Autor Tópico: A vergonha de ser fotógrafo...  (Lida 4047 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 13:35:54
já passei por isso tbm, eu fiz passei o orçamento de um site, a pessoa quase infartou, falou que achou que ia custar uns 300 reais no máximo e que tinha o filho de uma amiga que fazia por esse preço, eu dei o meu contato e falei que se ela quisesse voltar a tratar comigo depois do moleque ficasse a vontade. nem puta cobra tão pouco se for levar em conta a relação de horas trabalhadas.
Sou desenvolvedor e já passei por isto também, sistema desktop e websites.
Isto ocorre em todas as áreas mesmo, infelizmente é geral e o dinheiro importa mas nem tanto o mais crítico está no conhecimento que a pessoa tem do serviço que está comprando.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 15:36:44
já passei por isso tbm, eu fiz passei o orçamento de um site, a pessoa quase infartou, falou que achou que ia custar uns 300 reais no máximo e que tinha o filho de uma amiga que fazia por esse preço, eu dei o meu contato e falei que se ela quisesse voltar a tratar comigo depois do moleque ficasse a vontade. nem puta cobra tão pouco se for levar em conta a relação de horas trabalhadas.

Isso é o que mais encontramos no mercado.
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 15:37:44
Sei nao ein....
Vergonha nao seria o meu sentimento,fico é feliz.
Hoje um amigo me disse que registraram o nascimento da filha dele e que o preço das fotos mais filmagem era 370 reais.
Converça vai conversa vem,ele me diz que jogou duro com os profissionais,disse que tava caro bla bla bla e que nao ia ficar com as fotos.
Ironicamente falou que ia ficar esperando o retorno do pessoal aceitar 260 reais,todo orgulhoso disse que fechou por 260....

Fara nao tiro a razão de quem quer negociar,mas o profissional tem que saber achar seu lugar.

Talvez nao seja seu caso,mas se os noivos houvesse chamado alguem de confiança nao estariam descontente agora.

Meu orçamento de cartório é de 500 a 700 reais e garanto qualdade,muitos acham caro mas nao se arrepende do resultado.

O problema é que esse pela sacos atrapalham o mercado, com esses preço baixo. Por isso a tristeza.
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:10:48
O problema é que esse pela sacos atrapalham o mercado, com esses preço baixo. Por isso a tristeza.
O mercado para esse tipo de fotógrafo não se abala. O que se deve fazer é uma diferenciação para uma fatia de mercado com melhor poder aquisitivo.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:27:06
O mercado para esse tipo de fotógrafo não se abala. O que se deve fazer é uma diferenciação para uma fatia de mercado com melhor poder aquisitivo.

Pode ser que na área da fotografia isso não afeta, mais no da informática, mesmo em empresa media tem um sobrinho fera em informática para resolver tudo.
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 20:03:27
Sei nao ein....
Vergonha nao seria o meu sentimento,fico é feliz.
Hoje um amigo me disse que registraram o nascimento da filha dele e que o preço das fotos mais filmagem era 370 reais.
Converça vai conversa vem,ele me diz que jogou duro com os profissionais,disse que tava caro bla bla bla e que nao ia ficar com as fotos.
Ironicamente falou que ia ficar esperando o retorno do pessoal aceitar 260 reais,todo orgulhoso disse que fechou por 260....

Fara nao tiro a razão de quem quer negociar,mas o profissional tem que saber achar seu lugar.

Talvez nao seja seu caso,mas se os noivos houvesse chamado alguem de confiança nao estariam descontente agora.

Meu orçamento de cartório é de 500 a 700 reais e garanto qualdade,muitos acham caro mas nao se arrepende do resultado.
~

No caso que aconteceu dinheiro não era problema. Se fosse R$500 com 70 fotos excelentes, em album estava ok. Para os noivos foi tudo muito corrido e não imaginavam que o fotografo iria errar o foco e coisas básicas assim .


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 20:09:08
 Em relação ao preço R$150,00 é um preço condizente para fotos corridas em menos de 15 minutos sem edição e álbum apenas gravando direto num CD. O valor estimado recolhido em apenas um dia já é muito acima da realidade, por baixo R$4.000. Evidente que um trabalho mais caprichado com álbum e edições merece no mínimo o dobro.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Março de 2014, 21:31:49
São "proficionais" também que acabam se aproveitando do desconhecimento das pessoas que contratam o serviço. Somos tão enxurrados de fotos de facebook e instagram que muitas pessoas nem lembram o que é uma foto realmente bonita. Um colega disse em outro tópico que muita gente compra ensaios de groupon não por conta das fotos em si, mas apenas para ter a experiência de um dia de modelo, tendo as fotos no final apenas como um bônus. Faz sentido esse pensamento. Em fotografia de eventos talvez ocorra algo parecido, acho que muita gente acaba contratando fotógrafos em aniversários, por exemplo, não pelo registro em si, mas para aquela sensação de que o aniversário é um evento importante e que sem equipe de imagem a festa fica incompleta, sem glamour. As fotos são bônus.

Fui em um aniversário infantil dos filhos de uma amiga. Chegando lá, tinham duas pessoas registrando a festa, uma fotógrafa e um cinegrafista. Na área que a mesa do bolo ficava, era um espaço pequeno com teto e paredes brancos, ou seja, perfeito para rebater o flash. No entanto reparei que ela só tirava foto usando flash frontal. Ainda comentei com minha esposa que não entendia o motivo dela fazer aquilo e que só duas coisas "justificavam": 1) Ela queria economizar bateria, o que não justifica porque se vai fotografar algum evento, tem de ir preparado. 2) Não sabia o que estava fazendo. No outro dia, quando vi as fotos do aniversário, descobri que a opção 2 estava correta. Resultado das fotos: fotos tortas (não inclinadas propositalmente, mas tortas mesmo, de quem nem se preocupa com a direção das linhas), iluminação horrível (primeiro plano claro, chapado, segundo plano escuro e com a sombra marcada das pessoas), cores lavadas, erros de composição e enquadramentos grosseiros (a mão que estava acompanhando a criança cortada no meio, pés cortados da foto e área de sobra em cima). Ou seja, estavam tristes.
Depois perguntei pra mãe quanto ela pagou, disse que tinha sido R$1500,00 em foto e vídeo. Não cheguei a perguntar se ela gostou nem falei pra ela o quanto que as fotos estavam ruins. Mas pelo que percebo, muita gente acaba gostando do resultado porque cumpriu com a proposta de tornar o evento mais glamoroso, porque não sabem nada de fotografia (não falo da parte técnica em si, mas não costumam consomir a fotografia enquanto arte) e porque muita gente teria dificuldade de assumir que jogou dinheiro fora e ainda ficou sem nenhum registro decente do evento.
« Última modificação: 03 de Março de 2014, 21:33:14 por Rafa_Meira »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Março de 2014, 16:55:27
fotos tortas (não inclinadas propositalmente, mas tortas mesmo, de quem nem se preocupa com a direção das linhas), iluminação horrível (primeiro plano claro, chapado, segundo plano escuro e com a sombra marcada das pessoas), cores lavadas, erros de composição e enquadramentos grosseiros (a mão que estava acompanhando a criança cortada no meio, pés cortados da foto e área de sobra em cima). Ou seja, estavam tristes.

Olha,

Entendo que a visão do fotógrafo é diferente da visão do cliente leigo.  Não acredito que a pessoa do exemplo acima tenha reparado que as cores estavam lavadas ou que havia áreas de sobra acima. Aposto como ela gostou porque o fotógrafo flagrou a criança sorrindo ou algo assim e para ela é isso que importa.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #24 Online: 04 de Março de 2014, 18:15:28
Olha,
Entendo que a visão do fotógrafo é diferente da visão do cliente leigo.  Não acredito que a pessoa do exemplo acima tenha reparado que as cores estavam lavadas ou que havia áreas de sobra acima. Aposto como ela gostou porque o fotógrafo flagrou a criança sorrindo ou algo assim e para ela é isso que importa.

Isso é certo.
Mas o que muitos estão dizendo é que não há uma aposta da sociedade pela qualidade.
E isso não é um exclusivo Brasileiro... nem lá perto..
.
A massificação do acesso ao consumo... Não é compativel com a qualidade.
Não pode ser.
E aceitar isto... ou pelo menos ter isto claro, não é uma má pratica.

É isto bom, é isto mau...

Eu penso que é mau...
À senhora só lhe importa a cara a sorrir, porque na escola nao aprendeu outra coisa.
Porque na TV não ensina outra coisa
Porque a ela nunca lhe passou pela cabeça que existe uma coisa chamada Museus por exemplo...
Que coisa chata...
Como vai ela ter exigencia?

A sociedade de hoje não pede isso.
Pede consumo e divertimento que é boa forma de não se perguntar porque é que as coisas não funcionam melhor.

Seria bom se isso só fosse brasileiro... com as devidas desculpas...
Não é.
A. Fernandes


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Março de 2014, 18:34:50
Olha,

Entendo que a visão do fotógrafo é diferente da visão do cliente leigo.  Não acredito que a pessoa do exemplo acima tenha reparado que as cores estavam lavadas ou que havia áreas de sobra acima. Aposto como ela gostou porque o fotógrafo flagrou a criança sorrindo ou algo assim e para ela é isso que importa.

Não diria que ela pegou as melhores expressões, mas foi o que eu disse, nem sempre o cliente procura verdadeiras produções artísticas como nós imaginamos. As vezes quer apenas alguém registrando o momento, pura e simplesmente, seja para delegar a responsabilidade de tirar as fotos, seja para tornar a festa mais "chique", talvez poucas pessoas estejam preocupadas com o lado artístico das fotos. Talvez esse seja até um ponto que deveríamos explorar em marketing.

Não há nada demais em uma pessoa querer apenas o registro do filho sorrindo na festa. O problema é quando nós não conseguimos perceber o que o cliente realmente espera para podermos mostrar novas possibilidades para ele.

Abraços.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2014, 15:53:31
Pra min o maior problema é quando você precisa aceitar um trabalho ruim, ou você paga por aquela porcaria ou não tem nada. Isso acontece muito em nascimentos, geralmente o hospital já tem a equipe de foto filmagem... e você não pode fotografar e nem chamar gente de fora pra fazer o serviço.  No fim da historia entra um garoto de 15 anos pra fotografar, com as configs. tudo em automático.... no fim você fica pensando ainda bem que ele não sabe mexer no modo manual.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 27 de Março de 2014, 07:28:09
É verdade que isso afecta a todas as profissões..
Mas mais a uma que a outras...
Por exemplo, outra muito afectada.. a informática.

É habitual quer numa quer em outra, haver 'profissionais' com pouca preparação.
Mas instalados no ramo.

O que vejo de comum nestas profissoes, é a falta de tradição académica.
Tudo o que há neste campo, tem pouca historia.
E tb está muito desnormalizado.

Tem lados bons... mas tb maus com este de facilitar o intrusismo.
Profissoes novas (comparativamente), que crescem com algum misticismo e saiem fora dos padroes.. E são reguladas muito tarde.
Concordo. Tem muita gente que quer ser fotografo, webdesigner, etc, etc, por modismo, pq sao profissoes ditas de livre criacao e por isso vistas como "cool" feitas por pessoas "descoladas", etc. Muitos outros ate pela procura de fazer dinheiro facil e rapido acando que essas sao as melhores maneiras pelo facil acesso. E nao pela arte em si. Muitos nunca pararam para estudar artes visuais ou ate mesno nunca apreciaram fotografia, escultura ou pintura antes.

E o publico visando economizar dinheiro aceita e se acostuma com a poluicao de imagens mal planejadas e executadas por profissionais mal treinados. Muitas vezes nao eh nem pela fotografia em si, mas somente pela tradicao, pela apresentacao, como prestacao de contas para os convidados que podem estranhar e comentar que na festa ou no casamento nao teve um fotografo.

Se você não se valoriza, não vai ser o cliente que vai te valorizar!

1+


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 27 de Março de 2014, 07:35:16
O problema é que esse pela sacos atrapalham o mercado, com esses preço baixo. Por isso a tristeza.
O mercado eh composto por diferentes publicos.

Se seu publico for o mesmo dos que procuram precos baixos sem medo das consequencias, vc tera tera que ser mais atrativo do que seus competidores, oferecendo o que o publico procura acima de tudo que eh preco baixo. Por isso nao da para culpar fotografos que oferece servico para esse publico. Eles estao apenas oferecendo servico a uma demanda feita por um publico que com frequencia nao teria dinheiro ou nao tem tradicao em contratar servicos nao essenciais.

Se seu publico visa estilo, linguagem qualidade tecnica, atitude profissional ou/e singularidade de resultado acima do preco, vc tera que competir oferecendo o que esse seu publico procura.

E os que estao copetindo por precos baixos nao estao competindo com vc, e nao estao atraindo seu publico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 27 de Março de 2014, 07:41:34
Pode ser que na área da fotografia isso não afeta, mais no da informática, mesmo em empresa media tem um sobrinho fera em informática para resolver tudo.
De certa forma afeta todas as areas em algum grau. O fato eh que nao da para culpar aquele que atende uma demanda existente.

O Editor da Bazaar Russia por exemplo, decidiu que nao precisa mais contratar fotografos e ele passou a ser o fotografo exclusivo da revista.

A percepcao de qualidade e criacao no mundo todo esta caindo para um nivel muito baixo. Publicacoes estao priorizando economizar (resultando em menor qualidade) pq o publico nao tem propridade para qualidade visual (mas sim para o entretenimento), o que fazem consumirem menos publicacoes, e menos servicos que oferecem qualidade visual, dando prioridade para o que eh mais entretendedor, parece mais divertido, etc.