Autor Tópico: Dúvida básica  (Lida 1757 vezes)

nortonfalarz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:54:09
Bom dia pessoal! Sou um fotografo amador (que tenta fazer serviço profissional) e tive um problema para fotografar um ambiente que possui pouca luz, e as luzes sendo um pouco laranjadas. Porém minhas fotos ficaram EXCESSIVAMENTE laranjadas.. vejam: http://ge.tt/9QC0ijM1?c ..acreditem, o ambiente não é tãoo laranjado assim como ficou nas fotos, é muito menos.

Eu sei utilizar apenas ISO, obturador e diafragma. E o 'balanço de branco' sempre usei no automático... seria este o meu problema mais provável?? Algém poderia me ajudar por favor? Vou retornar hoje no local e é minha última chance.

Se eu tirar as fotos em RAW, pode ser uma vantagem para posteriormente tentar melhorá-las correto? Mas se tirar em RAW com balanco de branco fora do automático? Seria utilizável ainda? Muito obrigado pessoal! Norton


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 12:57:10
Se eu tirar as fotos em RAW, pode ser uma vantagem para posteriormente tentar melhorá-las correto? Mas se tirar em RAW com balanco de branco fora do automático? Seria utilizável ainda? Muito obrigado pessoal! Norton

Sim, RAW, use WB no automático ou teste outros WBs ou use um cartão. Depois ajuste os arquivos RAW em um software de edição.


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:22:25
Amigo fotografe em RAW, e depois corrija o Balanço de Branco,
de preferência eu te indico o photoshop lightroom, que é ótimo
e pratico para isso.
basta ir em temperatura e em colorir e se também na saturação.
vai de seu gosto.
É mais ou menos isso. Faço dessa forma. :)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:28:26
Sim, RAW, use WB no automático ou teste outros WBs ou use um cartão. Depois ajuste os arquivos RAW em um software de edição.

O balanço de branco nada mais é do que um balanceamento entre os canais vermelho e azul que é aplicado durante o processo de demosaico, ou seja, durante uma das fases da transformação dos dados do RAW em uma imagem JPG. Portanto, o WB não influencia o RAW, se está fotografando em RAW pode deixar o WB da forma que quiser que poderá ser setado corretamente no processo de conversão.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


nortonfalarz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:30:49
Obrigado pelo suporte pessoal!
Eu pretendia experimentar tirar as fotos no WB "Incandescente" .. porém a dúvida que ainda me restou é:
o RAW só será útil se for tirado o WB no automático? ou posso selecionar algum WB?

Muito obrigado!!


nortonfalarz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:33:08
Perfeito, foi respondido essa duvida tambem! Muito obrigado Alexandre e a todos!! Obrigado mesmo


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:48:05
O balanço de branco nada mais é do que um balanceamento entre os canais vermelho e azul que é aplicado durante o processo de demosaico, ou seja, durante uma das fases da transformação dos dados do RAW em uma imagem JPG. Portanto, o WB não influencia o RAW, se está fotografando em RAW pode deixar o WB da forma que quiser que poderá ser setado corretamente no processo de conversão.


Claro, claro,  Alexandre, viajei total.....em RAW nada a ver........ :aua:..


nortonfalarz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:57:04
Portanto na verdade vocês acreditam que o WB mesmo no incandescente nao será suficiente?
Por isso estão indicando utilizar RAW e pós edição apenas?

Obrigado


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:59:36
Portanto na verdade vocês acreditam que o WB mesmo no incandescente nao será suficiente?
Por isso estão indicando utilizar RAW e pós edição apenas?

Obrigado

Não, é que como o Alexandre falou, fotografando em RAW não existe "calibragem" disso, pois o arquivo é "Nativo", podendo, por isso, ser ajustado depois em um software.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 14:31:54
fotografe em RAW que vais poder usar qualquer WB pré definido na pós ou até criar uma definiçao de cores manuais pra isso, muito mais facil que tentar acertar no olho e nos modos automaticos da cameras. Anyway, fotografe em RAW e tente usar o incandecente ou o predefinido se for o caso, em RAW voce pode alterar o WB sem modificar a qualidade do arquivo, em jpeg nao :)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 14:32:08 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


digaomatias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 11:43:23
Em relação a RAW, hoje mesmo eu postei no meu blog http://encontrofotografico.blogspot.com/2014/02/raw-vs-jpeg-qual-formato-utilizar.html um artigo diferenciando RAW vs JPEG, se quiser dar uma olhada.

Mas essa cor diferente do ambiente mesmo, normalmente é por causa do White Balance. Eu sempre utilizo em Cloud e altero da forma que achar melhor no Lightroom. Por isso sempre tiro tudo em RAW.


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2014, 12:51:44
Fotografe em RAW que você consegue corrigir isso posteriormente :)
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


nortonfalarz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2014, 01:27:43
Olá pessoal. Volto para agradecer o ótimo suporte que tive de vocês, e também para fazer um pedido.
Fotografei em RAW com a técnica da folha branca, e quase todas as fotos já consegui editar ficando bem legais. Restaram apenas 4 que devido a minha falta de conhecimento e experiencia na edicao pelo software, ainda apresentam problemas. Em geral, apos a minha edicao as fotos ainda ficam com excesso de roxo e de amarelo, e tambem com o chão de cor diferente.
Pensei em ofertar um valor para alguem que tenha facilidade em mexer com isso, então a pessoa poderia me mostrar a foto depois de editada com marcas dagua, pra entao eu depositar o valor na conta. Alguem teria interesse? Vou fornecer o RAW de 4 fotografias + da folha branca. Seria uma grande ajuda para mim, qualquer coisa meu contato é norton.falarz@gmail.com .

E muito obrigado a todos que me ajudaram.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2014, 08:27:29
Amigo, acho que se você postar uma dúvida específica sobre tratamento de imagens na seção correspondente aqui do fórum o pessoal pode te ajudar numa boa, sem cobrar nada.

Boa sorte!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube