Autor Tópico: Entregar as fotos. Duvidas  (Lida 11973 vezes)

cebolinha18

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:04:09
Fala ai galera blz ??? Primeiro quero agradecer a todos no forum, tenho aprendido muito aqui.. Obrigado mesmo. Vamos lá...
Exemplo: eu fiz um ensaio de noivos, tirei umas 200 fotos (tudo em RAW) eu prometi que entregaria 70. Ai começa as duvidas:  :ponder:

* eu entrego as 70 em RAW ou em JPG
* essas 70 de 200, quem escolhe sou eu ou o contratante
* e as outras 130, fica comigo ou entrego tb
* e dessas 70, quantas eu poderia editar (corrigir algumas coisas)

Desde já agradeço a ajuda e atenção de todos.
 :ok:
Sony Alpha SLT-A37K + SAM 18-55mm f.: 3.5-5.6 + SAL 50mm F.:1.8
Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido.
http://www.flickr.com/photos/cebolinha-ny/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:11:20
Fala ai galera blz ??? Primeiro quero agradecer a todos no forum, tenho aprendido muito aqui.. Obrigado mesmo. Vamos lá...
Exemplo: eu fiz um ensaio de noivos, tirei umas 200 fotos (tudo em RAW) eu prometi que entregaria 70. Ai começa as duvidas:  :ponder:

* eu entrego as 70 em RAW ou em JPG
* essas 70 de 200, quem escolhe sou eu ou o contratante
* e as outras 130, fica comigo ou entrego tb
* e dessas 70, quantas eu poderia editar (corrigir algumas coisas)

Desde já agradeço a ajuda e atenção de todos.
 :ok:

Tudo depende de uma coisa... como está no contrato? ou não está?

Porque dependendo do cliente, se der meia hora de doideira nele, e ele achar que pode reclamar do seu serviço...ele irá fazer...

Entregue as fotos já editadas em formato Jpeg.
Vocês podem escolher juntos, deixar o cliente escolher ou você escolher, mas se for o material bruto deixe claro que terá edição posterior.
Faça um backup de todo o arquivo e vai guardando em uma midia de sua preferência.
Em todas você deve editar, entregar fotos sem edição para o cliente é muito delicado...


 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:16:59
Fotografo apenas por hobby, mas algumas sugestões:

1. Se no contrato (é sempre bom ter um contrato) prometeu entregar 70 fotos, entregue umas 80 a 100 no CD (faça um agrado aos clientes, isso é bom para o seu boca a boca). No álbum entregue o que foi contratado para o álbum (se o cliente quiser mais fotos, já tenha um valor estipulado no contrato para as fotos adicionais);

2. Faça uma pré-seleção (descarte as que você julga muito ruins), escolha algumas que você julgue muito importante (momentos importantes do casamento), leve aos clientes a sua pré seleção, sugira as que você acha que não deve ficar de fora do álbum e deixe algumas ao critério do cliente (uma boa conversa evita que fotos importantes fiquem de fora);

3. Foto em RAW sem edição: NUNCA entregue ao cliente. Evite o termo "editar a foto", diga que vai fazer pós produção ou tratamento das imagens. Uma foto em RAW sem tratamento é uma foto feia, sem contraste, uma foto dessas vai denegrir seu nome no mercado. Ou seja, trate todas as fotos (mesmo que sejam só as correções básicas, tipo WB, contraste, sombras, etc), mesmo que seja edições em lote. Agora quantas dessas devem receber um tratamento diferenciado (P&B, por exemplo), aí já não sei te falar.

Não só as outras 130, mas todas as 200 acho interessante guardar o arquivo em RAW (tipo um HD externo para trabalhos já finalizados).


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:17:35
Acho que 70 fotos de um ensaio é um absurdo de imagens, fica até CHATO de ver... 35 fotos pra mim é o limite maximo de fotos de um ensaio

Mas bom, voce ja disse que entregaria 70, mande as fotos em baixa pra eles, eles escolhem, voce trata as 70 escolhidas, e envia em jpg em alta, o resto? o resto é resto, nao entrega. Em raw somente para empresas grandes que ja tem um editor de imagem fixo
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:18:45
Entregue JPEG, não faz nenhum sentido entregar RAW.

Vou te falar como eu faço. Prometo sempre um n° mínimo de fotos ao casal, mas caso hajam muitas fotos boas, não hesito em entregar mais à eles. Veja entre as suas 200 quais são as ótimas. Se só as ótimas já passaram de 70, tá bom. Se forem muito mais que 70 (tipo umas 150), dê mais uma selecionada, deixando só as melhores mesmo. Sempre entrego mais fotos do que o prometido. Se prometo 50, entrego 80, 90. Se prometo 300, entrego 350, 400.

Das que eu seleciono, eu trato todas, individualmente. Como no seu caso são só 70, vai gastar pouco tempo. Deixo elas todas com um tratamento bem uniforme de cor e contraste, pra mostrar uma unidade, mostrar que são parte do mesmo ensaio. Edição mais pesada, mais localizada, eu faço só quando precisa. Se precisar em todas, eu faço em todas, se não precisar em nenhuma, não faço em nenhuma.


Eu não mostro ao cliente as fotos sem tratamento, simplesmente porque não é meu produto final. Mas principalmente, eu não envio nenhuma foto ao cliente sem tratamento, pois sempre corre o risco dele publicar por aí. Se o cliente pede pra mandar uma fotinho de amostra por e-mail, eu escolho umas 2, trato e envio.

Coloco todas em ordem cronológica e renomeio. Gravo no CD tanto em alta resolução (para impressão) como em baixa resolução (para uso na internet), em pastas diferentes. Escolho uma foto bacana pra imprimir no CD, e sempre entrego uma fotinho impressa em 10x15cm pra ir junto com o pacote.

Espero ter ajudado.

Abraços


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:22:45
Lembrando que é normal o cliente nao escolher A FOTO que voce gostou, ou sobrar algumas fotos boas que nao foram escolhidas, ai voce escolhe, trata e envia junto
@jacobfotografiacriativa


cebolinha18

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:34:34
Citar
1. Se no contrato (é sempre bom ter um contrato) prometeu entregar 70 fotos, entregue umas 80 a 100 no CD (faça um agrado aos clientes, isso é bom para o seu boca a boca). No álbum entregue o que foi contratado para o álbum (se o cliente quiser mais fotos, já tenha um valor estipulado no contrato para as fotos adicionais);
Já tinha pensado em guardar as que sobrarem, vou comprar um HD so para isso, agora vc teria algum modelo de contrato para me indicar?

Citar
3. Foto em RAW sem edição: NUNCA entregue ao cliente. Evite o termo "editar a foto", diga que vai fazer pós produção ou tratamento das imagens. Uma foto em RAW sem tratamento é uma foto feia, sem contraste, uma foto dessas vai denegrir seu nome no mercado. Ou seja, trate todas as fotos (mesmo que sejam só as correções básicas, tipo WB, contraste, sombras, etc), mesmo que seja edições em lote. Agora quantas dessas devem receber um tratamento diferenciado (P&B, por exemplo), aí já não sei te falar.
Então de todas as fotos que eu for entregar pelo menos o básico eu faço né (WB, contraste, sombras).

Citar
Entregue JPEG, não faz nenhum sentido entregar RAW.
Ok, RAW nunca. Pode deixar.

Citar
Coloco todas em ordem cronológica e renomeio. Gravo no CD tanto em alta resolução (para impressão) como em baixa resolução (para uso na internet), em pastas diferentes. Escolho uma foto bacana pra imprimir no CD, e sempre entrego uma fotinho impressa em 10x15cm pra ir junto com o pacote.
Em baixa resolução seria qual? me de um exemplo por favor.


Quero muito agradecer a todos pelas dicas, e paciência em ajudar.
Sony Alpha SLT-A37K + SAM 18-55mm f.: 3.5-5.6 + SAL 50mm F.:1.8
Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido.
http://www.flickr.com/photos/cebolinha-ny/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:37:34
Já tinha pensado em guardar as que sobrarem, vou comprar um HD so para isso, agora vc teria algum modelo de contrato para me indicar?

Como te disse, fotografo só por hobby, mas tem um tópico aqui sobre contrato que deve te ajudar:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=19802.0


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:45:05
Lembrando que a foto em RAW nem vai abrir no computador (ou celular) de quem não é fotógrafo.

Baixa resolução seria algo igual a ou menor que a resolução nativa da maioria dos monitores. Eu colocaria algoentre 600 a 1080 do lado menor.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


cebolinha18

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:45:29
Vlw CristianoSoares, vou salvar isso. E lembrando, aquela lente 50mm 1.8 que comprei com vc é boa pra caramba. Fotos excelentes com ela, estou atras agora da famosa Tamrom 17-50 2.8.

Obrigado pela ajuda.
Sony Alpha SLT-A37K + SAM 18-55mm f.: 3.5-5.6 + SAL 50mm F.:1.8
Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido.
http://www.flickr.com/photos/cebolinha-ny/


cebolinha18

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:31:06
Citar
embrando que a foto em RAW nem vai abrir no computador (ou celular) de quem não é fotógrafo.

Baixa resolução seria algo igual a ou menor que a resolução nativa da maioria dos monitores. Eu colocaria algoentre 600 a 1080 do lado menor.
Vlw RafaZ. Vou ver da uma olhada nisso depois. Obrigado
Sony Alpha SLT-A37K + SAM 18-55mm f.: 3.5-5.6 + SAL 50mm F.:1.8
Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido.
http://www.flickr.com/photos/cebolinha-ny/