Autor Tópico: A fotografia morreu.  (Lida 8551 vezes)

Thales Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
  • Ainda aprendendo a Arte de Fotografar!
Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 22:11:59
Pra mim não morreu e nem morrerá. Apesar da avalanche tecnológica e de meios diversos de se fotografar (até carro faz) o "Que" principal sempre vai brilhar. Esse pra mim é o artista, o fotógrafo que tem o olho de "thandera", aquele além do alcance. Muitos vulgarizam a fotografia e se contentam com qualquer foto, mas ao ver a diferença ficarão em dúvida do que andam fazendo e ao mesmo tempo terão certeza de que se quiserem ter uma lembrança eterna de qualidade haverão de contratar um profissional. Penso simples assim.   
Nikon D610
[50mm f/1.8] - [35mm f/1.8] - [24-120mm f/4] [70-300mm]


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 22:32:28
Celular com câmera uns 200 Reais hoje em dia, uma câmera simplizinha é uns 300, mas uma SLR ou Mirrorless já são 1000, se celulares fossem suficientes nimguém investiria 1000 ou muito mais numa câmera, mas quanto ao olhar, já vi kra com Nikon D3100 que como fotógrafo é pécimo e não faz nem metade do que eu faço com minhas compactas, pois o olhar do fotógrafo é individual e envolve a questão composição, gosto muito da Annie Leibovitz que é uma fotógrafa no qual um retratado vai estar num ambiente que tenha relação com ele ou o sentido da foto, mas já vi foto com parede mais focada que o retratado, fundo confuso e feitas com SLR que é um fiasco.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 23:29:18
Realmente, nunca se tirou tanta foto quanto atualmente! A qualidade vai também do interesse e da necessidade! O que se pode dizer é que a profissão de fotógrafo ficará mais restrita e mais elitizada, e quem se preocupa muito é porque sabe que não consegue se diferenciar da multidão; este está lascado! Mas os superlativos não se preocupam com isso!

Se eu estivesse preocupado com esse monte de câmera e etc, não estaria entrando no mundo fotográfico  agora. Tenho outra formação, exerço outra profissão e vislumbrei aqui uma forma de sair da rotina e buscar algo próprio, fazendo algo que realmente gosto. Enquanto todos os meus parentes, amigos e noiva estavam me caçoando por estar gastando rios de dinheiro com câmeras, adquirindo livros, fazendo workshops a troco de nada, me mantive inabalável. EStou longe de estar "tranquilo no ramo", mas todos meus instintos me dizem para continuar no caminho que estou seguindo, pois vou achar meu próprio tesouro!

Não sou uma pessoa de grande expressão artística, não tenho referências na família de artistas, não convivo com artistas ou pessoas que sequer saibam se expressar artisticamente, mas com muito estudo, julgo ter conseguido sair da mediocridade. Hoje já consegui um pouco mais de respeito no meu meio, mas ainda tenho um longo caminho para percorrer. O bom é que estou adorando! Cada obstáculo tem um gosto doce quando passo por cima!

Campo para fotografia profissional sempre haverá. Ter uma câmera boa não é sinônimo de ser um bom fotógrafo! Ser fotógrafo não exige apenas tato para a expressão, mas também tato para gerenciamento, estudo, investimento, enfim, tato para negócios! Acho que todo fotógrafo acaba sendo gerente ou diretor, por isso no meu estúdio que estou prestes a abrir, me auto intitulei no cartão de negócios como "fotógrafo e diretor de arte", pois eu nunca serei apenas o fotógrafo, tampouco serei apenas o gerente.

Saber dar o seu preço, o que publicar ou não, reconhecer os próprios erros, e, principalmente reconhecer seus acertos, ter bom gosto e senso de estilo, ter perspicácia, saber dizer não, conhecer seus limites e estudar para ultrapassá-los é o que irá diferenciar o fotógrafo amador do profissional. Comprar uma câmera boa é muito fácil, pois eu mesmo consegui comprar uma, difícil é o resto! :fight:

Para mim é P de provável, e o M é de maestria! O primeiro no sentido de que qualquer um provavelmente tirará esta foto, e o segundo no sentido de que você sabe muito bem o que está fazendo, e o está fazendo maravilhosamente!

Não estou com medo nenhum do mercado atual, pelo o contrário, se eu conseguir sobreviver a ele, é sinal de que esto apenas fazendo um bom trabalho! :D Saturação há em qualquer ramo, mas sempre tem um lugar para os bons!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, 23:35:51 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 00:29:38
Bom papo e bons relacionamentos. Talento? Não precisa. Aliás, são estes "profissionais" a esmagadora maioria do mercado.

