser boa se levar em consideracao o objetivo de vender, a qualidade comercial. E ao mesmo tempo ser ruim se levar a intencao artistica que foi sacrificada para atender ao gosto comercial popular.

Vc pode considerar bom e nao gostar, como tambem considerar ruim e gostar. E as pessoas confundem isso.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 17:28:53 por C R O I X »


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #42 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:35:57
Excelentes exemplos Márcio.
Concordo com todos os seus pontos.

Vc pode considerar bom e nao gostar, como tambem considerar ruim e gostar. E as pessoas confundem isso.
Essa frase traz muitas reflexões.  :ponder:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #43 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 18:37:17
Citação de: C R O I X link=topic=98944.msg1000266#msg1000266 date=1393446446

Vc pode considerar bom e nao gostar, como tambem considerar ruim e gostar. E as pessoas confundem isso.

Voltando ao ponto Corredor Polonês, este é uma aspecto negativo do espaço, se não explicar exatamente os "por quês" de não gostar/gostar sua mensagem é deletada. Então, busca-se ancorar a opinião nos detalhes técnicos, daí esta impressão que as fotos postadas são analisadas de forma simplória.

Quando vemos uma foto subexposta, com corte no meio da testa e horizonte torto, não podemos falar apenas que a foto " Não Funcionou" e que simplesmente "Não Gostei", e ao indicar os tais detalhes técnicos para justificar, somos criticados por não possuir "um olhar apurado" ou "um olhar artístico". Difícil participar assim.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 18:37:35 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:11:24
Bem, parece que minha dúvida inicial não era então tão simplória como pensei...

Concordo em parte com algumas posições que foram postadas, já que num primeiro momento deve valer o propósito do fotógrafo, quando produziu aquela imagem. Pra ele, dentro do que procurava quando clicou, a imagem pode ter ficado perfeita. Para um público em geral entretanto, pode ter ficado ruim, sem sentido, etc...

Mas uma coisa não me sai da cabeça. Todo mundo gosta do belo. Um belo carro, uma bela casa, uma bela mulher, um belo parque, uma bela praia ou uma bela fotografia, correto?

Então o que estamos discutindo é o conceito do belo. O que é belo pra uns, pode não ser pra outros.

É mais ou menos como aqueles filmes de extra terrestres que chegam à Terra a acham o ser humano feio...

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!