Autor Tópico: Qual câmera m43 de baixo custo comprar para video ?  (Lida 2806 vezes)

Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:47:38
Trabalho com eventos e possuo 2 Canon 6D, sempre alugo uma 60 ou T3i para uma terceira câmera de video. Gostaria de uma opinião sobre a compra de uma mirrorless e lentes, com até R$2000,00 comprando direto nos EUA. A idéia é utilizar para viagens e fazer a 3ª nos eventos. Já sei das diferenças dos sistemas, dof, etc. Eu quero uma câmera pequena e leve.
Pensei na Pana G6 ou Oly Em10 ? Lente do kit + alguma(qual) ? 40-150mm ? Costumo sempre deixar ela longe. Pensei em usar adaptador tb. Tenho duas 24-105,50mm,70-210mm. Aceito outras idéias...


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 20:58:53
Trabalho com eventos e possuo 2 Canon 6D, sempre alugo uma 60 ou T3i para uma terceira câmera de video. Gostaria de uma opinião sobre a compra de uma mirrorless e lentes, com até R$2000,00 comprando direto nos EUA. A idéia é utilizar para viagens e fazer a 3ª nos eventos. Já sei das diferenças dos sistemas, dof, etc. Eu quero uma câmera pequena e leve.
Pensei na Pana G6 ou Oly Em10 ? Lente do kit + alguma(qual) ? 40-150mm ? Costumo sempre deixar ela longe. Pensei em usar adaptador tb. Tenho duas 24-105,50mm,70-210mm. Aceito outras idéias...

Entre as duas, se a prioridade é vídeo, eu iria na G6 - a qualidade de vídeo é melhor do que a da E-M10; também depende do framerate que você costuma gravar, a E-M10 grava somente em 30fps, enquanto a G6 aceita 60,30 e 24fps. Porém, se for para usar handheld e gravar em 30fps, a E-M10 pode ser uma boa opção, pois tem um bom estabilizador - a qualidade do vídeo parece boa, mas não foram feitos muitos testes ainda. Comprei uma E-M10, mas só vou ter ela em mãos daqui a um mês.

Eu tenho uma GX7, o vídeo dela é excelente, se quiser incluir no seu rol de opções - melhor até que a minha Gh2 hackeada.

Lente, vai depender muito dos ambientes que você pretende usar - mais por causa da abertura. Elas funcionam bem com lentes + adaptador, mas com lentes Canon EF existe um problema: não há como você controlar a abertura da lente, pois a abertura das lentes EF é eletrônica.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 21:35:37
Concordo com o Marcio pra filmes vá de Pana...G6, GX7 e ou uma GH2 em bom estado hackeada pra video.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 21:54:09
Concordo com o Marcio pra filmes vá de Pana...G6, GX7 e ou uma GH2 em bom estado hackeada pra video.

... e irá se surpreender quando elas deixarem a imagem das 6D na poeira (video)... com o plus do viewfinder eletrônico e do LCD articulável. Eu faria um esforço pra pegar uma GH3 com 12-35mm f/2.8 e entrar no sistema pela porta da frente. Slow e fast motion, time code, 72mbps ALL-I, entrada e saida de audio, etc... Lembrar que a GH4 está chegando e vai ser melhor que qualquer DLSR (inclua outras profissionais) pra captação de video... melhor quilômetros a frente! Outra lente a considerar é a 35-100mm f/2.8 ambas da Panasonic e estabilizadas...
Mas admito, sou suspeito pra falar.... :D
  vimeo     flickr     insta


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:14:40
Acho que vou dar o primeiro passo em mirrorless na Pana G6...está $529 na BH com lente14-42mm e adicionar Pana 20mm 1.7. Utilizo muito a canon 40mm nas festas e acho a distancia ideal em FF. Caso eu fique viciado...quem sabe não troco as 6D por GH4... :clap:.
Aqueles adaptadores com controle de abertura, funciona bem ?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/994969-REG/fotodiox_eos_iris_mft_p_pro_micro_4_3_mft.html

Costumo 90% dos casos filmar em 30p....acham que a Oly em10 poderia fazer um bom trabalho ? Tenho medo de quando precisar faltar recursos, 24p,input mic, etc..

Obrigado pelas dicas !


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 10:35:35
Acho que vou dar o primeiro passo em mirrorless na Pana G6...está $529 na BH com lente14-42mm e adicionar Pana 20mm 1.7. Utilizo muito a canon 40mm nas festas e acho a distancia ideal em FF. Caso eu fique viciado...quem sabe não troco as 6D por GH4... :clap:.
Aqueles adaptadores com controle de abertura, funciona bem ?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/994969-REG/fotodiox_eos_iris_mft_p_pro_micro_4_3_mft.html

Costumo 90% dos casos filmar em 30p....acham que a Oly em10 poderia fazer um bom trabalho ? Tenho medo de quando precisar faltar recursos, 24p,input mic, etc..

Obrigado pelas dicas !

Nunca experimentei esses adaptadores com lâmina de abertura embutidas - não sei se o fato delas estarem atrás da lente em si afeta a imagem de alguma maneira...

Quanto ao vídeo da Oly EM-10, como falei, ainda não vi nenhum vídeo mais profissional feito com ela. Os que vi até agora me deram a impressão de ser melhor que a E-M5 (que aliás é uma câmera que videógrafos de casamento costumam gostar); a estabilização dela, mesmo menos sofisticada que a da E-M5, parece funcionar bem, como no vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=9o9YyMUYUSU

Não achei ainda algum vídeo testando o principal problema dos codecs de vídeo da Olympus - eles "quebram" quando aparecem muitos detalhes em movimento na cena; folhas de árvores em movimento principalmente. Nesse vídeo, aos 2:59, repare como as árvores ao fundo ficam "blocadas".



