Autor Tópico: Excelente ou péssima?  (Lida 3746 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 21:51:53
Resolvi responder pela segunda vez a pergunta.  :ok:
Não que tenha mudado minha opinião, estou apenas acrescentado uma observação: existem fotos postadas, não todas é claro, que parecem "pegadinha" de TÃO ruim. Não estou falando de nenhum critério subjetivo não, é questão de foco, enquadramento ou algo do básico mesmo. Sinceramente, nestes casos, não é absolutamente questão de gosto, visão, olhar artístico ou algo parecido, não há o que fazer, é Péssima e pronto.

Alex, eu concordo integralmente com o que você disse. Eu, amadoríssimo que sou, às vezes vejo algumas fotos e penso: que porra é esta? Como é que o cara que posta isto não tem um mínimo de semancol para perceber que a foto é ruim, medíocre mesmo. Será que o cara não vê que a foto está fora de foco? Pô, fora de foco é o mínimo que o cara deveria ver e jamais postar a tal foto para avaliação. O que ele quer, tomar porrada ou encontrar alguma alma generosa que diga: olha, não tá muito bom mas se você persistir você vai conseguir fazer melhor da próxima vez...
Não estou nem falando em aspectos mais técnicos, mas apenas foco!
Mas minha questão foi outra, ou seja, se a tal foto é medíocre mesmo, como pode haver alguém que a classifique como excelente? Esta foi minha pergunta, e por isto coloquei que talvez tenha sido a opinião da mulher do cara que postou a foto, porque a mim não faz sentido duas pessoas minimamente lúcidas classificarem uma mesma foto como excelente e péssima.
Mas parece que o errado sou eu, pelo que estou vendo, pois tudo indica que é normal alguém olhar uma foto fora de foco, cortando os pés e com um puta ruído e classifica-la de excelente...fazer o quê né.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 22:46:54
Sinceramente? não sei como tem gente que consegue curtir o Corredor. Cheio de gente que leva um PÉSSIMA e fica cobrando sugestões. Mas o Corredor não obriga ninguém a sugerir ou criticar. A única obrigação é sugerir e criticar se for comentar. Mas pode não comentar e simplesmente votar sem acrescentar algo. Autor não pode replicar. Não há debate.
Muito mais interessante colocar foto na Galeria e interagir com os foristas (as mesmas críticas que são feitas no corredor podem ser feitas na galeria. Só não haverá a enquete que é apenas contagem, não ajuda em nada) do que só ficar levando lapada no Corredor sem muitas vezes ter o retorno desejado.


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 22:59:04
Na galeria, o péssimo e ruim  simplesmente não recebem respostas, fora uma ou outra alma caridosa... :D  e, com receio de causar suscetibilidades, as respostas tenderão a ser poucas ou "amaciadas", exceto quando for um belo trabalho e todo mundo entra para  :snack: :snack: :snack::clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship:  :D

Considero que o CP tem seu valor, sim... :)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 23:27:53 por kado »


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 04:57:35
Bueno...
Eu sou dos 'macios'...
Vocês já sabem.. .há sempre policia bom e policia mau p/ que o dito cujo 'cante'...

Eu não ponho de parte que um que apresente uma coisa impresentavel... (E não era o caso...), possa vir a aprender muito...

Mas tb acho importante que se passe a mensagem que não se deve trazer qualquer coisa aqui...

E isto, estando de Acordo com o Diogenes... pessimo em geral... e excelente...  :shock:

A Helena colocou muito bem o que se deve fazer...  :ok:
A. Fernandes


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 06:40:08
No corredor eu adoto o seguinte critério
Péssima: foto tecnicamente errada, foco fora, DOF curto quando deveria ser maior, exposição errada, composição errada.
Ruim: tecnicamente correta e composição errada
Razoável: composição correta e tecnicamente questionável
Boa: composição e técnica correta, mas básicas!
Excelente: acertou tudo, com produção e esmero técnico - uso de filtros, flash, produção, hora correta...

Na galeria:
Já vi muito cara que só tem  :wub: :clap: :worship: e a foto é bem razoável, tem uns caras que se você critica um pouquinho ou sugere algo, o cara vem com força te coagir! Não tem muito valor! Todos tem um dia inspirado e um dia ruim! Só comento na galeria quando vejo que o sujeito é novato e posso adicionar algo para ele evoluir ou estimular! De resto não comento!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 07:26:46
No corredor eu adoto o seguinte critério
Péssima: foto tecnicamente errada, foco fora, DOF curto quando deveria ser maior, exposição errada, composição errada.
Ruim: tecnicamente correta e composição errada
Razoável: composição correta e tecnicamente questionável
Boa: composição e técnica correta, mas básicas!
Excelente: acertou tudo, com produção e esmero técnico - uso de filtros, flash, produção, hora correta...
Boa pratica.

Na galeria:
Já vi muito cara que só tem  :wub: :clap: :worship: e a foto é bem razoável, tem uns caras que se você critica um pouquinho ou sugere algo, o cara vem com força te coagir! Não tem muito valor! Todos tem um dia inspirado e um dia ruim! Só comento na galeria quando vejo que o sujeito é novato e posso adicionar algo para ele evoluir ou estimular! De resto não comento!
Entendo isso ... claro...
Mas é pena outros ficarmos sem comentarios...
Mas tb não vejo solução...

Talvez .. quem queira 'forçar' os comentários que possam existir... pois.. dizer...
Vejo muitos a fazer isso..

O 'criticado' ... Eu por exemplo, até posso não estar de acordo... E só tenho uma coisa a fazer... explicar-me.

Me lembro duma critica que fiz aqui... sobre um plano melhor para a foto... e o autor responder que nesse plano entraria algo que ele não queria...
Pronto... explicado...
 
A gente tem consciencia que criticar uma foto desde  o sofá é sempre muito fácil...
MAS PODE SER TAMBEM MUITO BOM ou melhor... é sempre.

Quanto a mim, vou ver se começo a por isso de querer criticas, pontos de vista...  pois para isso está o forum...
A. Fernandes


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 08:16:54
Na galeria, o péssimo e ruim  simplesmente não recebem respostas, fora uma ou outra alma caridosa... :D  e, com receio de causar suscetibilidades, as respostas tenderão a ser poucas ou "amaciadas", exceto quando for um belo trabalho e todo mundo entra para  :snack: :snack: :snack::clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship:  :D

Considero que o CP tem seu valor, sim... :)

Se a Galeria tivesse regras (menos rígidas do que o Corredor), ela poderia cumprir a função com bem mais dignidade, hehe. Era só proibir "comentários" (?) como esses daí que vc citou, bem como "2x", "concordo"... A única exigência, seria ESCREVER um COMENTÁRIO, e não copiar o do colega ou colocar emoticons. A Galeria cumpriria um propósito bem mais interessante, e o Corredor poderia ir pra o saco.  :D
Ai, dá pra notar que eu "adoooooooooooooro" o Corredor, né... hehehe.  :D :D
mas é que não consigo realmente enxergar um propósito nele, especialmente se a Galeria for bem usada.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 08:17:55 por Helena Bsb »


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 08:25:58
Se a Galeria tivesse regras (menos rígidas do que o Corredor), ela poderia cumprir a função com bem mais dignidade, hehe. Era só proibir "comentários" (?) como esses daí que vc citou, bem como "2x", "concordo"... A única exigência, seria ESCREVER um COMENTÁRIO, e não copiar o do colega ou colocar emoticons. A Galeria cumpriria um propósito bem mais interessante, e o Corredor poderia ir pra o saco.  :D
Ai, dá pra notar que eu "adoooooooooooooro" o Corredor, né... hehehe.  :D :D
mas é que não consigo realmente enxergar um propósito nele, especialmente se a Galeria for bem usada.

Concordo... menos as restriçoes..
Entendo que pode incentivar a preguiça...

Mas há vezes, que já alguem 'traduziu' tao bem o que queríamos dizer... 
Que chega a ser um prazer, colocar o 2X , ou copiar a cita...
E coitados dos bonequinhos...
Me parece que os preguiçosos continuariam não escrevendo...
Não sei...  :ponder:
A. Fernandes


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:13:39
Pois eu acho o formato do Corredor muito mais interessante.
É um bom modo de treinar a aceitação de críticas, sem ficar arrumando desculpas.

Gosto de críticas duras, de ter minhas escolhas e conceitos estéticos questionados.
Mas isso só acontece quando o crítico sente-se impelido a fazê-lo. E é nisso que o corredor ganha.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:16:57
Pois eu acho o formato do Corredor muito mais interessante.
É um bom modo de treinar a aceitação de críticas, sem ficar arrumando desculpas.

Gosto de críticas duras, de ter minhas escolhas e conceitos estéticos questionados.
Mas isso só acontece quando o crítico sente-se impelido a fazê-lo. E é nisso que o corredor ganha.

é, esse lance das desculpas faz sentido. Ainda não tinha pensado nisso.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #25 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:14:31
Na galeria, o péssimo e ruim  simplesmente não recebem respostas, fora uma ou outra alma caridosa... :D  e, com receio de causar suscetibilidades, as respostas tenderão a ser poucas ou "amaciadas", exceto quando for um belo trabalho e todo mundo entra para  :snack: :snack: :snack::clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship:  :D

Considero que o CP tem seu valor, sim... :)

Este é o problema da Galeria, dificilmente sai algum comentário para os erros cometidos, ou para os posts ruins mesmo. O silêncio lá na Galeria talvês tenha este significado.

Como o Kado, acho que o Corredor tem seu propósito bem definido. Gostando ou não ele é bem claro e, assim sendo, acho super válido a sua existência. Posta quem quiser.

O problema que enxergo TODOS OS DIAS no Corredor, é que o Novato, geralmente  :D , posta de qualquer maneira sem se dar ao trabalho de ler as regras da sala. Sinceramente não precisaria nem ler as regras, basta olhar os outros tópicos da sala e entender como funciona. Neste ponto acompanho a batalha diuturna da Helena  :D :ok:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 12:15:03 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:04:07
Este é o problema da Galeria, dificilmente sai algum comentário para os erros cometidos, ou para os posts ruins mesmo. O silêncio lá na Galeria talvês tenha este significado.

Como o Kado, acho que o Corredor tem seu propósito bem definido. Gostando ou não ele é bem claro e, assim sendo, acho super válido a sua existência. Posta quem quiser.

O problema que enxergo TODOS OS DIAS no Corredor, é que o Novato, geralmente  :D , posta de qualquer maneira sem se dar ao trabalho de ler as regras da sala. Sinceramente não precisaria nem ler as regras, basta olhar os outros tópicos da sala e entender como funciona. Neste ponto acompanho a batalha diuturna da Helena  :D :ok:
Pois é.....  :no:
Mas não é só no corredor não. Qualquer sala q tem regras é assim. Q o digam os classificados tbem.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 14:35:03
Pois eu acho o formato do Corredor muito mais interessante.
É um bom modo de treinar a aceitação de críticas, sem ficar arrumando desculpas.

Gosto de críticas duras, de ter minhas escolhas e conceitos estéticos questionados.
Mas isso só acontece quando o crítico sente-se impelido a fazê-lo. E é nisso que o corredor ganha.

Mas duro é quando quem postou a foto diz, logo de cara, que fez a foto fora de foco propositalmente!!!

Tem uma lá postada onde está dito isso!

Como pode alguém fazer uma foto ruim propositalmente? E ainda postar para avaliação geral?

Mas enfim, cada um é cada um...

Pessoalmente também acho o Corredor um bom local, pelas razões expostas por você.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 14:36:37 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #28 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 14:58:16
Mas duro é quando quem postou a foto diz, logo de cara, que fez a foto fora de foco propositalmente!!!

Tem uma lá postada onde está dito isso!

Como pode alguém fazer uma foto ruim propositalmente? E ainda postar para avaliação geral?

Mas enfim, cada um é cada um...

Pessoalmente também acho o Corredor um bom local, pelas razões expostas por você.

Sinceramente? Corredor polonês vale de pouca coisa. . .

Bom, existem muitas fotos feitas propositadamente fora de foco e são excelentes, qual o problema?
Eu mesmo, em várias fotos preciso dizer que deixei sub, porque senão, o povo cai matando em cima. Pessoal tem um grande problema com foto que destoa dos padrões, como eu gosto de foto sub e com cortes e enquadramentos mais agressivos, passo longe do corredor ...  :hysterical:  :ok:

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:10:08
Nao existe foto boa ou ruim, correta ou errada.

O que existe sao ideias, influencias, conceitos, mensagens, etc.

Nao se avalia uma foto baseado nos parametros tecnicos (que nao sao regras como gostam de chamar mas apenas pontos de referencia). O correto de se avaliar uma foto eh analisando o quanto proximo ou bem sicedido o fotografo atingiu a metra proposta, a transmissao da mensagem, a coerencia na linguagem e o principio da ideia.


Um exemplo simples. Tem pessoas que tem olhar e enquadra somente se baseando no sujeito na imagem. E tem pessoas que tem olhar e enquadra se baseando na cena/ambiente. E tem pessoas que se baseia na Cena+Sujeito. E essa diferenca de olhares deve ser levado em consideracao ao avaliar uma imagem. O problema eh que muitos nao levam em consideracao diferentes olhares e julgam baseado somente no seu proprio olhar, e que nao foi o olhar que foi feita a foto.

Entao, a maioria das pessoas nao estao avaliando se a foto esta boa ou ruim, mas apenas se esta de cordo com o olhar e gosto delas ou nao.