Autor Tópico: Sony Nex F3 vs Samsung NX2000 - Qualidade de Imagem  (Lida 6527 vezes)

alenda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:47:28
Jogo rápido pessoal, neste exato momento estou com o dinheiro pra comprar uma câmera, porém preciso da ajuda de vocês. Desde o inicio eu iria comprar a Sony NEX F3 mas pelo visto ela não está mais sendo fabricada, em todas as lojas como Ponto Frio, Extra, SubMarino está esgotado e foi retirada do site da Sony, no entanto encontrei a Samsung NX2000 no ponto frio ( Cor branca ) por R$ 989,10 á vista.

Seguinte, eu não sou fotografo e quero apenas para tirar fotos minhas, de viagens e etc... o que me importa é apenas a qualidade de imagem entre a NX2000 e a Sony Nex F3.

Então falem a real por favor. Qual das duas com o kit de fábrica possui a melhor qualidade de imagem. E a diferença entre uma e a outra em relação a qualidade de imagem é grande?

Obrigado :)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 21:04:50 por alenda »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 21:59:12
No site que costumo usar para fazer esse tipo de comparação não encontrei a Nex F3, então comparei com a Nex 3N (que é um ano mais nova que a F3).

De modo geral, a qualidade de imagem das duas é bastante semelhante, com uma leve vantagem para a NX2000 tanto em ISO baixo como em ISO alto (porém com um pouco mais de ruído que a Sony nesse caso). Se você quer uma câmera pequena com uma qualidade de imagem muito boa e não se importa com "zoom", ambas parecem ser boas opções.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 22:02:50 por Sunriser »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 00:01:32
Se vc não gosta do seu dinheiro e não gosta de fotografar, compre a Samsung.

Simples assim.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 00:27:35
Não conheço a série Nex mas diversos artigos apontam para uma grande semelhançade resultados entre as mirroless da sony, samsung e nikon. Recentemente a canon também lançou a sua. Em outras palavras, se você apresentar fotos do mesmo tema tiradas com as diversas cãmeras, eu duvido que alguém possa identificar qual foto é de que camera.
Eu possuo uma NX11, mais antiga e é muito boa, com a ressalva de que é mais difícil encontrar lentes extras, pelo menos em alguns estados. No centro do Brasil não deve haver este problema. A lente do kit quebra bem o galho, mas uma grande angular com abertura f2 é o xodó para fotos do dia a dia.
As NX10/11 ganharam muitos elogios e comparativos a nível internacional. Posteriormente saiu a NX20, uma baita câmera que acho que não chegou ao Brasil. Existem hoje diversos outros modelos da série, com diferenças de recursos e basicamente o mesmo sensor e lentes.
Eu recomendo comprar uma que tenha também o visor ocular, para não depender sómente da tela.
O colega do post anterior talvez não conheça estes modelos "ao vivo" e deve estar se referindo às compactas da samsung, que realmente não são boas, pelo menos as que eu conheço. Mas posso garantir que está equivocado em relação às NX. Em tempo, as lentes da série NX são idênticas às pentax, usam a mesma tecnologia, só muda o engate.
Para não dizer que estou fazendo comercial da samsung, a sony está lançando as sucessoras das NEX com outro nome. Não me ocorre agora mas com uma breve busca você encontra informações do novos modelos.
Boa compra
PMVG


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 00:41:17
EU passei um fim de semana, há pouco tempo, com uma NX2000.

Eu achei a pior camera que eu já usei na minha vida.

Sinceramente, achei muito ruim de usar, no geral. Pra fotografar em qualquer modo que não seja o automatico, é um porre. Mesmo os modos automatizados (prioridade de abertura ou velocidade, por exemplo), precisa ficar olhando pro monitor, tentando usar a tela touch (de sensibilidade ruim, e pior ainda se tentar usar sob o Sol), enfim, eu achei inviável. O modo manual então, é um modo do tipo "não me use".

A imagem é o que se espera, como o colega disse, está a par das concorrentes. O problema é gerar essas imagens... IMHO, achei desconfortável demais. Uma compacta avançada é mais prazerosa de mexer.

Pelo preço, pode até enganar o comprador, fazer parecer que compensa, mas na boa, não compensa não.

A graça da camera poderia ser o lance de trocar lentes e tal. Mas, que lentes? Tem pra vender, assim, fácil? Quanto ao mount K (pentax), só funciona via adaptador, nativamente, só lentes do mount NX mesmo.

E ai nisso a Sony ganha fácil, na pior das hipóteses vc vai num shopping e compra lentes e acessórios...

Esse negócio da Samsung, é igual os pontos de ônibus novos de SP - é coisa feita por quem não usa, no caso, é camera feita por quem não fotografa, pra quem não gosta de fotografia, é apenas um brinquedo de uma corporação que quer uma fatia do mercado e só (claro que Nikon, Olympus e afins também só querem o nosso dinheiro, mas ao menos nos entregam ferramentas, e não meros brinquedos).

Desculpem pelo post longo, a minha intenção não é ofender ninguém com as minhas opiniões, apenas ajudar o colega que está pra comprar uma câmera. Se optar pela Samsung, espero que não se arrependa (ou que não minta).


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:00:59
Em relação ao post do colega lsd:
A linha NX possui diversos modelos. A NX10 e NX11 ( descontinuadas ) tem um menu convencional e bem intuitivo. Um botão fn na lente permite fácil acesso às principais funções. Penso que a NX20 por ser uma evolução das anteriores, deve ser muito semelhante nestes aspectos. Existe um modelo ainda mais recente , mas eu nem lembro o nome, que é uma evolução da NX20.
Estas que citei tem comportamento e um formato semelhante a uma DSLR de entrada. E a facilidade de manuseio é uma característica.
Porém os demais modelos, até pela forma física e diferenças de propostas ( tipo tela touch, conexão wifi etc ) podem ser bem mais difíceis de usar, mas o comprador deve manusear o equipamento na loja, sentir a pegada, ver o menu etc para saber o quão intuitivo é ou não determinado modelo.
Como escrevi anteriormente, é necessário um visor ocular. Para nenhum modelo eu recomendaria a compra só com a tela porque com sol intenso a coisa se complica. Além de comprometer a duração da bateria.
Quanto às características da imagem, não há dúvidas de que são bons os resultados. Isto também ocorre com as demais mirrorless. Pelo conjunto acho que pode pensar também em uma Nikon. Há ainda as 4/3 ( Acho que Panasonic e Olympus) que são muito boas e tem o sensor um pouco menor.
Enfim , há muitas opções nesta categoria.
Mas considerando se o comprador quiser investir abaixo de R$ 1.000, 00 não vai haver muitas opções de mirrorless que não alguma NX. E se for aproximar dos R$ 1.500,00 então eu sugeriria abandonar as NEX e outras mirrorless e partir direto para uma DSLR de entrada.
Bom, acho que no geral a quantidade de informações já permite ao nosso alenda ter alguma opinião, sugiro até que ele, se precisar mais detalhes, poste aqui exatamente o que ele pretende com a câmera, quanto pode investir, se pretende adquirir muitas ou poucas lentes etc.
Se os preços fossem muito semelhantes, eu iria de NEX apenas pela maior rede de distribuição/assistência.
Abçs
PMVG


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:09:09
PMVG, o autor e eu nos referimos à NX2000, que é uma mirrorless, do porte das Sony NEX, só que um projeto mais voltado ao consumidor que só quer bater fotos no modo automático.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:04:04
É mesmo, acabei me desviando do tema principal, comparando mais os sistemas que os modelos . Então entre estes 2 modelos, vai de Nex. Se não encontrar nas lojas e sites, a Sony está  trocando o nome da linha mas a proposta é a semelhante.  :worship:
Abçs
PMVG


alenda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:07:02
Então pessoal, li todas as respostas mas deixa eu ver se entendi.

Segundo nosso amigo Sunriser a qualidade de imagem da NX2000 leva uma vantagem em relação a Sony NEX F3 é isso mesmo, correto? E segundo o amigo lsd que obteve a câmera em mãos, disse que a qualidade de imagem está a par das concorrentes mas não vale a pena compra-la porque em geral a câmera é muito ruim (Realmente o Touch Screen é muito lente e fica travando, vi em um vídeo no youtube), além de ser extremamente difícil encontrar lentes e acessórios para a NX aqui no brasil. Já nosso amigo PMVG falou muito bem da câmera.

Obs: Entrei no flickr e no grupo da NX2000 só existe dois membros e nenhum uma foto postada O.O, já no grupo da Sony NEX F3 no flickr possui ( 7.465 fotos ), consigo avaliar a Sony NEX F3 por estas diversas imagens postada, já a NX2000 não consigo achar fotos tiradas por ela, parece que ninguém tem a câmera.

Galera eu só posso gastar até R$ 1.000 e no momento não quero ir de DSLR, porém mais pra frente pretendo sim adquirir novas lentes e acessórios para a Mirrorless que eu escolher. Mas não encontro a Sony NEX F3 nova em nenhum lugar para a compra, então fiquei totalmente confuso, ou eu pego uma Sony NEX F3 usada ou a NX2000 na loja, devo esquecer a NX2000 e ir de Sony NEX F3 usada sem medo, o que vocês me sugerem?

Pra mim a prioridade é a qualidade de imagem, mas não quero gastar meu dinheiro com uma câmera lenta e ruim no modo geral, tem que ser tudo equilibrado né.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 20:16:10 por alenda »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 21:05:49
Precisamente, alenda...

Pesquisei sobre a Nex-F3 e realmente não a encontrei a venda em lugar algum. A Nex mais barata que achei foi a 3N por R$ 1.263 (à vista):

http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:9652/camera-digital-sony-alpha-nex-3n-mirrorless-com-lente-16-50mm-f-3-5-5-6-preta#.Uw_Tk-NdWjQ

Uma outra boa opção também seria a Alpha 3000, mas que também está acima do seu orçamento:

http://www.buscape.com.br/sony-alpha-ilce-3000k-20-1-megapixels.html#precos

Você tem muita pressa? Senão poderia esperar e juntar mais dinheiro...


alenda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 23:53:42
Precisamente, alenda...

Pesquisei sobre a Nex-F3 e realmente não a encontrei a venda em lugar algum. A Nex mais barata que achei foi a 3N por R$ 1.263 (à vista):

http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:9652/camera-digital-sony-alpha-nex-3n-mirrorless-com-lente-16-50mm-f-3-5-5-6-preta#.Uw_Tk-NdWjQ

Uma outra boa opção também seria a Alpha 3000, mas que também está acima do seu orçamento:

http://www.buscape.com.br/sony-alpha-ilce-3000k-20-1-megapixels.html#precos

Você tem muita pressa? Senão poderia esperar e juntar mais dinheiro...

Eu poderia pegar a 3N mas ela parece inferior a Sony NEX F3, Primeiro pela ausência de inovações ou especificações significativas que a diferenciassem da F3, o LCD tem 460.000 pontos em vez dos 921.600 da F3, modo contínuo um pouco mais lento – 4 fps vs 5,5 fps na F3.  Pelo que pesquisei ela não tem uma entrada para acessórios, como flash, viewfinder e etc, o que é uma grande vantagem para a F3.  E também, ela vem com uma lente muito pior em qualidade de imagem, o que você acha?

Rapaz eu recebi essa semana, se eu for esperar vou ter que esperar mais 1 mês de trabalho até o próximo salario, ai complica porque vou viajar :/

Mas as respostas estão me ajudando muito, obrigado!


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 00:31:13
Obs: Entrei no flickr e no grupo da NX2000 só existe dois membros e nenhum uma foto postada O.O, já no grupo da Sony NEX F3 no flickr possui ( 7.465 fotos ), consigo avaliar a Sony NEX F3 por estas diversas imagens postada, já a NX2000 não consigo achar fotos tiradas por ela, parece que ninguém tem a câmera.
Normal, quase ninguém compra essa camera.

