Autor Tópico: LR 4.4 não abre arquivos da Nikon D610  (Lida 3030 vezes)

Magno C Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo todos os dias!
Online: 20 de Fevereiro de 2014, 14:39:42
Pessoal, boa tarde...

Recentemente abri um tópico pedindo ajuda na decisão de compra de uma camera nova. Fui muito bem atendido.
Agora o que acontece é que, com a chegada da Nikon D610, meu Lightroom não abre os arquivos novos. Já li na internet que isso se dá por que o lançamento da camera é posterior ao lançamento do LR 4. Isso faz sentido, claro!
Pergunto:  Tenho que ter o LR 5 ou tem algum plugin que baixo e instalo?
O que eu posso fazer com o CD do NX2 que vem com a camera?

Mais uma vez agradeço pela colaboração.
Nikon D610 - Tamron 24-70mm f2.8 - Nikkor 50mm f1.8
Fuji X E1 - Fujinon 18-55mm f2.8
Nikon SB910 - Nikon SB800


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 18:58:06
Pessoal, boa tarde...

 meu Lightroom não abre os arquivos novos. Já li na internet que isso se dá por que o lançamento da camera é posterior ao lançamento do LR 4. Isso faz sentido, claro!
Pergunto:  Tenho que ter o LR 5 ou tem algum plugin que baixo e instalo?
O que eu posso fazer com o CD do NX2 que vem com a camera?

Mais uma vez agradeço pela colaboração.

Em relação ao NX2 que acompanha a camara , se pensar em ternos de edi'~ao ele é bem limitado , embora ajustes basico , principalmente em RW sao possiveis .

Utilizo principalmente ele para :

a. baixar da camara para o micro. Gerencia muito bem para abaixar somente os arquivos novos ( fotos tiradas desde a ultima sessão )

b.  Olhada rapida nas fotos para escolher a qual sobrevive ou nao para o proximo passo ( o programa nao cria catalogo ou qualquer outra coisa no genero , assim é muito rapido para carregar as fotos )

c. voce pode ajustar para com o botão direito sobre a foto solicitar abertura no Lr / Ps ou outro de sua preferencia .


Abraços
Fábio José



"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Anderson Barreto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 13:49:49
A diferença de lançamento do programa e a câmera não são grandes e acredito que não há problema de incompatibilidade. Eu acredito muito mais em algum problema com o programa. Pode ser plugin, falta de atualização do programa e do próprio Windows. Já tive problemas parecidos entre equipamentos e softwares, e na maioria das vezes consegui resolver com atualizações e uma medida mais drástica é reinstalar o software.
Espero ter ajudado  :ok:
Nikon D5200
Tokina AT-X 116 PRO DX-II 11-16mm f/2.8 l Tamron SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC LD l Nikkor AF-S VR Zoom-NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED l Manfrotto Kit MK294C3-D3RC2 Carbon


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 11:34:57
D610 somente com o camera raw 8.3 + Lightroom 5.3.

Se não quiseres adquirir a versão mais nova do Lightroom podes usar o DNG Converter e transformar os .NEF em .DNG.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 11:38:48 por ClaudioH »


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 16:53:53
Também tive o problema.
Precisa da versão mais nova do lr, como mencionado pelo colega Cláudio.
D200