Autor Tópico: Dry box, onde e qual comprar?  (Lida 11907 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Março de 2014, 06:45:04
Amigos, por favor, vocês poderiam me indicar uma boa DryBox ou um Dry Gabinet?
Queria algo de até uns 400 reais. Obrigado


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2014, 10:17:13
Tinha 4 destas caixas:


O website atualizado é: http://www.antifungos.com.br

Mais recentemente comprei um cabinet maior da Benro e vendi duas delas (ainda tenho uma para vender, ao final ficarei com uma apenas) a amigos. Cabe bastante coisa nelas. Abaixo uma vista de cima com 8 lentes, um corpo, um flash e miudezas:


Comprei em http://www.macrofotografia.com.br  As caixas tem garantia de 6 anos e relatam funcionar por mais de 20 anos.

Por um acaso estás no RJ?
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 10:18:58 por jauvane »
JVc.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2014, 11:45:26
Não, estou em SP. A que vc pretende vender é igual a das fotos? Qual seria o valor pedido?
Abç.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2014, 14:03:58
A foto mostrando as lentes/câmera/Flash dentro caixa é foto que eu mesmo tirei da caixa onde eu guardava aquele equipamento (que agora está no cabinet da Benro). É exatamente esta caixa da foto que ainda precisa encontrar um novo lar. Uma amiga de Petrópolis ficou interessada, mas se eu não tiver que levá-la em Petrópolis tanto melhor.

A caixa tem 60cm x 40cm x 20cm. Dado o tamanho, já que estás em SP, acredito ser mais prático buscares ou a loja http://www.macrofotografia.com.br ou o próprio fabricante em http://www.antifungos.com.br
Vendi as outras por R$350. Lembro de ter comprado uma pelos correios por cerca de R$400+envio. Se achas que o envio de item deste volume pelos correios vale a pena, posso acelerar e ver se esta amiga de Petrópolis realmente ficará com a caixa (preciso levá-la lá para ela ver) e te dar um retorno em seguida (minha idéia aqui não era esta, mas sim te mostrar uma opção que cabe no orçamento que indicaste). Daqui em diante acredito fazer sentido seguir por MP.
JVc.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2014, 03:46:45
Jauvane,

Muito obrigado.
Vou consultar o correio e ver o valor do frete da caixa. Caso não fique mais cara do que no fabricante, entro em contato por MP. Mas independente disso, agradeço muito a orientação e não tenho dúvida que o intento principal foi o de me mostrar uma opção viável.

abç.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2014, 10:57:39
Eu estou bolando um armário homemade para desumidificação: um desumidificador Peltier, um higrômetro digital com relê, ambos dentro de um armário que vou melhorar a vedação. É uma versão primo pobre dos desumidificadores como o da Benro (mesma tecnologia) :)

Já estou com o desumidificador e o higrômetro; outro dia fiz um primeiro teste, colocando os dois dentro de uma caixa plástica, mesmo sem vedação. A umidade do ar estava em 87% aqui no Rio, e em menos de 10 minutos desceu para 53% dentro da caixa. Com uma vedação decente, deve funcionar bem melhor.

Agora estou na procura por algum armário bonito e com portas de vidro (para ficar apreciando as "crianças" :) ), para montar o sistema todo. Acredito que o custo total vá ficar na casa dos 500-600 reais, mas com capacidade 2x maior que os maiores dry cabinets que tem por aí - idéia é colocar inclusive bolsa com o equipamento diário dentro.

Quando estiver pronto faço um post aqui no fórum.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2014, 12:04:24
Eu estou bolando um armário homemade para desumidificação: um desumidificador Peltier, um higrômetro digital com relê, ambos dentro de um armário que vou melhorar a vedação. É uma versão primo pobre dos desumidificadores como o da Benro (mesma tecnologia) :)

Já estou com o desumidificador e o higrômetro; outro dia fiz um primeiro teste, colocando os dois dentro de uma caixa plástica, mesmo sem vedação. A umidade do ar estava em 87% aqui no Rio, e em menos de 10 minutos desceu para 53% dentro da caixa. Com uma vedação decente, deve funcionar bem melhor.

Agora estou na procura por algum armário bonito e com portas de vidro (para ficar apreciando as "crianças" :) ), para montar o sistema todo. Acredito que o custo total vá ficar na casa dos 500-600 reais, mas com capacidade 2x maior que os maiores dry cabinets que tem por aí - idéia é colocar inclusive bolsa com o equipamento diário dentro.

Quando estiver pronto faço um post aqui no fórum.

Marciox, você pensa em tentar estabilizar a umidade entre quais valores?


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2014, 13:37:43
Marciox, você pensa em tentar estabilizar a umidade entre quais valores?

Entre 45% e 50%, que se não me engano, é o valor recomendado para lentes - abaixo disso há o risco de ressecamento da graxa interna das lentes.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2014, 16:08:48
O ideal seria a carcaça de uma adega de vinho. Colocar a mochila inteira não é boa idéia, pois a umidade dentro da mochila pode ficar alta por muito tempo. A Benro tem cabinets de até 108 litros (bem grande), mas o ideal é que as lentes fiquem desempacotadas, e com algum espaço entre elas.

Usando uma antiga adega (ou geladeira pequena, ambas com boa vedação da porta) é possível fazer algo parecido com o da Benro (abaixo o modelo de 88 litros):



Neste a pessoa escolhe quanto desejaa de umidade, e o cabinet atua sempre que a umidade sobre além do limite (deste modo, se a pessoa escolhe 45%, ele se manterá entre 45 e 46%. Controle similar seria legal. O da Benro pode ir tão baixo com 10%, que parece ser o ideal para armazenar munição.

O preço deste mdelo da Benro, entretanto, é relativamente alto...
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 16:25:24 por jauvane »
JVc.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2014, 16:36:46
Hoje, na cidade de São Paulo, a umidade varia em torno de 55%. Dentro de uma caixa plástica Sanremo (que não é vedada), como um pote do desumidificante Secar o higrômetro indica 28%. No inverno paulistano a coisa ficaria ainda muito mais seca.

Ao que estou entendendo, o problema não seria, então, diminuir a umidade, o que parece fácil, mas controlar para que ela não fique baixa demais. Se a caixa fosse vedada, seu interior ficaria ainda muito mais seco.

No limite, eu prefiro um ambiente que extrapole por ser muito seco do que ser muito úmido, uma vez de que é bem mais simples substituir uma eventual lubrificação que resseque do que se livrar do famigerado fungo que pode deixar marcas permanentes.

O ideal seria a carcaça de uma adega de vinho. Colocar a mochila inteira não é boa idéia, pois a umidade dentro da mochila pode ficar alta por muito tempo. A Benro tem cabinets de até 108 litros (bem grande), mas o ideal é que as lentes fiquem desempacotadas, e com algum espaço entre elas.

Usando uma antiga adega (ou geladeira pequena, ambas com boa vedação da porta) é possível fazer algo parecido com o da Benro (abaixo o modelo de 88 litros):

No caso de um gabinete como você sugere, jauvane, feito a partir de um gabinete de adega, como seria o controle de umidade para que o ambiente não fique muito seco? Existe algum aparelho que funcione como um termostato, mas para o higrômetro, desligando e ligando o desumidificador quando a umidade atingisse valores pré-definidos?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2014, 16:46:05
Quando eu abro a porta do cabinet da Benro a umidade chega a 65% rapidamente. Quando fecho ela volta a cair até chegar nos 45% especificados. Se a umidade estiver muito baixa, não creio que dentro dele a umidade fique maior (a não ser que a umidade tenha caído depois da porta ter sido fechada)...
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 16:54:29 por jauvane »
JVc.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2014, 16:46:57
O ideal seria a carcaça de uma adega de vinho. Colocar a mochila inteira não é boa idéia, pois a umidade dentro da mochila pode ficar alta por muito tempo. A Benro tem cabinets de até 108 litros (bem grande), mas o ideal é que as lentes fiquem desempacotadas, e com algum espaço entre elas.

