Autor Tópico: Editar arquivos RAW é muito complicado?  (Lida 7256 vezes)

Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 10:22:09
Olá, amigos do fórum.

Sou um apaixonado por fotografia. Sou da época do filme e agora estou voltando a fotografar. Estou para comprar minha primeira digital sem ser compacta. Quer dizer, estou em dúvida entre uma compacta "com cara de DSLR", ou uma DSLR propriamente dita.

Nikon Coolpix P510 ou Nikon D7000 ?? Estou entre estas duas, mas se quiserem me recomendar uma terceira opção, fiquem à vontade.

Minha dúvida é: editar em RAW é muito complicado? Será que vale a pena eu investir numa máquina que trabalhe com RAW, se eu não tenho grandes conhecimentos de edição neste formato? O programa PICASA edita RAW? Eu teria que baixar um programa específico? Já andei vendo que tem o Light Room que parece ser muito bom...

Enfim, são muitas dúvidas. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço bastante.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 10:36:37
Pelo visto você é fã da Nikon, mas sugiro também a Canon t3i. Câmera de entrada mas muito competente.

Sobre raw.. não é muito complicado não. Se você tiver por exemplo o Lightroom é bastante intuitivo e com algumas visualizações no youtube você logo pega o jeito.

 :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 10:50:36
Olá, conforme o amigo acima citou, existem outras DSLRs mais simples que podem te atender, como a Canon T3i ou a Nikon D3200.....
Mas entre as 2 que vc citou tenho que dizer que deves ir na D7000 sem titubear, pois a diferença é bem grande.

Existem muitos softwares que editam e revelam arquivos RAW, eu utilizo o Lightroom por estar habituado e achar que o resultado serve.
E fotografar em RAW podendo ajustar a imagem de acordo com o que se deseja é o que faz a diferença, falando de imagem em si.... 


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:24:03
Eu agradeço as informações... Comecei a cogitar a Canon, mas acho que vou na Eos 60D, para ser uma câmera mais definitiva e eu não sentir necessidade de trocá-la em breve. Gosto muito do recurso da tela do LCD ser "angular", isso dá muitas possibilidades.

Onde eu poderia baixar o Lightroom? Alguém poderia me indicar? Grato.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 11:59:40
Olá Simão

Você pode baixar a versão de teste do Lightroom aqui:

https://www.adobe.com/cfusion/tdrc/index.cfm?product=photoshop_lightroom&loc=pt_br

Note que este produto expira depois de 30 dias, depois disso você precisa comprar uma licença ou "dar um jeito", embora eu não recomende esta última alternativa.

Se você pretende ir de compacta, posso te assegurar que fotografar em RAW faz uma grande diferença, principalmente em fotos tiradas com ISO mais alto. Dá pra recuperar detalhes que você as vezes nem conseguiria ver num JPEG saído direto da câmera, por exemplo.

Editar fotos em RAW não é difícil não. Claro que existem técnicas e etc, mas até onde pude ver, você tem que experimentar e ir mexendo até que a foto fique a seu gosto. Conforme adquire experiência, suas edições vão ficando melhores.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:06:15
Não existe nenhum programa gratuito que de para abrir e editar RAW, fiquei meio decepcionado com isso, comprei a D5100 e até agora nem usei RAW


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:23:55
Não existe nenhum programa gratuito que de para abrir e editar RAW, fiquei meio decepcionado com isso, comprei a D5100 e até agora nem usei RAW

Não só existem como são vários. A começar pelos programas do próprio fabricante, que são a melhor opção para quem está começando porque importam corretamente as configurações de câmera, gerando um JPG sem que seja necessário nenhum processo de edição. O programa da Canon, o DPP, é totalmente free e vem nos CD's da câmera. A Nikon até pouco tempo atrás tinha uma versão free (ViewNX se não me engano) e uma versão paga (CaptureNX). Vc por acaso olhou o conteúdo dos CD's que veio com sua câmera ?????

Além dos programas do próprio fabricante, existe Photivo, DarkTable, RAWTherapee e outros, só que a maioria é mais complexo e implementa mais funções que o LR, o que acaba tornando a curva de aprendizado mais difícil.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Simão J.G. Alpino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:51:26
Obrigado Kuni e AlexandreS.

Vou testar o programa que vier com a máquina então. Valeu!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:59:54
 Depois que pegar as manhas editar RAW é uma delicia! Vc nunca mais vai querer JPG. Aquela foto estourada clara ou escura vc recupera próximo do perfeito no RAW, JPG é caso perdido.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:10:59
Não só existem como são vários. A começar pelos programas do próprio fabricante, que são a melhor opção para quem está começando porque importam corretamente as configurações de câmera, gerando um JPG sem que seja necessário nenhum processo de edição. O programa da Canon, o DPP, é totalmente free e vem nos CD's da câmera. A Nikon até pouco tempo atrás tinha uma versão free (ViewNX se não me engano) e uma versão paga (CaptureNX). Vc por acaso olhou o conteúdo dos CD's que veio com sua câmera ?????

Além dos programas do próprio fabricante, existe Photivo, DarkTable, RAWTherapee e outros, só que a maioria é mais complexo e implementa mais funções que o LR, o que acaba tornando a curva de aprendizado mais difícil.

Já usei o RAWTherapee e não foi nada monstruosamente difícil. Recomendo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 19:17:27
Depois que pegar as manhas editar RAW é uma delicia! Vc nunca mais vai querer JPG. Aquela foto estourada clara ou escura vc recupera próximo do perfeito no RAW, JPG é caso perdido.
2x

Dá uma entrada no meu canal no YouTube (link na assinatura) e veja um vídeo sobre raw vs jpeg e um tutorial bem rápido de como editar RAW no LR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:06:38
Para o ambiente Linux temos o Darktable e o GIMP.   Tudo de graça:  programas completos.   Acho que existe GIMP para windows, um perfeito substituto para o photoshop...

No que tange à edição, o fotógrafo tem que saber o que deseja antes de mais nada... Daí, com uma ideia em mente, ele poderá trabalhar o arquivo RAW.

A Canon T3 está baratinha... Dizem que é uma boa câmera, mas como gosto da SONY, não vou elogiar (risos)...

Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:10:48
Está aí!   Gimp para windows., mas sugiro que experimente o ambiente linux --> UBUNTU.

De graça e completo até para MAC.

http://www.gimp.org/downloads/


No final da relação, clicar em "mostrar outros downloads".
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 21:21:10
Desculpem! Esqueci... O GIMP precisa de um plug-in para poder trabalhar com RAW.
Quem usa Ubuntu ou Debian os consegue por meio do Synaptic, gerenciador de pacotes...
Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:09:36
Não só existem como são vários. A começar pelos programas do próprio fabricante, que são a melhor opção para quem está começando porque importam corretamente as configurações de câmera, gerando um JPG sem que seja necessário nenhum processo de edição. O programa da Canon, o DPP, é totalmente free e vem nos CD's da câmera. A Nikon até pouco tempo atrás tinha uma versão free (ViewNX se não me engano) e uma versão paga (CaptureNX). Vc por acaso olhou o conteúdo dos CD's que veio com sua câmera ?????

Além dos programas do próprio fabricante, existe Photivo, DarkTable, RAWTherapee e outros, só que a maioria é mais complexo e implementa mais funções que o LR, o que acaba tornando a curva de aprendizado mais difícil.

Bom, na minha D5100 veio o CD do Viewnx2, instalei ele, mas confesso que não gostei muito da cara dele, e nem sequer me ative se ele abre ou edita arquivos Raw, se fizer já é alguma coisa.

Então o Gimp serve pra editar Raw ?  Precisa de algum plug-in ?