Autor Tópico: Falso ISO exite? O gato pode ser lebre?  (Lida 5120 vezes)

Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:54:15
 :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh:



gelsonsp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
    • gelsonpereira.com
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:17:14
Como o tempo tá sobrando, resolvi gravar o som da câmera.  :D De 1/4000 a 1/40, o tempo é exatamente o mesmo, porque o espelho não acompanha o tempo que as cortinas levam para expor a foto. Mesmo ovindo detalhadamente, no sf, é impossível distinguir o som das cortinas e do espelho, quanto mais tentar cronometrar no ouvido. Com 1/2 já dá pra notar a diferença. Aproveitei e fiz dois disparos em 1/40, um deles com o live view e outro no modo obturador silencioso. Por curiosidade, em 1/40 no modo live view, o tempo do início do gráfico até o final dá 1,157s. Somando o tempo de reação, pode estar aí os 1,6s da cronometragem. Isso se foi feito no modo lv, claro.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:37:33
Caraca, a coisa aqui tá ficando científica. Acompanhando  :snack:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:50:28
Tá na cara que essa "cronometragem" do jailsonlia tá mais furada que a minha camiseta de ficar em casa (é uma camiseta com muitos furos, acreditem).

Gostaria de ver uma filmagem, pode ser com o ceular mesmo, da câmera operando sem lente, onde fosse possível ver o obturador ficando aberto quase 2 segundos.

Um burst de 20 imagens deveria levar mais de 30 segundos, é um bom teste também.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 17:24:20
Outro fator a se levar em consideração é que a velocidade do movimento das cortinas é alto, mas é muito menor que a velocidade máxima de disparo (se eu não me engano, é a velocidade de sincronismo máxima do flash) e que a partir dessa velocidade, geralmente 1/200, a 2ª cortina começa a descer antes da 1ª ter terminado o movimento, então para um disparo em 1/8000, 1/8000 segundo após a primeira cortina ter começado o movimento ,a segunda cortina começa o seu  movimento, dessa forma, o tempo de exposição é diretamente proporcional ao atraso entre uma cortina e outra e não ao tempo em que uma e outra levam para descer completamente.

Uma ilustração que encontrei em: http://www.uglyhedgehog.com/t-46212-1.html
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 18:48:32
É tão absurda a ideia de tentar cronometrar manualmente uma velocidade de 1/40 que resolvi testar só pra ver...

No cronômetro do celular não consegui acionar e parar o cronômetro em menos que 11 décimos de segundo. Pra conseguir acionar e parar pra contar 1/40 precisaria ser em 2,5 décimos, 4 vezes mais rápido que eu fui... Isso sem levar em conta tempo de reação.

Além disso, como já lembraram, espelho levantando não tem a ver (diretamente) com velocidade do obturador. Impossível alguém ouvir a diferença de sonoridade entre um e outro e ainda cronometrar...

Essa cronometragem tá tão furada que o lugar dela deveria ser no "papo furado".. rs..



« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 18:51:24 por Luciano.Queiroz »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 22:38:57
Jailson, posta logo as fotos, senao vamos comecar a achar que vc eh um troll kkkk
D600 - E-M10


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 00:58:31
Puxa que sufoco!  Mas achei a rebimboca da parafuzeta :eek: mas não foi fácil. Bom vamos lá...
Tentei de tudo para descobrir o que estava acontecendo, fiz um áudio igualzinho ao GELSONSP para cronometrar a velocidade da cortina pelo Sony Vegas que tem a função cronômetro no áudio para sincronizar e o resultado foi de 1,09s um absurdo pois estava ajustada para 1/40s. Desisti e fui para a prática. Pedi para meu filho caminhar da sala até a cozinha para fazer uns testes atualizados e o resultado foi que todas as vezes que eu atirava quando ele passava ele não aparecia na imagem, ele simplesmente passava e a câmera não o registrava  :shock: (foto1). Quando ele aparecia eu atirava, a cortina se abria e quando ela fechava o menino tinha desaparecido  :ponder:!. Então cruzei os dedos e o que me restou foi atualizei o firmware e... Batata!!!  Fiz uns ajustes e fotografei novamente e tudo ficou perfeito! Agora um detalhe; a versão do firmware era a mesma que a câmera já tinha, fiz somente reinstalar. Nunca tinha visto nada igual ! Outro detalhe é que eu a comprei USADA, e eu não sei o que o antigo dono tinha feito com ela. Bom, se alguém estiver passando por esse problema ou parecido que eu passei, vai a dica de ATUALIZAR O FIRMWARE antes de qualquer outra coisa, os softwares de hoje são bem complexos!  :ok:.

