Autor Tópico: Editar arquivos RAW é muito complicado?  (Lida 7274 vezes)

nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 15:13:11
Edita e precisa de plug-in.

Adoro o GIMP...

Existem o Darktable, o Shotweel (mais simples) e o GIMP. Todavia, o GIMP precisa de plug-in...

 :ok:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:05:48
Eu diria que o GIMP seria o equivalente ao PS, claro que bem menos poderoso, mas mesmo assim uma excelente alternativa amadora considerando-se que é totalmente free.

Já para edição de RAW, estou gostando de usar o Darktable http://www.darktable.org/. Ele está se tornando um software bastante poderoso e em algumas áreas, com possibilidades de edição maiores que o LR. O que ainda continua ruim são as rotinas de redução de ruído e recuperação de highligts.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Socó

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 17:15:26
Olá Simão,

Você já tem várias respostas super competentes sobre softwares de processamento de arquivos RAW, mas vou arriscar uma comparação bem objetiva das vantagens do arquivo RAW vs JPG das câmeras.

Como você é do tempo do filme, vai se familiarizar. Os arquivos JPG gerados nas câmeras são como as ampliações feitas nos minilabs onde a máquina fazia a correção que "achava" adequada. Funcionava para a maior parte das pessoas mas quem entendia mais um pouco pedia para a ampliação não vir com correções para ver onde errou (estou falando de filme negativo e não slides)

Já os arquivos RAW te dão a possibilidade de ajustes no original sem perda de qualidade. Por exemplo, a camera que gera o JPG aplica compressão, contraste, mexe na curva, etc. e não dá pra voltar atras e se você não gostou já era. O arquivo RAW é processado nos programas específicos e você não salva por cima do original, te obrigando a salvar em JPG, TIFF, DNG, etc. dessa forma o original está sempre intacto.

abs


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 17:34:04
Eu vi este há pouco tempo LightZone que é free e imita o lightroom
Dado ser um projecto aberto com comunidade... me pareceu uma aposta segura...

Nao testei porque comprei há pouco tempo o LR 5

Mas fica a informação  http://www.lightzoneproject.org/
A. Fernandes


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #19 Online: 27 de Julho de 2020, 14:59:46
Caros companheiros "fotográficos" , acabei de comprar a minha 5D da Canon. Como não podia deixar de ser uma câmara com uns bons anos em cima como essa, não veio acompanhada de CD ou sequer mesmo instruções para o usuário. Consegui na internet um manual completo que me ajudou a entender o seu funcionamento, mas até agora não encontrei nenhum manual da Canon para processar RAW. Alguém me ajudaria com esse detalhe, o nome do programa ou um site, enfim qualquer que seja o tipo de ajuda será bem vinda. Obrigado


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #20 Online: 27 de Julho de 2020, 15:54:25
Caros companheiros "fotográficos" , acabei de comprar a minha 5D da Canon. Como não podia deixar de ser uma câmara com uns bons anos em cima como essa, não veio acompanhada de CD ou sequer mesmo instruções para o usuário. Consegui na internet um manual completo que me ajudou a entender o seu funcionamento, mas até agora não encontrei nenhum manual da Canon para processar RAW. Alguém me ajudaria com esse detalhe, o nome do programa ou um site, enfim qualquer que seja o tipo de ajuda será bem vinda. Obrigado

O programa mais popular é o Photoshop Lightroom, ou mesmo o Adobe Camera Raw, plug-in do Photoshop. Existem diversos outros que também fazem ajustes em arquivos RAW, fazendo um trabalho de "revelação" da imagem digital crua, ou nativa.

Pesquise na internet que com certeza vai aparecer bastante coisa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 27 de Julho de 2020, 17:29:34
O programa da canon é DPP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #22 Online: 28 de Julho de 2020, 10:17:08
Muito grato pela resposta. Eu já sabia da existência do PS / LR / RT / GIMP / DT / por te-los encontrado na internet, mas o que estava procurando era o programa da própria Canon, isto porque o manual do usuário fazia referencia á existência desse programa e também porque li em algum lugar que existem vantagens em utilizar o programa especifico da marca, pois segundo parece o sistema RAW não é igual em todas as marcas. O principio é sempre o mesmo mas a forma como esse principio foi programado é que difere. Fiquei feliz por saber o nome do programa da Canon <DPP> . Vou procurar por ele e se não encontrar ou tiver dificuldade de entende-lo entrarei novamente em contato. +/x obrigado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 28 de Julho de 2020, 11:05:13
Luis,

Tenha em mente que os programas da Adobe hoje em dia são na modalidade de assinatura, e não saem baratos a longo termo. Parou de pagar, para de funcionar. É um ralo de dinheiro e só valem a pena para quem realmente ganha dinheiro com fotografia e não sabe ou não quer usar outros programas.

O DPP da Canon tem praticamente todo o necessário para conversão e ajuste de imagem para os arquivos raw da marca, e é gratuito.

Quanto aos da marca serem melhores, isso é lenda. Na minha opinião, os melhores conversores são o DxO e o Capture One, e eles pegam praticamente todos os tipos de raw imagináveis, desde o tempo das cavernas. Mas são pagos e não muito baratos.

Existem outros conversores de baixo custo, como o Luminar e o ON1, e dependendo do usuário podem atender perfeitamente as necessidades. O Luminar é controverso, principalmente na versão 4, que é lenta pra caramba.

Também existem programas gratuitos como o Darktable e o RawTherapee (este último é fenomenal mas é complicadissimo)

No seu caso, eu tentaria inicialmente o DPP.




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 28 de Julho de 2020, 11:16:55
Luis,

Tenha em mente que os programas da Adobe hoje em dia são na modalidade de assinatura, e não saem baratos a longo termo. Parou de pagar, para de funcionar. É um ralo de dinheiro e só valem a pena para quem realmente ganha dinheiro com fotografia e não sabe ou não quer usar outros programas.

O DPP da Canon tem praticamente todo o necessário para conversão e ajuste de imagem para os arquivos raw da marca, e é gratuito.

Quanto aos da marca serem melhores, isso é lenda. Na minha opinião, os melhores conversores são o DxO e o Capture One, e eles pegam praticamente todos os tipos de raw imagináveis, desde o tempo das cavernas. Mas são pagos e não muito baratos.

Existem outros conversores de baixo custo, como o Luminar e o ON1, e dependendo do usuário podem atender perfeitamente as necessidades. O Luminar é controverso, principalmente na versão 4, que é lenta pra caramba.

Também existem programas gratuitos como o Darktable e o RawTherapee (este último é fenomenal mas é complicadissimo)

No seu caso, eu tentaria inicialmente o DPP.
Esse ON1 eu precisei Googlar. Nunca tiva ouvido falar dele antes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #25 Online: 28 de Julho de 2020, 11:34:19
Sim eu sei que eles são pagos e são caros. Eu sou um simples fotografo amador que faz, por puro prazer de fotografar, todo o tipo de fotos, eventuais retratos, paisagens, flores (macro), bichos etc, e por isso não estou a fim pagar caro por programas como Photoshop que ouvi dizer que são excepcionais. Eu sou do tempo da fotografia analógica e ainda hoje de vez enquanto revelo um filme. Mas isso, hoje em dia também sai caro. Por isso tentei e gostei da fotografia digital. Eu tentei o GIMP mas a forma com que esse sistema processa RAW não é legal. Tentei também Rawtherapee mas como vou disse é complicado. Vou tentar o DPP.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Julho de 2020, 12:00:00
Esse ON1 eu precisei Googlar. Nunca tiva ouvido falar dele antes.

Não tem a qualidade do DXO Photolab ou do Capture One mas, em termos de funcionalidade, é um dos melhores (tem ajustes em camadas, faz panorâmicas, faz empilhamento de foco, gerencia os arquivos, tem sincronização na nuvem, tem app para smartphone, tem função dedicada para tratar retratos, tem uma máscara AI muito competente, etc). Não deve ser top em nenhum dos quesitos mas é muito completo e não requer assinatura (talvez a sincronização nas nuvens precise de assinatura).

Um inconveniente tosco é que é melhor usá-lo em inglês pois a tradução para o português é sofrível (não sei se melhoraram isso nas últimas atualizações).

Enfim, acho que vale a pena fazer um teste de 30 dias.
« Última modificação: 28 de Julho de 2020, 12:01:11 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Julho de 2020, 17:03:59
Minha dúvida é: editar em RAW é muito complicado? Será que vale a pena eu investir numa máquina que trabalhe com RAW, se eu não tenho grandes conhecimentos de edição neste formato? O programa PICASA edita RAW? Eu teria que baixar um programa específico? Já andei vendo que tem o Light Room que parece ser muito bom...


Não, não é complicado, sugiro o Lightroom para começar, é fácil mas é pago, então vai ter que gastar. Outro software que sugiro é o RawTherapee, é gratuito é é um monstro, vai conseguir fazer qualquer coisa nele mas é mais complexo que editar no lightroom.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


rmontroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Julho de 2020, 17:14:03
Se vc comprou uma nikon o melhor programa gratuito dusparado é o capture one express for nikon. Existe uma versão gratuita também para sony e fuji, mas não tem para canon:
https://www.captureone.com/en/products-plans/capture-one-express/nikon
Nikon d610. Lentes: Nikon 50mm 1.8g; Nikon 20mm 1.8g; Nikon 70-300 4.5-5.6g


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #29 Online: 29 de Julho de 2020, 12:07:18
Eu não estou á procura dum sistema para a Nikon ma sim para uma Canon full frame.