Autor Tópico: Apresentação do fotógrafo  (Lida 3868 vezes)

pedrosalles00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 03 de Março de 2014, 16:33:31
Boa tarde.

Sabemos que, ao fotografar um casamento, precisamos ter o mínimo de apresentação. Mas o quão relativo isso é?
Estava pensando sobre o assunto, e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Por que exatamente precisamos fazer a barba, ir arrumado, sapato brilhando, terno passado, gravata impecável?
O que vocês acham sobre fotógrafo usando piercings, tatuagens ou cabelo colorido? Teoricamente, independente do "estilo" da pessoa, existe um profissional trazendo boas imagens. Então qual o motivo dessa restrição, afinal? Preconceito? Etiqueta? Discrição? Ou essa restrição talvez não exista de verdade?

Sabemos também, que é sempre bom a equipe de imagens ser o mais discreta possível. Mas isso é realmente necessário? Querendo ou não, o profissional vai ficar do lado da noiva o evento inteiro, e isso pode não ser tão agradável pra ela. Disputar atenção. Além do fator "fotojornalismo", em que chamar atenção prejudica as fotos espontâneas. Também existe aqueles momentos, em que todos estão parados durante a cerimônia, apenas os fotógrafos se movimentando, as vezes até na frente do casal. Talvez por isso essa discrição total do fotógrafo seja requisitada?

Já vi uma equipe de imagens em que o fotógrafo tinha cabelo bastante longo, alargadores e a fotógrafa, cabelo branco com mechas coloridas. Embora legal, é aceitável? Por que?
Uma pessoa alternativa (diferente) não tem espaço na fotografia de casamento?

Abraços!  :)
D600, D610, D5300, D5300, D90, Gopro, Nikkor 24-70 2.8, Nikkor 85mm 1.8, Nikkor 50mm 1.4, Nikkor 28mm 1.8, Sigma 10-20 3.5, Sigma 10mm 2.8, SB 900, SB 700.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2014, 19:05:37
Pedro, eu acho que a questão da apresentação tem que ser adequada ao meio que vc frequenta (ou trabalha). Se vc for cobrir uma reunião de "abutres" (grupo de 50tões com suas Harley e triciclos super incrementados, cheios de tatuagens de caveiras) e estiver de terno e gravata.. vc estará fora do contexto.. e consequentemente "mal apresentável".

Não vamos radicalizar e pensar que se vc for cobrir um evento de DragQueens, vc precisará ir à caráter..  :assobi:

Eu penso que os profissionais que trabalham em algum evento, devem se portar de maneira compatível com o ambiente que está..

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2014, 19:26:09
acredito que uma equipe má organizada, que fica fazendo movimentação excessiva na frente do evento chama mais atenção que o penteado ou acessórios....


Eu penso que os profissionais que trabalham em algum evento, devem se portar de maneira compatível com o ambiente que está..

 :ok:
2x
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Ramses

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 367
  • Sexo: Masculino
    • http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2014, 20:02:39
Pedro, eu acho que a questão da apresentação tem que ser adequada ao meio que vc frequenta (ou trabalha). Se vc for cobrir uma reunião de "abutres" (grupo de 50tões com suas Harley e triciclos super incrementados, cheios de tatuagens de caveiras) e estiver de terno e gravata.. vc estará fora do contexto.. e consequentemente "mal apresentável".

Não vamos radicalizar e pensar que se vc for cobrir um evento de DragQueens, vc precisará ir à caráter..  :assobi:

Eu penso que os profissionais que trabalham em algum evento, devem se portar de maneira compatível com o ambiente que está..

 :ok:

De acordo.
Canon T3i | Canon EF-S 18-135 IS │ Canon EF 50mm 1.8  │Canon EF-S 55-250 IS │Canon 75-300 usm | Tamron 17-50 F2.8 |YONGNUO YN-565EX ETTL Speedlight
http://www.flickr.com/photos/ramsespinheiro/
http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2014, 22:04:19
humm
acho que vc deve se vestir do jeito que gosta,mas adeque-se ao ambiente.
apresentação em um evento é tudo,casamento é coisa séria,tem gente pagando muita grana pra realizar um sonho,vc não vai querer ser o estraga prazeres de atrapalhar essa realização só por causa de um estilo né mano.

quando tiver uma festa formal,vá formal,deixa o estilo mais exuberante para a balada,role com a galera e tals  :ok:



Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2014, 01:23:57
Ops,
Sempre faço casamentos de social, Noivos e Padrinhos sempre estão assim, então nada mais agradável do que a equipe também.
A casos em que a celebração é realizada em chácaras ou na praia, nestes casos é mais tranquilo e pode-se usar outras roupas, mas sempre levo o paletó e Gravata no carro, se precisar estão lá.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2014, 02:25:57
pedrosalles00,

Sobre estar bem arrumado: O fotografo profissional nao eh diferente de nenhum outro profissional das demais areas.

O fotografo deve estar bem arrumado pq se trata de um evento/cerimonia em que se espera que todos estejam bem arrumados. Se for uma cerimonia ou evento mais casual, o fotografo pode ir casual tambem.

Mas estar bem arrumado eh sinonimo de profissionalismo, de que vc esta trabalhando e nao passando o seu tempo livre, iguais a qualquer outro profissional de qualquer outra area.


Sobre a personalidade e estilo do fotografo:

Nunca vi nenhuma restricao de personalidade e estilo entre fotografos. Eu tenho cabelo logo e ja usei brincos e isso nunca foi uma restricao a mim quando trabalhei como assistente e fotografo principal em casamento.


Sobre ser discreto: O casamento eh um evento para a Noiva, ela deve ser o destaque do evento/cerimonia e mais ninguem. Nem o padre, nem o noivo, nem os padrinhos e parentes, e muito menos os fotografos.

O fotografo tem que se movimentar e fazer seu trabalho, vai chamar um pouco de atencao algumas vezes para algumas pessoas, como tambem chamam um pouco a atencao se aparece alguem com estilo diferente, ou alguem com problema fisico/mental, ou quem aparece com uma crianca e colo, mas nada de se tornar o centro das atencoes. Eh apenas uma atencao momentanea.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2014, 11:18:55
Acho que a modo da pessoa se vestir, usar o cabelo como um arco-ires, e como meu pai dizia, um arganel no nariz, não o desqualifica no resultado do seu trabalho, porem, imaginem uma pessoa assim em um casamento! Fica impossível ser discreto né? Pra que voces acham que os convidados vão olhar? E os protagonista do evento(noivos) será que eles vão gostar de ter gasto horrores pra que os fotografos/cinegrafistas lhes roubem o momento de celebridades? Penso: Por mais que eu tenha meu estilo de vida, tenho que ser discreto neste momento se possível quase invisível.
Eu uso paleto e gravata. Mas quando o ambiente e fechado e com pouca ou nenhuma ventilação fico sem gravata, o fotografo é o que mais se movimenta no evento.
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 11:23:34 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2014, 11:51:48
Acho que o cara pode manter o seu estilo, mas de forma apropriada. Dá para ir de cabelo longo, piercing e brincos, desde que de forma discreta, sem querer chamar mais atenção que a noiva.  Não adianta também ir de terno e gravata se o terno for branco ou rosa, por exemplo. 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2014, 14:04:28
Acho que a modo da pessoa se vestir, usar o cabelo como um arco-ires, e como meu pai dizia, um arganel no nariz, não o desqualifica no resultado do seu trabalho, porem, imaginem uma pessoa assim em um casamento! Fica impossível ser discreto né? Pra que voces acham que os convidados vão olhar? E os protagonista do evento(noivos) será que eles vão gostar de ter gasto horrores pra que os fotografos/cinegrafistas lhes roubem o momento de celebridades? Penso: Por mais que eu tenha meu estilo de vida, tenho que ser discreto neste momento se possível quase invisível.
Eu uso paleto e gravata. Mas quando o ambiente e fechado e com pouca ou nenhuma ventilação fico sem gravata, o fotografo é o que mais se movimenta no evento.
Isso me lembra uma garota que conheci que falou que uma vez pintou o cabelo e ela ficou famosa na cidade dela (algum lugar no Brasil) como "a garota do cabelo pintado". As vezes eu esqueco o quanto conservador certas partes do Brasil ainda eh.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2014, 17:02:40
O Marcio falou tudo, eu penso exatamente como ele sobre isso. Eu também já fui cabeludo, tenho piercing e isso nunca foi restrição alguma. Mas eu sempre me arrumo adequadamente como um prestador de serviços deve fazer. Sempre de modo a não chamar muita atenção, sem exagerar pro desleixado demais e nem pro arrumado demais.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2014, 18:18:26
A. Fernandes


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2014, 20:00:33
Acho que o cara pode manter o seu estilo, mas de forma apropriada. Dá para ir de cabelo longo, piercing e brincos, desde que de forma discreta, sem querer chamar mais atenção que a noiva.  Não adianta também ir de terno e gravata se o terno for branco ou rosa, por exemplo.
Concordo.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/