Conheço fotógrafos com talento fantástico e penando para viver. Motivo: Relacionamentos sociais ruins e ruins de marketing pessoal. Sem contar q são na maioria muito honestos no trato com os clientes...Vai entender

 :ok:

Antes achava que talento, porque não competência fosse essencial na maioria das profissões, mas se vc não estiver exposto  e constantemente julgado como jogador de futebol, cantor, ator ,etc não vai influenciar, contanto que seja "esperto" o suficiente.
As vezes uma mentira bem contada tem mais valor que a verdade,  o ouvinte simplesmente acredita e aceita. Sem querer ser advogado do diabo, quando o fotógrafo esta do outro lado pensa da mesma forma (generalizando é claro)

Depois que Taylor começou a otimizar a linha de produção, profissões vão se adaptando ou ficando raras, artesão, teletipista, caixa de banco, operador de VT e por ai vai.

O ser humano como elemento orgânico é bem meia boca, uma galinha é mais rápida, uma formiga mais forte porém hiper adaptável ficando assim em vantagem e depois do acumulo de conhecimento virou o predador do pedaço

Profissionalmente ninguém pode deixar essa qualidade sem uso caso contrário vai dormir em berço esplêndido e quando acordar.. já Elvis

A tecnologia sempre vai gerar mudanças e criando e dizimando valores

Acho que 99% já leram, mas "Quem Mexeu no meu Queijo" seria interessante
 



« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 00:33:18 por spositom »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 01:04:15
Enquanto isso vou me dedicando a marcenaria. Coisa q vem do meu pai...Só quem já usou uma boa, potente e bonita serra circular de trilho é q sabe o q estou falando. E as Tupias, parafusadeiras, pinadoras (pregadora de prego)....?  Delícia !!!!

Cresci sentindo cheiro de madeira (meu pai trabalhou a vida inteira em serrarias). Durante um tempo marcenaria foi meu hobby, mas é tão caro quanto fotografia, precisa de muito mais espaço e não dá para praticar a noite senão os vizinhos chamam a PM  :D :D :D   Mas você tem razão, nada como ver uma tupia dando forma à madeira  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 02:01:55
achei besteira, seria o mesmo que falar que a musica esta morrendo porque existem facilidades, autotune e editores de audio. Existem, existem os que nao cantam nada e ao vivo fazem playback e quando gravam modificam tudo, porém existem os puristas e esses estao a anos no mercado(com muitos milhoes na conta, por sinal). Fotografia nao vai morrer nao, vai apenas pedir mais do profissional. A 20 anos atras qualquer um que tivesse uma camera ganhava dinheiro pois ninguem tinha, ninguem sabia revelar os negativos, ninguem sabia amplia-los, ninguem sabia mexer nas cameras direito, hoje em dia isso é facil, voce clica, passa pro computador e imprime, a camera faz o foco sozinho, a fotometria sozinha, dispara o flash sozinho e calcula a intensidade sozinha...

O jeito é apenas se diferenciar dos demais, apresentar algo que as pessoas VEJAM que nao sao capazes de fazer igual em casa, que SINTAM a diferença. Existem umas duas empresas de jardinagem na minha cidade, ambas ganham dinheiro pra caramba, o que isso tem a ver? Qualquer pessoa pode plantar sua grama, criar seu jardim e plantar arvores, porém quem tem dinheiro e quer algo realmente harmonico e bem feito, contrata os caras pelo que eles fazem que é melhor do que o que elas mesmas fariam.

É bom que a fotografia esteja assim, esta mais dificil se inserir no mercado pela quantia de prostitutos, valor de equipamento(que sempre foi caro) e custos para se manter, entao temos que estudar e apresentar algo que nem os prostitutos oferecem e que as pessoas nao saibam fazer igual, temos que estudar mais e chorar menos no fim das contas, apenas isso.
@jacobfotografiacriativa


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 04:18:42
Essa comparação com a musica é boa...

Reparemos que hoje, em termos de consumo, já nao se consome MUSICA... O que interessa é a capacidade de espectaculo.
Brilha quem for o maior manupulador de massas...
Na verdade não importa muito se canta bem...
Por detras está software e hardware capaz de endireitar qualquer fifia.. E EM DIRECTO.
Tocar bem? Há muito por onde escolher.

É claro que sempre estarao os que desfrutam da qualidade e separam o trigo do joio quer na musica, quer na foto.
Mas serão menos e menos...

Quem vai querer uma foto, quando a imagem em movimento tiver a mesma qualidade?
Quando qualquer na sua casa, pode ter os momentos mais incriveis de qualquer coisa PORQUE NAO TEVE QUE TER A HABILIDADE DE CLICAR NO MOMENTO OPORTUNO...
Ou quando o sftware lhe apresentar mil ceus para ele escolher e mil aproximaçoes e enquadramentos?
Que camera de fotos hoje não incorpora filme?