Olha só... essa camera que eu testei, foi assim... uma empresa de um amigo, comprou 40 cameras dessa para dar de brinde pra uns empresários. Quem indicou a compra? A própria Samsung do Brasil (a camera é fabricada aqui, detalhe. Em Manaus). Na hora falei pro cara: pow desencalharam 40 bombas. Só assim pra vender.

As cameras que o PMVG mencionou são outra história, foram uma tentativa bem pensada da Samsung de entrar na fotografia para entusiastas, ai lá pelas tantas eles viram que ia ser complicado brigar com as estabelecidas (C e N) e as novidades promissoras (Sony), tentaram ir pra outro segmento que parecia meio modinha (as mirrorless), mas ai eles entraram com estratégia pior que no outro segmento, e tão levando surra, mesmo pagando (óbvio) pros sites falarem bem dos produtos deles.

Infelizmente, a NEX deixou de ser vendida, uma pena que vc decidiu pela compra só agora, pouco antes do Natal dava pra achar essa camera por 800 reais, até menos. Agora, na faixa de preço que vc menciona, só sobra mesmo a NX2000 ou a 3N pagando um pouco mais. Entre as 2, eu recomendaria a Sony, mesmo achando ruim fotografar com ela também - tem os mesmos problemas de falta de praticidade da Samsung - mas de novo, isso é jeito como EU uso a camera, isso não é regra pra todo mundo. Mas cara, eu venho de compacta com controles manuais, cameras de filme... pra mim ter que entrar em menu pra escolher abertura/velocidade é o fim.... parece, pra mim, trocar a marcha do carro pegando a engrenagem e tentando encaixar manualmente no cambio.

Agora, se vc puder comprar no Paraguay, talvez seja interessante ver como anda a oferta de cameras da Panasonic e Olympus lá. De repente vc faz um negócio melhor que comprar essas cameras.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 08:29:01
Não consegue encontrar a Sony Alpha ILCE-3000 por um preço bom?
César L. T.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 14:42:33
Eu de novo
Aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79423.0 tem algumas fotos de câmeras NX. Algumas das minhas fotos estão mais para o fim do post. No início tem umas de outros modelos. Não quero comparar modelos, apenas mostrar o que se obtém. Até mesmo porque o conjunto sensor+lente é praticamente o mesmo em diversos modelos da NX. Então serve para ter uma idéia do que vai obter, para o bem e para o mal  :D
Tem outro link por aqui, acho que é de fotos da NX2000, vou procurar e posto em seguida. É de outro post e indica um fotógrafo, muiot melhor do que eu, no flickr.
Abçs
PMVG


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 14:43:13
Apenas para fins de conhecimento , aqui vão alguns links. Tem outros tópicos aqui mesmo sobre assuntos similares.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=88930.0    (Aqui tem outra briga).
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95640.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97994.0
NX1000: http://216.18.212.226/PRODS/samsung-nx1000/FULLRES/NX1000INBI03200.JPG
NEX-F3: http://216.18.212.226/PRODS/sony-nex-f3/FULLRES/NEXF3INBI03200.JPG
http://www.flickr.com/photos/95024650@N05/10451145356/
http://www.flickr.com/photos/95024650@N05/10108934175/in/photostream/
E por aí vai.
Como eu escrevi lá no início, em geral as mirrorless são muito parecidas, é questão de gostar ou não.
Já que está difícil de achar a NEX experimenta ver o preço das Nikons ( acho que é série J)
Alguns links acima tem fotos da NX1000 e não da NX2000 como eu achei que fosse.
No Paraguai e no Uruguai, sabendo pesquisar e comprar, vale a pena.
Em tempo, vou manter os direitos autorais - Os links acima e seus respectivos comentários e informações  tem seus créditos devidos aos legítimos autores originais, que por questão de tempo não me dei ao trabalho de pesquisar/citar detalhadamente.
Antes que alguém venha dizer que postou antes etc etc e que eu copiei etc etc.  :D
Abçs e boa leitura
PMVG
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 15:06:53 por PMVG »