Agradeço muito mesmo a todos  :worship:.

1- Nikon ????.


2- Nikon perfeita.


3-Canon XTI.


Agora é só alegria  :clap: :clap: :clap:!!!
Rapadura é doce, mas não é mole não!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:07:34
Aeeee! Questão resolvida  :ok:
Agora só clicar e se divertir com a câmera, abs.


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:12:37
Gente quase que entro em parafuso mesmo! Li todos os comentários antes e tentei resolver por cada dica, mas sem sucesso. A atualização resolveu... mas o quê? ainda estou com a pulga atrás da orelha em saber o que realmente estava acontecendo. Não era redutor de ruido de longa exposição, não era HDR ligado,  não era ADL ligado... Sei lá! Só sei que vou tomar um analgésico que estou morrendo de dor de cabeça  :doh:. Alguém já passou por coisa parecida???  :aua:
Rapadura é doce, mas não é mole não!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:17:10
Aeeee! Questão resolvida  :ok:
Agora só clicar e se divertir com a câmera, abs.

Pois é Alexandre, agora é só alegria. Comprei ela no Rio e pensava em dar uns treinos com ela por lá mas tive que ir com minha XTI mesmo  :(. Estava todo alegre mas fica pra próxima.  :D. Obrigado.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:18:03
Jailson, posta logo as fotos, senao vamos comecar a achar que vc eh um troll kkkk

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Rapadura é doce, mas não é mole não!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:22:29
É tão absurda a ideia de tentar cronometrar manualmente uma velocidade de 1/40 que resolvi testar só pra ver...

No cronômetro do celular não consegui acionar e parar o cronômetro em menos que 11 décimos de segundo. Pra conseguir acionar e parar pra contar 1/40 precisaria ser em 2,5 décimos, 4 vezes mais rápido que eu fui... Isso sem levar em conta tempo de reação.

Além disso, como já lembraram, espelho levantando não tem a ver (diretamente) com velocidade do obturador. Impossível alguém ouvir a diferença de sonoridade entre um e outro e ainda cronometrar...

Essa cronometragem tá tão furada que o lugar dela deveria ser no "papo furado".. rs..

Obrigado Luciano por comentar! Levei em consideração també o que vc falou e concordo com tudo que vc disse, mas que estava esquiso, estava  :ok:.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 01:24:10
Outro fator a se levar em consideração é que a velocidade do movimento das cortinas é alto, mas é muito menor que a velocidade máxima de disparo (se eu não me engano, é a velocidade de sincronismo máxima do flash) e que a partir dessa velocidade, geralmente 1/200, a 2ª cortina começa a descer antes da 1ª ter terminado o movimento, então para um disparo em 1/8000, 1/8000 segundo após a primeira cortina ter começado o movimento ,a segunda cortina começa o seu  movimento, dessa forma, o tempo de exposição é diretamente proporcional ao atraso entre uma cortina e outra e não ao tempo em que uma e outra levam para descer completamente.

Uma ilustração que encontrei em: http://www.uglyhedgehog.com/t-46212-1.html


 :worship: Obrigado sopa_Is!
Rapadura é doce, mas não é mole não!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Rapadura é doce, mas não é mole não!