Só os puristas...
Não há dó, no desenvolvimento.
Não é humano, o desenvolvimento...
Tb não é para puxar os cabelos, sempre nos iremos adaptando e procurando nichos de desfrute.. acho eu...
Será um processo...
Mas não está mal discutir isto.
A. Fernandes


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 06:58:26
Bom, eu acho muito pedante por parte dos profissionais achar que só eles tem direito de fotografar, ou melhor dizer que são fotógrafos. Como toda a profissão existem os maus e os bons, e quem regula isso é o cliente (mercado). Uma pessoa com uma máquina e sabendo fotografar, não importa o que saia dali, é um fotógrafo. Se alguém paga para ele fazer aquilo, ele é um fotógrafo profissional; não importa se ele usa um médio formato ou uma P&S. O que o profissional tem o dever, e o amador não, é de entregar um projeto e executá-lo exatamente como planejado independente dos problemas que apareçam. O profissional tem o dever de saber contornar as adversidades e entregar o trabalho exatamente como combinado e dentro do prazo previsto. Quem conseguir chegar o mais perto disto e tiver a maior constância é um melhor profissional.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 07:45:28
achei besteira, seria o mesmo que falar que a musica esta morrendo porque existem facilidades, autotune e editores de audio.

Ah, mas é texto do Clício, né? Normal. Parou de fotografar faz tempo e entre um livro e outro vive escrevendo besteiras na internet para criar "polemicazinha".


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 08:09:35
Na natureza nada se perde, nada se cria, TUDO SE TRANSFORMA!



Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #25 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 09:26:11
E ninguém, viu o post do Vinícius anterior a este que foi postado?
http://www.viniciusmatos.com.br/toda-brincadeira-apresenta-um-fundinho-de-verdade/
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 09:47:28
E ninguém, viu o post do Vinícius anterior a este que foi postado?
http://www.viniciusmatos.com.br/toda-brincadeira-apresenta-um-fundinho-de-verdade/

Rsrs, gostei dessa!

Gente, não vamos nos deixar levar pelo título do artigo e nem pela postagem do Vinicius. Tem que ler direito o que o Clicio escreveu, e ele fala da morte de apenas um tipo específico de fotografia, a técnica. Olhem a conclusão do texto dele:

Citação de: Clicio Barroso
A boa notícia é que câmeras não se emocionam, não interpretam anseios, sonhos ou incongruências sociais; pessoas sim.
A única fotografia possível, portanto, é a pensada, a emocionada, a apaixonada; a fotografia técnica só precisou existir enquanto aprendia a andar com as próprias pernas.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 10:03:47
Rsrs, gostei dessa!

Gente, não vamos nos deixar levar pelo título do artigo e nem pela postagem do Vinicius. Tem que ler direito o que o Clicio escreveu, e ele fala da morte de apenas um tipo específico de fotografia, a técnica. Olhem a conclusão do texto dele:
Exatamente. É complicado tirar qualquer conclusão sem a leitura completa do texto original. E o que ele tá falando não é nenhuma novidade. É a substituição do homem pelas máquinas. E o que ele quer dizer, em resumo, é que as máquinas obedecem um processo lógico de sua programação, mas ela não consegue sentir e nem criar nada. Isso pelo menos por enquanto, né?  :D  No filme "Ela" que está em cartaz no momento, a "máquina" já era capaz de criar e até de amar. Se isso acontecer, aí que nós fotógrafos estamos fo**dos mesmo! :D
De qualquer forma, eu duvido que isso aconteça. Seria a tão falada guerra entre homens e máquinas. A criatura superando o criador. É possivel? Com certeza, mas seria uma enorme burrice nossa. Apesar de que isso já está acontecendo em certa medida. O ser humanos é capaz de realizar enormes idiotices. A história tá aí pra me dar razão.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 10:06:50 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:02:17
Bom papo e bons relacionamentos. Talento? Não precisa. Aliás, são estes "profissionais" a esmagadora maioria do mercado.

Conheço fotógrafos com talento fantástico e penando para viver. Motivo: Relacionamentos sociais ruins e ruins de marketing pessoal. Sem contar q são na maioria muito honestos no trato com os clientes...Vai entender

isso é mal de todo artista!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:08:33
Exatamente. É complicado tirar qualquer conclusão sem a leitura completa do texto original.

Pois é, mas isso é o que mais se faz pela internet. A maioria das pessoas lê apenas o título e tiram conclusões em cima, rsrs. Eu mesmo confesso que li o texto do Clício apenas no blog do Vinícius, nem fui atrás de saber se foi isso mesmo que o cara falou, eheheh...  :D