Esse problema parece que diminuiu bastante na E-M1 (só vi algo parecido em um trechinho de um vídeo que vi - e porquê eu estava procurando), e como o processador da E-M10 é o mesmo da E-M1, imagino que dava estar melhor. Em termos de qualidade, deve ser bem semelhante ao vídeo do casamento da E-M5 aí de cima, pois ambas têm o mesmo sensor. Mas só dá pra garantir quando aparecerem mais amostras.

Mas qualquer uma delas vão te dar uma imagem BEM mais nítida que as 6D, que tem uma imagem mais "soft" - principalmente com a 20mm, que é uma lente extrememente sharp. Não sei qual a quantidade de trabalho em post para equilibrar as imagens.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2014, 15:58:40
Acabei de comprar minha primeira mirrorless. Panasonic G6 + 14-42mm ! Paguei $529 na BH. Vou aguardar minha tia trazer...rsrsrs. Obrigado pelas opiniões.
Alguém tem essa câmera ?


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2014, 07:28:14
Boa escolha Feno. Tenho certeza que vai adorar. Prepare-se para o primeiro 'choque' quando vir o tamanho dela... hehe.
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2014, 07:40:03
Eu não tenho mas já mexi com uma por uns dois dias. Acho que em foto ela está um pouco atrás da E-M5 e companhia, bem com GM1, GX7 e GH3 que possuem novos sensores, mas é pouca coisa, pouca mesmo. Pelo preço que pagou valeu a pena, ótima escolha pra começar. Em vídeo, excelente, menos ruído (tbem menos detalhe) do que uma GH2 hackeada, e terá ainda uma imagem mais nítida do que com as Canon. Teste o controle remoto via celular para gravação de vídeo (foto também).... É incrível, controle total e monitoração durante a gravação. Lembre-se que está pegando uma lente kit, então não espere a melhor performance dela, mas garanto que não fica atrás de nenhuma lente kit CaNikon. Depois nos conte suas impressões!! :)
  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2014, 08:29:54
Parabéns bela aquisição.... :clap: :clap: :clap:
Só pra vc ter uma ideia do ótimo custo benefício da sua compra.... basta vc saber  que pra filmagem a G6 filma melhor que uma Mark II e vc gastou só 500 doletas por ela  :ok: e ela filma quase igual a uma Mark III...perde por muito pouco ...a GH3 é igual ou superior a Mark III e ...bem...a recém anunciada GH4 pelos testes que saíram até agora é outro mundo...MUITO acima :eek:  de qualquer outra.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2014, 09:43:56
Acabei de comprar minha primeira mirrorless. Panasonic G6 + 14-42mm ! Paguei $529 na BH. Vou aguardar minha tia trazer...rsrsrs. Obrigado pelas opiniões.
Alguém tem essa câmera ?

Bem vindo ao time. :) Precisando trocar idéias, estamos sempre por aqui.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2014, 12:35:01
... a G6 filma quase igual a uma Mark III...perde por muito pouco ...

Sem querer polemizar André.... :assobi: (mas talvez querendo derrubar mitos) o que te faz concluir que a 5D3 (original, sem o hack magic lantern) é melhor que a G6 em vídeo? Pode ter melhor especificação no papel mas e resolução/nitidez na prática, lado-a-lado? Preciso ver pra crer… pois os testes que vejo na web sinalizam em outra direção…
:ok:
  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2014, 13:35:46
Sem querer polemizar André.... :assobi: (mas talvez querendo derrubar mitos) o que te faz concluir que a 5D3 (original, sem o hack magic lantern) é melhor que a G6 em vídeo? Pode ter melhor especificação no papel mas e resolução/nitidez na prática, lado-a-lado? Preciso ver pra crer… pois os testes que vejo na web sinalizam em outra direção…
:ok:

Olá Rinaldo....acho-as muito próximas....mas é uma impressão que tenho.... justamente devido aos reviews e comparativos que vi. Parei de escrever a mensagem e fui rever alguns dos reviews....é...não tenho problema em voltar atrás...pois agora fiquei com a impressão que a G6 é um tiquinho melhor que a Mark III em algumas situações.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2014, 22:58:13
Olá Rinaldo....acho-as muito próximas....mas é uma impressão que tenho.... justamente devido aos reviews e comparativos que vi. Parei de escrever a mensagem e fui rever alguns dos reviews....é...não tenho problema em voltar atrás...pois agora fiquei com a impressão que a G6 é um tiquinho melhor que a Mark III em algumas situações.

Legal André. Parte da interpretação é subjetiva e se num consenso concordarmos que estão num mesmo patamar já um grande ponto para a G6, pois a 5D3 não tem LCD articulável e nem viewfinder eletrônico, é consideravelmente maior, pesa o dobro da G6 e custa 4 vezes mais. As lentes são bem maiores, mais caras, não-otimizadas pra video e no geral não são melhores que as equivalentes em micro 4/3 (embora muitos desconheçam esse fato). Percebo que não é o seu caso, mas quando se fala em fotografia e video aqui por nossas terras, muitos ainda são influenciados pelo 'maior é melhor' e/ou pelas letrinhas brancas em cima do mount. Mas isso está mudando... o tempo dirá!!
  vimeo     flickr     insta


Feno

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
  • "Frame a frame a vida vai passando"
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2014, 23:34:28
Sempre tive a curiosidade de testar pessoalmente Panasonic G6 vs Canon 6d. Comprei uma adaptador Ef com controle de iris. Assim que chegar vou fazer diversos testes e coloco minhas impressões. Não sou pixelmaniaco, por isso de início vejo várias vantagens na Pana...apesar de usar sempre trës 6d e lentes L nos eventos...Vamos aguardar :fight: