Autor Tópico: Iniciando, Curso, Objetivos, Cameras  (Lida 4695 vezes)

Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 15:47:06
Boa tarde
Este é meu primeiro tópico e como a maioria vim sanar aquelas dúvidas básicas de iniciantes.

Objetivos: Filmar e fotografar surf dentro e fora da água, fazer ensaios e books de bebês, casais, grávidas, etc.
1 - Preciso de dicas para câmeras, tenho em mente a T3 (1,1k) e T3i (1,7k), mas parece que a T3 não filma em HD... Posso investir até 2k...
2 - Sei que preciso comprar lentes UV e uma caixa estanque para embaixo da agua, o que mais seria interessante??
3 - A lente 18-55 acho que dá pra todos os meus objetivos, exceto fora da água que precisa uma lente pelo menos 300?
4- Pretendo fazer o curso do SENAC, faço o curso e compro a câmera ou compro e depois faço o curso?

Curto muito o trabalho do Sebastian Rojas, Aleko Stergiou e Sean Davey!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:08:21
Compra a T3i com a 18-55, faz o curso, pratica bastante e depois você terá mais claro o que precisa em termos de equipamentos.

Fazer o curso sem câmera é fria, você vai querer praticar o que aprender. Ficar comprando equipamento sem conhecer bem suas necessidades pode resultar em desperdício de dinheiro.

Quando estiver beeem mais familiarizado, aí você vai atrás de filtros, caixa estanque, lentes tele, tripés, monopés, teleconversores, flashes, sombrinhas, refletores, softboxes, fotômetro, kelvinômetro, Photoshop, Lightroom, presets... tem coisa pra caramba pra gastar seu suado dinheiro, mas no começo o melhor investimento é uma câmera simples mas boa, e livros, cursos, etc.

Boa sorte!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:12:41
Vlw pelas dicas Rafaz!

Pq vc indicaria a T3i ao invez da T3?
Por enquanto tenho minha esposa grávida de modelo que posso usar!

Vejo que a fotografia da um retorno legal, mas demanda muito investimento de R$ e estudos...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 16:36:26
Se puder pagar a diferença, a T3i tem algumas vantagens interessantes, que facilitam o manuseio da câmera e a filmagem. Mas se for apertar, pode ficar com a T3 sem qualquer problema, vai conseguir fotos excelentes também. Um bom curso faz mais diferença na qualidade das suas fotos do que a câmera usada.

Só para ilustrar, algumas vantagens da T3i:
- Filma em full HD (1080p, contra 720p da T3)
- Sensor de 18 MP (contra 12 MP)
- Sensor auto-limpante
- LCD articulado
- LCD com maior resolução
- Medição com ponto central
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 17:40:49
Interessante, acho que vou de T3i mesmo.

Engraçado que os anúncios a venda de usados estão mais caros que as câmeras novas.
A desvalorização é tão baixa assim?


Jansen Bispo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Eu sou diferente, igual à todo mundo!!
    • Jansen Bispo - Lifestyle Photography
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 18:04:01
Aquaman,

Comprei minha T3i semi-nova com 4 lentes + tripé + cartão 16G + bolsa da Canon por cerca de R$ 2.500,00.
Foi um preço muito bom levando em conta a conservação da câmera.

E faço coro aos demais colegas, a T3i é muito boa pra quem, assim como eu, está iniciando.

Sobre o curso, depois posta pra gente o que achou, tenho interesse nesse curso do Senac porque aqui na cidade é um dos poucos lugares que tem curso presencial de fotografia.

Abraços e boa sorte!
Jansen Bispo
Canon 6D | 600EX II-RT
EF 50mm 1.8 II  |  EF 85mm 1.8  |  EF 24-105mm 4.0
flickr.com/jansenbispo  | jansenbispo.com | @jansenbispo


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 19:39:45
Jansen fez negocião em!

Vou pegar Camera + cartão 16gb + bolsa + tripé, novos por R$1700,00.

Tenho boas recomendações dessa camera de outros fotografos de surf, ja para book, não sei se é boa


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 09:02:42
Interessante, acho que vou de T3i mesmo.

Engraçado que os anúncios a venda de usados estão mais caros que as câmeras novas.
A desvalorização é tão baixa assim?

Não, o povo é que viaja ao aunuciar um usado. Mas acabam fechando por um preço bem menor.

Não existe isso de câmera boa pra isso, câmera boa praquilo. Claro que existem recursos que facilitam em certas situações, mas um fotógrafo bom com uma câmera de entrada faz coisa muito melhor do que nós aqui com a melhor câmera do universo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 17:51:13
Tenha em mente que uma caixa estanque para a T3i custa mais do que a própria T3i. Vide:
http://www.bhphotovideo.com/c/search/ul/P/umse/0?Ntt=estanque+t3i&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=

Na água você vai precisar de lente grande angular (canon 10-22, sigma 10-20). Uma olho de peixe 8mm é mais bacana ainda.

http://www.bhphotovideo.com/c/search/ul/P/umse/0?Ntt=8mm+canon&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=
http://www.bhphotovideo.com/c/search/ul/P/umse/0?Ntt=10-22+canon&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=
http://www.bhphotovideo.com/c/search/ul/P/umse/0?Ntt=10-20+sigma&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=

Lentes para retrato são completamente diferentes. Aí é mais investimento. Dá uma pesquisada e defina primeiro um assunto, acho que vai dar uma boa esclarecida sobre os equipamentos.

 :ok:


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 19:34:27
Para fotografar da areia vai precisar de uma tele bem longa, no mínimo 300mm mesmo. Já tentei fotografar com uma 70-200 e não fica muito legal.
De dentro da água, o ideal é uma ultra grande angular ou olho de peixe como comentei anteriormente. Para filmar, essas grande angulares são ainda mais importantes dentro da água pois são praticamente hiperfocais. Uma boa pedida pode ser a pequena GoPro Hero 3 Black.
Para fazer retratos (gestantes, bebês etc), o ideal é fotografar com lentes que possibilitem grandes aberturas, f/2.8 no mínimo.

Fotografar de dentro do mar e retratar pessoas em terra firme vão exigir equipamentos completamente diferentes. Por isso penso que seja melhor você comprar sua primeira DSLR e ver com o que você se identifica mais.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 19:47:45
Tirando o surf de lado (pois vai precisar de muito mais do que 2k para ter qualidade nisso).

Eu faria o seguinte, pegaria uma T3 "usadinha", porem zerada (tinha uma anunciada aqui por R$790,00) e uma Tamron 17-50 F2.8, mas isso para ensaios e books de bebês, casais, grávidas, etc, e talvez para quebrar um galho no surf, uma 70-300 F4-5.6 IS para completar o set, mais ai ja vai uns R$1300,00 a mais.


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 23:12:41
Obrigado a todos pela ajuda

Tenho umas fotos aqui que comparei de um 30d e uma 7d, e a diferença é notória.
Sei que a 7d seria o ideal pra mim, mas não tenho grana pra tanto.

Acho que vou pro lado da lente de book mesmo. Li alguns reviws dessa tamrom e todos foram muito bons!

Roberto, procurei mas não achei o anuncio. No ML a mais barata usada está por 1300 só o corpo, então acho que a nova vale mais a pena.
Não sei como estão os preços no Paraguai... Se alguem souber e puder postar ficarei bem agradecido.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 14:18:46
Com respeito a caixa estanque, considera um kit Outex. Muita gente faz foto de surfe na água com eles:
www.outex.com
JVc.


Aquaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 15:51:18
Jauvane, particularmente, nunca vi ninguém com isso, mas o preço até vale a tentativa...
Claro que vou testar com algo antes de colocar a câmera fundo na água!!!

Surf dentro da água já ficou como objetivo posterior, devido ao CxB.

Vou focar nos books, quem saber filmagens tbm se eu aprender a editar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 20:22:27
...No ML a mais barata usada está por 1300 só o corpo...

Como assim Homem Aquático??

Zero  "bala" , com lente do kit (18-55) de um vendedor Lider Platinum, a pronta entrega --- R$1089,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533240515-camera-digital-t3-lente-1855-canon-pronta-entrega-nova-_JM



« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 20:22:53 por Roberto Dellano »