Autor Tópico: Duvida: HSS + Strobist com flash POPUP é possível?  (Lida 2448 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Online: 27 de Fevereiro de 2014, 23:20:30
Galera, nesse carnaval vou viajar com a patroa e vou bater umas fotos da ruiva, quando me surgiu a presente duvida: Atualmente tenho uma D7100 e um flash YN-468ii e agora me veio uma duvida quanto ao HSS usando flashes em modo "strobist":


DUVIDA 1:
O modo comando da minha câmera por acaso funcionaria com o flash fora da camera utilizando a fotocélula como disparador, ou o HSS só funciona em TTL? Minha intenção era deixar o YN na sombrinha com tripé e utilizar o popup como gatilho. Acredito que o modo comando via IR embutido na câmera só funcione com flashes nikon, por isso o Yonguo funcionaria como Slave utilizando-se, acredito eu, de fotocélula.

DUVIDA 2:
Caso o setup acima não funcione, eu tenho a possibilidade de pegar emprestado um speedlight de um amigo para utilizar como strobist. Neste caso, eu iria utilizar o popup da câmera em modo comando para ativar o flash. Eu conseguiria fazer uso de HSS nesta hipótese?

DUVIDA 3:
Caso nenhuma das alternativas acima dêem certo, eu utilizaria o meu YN em HSS em cima da câmera e o SB700 fora da câmera em modo slave via fotocélula para disparar. Com isso eu conseguiria fazer uso do HSS em modo manual?

O uso do HSS será necessário pois irei para uma praia com o sol rasgando, então acho muito difícil eu conseguir fotometrar adequadamente usando velocidades normais. A não ser que eu use um filtro ND e compense a exposição, situação que gostaria de evitar. O manual da nikon e do meu flash são vagos quanto a estas dúvidas, e como no momento não possuo um radioflash, só me restam essas alternativas.

O radioflash vou comprar agora em março, pq tá foda sem! kkkkkkk
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 11:49:49
 Pelo que eu entendo levantou o popup tempo máximo não passa de 1/250. Para HSS somente espetado na camera ou via rádio que suporte HSS.


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2014, 00:38:30
Bom, o YN468II não tem função de HSS. Na minha Canon pelo menos, ele atinge a velocidade de 1/200 se não me engano. Quanto ao disparo remoto, a unica função presente nele é a fotocélula mesmo, mas, como o uso vai ser em uma praia, a câmera teria que estar apontada diretamente para o flash. A única saída pra você seria a compra de um rádio mesmo, não tem pra onde fugir. :D
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 00:39:03 por grigoni »


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2014, 20:16:20
Você quer hss no manual?

Bem, tem um macete que não é hss, mas quebra um galho. Use o YN na camera, coloque ele em 1/1 e deixe ele virado para seu sb700 em slave por fotocelula também em 1/1. Ajuste a velocidade a gosto, compensando também na abertura e talvez distância do flash slave do objeto fotografado. Assim você vai conseguir quebrar a velocidade de sincronismo, mas com a limitação de fechar um pouco o diafragma, talvez um f8 ou f11...


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2014, 20:48:18
Ah.. E para ajudar, você pode usar o zoom do flash no mínimo (28mm?) e usar a lei do inverso do quadrado ao seu favor.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2014, 20:49:05
Talvez assim nem precise fechar muito o diafragma.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2014, 08:17:17
Bom, o YN468II não tem função de HSS. Na minha Canon pelo menos, ele atinge a velocidade de 1/200 se não me engano. Quanto ao disparo remoto, a unica função presente nele é a fotocélula mesmo, mas, como o uso vai ser em uma praia, a câmera teria que estar apontada diretamente para o flash. A única saída pra você seria a compra de um rádio mesmo, não tem pra onde fugir. :D

Engraçado, quando eu coloco em Auto FP (Nikon) consigo qualquer velocidade com o YN, mas na prática, não consigo resultados satisfatórios com ele. Que bruxaria seria esta?!  :shock:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2014, 08:18:27
Você quer hss no manual?

Bem, tem um macete que não é hss, mas quebra um galho. Use o YN na camera, coloque ele em 1/1 e deixe ele virado para seu sb700 em slave por fotocelula também em 1/1. Ajuste a velocidade a gosto, compensando também na abertura e talvez distância do flash slave do objeto fotografado. Assim você vai conseguir quebrar a velocidade de sincronismo, mas com a limitação de fechar um pouco o diafragma, talvez um f8 ou f11...

Interessante a dica, mas achei deveras complicada usar isso na prática. Encomendei um SB-910 e to namorando um radioflash agora. Quanto menos trabalheira melhor. Agora tenho um flash confiável e preciso, só falta definir qual radioflash usar.
« Última modificação: 05 de Março de 2014, 08:19:51 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure