Autor Tópico: A vergonha de ser fotógrafo...  (Lida 3899 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Fevereiro de 2014, 12:40:57
 Não tenho qualificações para ser um crítico, mas existem coisas que para o óbvio não precisa de qualificação para criticar.

 Fui a um casamento civil este final de semana, num cartório importante de área nobre da capital de SP, neste cartório tinha tipo uma igrejinha para fazer a cerimônia cheia de pompa e nela uma equipe que fotografia que consistia aparentemente de um fotógrafo, uma editora e um auxiliar. Como sempre casamento é a coisa mais robótica, em séria, parecendo um abatedouro de gados... Após a cerimonia ficávamos sentados vendo as fotos e depois perguntavam se queríamos as fotos a R$150,00 70 fotos, são R$150,00 por não mais de 15 minutos. Valeria cada centavo se não fossem as péssimas fotos. Nada contra a T1i com lente 18-55 de kit e flash YN-468 que ele estava usando, mas errar no foco, na composição, fotos tremidas, fotos com olho fechado, olha... os noivos não queriam as fotos! Eu com meu pai decidimos comprar pq apesar de tudo era um momento especial e fomos obrigado a aceitar aquela porcaria. Era evidente que pela quantidade de casório estava deixando o fotogravo rico! Um fotografo totalmente despreparado. 

 Todos sabiam que eu era fotogravo e ao sairmos de lá para um restaurante me perguntavam se eu vi as fotos tiradas por estarem ruins, senti vergonha da profissão...

 Nós sabemos que despreparados, arrogantes, prepotentes e oportunistas existem em todas as profissões, mas esta foi a primeira vez que atingiu os meus sentimentos pela profissão e queria compartilhar com os senhores.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 16:15:50
Nattis,

O casal levou esse pessoal pra fotografar lá, ou eles já estavam lá fazendo as fotos de quem ía se casar? Sempre tem que levar seu pessoal se quiser um trabalho de qualidade, e não confiar em desconhecidos.
No batizado da minha filha foi o mesmo: se eu não tivesse levado uma Point and Shoot não teria sobrado nada que preste pra guardar as lembranças...

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 16:30:24
É verdade que isso afecta a todas as profissões..
Mas mais a uma que a outras...
Por exemplo, outra muito afectada.. a informática.

É habitual quer numa quer em outra, haver 'profissionais' com pouca preparação.
Mas instalados no ramo.

O que vejo de comum nestas profissoes, é a falta de tradição académica.
Tudo o que há neste campo, tem pouca historia.
E tb está muito desnormalizado.

Tem lados bons... mas tb maus com este de facilitar o intrusismo.
Profissoes novas (comparativamente), que crescem com algum misticismo e saiem fora dos padroes.. E são reguladas muito tarde.


« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, 16:31:05 por i9forex »
A. Fernandes


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 16:31:36
Fui fazer um documento num cartório e lá fica um "fotógrafo" de plantão! Talvez tenha um acordo com o cartório!

Não fui no casamento civil dela mas as fotos estão péssimas na composição, com pedaços de vaso, tomadas, etc.

 :snack:


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 16:52:55
O profissional não está lá por acaso... ele está prestando serviço para uma demanda que certamente existe, caso contrário ele não estaria lá.

Você provou isto, pois comprou as fotos dele, logo existe demanda.

Sobre a qualidade, não podemos generalizar, podem existir bons profissionais maus sucedidos que estão lá tentando ganhar o pão, assim como também oportunistas que estão estudando e vão lá treinar e ainda ganhar com isto.

Em ambos os casos estão lá por que existe a demanda... e por que da dinheiro, paga-se rapidamente uma T1i em algumas semanas :-)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 17:04:49
Fui fazer um documento num cartório e lá fica um "fotógrafo" de plantão! Talvez tenha um acordo com o cartório!

Não fui no casamento civil dela mas as fotos estão péssimas na composição, com pedaços de vaso, tomadas, etc.

 :snack:

kkkk Obs: No casamento da minha sobrinha!!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 21:24:48
Nattis,

O casal levou esse pessoal pra fotografar lá, ou eles já estavam lá fazendo as fotos de quem ía se casar? Sempre tem que levar seu pessoal se quiser um trabalho de qualidade, e não confiar em desconhecidos.
No batizado da minha filha foi o mesmo: se eu não tivesse levado uma Point and Shoot não teria sobrado nada que preste pra guardar as lembranças...

[]s,

RSalles

Era de lá mesmo e como ela já tinha ido e confirmado que tinha fotografo não se preocupou com isso, só vimos o resultado após o acontecido.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 21:28:55
É verdade que isso afecta a todas as profissões..
Mas mais a uma que a outras...
Por exemplo, outra muito afectada.. a informática.

É habitual quer numa quer em outra, haver 'profissionais' com pouca preparação.
Mas instalados no ramo.

O que vejo de comum nestas profissoes, é a falta de tradição académica.
Tudo o que há neste campo, tem pouca historia.
E tb está muito desnormalizado.

Tem lados bons... mas tb maus com este de facilitar o intrusismo.
Profissoes novas (comparativamente), que crescem com algum misticismo e saiem fora dos padroes.. E são reguladas muito tarde.

Eu acredito que pelo valor e falta de conhecimento aquele fotografo estava lá por conhecer alguém importante do cartório, por isso vou enviar uma carta reclamando ainda esta semana.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 21:32:41
O profissional não está lá por acaso... ele está prestando serviço para uma demanda que certamente existe, caso contrário ele não estaria lá.

Você provou isto, pois comprou as fotos dele, logo existe demanda.

Sobre a qualidade, não podemos generalizar, podem existir bons profissionais maus sucedidos que estão lá tentando ganhar o pão, assim como também oportunistas que estão estudando e vão lá treinar e ainda ganhar com isto.

Em ambos os casos estão lá por que existe a demanda... e por que da dinheiro, paga-se rapidamente uma T1i em algumas semanas :-)

Com certeza não é por acaso e a demanda é uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil, por isso acho que parece coisa de gente do cartório. De qualquer forma estou separando as fotos com erros absurdos e fazendo a reclamação, vou tentar divulgar. Um dia tão importante não pode ser deixado na mão de alguém tão incompetente e ficar por isso mesmo.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 08:45:54
Com certeza não é por acaso e a demanda é uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil, por isso acho que parece coisa de gente do cartório. De qualquer forma estou separando as fotos com erros absurdos e fazendo a reclamação, vou tentar divulgar. Um dia tão importante não pode ser deixado na mão de alguém tão incompetente e ficar por isso mesmo.

Você deve fazer isto mesmo, para que com este feedback tomem uma ação no sentido de melhorar a qualidade x comprometimento.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 10:03:47
Isso acontece em outras áreas também, eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, e nessa áreas todos são super feras, as vezes você vai nos cliente e ele diz que não precisa de sistema pois o sobrinho desenvolve pra ele. O sistema do sobrinho é tão tosco que também dá vergonha. Profissional sem noção tem em todas as áreas.
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:50:28
já passei por isso tbm, eu fiz passei o orçamento de um site, a pessoa quase infartou, falou que achou que ia custar uns 300 reais no máximo e que tinha o filho de uma amiga que fazia por esse preço, eu dei o meu contato e falei que se ela quisesse voltar a tratar comigo depois do moleque ficasse a vontade. nem puta cobra tão pouco se for levar em conta a relação de horas trabalhadas.

Isso acontece em outras áreas também, eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, e nessa áreas todos são super feras, as vezes você vai nos cliente e ele diz que não precisa de sistema pois o sobrinho desenvolve pra ele. O sistema do sobrinho é tão tosco que também dá vergonha. Profissional sem noção tem em todas as áreas.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 12:13:51
Na minha cidade também tem um deste tipo! o valor é o mesmo, e no final todo mundo contrata, casamento civil tem a todo momento, e a maioria das pessoas não contratam para o civil, chegando lá os padrinhos fazem uma vaquinha de 3 de 50 reais e compram! Por este valor não dá para esperar muito mesmo né? Mas imagina 20 casórios dia R$3.000 x 5 dias semana x 4 semanas mês. R$60.000 mês pra péssimas fotos!


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 12:19:33
Sei nao ein....
Vergonha nao seria o meu sentimento,fico é feliz.
Hoje um amigo me disse que registraram o nascimento da filha dele e que o preço das fotos mais filmagem era 370 reais.
Converça vai conversa vem,ele me diz que jogou duro com os profissionais,disse que tava caro bla bla bla e que nao ia ficar com as fotos.
Ironicamente falou que ia ficar esperando o retorno do pessoal aceitar 260 reais,todo orgulhoso disse que fechou por 260....

Fara nao tiro a razão de quem quer negociar,mas o profissional tem que saber achar seu lugar.

Talvez nao seja seu caso,mas se os noivos houvesse chamado alguem de confiança nao estariam descontente agora.

Meu orçamento de cartório é de 500 a 700 reais e garanto qualdade,muitos acham caro mas nao se arrepende do resultado.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 12:38:31
Se você não se valoriza, não vai ser o cliente que vai te valorizar!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr