Autor Tópico: Dúv: Funcionamento de uma DSLR  (Lida 2372 vezes)

caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:13:51
Bom, éo seguinte, tenho uma lente do kit 18-55mm com f/3.5 na distancia minima e f/5.6 na máxima... Contudo, queria entender porque olhando pelo viewfinder, a imagem fica mais escura quando eu aumento a distancia de 18 até 55. Na minha opinião leiga e iniciante na fotografia, não tem nada haver com a abertura passar de f/3.5 pra f/5.6, porque se fosse, se eu passasse pra f/18 o viewfinder tbm escureceria (coisa que não acontece).

Levando em consideração esse fato, antes eu pensava que o diafragma ficava depois do espelho, mas vi que depois do espelhosó tem o sensor. Sendo assim, o diafragma só pode ser na lente (sim, isso é obvio eu sei), mas apesar de ser tão óbvio assim, porque a imagem do viewfinder não escurece quando aumentamos o diafragma? Quer dizer que o diafragma faz o mesmo papel que o obturador?


Tô muito confuso.... :doh:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:25:11
A lente ficamna sua maior abertura (até para permitir o autofoco ser acertado) e só fecha para a abertura que especificas quandoma foto vai ser tirada. Se desejas ver a imagem com o diafragma fechado aperta o botão redindo que fica no corpo da câmera, parte frontal do lado direito, jumto da lente. Aquele botão permite que se visualize a imagem com a objetiva fechada, para visualização da profundidade de campo.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 23:26:38 por jauvane »
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:28:09
Caio, como o obturador sempre fica na sua abertura máxima, vai ter essa diferença mesmo entre 18mm (f/3.5) e 55mm (f/5.6). Então é esperado que a imagem em 55mm vai ser mais escura que em 18mm no viewfinder.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:28:39
O diafragma so fecha na hora da foto. Se vc usar o botao de prever profundidade de campo, vai notar o escurecimento ao fechar para f/18.

O escurecimento q vc percebe ao dar zoom se da por causa da variacao da distancia focal. :ok:
D600 - E-M10


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:35:16
A lente ficamna sua maior abertura (até para permitir o autofoco ser acertado) e só fecha para a abertura que especificas quandoma foto vai ser tirada. Se desejas ver a imagem com o diafragma fechado aperta o botão redindo que fica no corpo da câmera, parte frontal do lado direito, jumto da lente. Aquele botão permite que se visualize a imagem com a objetiva fechada, para visualização da profundidade de campo.

Nem todas as câmeras têm esse botão... na minha eu programei o Set para essa função.
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:39:58
Nem todas as câmeras têm esse botão... na minha eu programei o Set para essa função.

Na minha não tem, tenho uma simples Canon T3  :assobi:


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:40:54
O diafragma so fecha na hora da foto. Se vc usar o botao de prever profundidade de campo, vai notar o escurecimento ao fechar para f/18.

O escurecimento q vc percebe ao dar zoom se da por causa da variacao da distancia focal. :ok:

É ai que tá, eu queria saber o motivo da imagem em si ficar mais escura com essa variação...


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:43:42
Ah então o diafragma fica sempre aberto no MÁXIMO e só fecha no f/x quando eu clico né isso? hum, isso já me esclareceu muita coisa rs.
Então o boturador seria o simples levantamento do espelho...?

Já vi uns modelos de cameras mais antigas que o obturador era circular e era fechado, só abria quando a foto era tirada.

Hoje quem faz esse papel é o espelho né? bacana...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 23:59:22
Então o boturador seria o simples levantamento do espelho...?

Já vi uns modelos de cameras mais antigas que o obturador era circular e era fechado, só abria quando a foto era tirada.

Hoje quem faz esse papel é o espelho né? bacana...


Não, cara, você está misturando tudo. As objetivas possuem um diafragma, e ele é circular sim (ou próximo disso). O espelho serve para mostrar a imagem na visor óptico, ele é levantado logo antes do clique. Nesse momento, o diafragma se fecha na abertura desejada e a foto é tirada.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 01:31:49
O negócio é o seguinte, como disseram anteriormente, o diafragma fica em sua abertura máxima o tempo inteiro. Ele só se fecha na hora do disparo da foto e volta a abrir após a exposição ter sido feita. Portanto, se vc colocou sua abertura em f/18, por exemplo, ainda assim o diafragma vai ficar na abertura máxima até o momento que vc disparar a foto. Ai o diafragma se fecha a f/18, a exposição é feita e o diafragma volta a se abrir. Ai vai o video para exemplificar.

http://www.youtube.com/watch?v=fG5QedhroYQ

Então, como em 18mm a lente tem abertura máxima em f/3.5 e em 55mm a lente tem abertura máxima de f/5.6, é normal que a imagem do viewfinder escureça a medida que se aumente a distância focal. Caso sua câmera tivesse o botão de prévia de profundidade de campo, ai vc veria o diafragma se fechar e a imagem do viewfinder escurecer quando se coloca-se aberturas menores.

Abraços.


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 01:53:08
E no vídeo (muito bacana de se ver, obrigado Rafa_Meira!!!)dá para ver também a cortina em funcionamento, que é outro elemento mecânico em funcionamento durante a exposição!!!
No momento do click, o espelho sobe (por isso que o visor fica totalmente escuro), o diafragma (que fica na lente), se fecha de acordo com o definido na regulagem da exposição escolhida, e então abre-se a primeira cortina, expondo de fato o sensor (ou filme, o processo é o mesmo), seguido pela segunda cortina que vem fechando a exposição... Terminado o processo a câmara volta a seu estado inicial, desfazendo todos os passos (mas sem expor o sensor dessa vez...) tudo muito rápido, nas máquinas mais avançadas o processo todo é feito dentro dos 1/8000s
Mas a resposta a pergunta inicial, caso não tenha ficado claro, é que seu visor fica escuro ao aumentar a distância focal por que sua lente tem abertura máxima variável...

O negócio é o seguinte, como disseram anteriormente, o diafragma fica em sua abertura máxima o tempo inteiro. Ele só se fecha na hora do disparo da foto e volta a abrir após a exposição ter sido feita. Portanto, se vc colocou sua abertura em f/18, por exemplo, ainda assim o diafragma vai ficar na abertura máxima até o momento que vc disparar a foto. Ai o diafragma se fecha a f/18, a exposição é feita e o diafragma volta a se abrir. Ai vai o video para exemplificar.

http://www.youtube.com/watch?v=fG5QedhroYQ

Então, como em 18mm a lente tem abertura máxima em f/3.5 e em 55mm a lente tem abertura máxima de f/5.6, é normal que a imagem do viewfinder escureça a medida que se aumente a distância focal. Caso sua câmera tivesse o botão de prévia de profundidade de campo, ai vc veria o diafragma se fechar e a imagem do viewfinder escurecer quando se coloca-se aberturas menores.

Abraços.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2014, 15:32:44
Que a abertura máxima é variavel dependendo da distancia focal isso eu já tinha entendido há muito tempo. O que eu não consigo compreender é o Por quê que eu posso visualizar essa diferença de iluminação no VIEWFINDER quando a minha camera não tem a capacidade pra visualizar a "prévia" da aabertura atual.  :aua:

Se existisse a prévia nela, eu até entenderia da imagem ficar mais escura de 18 pra 55 no viewfinder, mas ela não possui essa tecnologia. (ou pelo menos não que eu saiba)


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2014, 15:46:00
É por que a abertura no visor é sempre a máxima da lente,  ela só fecha o diafragma no momento da exposição, ou quanto usa o dof preview, que pelo que você está falando não tem em sua camara...

Que a abertura máxima é variavel dependendo da distancia focal isso eu já tinha entendido há muito tempo. O que eu não consigo compreender é o Por quê que eu posso visualizar essa diferença de iluminação no VIEWFINDER quando a minha camera não tem a capacidade pra visualizar a "prévia" da aabertura atual.  :aua:

Se existisse a prévia nela, eu até entenderia da imagem ficar mais escura de 18 pra 55 no viewfinder, mas ela não possui essa tecnologia. (ou pelo menos não que eu saiba)
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2014, 16:18:11
Caio, eh por causa do seguinte: a lente fica sempre na abertura maxima, exceto na hora do clique.

Mas a abertura maxima em 55mm eh menor que em 18mm. Por isso vc ve a diferenca. A lente nao consegue abrir mais que a abertura maxima (f/5.6 em 55mm), entende?

A questao eh a escala de abertura. O diametro da pupila do diafragma nao muda - e por isso vc nao entende pq a imagem escurece - mas qdo a distancia focal aumenta, a abertura na escala f diminui mesmo assim. A luminosidade da cena depende da distancia focal, e eh essa variacao q vc enxerga em mexer o zoom com o diafragma imovel.

Espero ter ajudado.
D600 - E-M10


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2014, 12:43:36
O diafragma só fecha quando o botão do obturador é pressionado.  :)

É uma coisa simples, se você quiser que ele "escureça" é só apertar o "preview do bokeh" (me fugiu o nome agora) que aí ele fecha o diafragma ...
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II