Usando uma antiga adega (ou geladeira pequena, ambas com boa vedação da porta) é possível fazer algo parecido com o da Benro (abaixo o modelo de 88 litros):



Neste a pessoa escolhe quanto desejaa de umidade, e o cabinet atua sempre que a umidade sobre além do limite (deste modo, se a pessoa escolhe 45%, ele se manterá entre 45 e 46%. Controle similar seria legal. O da Benro pode ir tão baixo com 10%, que parece ser o ideal para armazenar munição.

O preço deste mdelo da Benro, entretanto, é relativamente alto...

Sim, sim, um armário metálico com porta de vidro, como os de adega, seria o ideal - até porquê o material em si não absorve umidade, como madeira. Mas não se acha armários desse tipo para vender, avulsos.

O que eu vou fazer funciona exatamente como o Benro, mas com componentes genéricos.

O desumidificador Peltier é de funcionamento igual ao que tem no Benro, mas no Benro é uma unidade construída especificamente pra dry cabinet; tentei achar unidades avulsas destas mas não tive sucesso. Então comprei um desumidificador de ambientes que funciona exatamente com o mesmo sistema, mas que a água retirada fica armazenada em uma "gaveta" (nunca vi o Benro pessoalmente para ver onde ele manda a água condensada, imagino que envie para algum compartimento externo para evaporação natural). Achei uma empresa aqui de Niterói que vende praticamente pelo mesmo preço do eBay: http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_146380_2724_Mini-Desumidificador-de-ar-Retira-300ml-por-dia-DESUMI-AIR

O higrômetro digital comprei pelo eBay. Ele é extremamente ajustável, permitindo escolher valor de umidade, valor de histerese (tolerância do valor de umidade para mudar de estado - para não ficar ligando / desligando muito rapidamente quando estiver no valor exato), tempo de resposta, etc. Você liga ele direto na rede elétrica (não precisa de fonte externa), e ele possui um conector para você ligar um aparelho (no caso, o desumidificador). Quando o valor passar da umidade ajustada, ele automaticamente vai ligar o desumidificador, desligando ele quando chegar no valor desejado.
http://www.ebay.com/itm/Black-110V-Digital-Air-Humidity-Control-Controller-Range-1-99-RH-HM-40-Type-/281232434068

As lentes vão ficar desempacotadas mesmo, já é como deixo na minha dry box atual - inclusive com as lentes sem tampas em ambos os lados para a entrada de luz natual, que também impede a criação de fungos. Já colocar a minha bolsa (bem menor que mochila, é uma Think Tank Retrospective 7) lá dentro é uma idéia, mas depois de tudo pronto vou testar o comportamento da umidade colocando ela lá também.

Claro que eu preferia um cabinet já pronto, mas estou procurando uma solução um pouco mais barata e com (quase) a mesma eficiência. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2014, 16:47:46
Meu pai mora em uma cidade e em uma casa bem umidos. Perdi jaquetas de couro para o mofo, so por deixa-las empilhadas no canto por alguns meses.

Ele guarda todos os seus equipamentos dentro de uma caixa com uma lampada incandescente de abajur  acesa dentro.

Mes passado recuperei uma F70 que ficoi nessa caixa uns bons anos, e esta perfeita heheh.

Ele usa o mesmo principio de papelarias, que guardavam o papel da copiadora assim, para tirar um pouco da umidade e nao grudar uma folha na outra na hora de xerocar.
D600 - E-M10


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2014, 16:58:15
Meu pai mora em uma cidade e em uma casa bem umidos. Perdi jaquetas de couro para o mofo, so por deixa-las empilhadas no canto por alguns meses.

Ele guarda todos os seus equipamentos dentro de uma caixa com uma lampada incandescente de abajur  acesa dentro.

Mes passado recuperei uma F70 que ficoi nessa caixa uns bons anos, e esta perfeita heheh.

Ele usa o mesmo principio de papelarias, que guardavam o papel da copiadora assim, para tirar um pouco da umidade e nao grudar uma folha na outra na hora de xerocar.

Kokimoto, quais as dimensões da caixa, mais ou menos?