Autor Tópico: Iniciando, Curso, Objetivos, Cameras  (Lida 4645 vezes)

Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #15 Online: 01 de Março de 2014, 08:58:35
Foi mal, eu quis dizer a t3i naquele preço.

Acha que fale pagar 300 a 400 de diferença e pegar uma nova ou é igual pegar carro novo de concessionária e dar pra quem ta aprendendo a dirigir?
Parafraseando...

Então, eu estava indo mais para o lado da t3i por causa do full HD. Acredito que pode se tornar uma pequena vantagem se tiver uma filmagem de alta qualidade, tipo filmar o parabéns, um parto derrepente...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 01 de Março de 2014, 11:36:54
Se for para filmar tem que ser a T3i mesmo, a T3 não tem ISO manual em modo filmagem, e acho que isso atrapalha se for uma filmagem profissional.

Agora para fotografar, a T3 me impressionou, tenho uma de reserva que eventos pequenos e fotos cotidianas faço com ela + lente do kit, e a qualidade não deixa a desejar.

O ideal seria pegar a T3i + Tamron 17-50 F2.8

Mas entre uma T3i + lente do kit, ou, T3 + Tamron 17-50 F2.8 vou de T3 + Tamron 17-50 F2.8 sem pestanejar.

Para comprar uma câmera usada, precisa saber a procedência da mesma, ver quantos cliques ela tem, se tiver até uns 15 ou 20 mil cliques ainda esta nova praticamente. Eu tenho comigo que uma câmera usada não pode valer mais do que 70% de uma nova mais barata cotada por exemplo no ML, acima disso compensa pegar uma nova.

É isso ...
Abraço.


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #17 Online: 01 de Março de 2014, 14:45:09
Acho que vale então investir e pegar a T3i + Tamrom. Vai sair uns 2k e meio se pegar a lente usada.
Pelo jeito terei tudo que necessito para começar já fotografando book e coisas do gênero e filmando legal.

Então o planejamento fica assim:
1 pego a câmera
2 faço o curso em fim de abril/começo de maio
3 compro a lente assim que me recapitalizar da compra da máquina


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 01 de Março de 2014, 16:21:54
2 faço o curso em fim de abril/começo de maio

Sou da opinião que fazer curso básico de fotografia e jogar dinheiro fora, no youtube tem aulas e cursos completos que são excelentes, muito melhores que muitas escolas de fotografia.

Tem um completo chamado "Curso Tripode de Fotografia", em espanhol mas da pra entender bem, e ainda tem as aulas do Sit Kong San, e muitas outras. Ainda tem os fóruns que diga-se de passagem se aprende muito. Blogs como o da Regina, que tem muitas dicas, e muitos outros.

Usa a grana do curso para comprar lente, e suga esse material que tem disponível na WEB. Vai aprender mais do que em um curso básico.


Se puder pegar a T3i + Tanrom 17-50 F2.8 (Sem VC), vai estar servido.

 :ok:


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #19 Online: 02 de Março de 2014, 08:02:33
Blz, vou fazer igual fiz com musculação, pesquisas intensivas na internet.
Apesar do curso ser barato (R$200) vou pesquisar intensivamente na net e aqui no fórum.

Obrigado pelas dicas Robertão!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 02 de Março de 2014, 10:27:07
Sou da opinião que fazer curso básico de fotografia e jogar dinheiro fora, no youtube tem aulas e cursos completos que são excelentes, muito melhores que muitas escolas de fotografia.

Acho que depende muito. Tem gente que tem mais facilidade em aprender as coisas sozinho, mas em muitos casos um curso presencial pode acelerar demais o aprendizado. Ter alguém mostrando os macetes, onde você está errando... Tudo depende do perfil da pessoa. O pouco que sei aprendi sozinho em livros, internet e praticando, durante muitos meses. Tenho certeza que aprenderia o mesmo em um fim de semana com alguém fera.

O que realmente não faz sentido para mim são cursos online pagos...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Março de 2014, 10:39:15
Acho que depende muito. Tem gente que tem mais facilidade em aprender as coisas sozinho, mas em muitos casos um curso presencial pode acelerar demais o aprendizado. Ter alguém mostrando os macetes, onde você está errando... Tudo depende do perfil da pessoa. O pouco que sei aprendi sozinho em livros, internet e praticando, durante muitos meses. Tenho certeza que aprenderia o mesmo em um fim de semana com alguém fera.

O que realmente não faz sentido para mim são cursos online pagos...

 As aulas gratuitas do canal do Sit inclui vídeo, tarefas e encontros presenciais e agora estão bem presentes. Mais fácil que isso impossível. Se a pessoa não consegue entender assim pelo menos o baso que é ISO abertura e tempo acredito não ter capacidade para coisa alguma.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Março de 2014, 13:09:30
Se a idéia é apenas aprender a relação entre velocidade, abertura e sensibilidade, um curso de fato não se justifica. Entretanto, em um (bom) curso de fotografia tem bem mais que isso. Desde uma análise de fotos feita pelo professor, que apresenta trabalhos relevantes de outros fotógrafos, fala sobre a história e evolução da fotografia, que também ensina algo de composição e algo de técnica inclusive de estúdio, o curso se justifica. Fiz os cursos Básico I e Básico II no Ateliê da Imagem. Tive sorte de ter um excelente professor nos dois cursos iniciais. No final do segundo curso tivemos uma panorâmica de iluminação em estúdio, o que me levou depois a fazer os cursos de Estúdio I (iluminação básica, com uso de um estúdio real e seu equipamento), Estúdio II (retrato, o que inclui direção de modelos) e Estúdio III (produto, incluindo splash). Fiz ainda o curso de Flash Criativo, curso este que foi abaixo da média. Desde então fiz cursos mais específicos, como o de foto macro do Tácio Phillip. Existem ainda muitas boas opções. Cada curso sempre acescenta conteúdo/experiência.

O problema de aprender tudo lendo na internet é que, além da internet ter muita coisa simplesmente errada, a pessoa deixa de colocar a mão na massa. Como aprender iluminação de estúdio sem acessórios de iluminação como beauty dish, snoot e afins? Como aprender a dirigir modelos sem modelos a serem dirigidas? O básico pode vir de websites e livros, mas um curso ainda se justifica, pois parte do aprendizado, entretanto, beneficia-se grandemente de um (bom) curso presencial.  Muito pode (e deve) ser aprofundado através de leitura de livros (e porque não websites) e vídeos (David Hobby, Joe McNally, Kelby One, Lynda, Composite Planet, Craft & Vision, Nicolesy, Michael The Maven, Matt Granger).

Se o curso presencial não é bom, i.e. apenas objetiva ensinar menus de câmera e coisas muito básicas, aí sim não vale a pena.

Em resumo: cursos valem a pena, se forem bons é claro! E olha que sou do tipo autodidata (não por acaso coleciono literalmente centenas de livros no tema)!
« Última modificação: 02 de Março de 2014, 13:11:52 por jauvane »
JVc.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #23 Online: 02 de Março de 2014, 13:45:12
Jauvane, estou de pleno acordo. Um bom curso vale muito a pena.
D600 - E-M10


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #24 Online: 02 de Março de 2014, 23:28:02
Sou da opinião que fazer curso básico de fotografia e jogar dinheiro fora, no youtube tem aulas e cursos completos que são excelentes, muito melhores que muitas escolas de fotografia.

Tem um completo chamado "Curso Tripode de Fotografia", em espanhol mas da pra entender bem, e ainda tem as aulas do Sit Kong San, e muitas outras. Ainda tem os fóruns que diga-se de passagem se aprende muito. Blogs como o da Regina, que tem muitas dicas, e muitos outros.

Usa a grana do curso para comprar lente, e suga esse material que tem disponível na WEB. Vai aprender mais do que em um curso básico.


Se puder pegar a T3i + Tanrom 17-50 F2.8 (Sem VC), vai estar servido.

 :ok:
 
tenho a mesma opniao tb!Gastei grana com curso,basicaooo mesmo,e olhando no youtube,tem uns mais completos,tipo do Sit kong com a pratica mostrada por ele durante as teorias..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #25 Online: 02 de Março de 2014, 23:33:21
 
tenho a mesma opniao tb!Gastei grana com curso,basicaooo mesmo,e olhando no youtube,tem uns mais completos,tipo do Sit kong com a pratica mostrada por ele durante as teorias..
lembrando,que moro no japao e como nw domino a língua,tive q pagar pra ter o basicão mesmo,mais umas 2 horas de viagem cada final de semana..e sinceramente,muita coisa eu aprendi pelo youtube,o que nem foi falado la na aula
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 02 de Março de 2014, 23:39:25
Acho que a chave aqui é "BOM". Um BOM curso vale muito a pena. Já um curso ruim, não...
JVc.


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #27 Online: 05 de Março de 2014, 23:21:07
Penso que um curso sempre deve ter um diferencial, algo que não seja comentado na informação circulante na internet.

O curso pretendido é o do Senac, por R$280,00 para 30h. Acho um custo/benefício razoável para bom, considerando o conteúdo.
Conteúdo
• Breve história da fotografia.
• Câmeras e matrizes fotossensíveis.
• Objetivas.
• Profundidade de campo e velocidade do obturador.
• Fotometria e filtros.
• Flash e armazenamento de equipamentos.
• Linguagem e composição - arte ou técnica?
• Introdução à iluminação.
• Elementos da fotografia digital.
• Noções de legislação.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #28 Online: 06 de Março de 2014, 10:06:33
Se a pessoa é curiosa, tem disciplina (disponibilizar um tempo diário para estudar) e facilidade para aprender sozinha, assistir aos vídeos do Youtube, consultar sites especializados e ler bons livros, eliminariam a necessidade de um curso básico.
Mas a partir do intermediário, acho que BONS cursos presenciais seriam indispensáveis para quem pensa em trabalhar com isso (minha humilde opinião).