Autor Tópico: A fotografia morreu.  (Lida 8522 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:25:47
Olha pessoal, sem polemizar o tópico, mas acho que a seleção natural faz parte do contexto aqui.

Até poucos anos atrás "ser fotógrafo profissional" era ter uma "câmera profissional" e "viver da fotografia", sem ter muita técnica ou estudo sobre o assunto. Hoje mais do que nunca quem quer "sobreviver" de alguma atividade deve ter conhecimentos avançados sobre a mesma, e não mais ocupar um espaço que estava sendo mal ocupado.

Com a evolução das câmeras, redução de preços e acesso facilitado, aquele "antigo profissional" que só tinha a "câmera profissional" e saía clicando está sendo substituído por consumidores comuns com as "câmeras profissionais". E alguns desses consumidores comuns que se apaixonam pela fotografia acabam estudando e aprendendo mais, sabendo até mesmo identificar e distinguir um "profissional com câmera" de um "profissional de fotografia".

Não sou profissional na área de fotografia, me enquadro no amador que estuda por paixão a fotografia, mas nos momentos de contratar fotógrafos para eventos, sejam particulares ou para a empresa que trabalho, me deparei com uma enormidade de "profissionais com câmeras" que nem sabiam o que estavam falando ou pretendiam fazer, nem mesmo sabiam o quanto cobrar, seja pra mais ou pra menos do real valor de um trabalho bem executado. E talvez seja esse o ponto que desperta essa revolta entre os profissionais da área, que acabam recebendo menos e tendo menos espaço devido os "falsos profissionais" que se instalaram na área.

Eu penso um pouco diferente da conclusão do autor, e acho que quem é bom e sabe o que está fazendo sempre vai ter espaço. Num futuro bem próximo os bons trabalhos serão melhor remunerados por serem muito diferentes do "comum", do que os consumidores agora podem fazer por eles próprios, ao invés de contratarem "proprietários de câmeras profissionais".
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:25:48
Exatamente. É complicado tirar qualquer conclusão sem a leitura completa do texto original. E o que ele tá falando não é nenhuma novidade. É a substituição do homem pelas máquinas. E o que ele quer dizer, em resumo, é que as máquinas obedecem um processo lógico de sua programação, mas ela não consegue sentir e nem criar nada. Isso pelo menos por enquanto, né?  :D  No filme "Ela" que está em cartaz no momento, a "máquina" já era capaz de criar e até de amar. Se isso acontecer, aí que nós fotógrafos estamos fo**dos mesmo! :D
De qualquer forma, eu duvido que isso aconteça. Seria a tão falada guerra entre homens e máquinas. A criatura superando o criador. É possivel? Com certeza, mas seria uma enorme burrice nossa. Apesar de que isso já está acontecendo em certa medida. O ser humanos é capaz de realizar enormes idiotices. A história tá aí pra me dar razão.

Golaço do aranha!!!!!!, muito certo!!!!! :clap: :clap: :clap:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 03 de Março de 2014, 09:50:39
Nao vi muita coerencia no texto do blog, ele comeca falando de fotografia tecnica, no final fala de sentimento e depois conclui com fotos feitas por uma crianca e pos edicao. Perdi algum entendimento?

No mais, o tipo de fotografia que ele descreve nao morreu, fotos ainda sao feitas para documentar e estudar cenas de crimes, venda de imoveis e terrenos, avaliacao de areas e objetos para estudo, documentacao de objetos e pessoas, cirurgias, etc. O que acontece eh que por causa da tecnologia e precos, nao exigem mais que as fotos sejam feitas por um profissional. A fotografia tecnica esta viva e forte, so nao eh mais dependente de um grupo de fotografos com conhecimentos tecnicos e acesso a equipamentos.

A qualidade tecnica sim diminuiu em quase todas as areas, se nao todas se eu nao estiver enganado. Primeiro pq o publico nao expera qualidade tecnica, dando para ver esta bom. Segundo pq empresas relacionadas a fotografia dao mais prioridade a tempo e apresentacao momentanea do que a qualidade tecnica. Podem ver que revistas icone no mundo da moda e eroticas como Vogue e Playboy ja nao sao mais referencias para qualidade e desafios tecnicos, como ja foram um dia. Mas se o publico e os financiadores estao satisfeitos, nao ha do que reclamar. Eh a tendencia que a tecnologia que da acesso a qualquer pessoa sentir que faz grandes imagens com qualquer foto que faca que muda toda essa concepcao de qualidade tecnica. E os proprios fotografos tambem sempre ficaram anciosos para desfrutar do desenvolvimento tecnologico.

O mesmo aconteceu com o jornalismo. Antigamente jornais tratavam de analises dos fatos com abordagem detalhada que rendia textos longos. Hoje, qualquer texto curto relatando fatos de maneira superficial e vaga eh jornalismo. O publico esta mais interessado em economizar tempo lendo muitas informacoes superficiais do que compreender fatos de maneira mais analitica em textos mais longos e elaborados.

Sociedades estao em constante mudancas e como sempre e em qualquer area as pessoas tem que se adaptar as mudancas, e infelizmente algumas areas tem mais espaco para mais pessoas e outras menos, e isso vai mudando com o tempo. E o que formenta tais mudancas sao as tecnologias, que mudam a relacao das pessoas com as coisas no dia a dia.

Por isso, se for para ficar apontando o dedo e procurando culpados, a unica culpada eh a tecnologia, a mesma que todos nos gostamos e desfrutamos.

Sejam todos bem vindo a era digital e aproveitem a sua estadia.



O resto eh mimimi...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 03 de Março de 2014, 10:20:28
Bom papo e bons relacionamentos. Talento? Não precisa. Aliás, são estes "profissionais" a esmagadora maioria do mercado.

Conheço fotógrafos com talento fantástico e penando para viver. Motivo: Relacionamentos sociais ruins e ruins de marketing pessoal. Sem contar q são na maioria muito honestos no trato com os clientes...Vai entender

x3  :clap: :clap: :clap:


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #34 Online: 04 de Março de 2014, 10:52:42
Tudo errado, a fotografia não morreu.

E ja faz tempo tomou caminhos diferentes, e nunca teve a obrigação de ser efetivamente sensibilidade, arte ou poesia. A predominância estética da poesia não é obrigatória na fotografia.

O que ta faltando são os ilustres técnicos como o Sr. Clicio e o Sr. Vinicius Matos ficarem relaxados quanto à isso. Não, a fotografia não morreu, talvez tenha de certa forma morrido para aqueles que são exigentes demais, e que fazem questão do conhecimento, da academia e da poesia.

O mundo de fotografias onde atualmente estamos inseridos, ja engoliu os fotógrafos que ainda não perceberam que tem uma galera toda que não está nem ai pra estética e poesia na fotografia. Nem por isso esses fotógrafos merecem ser desconsiderados ou menosprezados.

Assim como na literatura, haverá sempre espaço para os fotógrafos preocupados com a técnica e a poesia, e ao mesmo tempo haverá espaço para os outros milhões de indivíduos que fazem uso da mesma ferramenta para registrar as memorias e se expressar como necessidade curriqueira do dia a dia.
Realmente o fotografia não morreu, o que estão morrendo são os fotografos profissionais.
Hoje niguem esta nem aí para bons fotógrafos. Conheço uma duzia de fotografos deixaram a profissão por falta de trabalho e outra duzia que diminuiu em até 30% sua clientela por causa dos celulares e saboneteiras. Me incluo nesta ultima. As pessoas não estão mais preocupadas com esteticas, resolução, ruidos, aberrações e outros termos, a maioria nem sabe o que é isso.
Pessoas chegam em minha casa querendo copiar uma foto em papel tamanho 15x21 ou maior, feita com celular de 1mpx, eu tento explicar que da pra fazer mais não fica boa, ainda assim eles insistem.
Hoje voce não ver boas fotografias no faceBook, demora-se muito para fazer isso(maquiagem, produção, pos) com o celular é mais rapido. Então pra que contratar um profissional? Aqui em minha cidade esta epoca do ano havia varias pequenas escolas de samba e eu me dava bem fotografando os brincantes, chegava a queimar 5 rolos de filmes por tarde. Este ano nem peguei a camera. Todo mundo tem celular e camera compacta, não precisam mais de mim :no:
Talvez esteja errado, e deus queira que sim, mais ainda assim me atrevo  a dizer que em um futuro proximo ninguem ira viver de fotografia.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #35 Online: 04 de Março de 2014, 11:06:54
Num futuro bem próximo os bons trabalhos serão melhor remunerados por serem muito diferentes do "comum", do que os consumidores agora podem fazer por eles próprios, ao invés de contratarem "proprietários de câmeras profissionais".
Utopia!
80% do Brasileiros não se preocupam com qualidade e sim com preço, o preço pesa e muito na hora de decidir que fotografo contratar.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #36 Online: 04 de Março de 2014, 13:48:54
Utopia!
80% do Brasileiros não se preocupam com qualidade e sim com preço, o preço pesa e muito na hora de decidir que fotografo contratar.
Melhor atender os 20% então!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 04 de Março de 2014, 14:32:42
Melhor atender os 20% então!
Só que pra atender esses 20 tem que pensar em qualidade :)
O que também não vejo tanta preocupação por parte dos fotografos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #38 Online: 04 de Março de 2014, 14:59:27
Só que pra atender esses 20 tem que pensar em qualidade :)
O que também não vejo tanta preocupação por parte dos fotografos.
;) :ok:
Aí complica :assobi:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #39 Online: 04 de Março de 2014, 15:20:02
Utopia!
80% do Brasileiros não se preocupam com qualidade e sim com preço, o preço pesa e muito na hora de decidir que fotografo contratar.

Exatamente. E não ocorre somente com a fotografia.
Fazendo uma comparação com a minha área de atuação (construção civil), a maioria esmagadora dos brasileiros contratam pedreiros "autônomos" e pseudo-pedreiros (aqueles que se oferecem a fazer de tudo, mesmo sem dominar o oficio), para construir ou reformar uma edificação a um preço baixo. E não me refiro apenas as casas mais humildes. Sem falar nas outras que arregaçam as mangas e fazem por conta própria, sem conhecimento algum.
O correto seria contratar engenheiros civis e/ou arquitetos e também mestre de obras, mas ignoram totalmente a qualidade e preferem o preço mais baixo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #40 Online: 04 de Março de 2014, 15:40:09
Hoje voce não ver boas fotografias no faceBook, demora-se muito para fazer isso(maquiagem, produção, pos) com o celular é mais rapido...

E ainda com uma vantagem para o celular, a imagem dele (por ser ruim) esconde os defeitos (rugas, pés de galinha, cicatrizes, etc), quem nunca ouviu uma mulher dizer: "Ai essa câmera mostra todos os defeitos da gente" ...

 :shock:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 04 de Março de 2014, 16:09:15
O cara que disse que a fotografia morreu se diz especialista em tratamento de imagens e postou hoje essa foto que ele fez/tratou https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1959233_10152147881249191_1068817230_n.jpg  que deixou a guria parecendo um ET  de tão plástico que ficou.

Ele está confirmando a própria profecia.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #42 Online: 04 de Março de 2014, 16:09:40
E ainda com uma vantagem para o celular, a imagem dele (por ser ruim) esconde os defeitos (rugas, pés de galinha, cicatrizes, etc), quem nunca ouviu uma mulher dizer: "Ai essa câmera mostra todos os defeitos da gente" ...

 :shock:

Exacto...  :)
E isso vai ser mais e mais... Pois se agrada... se vende bem... E tecnologicamente tb sai mais barato... por um Blur por soft que opticas 'Zeiss'  :(
A. Fernandes


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #43 Online: 04 de Março de 2014, 16:23:59
O cara que disse que a fotografia morreu se diz especialista em tratamento de imagens e postou hoje essa foto que ele fez/tratou https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1959233_10152147881249191_1068817230_n.jpg  que deixou a guria parecendo um ET  de tão plástico que ficou.

Ele está confirmando a própria profecia.
Da trabalho, mas a separação de frequências é excelente, da uma suavizada e fica muito natural!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


rhaizamacedo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #44 Online: 04 de Março de 2014, 16:57:46
Tudo errado, a fotografia não morreu.

E ja faz tempo tomou caminhos diferentes, e nunca teve a obrigação de ser efetivamente sensibilidade, arte ou poesia. A predominância estética da poesia não é obrigatória na fotografia.

O que ta faltando são os ilustres técnicos como o Sr. Clicio e o Sr. Vinicius Matos ficarem relaxados quanto à isso. Não, a fotografia não morreu, talvez tenha de certa forma morrido para aqueles que são exigentes demais, e que fazem questão do conhecimento, da academia e da poesia.

O mundo de fotografias onde atualmente estamos inseridos, ja engoliu os fotógrafos que ainda não perceberam que tem uma galera toda que não está nem ai pra estética e poesia na fotografia. Nem por isso esses fotógrafos merecem ser desconsiderados ou menosprezados.

Assim como na literatura, haverá sempre espaço para os fotógrafos preocupados com a técnica e a poesia, e ao mesmo tempo haverá espaço para os outros milhões de indivíduos que fazem uso da mesma ferramenta para registrar as memorias e se expressar como necessidade curriqueira do dia a dia.


Concordo muito.
Se as benditas "fotografias" ruins, com ma qualidade de pessoas q se acham fotógrafos nao chegam nem perto do q muitos acham q é uma bela fotografia ou um material para realmente ser valorizado e admirado, porque se preocupar tanto?
Infelizmente, assim como em tantas outras profissoes, realmente existirao as pessoas q nao condizem com o trabalho. Mas de repente, devemos pensar por outro lado q seria o começo do exercicio. Ou todo mundo começou com uma qualidade excepcional em suas atividades?
Nao quero criticar os q se revoltam demais.. apenas devemos salientar para a importância q damos.
Nao adianta reclamar e continuar parado. Q cada um q eh realmente qualificado continue exercendo afim de valorizar a profissão e fazer com q cresça mostrando belos trabalhos.
Mas nao se esqueçam q todo mundo um dia foi iniciante, sem condições de começar com otimos aparatos, sem ninguem para esclarecer duvidas e com apenas uma camera simples na mão.