Autor Tópico: Excelente ou péssima?  (Lida 3715 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Fevereiro de 2014, 18:10:18
Pessoal, tenho estado sempre por aqui, mais lendo do que escrevendo, e hoje me bateu uma dúvida.

Procuro ver além de outras coisas, as fotos que estão sendo feitas e tentado aprender um pouco a cada dia, e o corredor polonês é um bom lugar para eu calibrar se o que eu acho é o que a maioria acha.

Procuro primeiramente estabelecer minha própria opinião, baseado no pouco que sei e no meu olhar crítico, mas confesso que às vezes fico sem respostas. No link da foto abaixo, achei que a foto estava fora de foco, que não seria necessário um ISO tão alto para esta situação em particular e principalmente a velocidade estava muuuuito baixa. Pois bem, após esta avaliação votei e aí então fui ver os comentários dos colegas. Praticamente todos disseram a mesma coisa! Que bom que estou vendo o que todos estão vendo.

Mas há outras fotos que vemos votos "excelente" e votos "péssima" para a mesma foto. Obviamente os critérios variam de pessoa para pessoa, mas variar de excelente para péssimo é um pouco demais. Não me parece possível, ou pelo menos razoável haver opiniões tão díspares de uma mesma foto, mas é o que ocorre até com certa frequência.

Por outro lado, vemos isto apenas no painel de votação, mas nunca nas opiniões abertas, dadas pelos colegas. O que ocorre? O "excelente" seria apenas o voto da mulher do fotógrafo e o "péssima" apenas o voto do inimigo do fotógrafo, mas que não se habilitam a expor em público suas opiniões? Ou é normal mesmo que existam alguns que acham uma foto excelente quando outros simplesmente acham que ela está péssima, e eu é que estou por fora?


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98932.0
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, 18:11:12 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 18:41:24
É tudo questão de gosto e ponto de vista. Uns analisam a técnica, outros o que a foto transmite e assim vai...



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 18:44:46
É tudo questão de gosto e ponto de vista. Uns analisam a técnica, outros o que a foto transmite e assim vai...

Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 19:14:40
Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?

Com certeza. E é muito comum que uma foto seja excelente para um e péssima para outro.
Fotografia não é apenas técnica ou olhar.
Aquilo que ela transmite ou aquilo que ela retrata é o que vale. :OK:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 19:52:44
Fotos de animais, por exemplo; avalio dificuldade e raridade do assunto, além do enquadramento, cores e nitidez... se  aparecer com uma de onça pintada na natureza, mas faltando nitidez e composição fraca, o minimo que leva é um razoável, pelo senso de oportunidade...  se for um gato doméstico, na mesma situação, leva péssimo para aprender a fazer uma auto avaliação antes de se expor... >:D >:D :D 
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, 19:54:09 por kado »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 19:58:22
Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?

Geralmente o Excelente é dado por novatos ou o próprio autor  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 21:37:09
Geralmente o Excelente é dado por novatos ou o próprio autor  :ok:

O que sempre achei...e alguns péssimos, por mau humorado mesmo...
Exceto quando a maioria é excelente ou boa, ou ruim e péssimo, inclusive o meu próprio voto... :D

Quando postava no CP avaliava;
1/opiniões postadas em primeiro lugar, (dizem muito sobre o conhecimento e gostos do próprio avaliador, que podem ser bem diferentes dos teus) , analisava, avaliava, concordava ou descartava a sugestão (não é preciso concordar com gostos alheios, mas no minimo deve analisar, especialmente se quem postou é fotografo de mão cheia e tu não...)

2/qual a opção mais votada, eliminava os excelentes e os péssimos quando a  média era razoável, eliminava o péssimo quando a média era boa, eliminava o ruim e o péssimo quando a média era o excelente (poucas nesta.  :D) , para ter uma avaliação de gostos médios do publico do fórum. Agradar a todos é IMPOSSÍVEL. Mas desagradar, NÃO!!!   :ok:
Retirava os extremos para não desvirtuar o resultado  :D
 :assobi: . Parei de postar lá quando consegui que minha média ficasse entre razoável e excelente, eliminando ruins e péssimos, com tendencia a mais excelentes... testei o aprendizado na Arena...divertido e instrutivo :eek: :eek: :fight: :fight:



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 11:47:51
O que sempre achei...e alguns péssimos, por mau humorado mesmo...
Exceto quando a maioria é excelente ou boa, ou ruim e péssimo, inclusive o meu próprio voto... :D

Quando postava no CP avaliava;
1/opiniões postadas em primeiro lugar, (dizem muito sobre o conhecimento e gostos do próprio avaliador, que podem ser bem diferentes dos teus) , analisava, avaliava, concordava ou descartava a sugestão (não é preciso concordar com gostos alheios, mas no minimo deve analisar, especialmente se quem postou é fotografo de mão cheia e tu não...)

2/qual a opção mais votada, eliminava os excelentes e os péssimos quando a  média era razoável, eliminava o péssimo quando a média era boa, eliminava o ruim e o péssimo quando a média era o excelente (poucas nesta.  :D) , para ter uma avaliação de gostos médios do publico do fórum. Agradar a todos é IMPOSSÍVEL. Mas desagradar, NÃO!!!   :ok:
Retirava os extremos para não desvirtuar o resultado  :D
 :assobi: . Parei de postar lá quando consegui que minha média ficasse entre razoável e excelente, eliminando ruins e péssimos, com tendencia a mais excelentes... testei o aprendizado na Arena...divertido e instrutivo :eek: :eek: :fight: :fight:


Estas avaliações são interessantes de se usar.

Mas seria interessante saber porque alguém achou que esta foto está ruim. Gostaria mesmo de saber a opinião de quem não gostou e o porquê de não ter gostado, até pra saber se ele encontrou erros técnicos grosseiros ou se o que há é apenas mau humor mesmo...rs

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98465.0
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 15:16:07
Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?
Pode.

E opinioes variam quando pessoas de areas diferentes opinam, quando experiencia visual diferentes opinam, quando conhecimentos tecnicos e artisticos diferentes opinam, e quando preferencia pessoal diferente opina.

Um exemplo classico indo para um campo mais amplo das artes, sao os artistas com influencias e preferencias abistratas ou "primitivismo" (eh apenas um termo e nao significa nada negativo) que costumam fazerem criticas negativas sobre arte que trabalha a mimesi e a tangibilidade no campo visual. O mesmo o oposto.

Eh uma discussao em que as pessoas quase saem na porrada.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 15:32:03
Eh uma discussao em que as pessoas quase saem na porrada.

...e quase nunca se chega a algum lugar... :hysterical:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 16:55:53
Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?
Resolvi responder pela segunda vez a pergunta.  :ok:
Não que tenha mudado minha opinião, estou apenas acrescentado uma observação: existem fotos postadas, não todas é claro, que parecem "pegadinha" de TÃO ruim. Não estou falando de nenhum critério subjetivo não, é questão de foco, enquadramento ou algo do básico mesmo. Sinceramente, nestes casos, não é absolutamente questão de gosto, visão, olhar artístico ou algo parecido, não há o que fazer, é Péssima e pronto.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:39:53
...e quase nunca se chega a algum lugar... :hysterical:
Na parte da maioria quase nunca, mas temalguns poucos que vale a pena dar ouvidos pq mesmo tendo suas preferencias or argumentos sao bastante elucidantes em certos aspectos.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:40:26
Mas você acha que uma foto pode ser péssima para um e excelente para outro?
Vide Gursky e Romero Britto, por exemplo.
As opiniões para as suas obras vão de "genial, original, incrível" a "pior lixo já feito na história"...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:44:16
[...] é questão de foco, enquadramento ou algo do básico mesmo. Sinceramente, nestes casos, não é absolutamente questão de gosto, visão, olhar artístico ou algo parecido, não há o que fazer, é Péssima e pronto.

A sua descricao de fotos que "sao pessimas e pronto" se enquadra entre algumas das consideradas melhores fotos de Cartier Bresson e outros icones da fotografia.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 18:50:33
Bom.. do meu andar aqui... que ainda é curto...
Tenho notado que às vezes, não muitos, tenho alguma discordancia com o sentir dominante...
No caso concrecto da foto apresentada...
Em geral... se bem me lembro estavam dando ruim...
E eu fui para o razoavel...

Porque fui para o razoavel? Me pareceu, e isto é tremendamente subjectivo por falta de informação, que podia ser de alguem sem demasiada pratica ainda...
Ou seja entrei com outros criterios para alem do fotografico...
Que de certeza, muitos fazem tb, como é de esperar

Só para falar que são tantos os criterios possiveis que a avaliaçao pode variar bastante...

Porem... devo dizer que vi um ou 2 excelentes e tb fiquei... pois... nao diria chocado,  mas quase.
A. Fernandes