Autor Tópico: Composição Fotográfica  (Lida 3028 vezes)

igorvinnicius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 09:50:14
Bom dia pessoal,

Sou iniciante em fotografia, e gostaria de umas opiniões a respeito de composição.

Apesar das técnicas e regras dos terços que sempre vemos falar, você acha que a visão pessoal do fotógrafo influencia muito na fotografia? E que nem sempre essas regras irão produzir o melhor reseultado?

Sei que o conhecimento e as técnicas são muito importantes e devem ser aplicadas, mas gostaria de saber se a composição tem um valor mais pessoal, de acordo com a visão do fotógrafo, do que técnico, na verdade é essa minha dúvida!

Muito obrigado!



rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 10:47:12
Com certeza a visão do fotografo é o mais
importante, o que você quer mostrar na
sua fotografia independente de regras.

seja bem vindo ao fórum vai ser de muito
valor para você aprender.


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:57:34
Com certeza a visão do fotografo é o mais
importante, o que você quer mostrar na
sua fotografia independente de regras.

seja bem vindo ao fórum vai ser de muito
valor para você aprender.

Concordo. O principal é conseguir passar a mensagem de forma agradável aos olhos. Nisso a visão do fotógrafo faz muita diferença.

Já reparou que existem muitas imagens tecnicamente perfeitas, mas que não são agradáveis ao seu olhar?

 :ok:
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 14:35:06
acho que sim...

tenho essa foto debaixo num enquadramento mais aberto, em que o rosto esta nos terços, totalmente em foco... e prefiro essa
@jacobfotografiacriativa


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:04:18
...gostaria de saber se a composição tem um valor mais pessoal, de acordo com a visão do fotógrafo, do que técnico...

Não sei se entendi muito bem, mas posso dizer que não existe composição "correta", vai de acordo com a visão do fotógrafo, como você diz. Mas pode ter certeza: os bons fotógrafos sabem muito de composição, mesmo quando decidem quebrar as tais "regras".
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:21:44
O olhar do fotógrafo e o que ele quis transmitir é o que vale. Se ele se valeu de métricas pré estabelecidas ou não é o menos importante.
Ou será que a foto do André está péssima porque está desfocada, com cortes no cabelo e ombro?
Ou está belíssima porque conseguiu captar muito bem a expressão da pessoa?

;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:24:38
Mas pode ter certeza: os bons fotógrafos sabem muito de composição, mesmo quando decidem quebrar as tais "regras".


 :ok:


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 22:02:23
Mas acho que ta acontecendo uma confusão aqui. Ele é iniciante, está aprendendo fotografia. A linguagem visual, assim como qualquer outra, apresenta alguns códigos. As regrinhas básicas como a regra dos terços, proporção áurea, etc ajudam a quem está começando a identificar uma forma de expressar satisfatoriamente aquilo que quer. Se ficarmos nessa de "o que vale é o olhar do fotografo" estaremos incentivando a cena clássica da pessoa que te mostra uma imagem e você não conseguir fazer nenhuma leitura, porque o objeto de interesse está tão diluído em outras informações que você vai pedir explicações e o fotógrafo vai dizer "é que eu quis mostrar isso aqui".

Na minha opinião você precisa saber bem fazer o feijão com arroz a ponto de ousar e ser compreendido. Não o contrário.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 22:09:40
Concordo com o Fabio!

Realmente, para se quebrar alguma regra tem que se SABER o motivo e ter certeza dele. Vejo muitas fotos com horizonte torto, fora dos terços e sem motivo algum, apenas pela besteira de ter feito errado. Essa minha por exemplo, usei um angulo superior, que mostra a situação "indefesa" da mãe na situaçao, da essa sensação de rebaixamento(nao ao pé da letra, mas a pessoa se torna mais achatada, por isso raramente se fotografa crianças nesses angulos), o olhar triste dela me chamou atençao conforme a situaçao que ela passava e eu queria dar enfase somente no rosto dela, no sentimento que ela tinha e passava.

Entao sim, tudo depende. Aprenda composiçao e tente usa-la ao maximo, quando puder quebrar as regras e tiver motivos pra isso, tenha em mente eles muito bem definidos!
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 23:02:02
Discordo. Para mim é uma grande besteira colocar métricas para uma boa fotografia. Ou então permitir que uma foto seja boa fora das regras somente se o fotógrafo fez conscientemente.

Parece papo de segregação. ...

Fotografia , tirando situações específicas é uma forma de expressão artística por parte do fotógrafo. Se o horizonte esta touro mas a foto me agrada, ou agrada a quem fez, vou julgar mau por quê? :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 23:18:12
Discordo. Para mim é uma grande besteira colocar métricas para uma boa fotografia. Ou então permitir que uma foto seja boa fora das regras somente se o fotógrafo fez conscientemente.

Parece papo de segregação. ...

Fotografia , tirando situações específicas é uma forma de expressão artística por parte do fotógrafo. Se o horizonte esta touro mas a foto me agrada, ou agrada a quem fez, vou julgar mau por quê? :ok:


Tá... mas vamos supor que o fotógrafo tenha que vender para poder comer.... e ele é talentoso

Vc acha que ele fotografa melhor conhecendo as técnicas de composição e as quebrando ou só no instinto?

Abs

Marcio


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 23:20:20
Sergio, concordo com você em partes. Assim como o Fabio, eu acho para um iniciante, saber as regras é um passo inicial importante pra, a partir daí, fazer composições mais conscientes, pensar mais antes de clicar.

Mas no que eu concordo é que não dá pra colocar regras em artes. É como tentar classificar matematicamente se uma foto é boa ou ruim, baseado no quanto ela respeita as regras, isso não existe. Mas é inegável o valor que as regrinhas de composição têm.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 23:46:23
As técnicas são formas de se aprender e passar conhecimento de algo que demoraria muito para que instintivamente se consiga reproduzir inúmeras vezes.

Acertar uma foto por instinto, ok.... mas acertar todo dia, é necessário saber o que se faz.

Conhecimento sempre é bom, mas é apenas uma parte... por isso dá a impressão que não precisamos disso.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 03:17:55
As regras sao forma de influenciar a vc ampliar seu horizonte e parar de fotografar com tudo centralizado quando se esta aprendendo.

Mas nao sao feitas para serem regras apesar de serem chamadas de regras. Sao apenas referencias. Ate mesmo pq a propria regra pode estar errada dependendo da foto, ou em uma mesma foto tem mais de um elemento para se aplicar a regra, e agora?

O mais importante eh ter a sua propria visao pq sera ela que dara maior personalidade, sentido e qualidade as suas fotos. Fotografos que se preocupam em seguir as regras religiosamente podem fazer belas fotos no ponto de vista das regras, mas vc ve que as fotos sao vazias, impessoais, distante. Vc podenao sentir concientemente mas sente. Ou vc pode se acostumar com isso e ja nao se importar mais.

O ideal eh conhecer as regras basicas mas usar o seu instinto, memoria e tato para compor. Com pratica seu instinto e tato fica mais agucando, principalmente quando em constante contato com as obras de grande mestres. Quanto mais vc confiar e seguro estiver de seu olhar, menos vc precisara das regras, mas sabendo elas vc aplica quando estiver indeciso.

Existe outra questao. Quem se apega muito as regras tende a produzir o idealizado, cliche, copia e padrao, prodiz mesmisse e que muitas vezes funciona para o publico em geral que gosta do tradicional. Aplicando o seu olhar, experiencias e tato na composicao vc oferece experiencias novas (que eh a do seu olhar).

E essa diferenca eh bastante discutido e da briga, pq o primeiro tende a ser considerado um mero criador de docoracao, cartao postal ou artesanato (sem alma) para as massas e o segundo um artista e criador de verdade (mais expressivo e sensorialmente estimulante). Ambos tem seu publico e seu espaco. Basta saber o que vc quer e gosta mais.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:34:43
As regras sao forma de influenciar a vc ampliar seu horizonte e parar de fotografar com tudo centralizado quando se esta aprendendo.

Mas nao sao feitas para serem regras apesar de serem chamadas de regras. Sao apenas referencias. Ate mesmo pq a propria regra pode estar errada dependendo da foto, ou em uma mesma foto tem mais de um elemento para se aplicar a regra, e agora?

O mais importante eh ter a sua propria visao pq sera ela que dara maior personalidade, sentido e qualidade as suas fotos. Fotografos que se preocupam em seguir as regras religiosamente podem fazer belas fotos no ponto de vista das regras, mas vc ve que as fotos sao vazias, impessoais, distante. Vc podenao sentir concientemente mas sente. Ou vc pode se acostumar com isso e ja nao se importar mais.

O ideal eh conhecer as regras basicas mas usar o seu instinto, memoria e tato para compor. Com pratica seu instinto e tato fica mais agucando, principalmente quando em constante contato com as obras de grande mestres. Quanto mais vc confiar e seguro estiver de seu olhar, menos vc precisara das regras, mas sabendo elas vc aplica quando estiver indeciso.

Existe outra questao. Quem se apega muito as regras tende a produzir o idealizado, cliche, copia e padrao, prodiz mesmisse e que muitas vezes funciona para o publico em geral que gosta do tradicional. Aplicando o seu olhar, experiencias e tato na composicao vc oferece experiencias novas (que eh a do seu olhar).

E essa diferenca eh bastante discutido e da briga, pq o primeiro tende a ser considerado um mero criador de docoracao, cartao postal ou artesanato (sem alma) para as massas e o segundo um artista e criador de verdade (mais expressivo e sensorialmente estimulante). Ambos tem seu publico e seu espaco. Basta saber o que vc quer e gosta mais.

Ai eu Concordo !  :ok:

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/