Autor Tópico: DSLR's Pentax: Vida da bateria?  (Lida 5026 vezes)

dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Online: 30 de Agosto de 2006, 21:29:07
Tenho uma DLSR Pentax *ist DL que usa pilhas recarregáveis AA. Tenho dois conjuntos de pilhas AA, ambas Sony, que usava com minha antiga Fuji S5100 sem maiores problemas, e com ótima durabilidade.

Meu uso da camara é amador, e assim esporádico. Chego a ficar uma ou duas semanas sem usar, e ai a camara indica bateria com carga baixa e desliga, mesmo com baterias que estavam com boa carga há duas semanas. Sei que as pilhas NIMH perdem alguma carga ao longo do tempo sem uso, mas em meu caso estou achando excessivo. Pelo jeito a camara é bem mais rigorosa que a Fuji, que suportava 2 ou 3 semas sem uso e ainda indicava bateria com boa carga.

Se coloco as pilhas em outros aparelhos (flash, lanternas, etc.) elas ainda tem uma boa carga, e na camara são inutilizáveis até que carrego novamente.

Alguém teve o mesmo problema?


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2006, 08:48:25
Ola dantonvb ...

Passei algum tempo com uma Pentax *istDL e uma Fuji S9000 ... ambas funcionando desta forma com voce descrevel .. !!! até que comprei um outro carregador .. ai descobri que o problema não estava nas camera e sim nas baterias !!!  

Tenho duas baterias de 3v ( CRV3 ) recarregaveis , 8 de 2000Mha / 3000Mha e 4 de 2300Mha - fui testando uma a uma nesse carregador/teste .. identificou que as de 2300 na verdade eram de 1200mha e algumas de 2000Mha .. não estavam 100% ... e não suportava carga rapida ... por isso quando colocava na fuji ele trabalhava por um tempo e depois desligava !!! o mesmo com a Pentax !!!

O carregador é Lightning Pack - junto veio um adaptador que pode carregar uma infinidade de baterrias .. e um testador para NiMH / NiCd  e CRV3 ...

A outros como  LaCrosse BC-900 Advanced Charge ( carrega até 1800mha) e o Advanced MH-C801D Deluxe ( que pode carregar 1 até 8 baterrias ) !! que tambem são otimos ...

MAURO
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 08:55:07 por assis.mauro »


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:10:01
me preocupa um pouco este lance da durabilidade da bateria, não gosto da idéia de ter que carregar um saco de baterias quando for viajar :-(

assis.mauro, pelo o que está dizendo os carregadores não estão aptos a caregar todos os tipo de bateria (em relação a capacidade de carga), tipo se eu tiver uma bateria 2300Mha e meu carregador  não estiver apto para carregar este tipo de bateria com o tempo a ela pode começar a apresentar problemas, é isso?
Marcelo - POA/RS



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 15:59:36
Compre umas baterias novas de 2700Mha da Sony!
As Pentax não gostam de pilhas fracas ou enfraquecidas pelo uso...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438...bcg-34hrmf4-_JM
 


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2006, 15:14:36
Citar
" os carregadores não estão aptos a caregar todos os tipo de bateria (em relação a capacidade de carga), tipo se eu tiver uma bateria 2300Mha e meu carregador  não estiver apto para carregar este tipo de bateria com o tempo a ela pode começar a apresentar problemas, é isso? "
Oreste ...
é isso mesmo ( algumas baterias NiMH , que carregam com tempo determinado, tensão variávél e corrente constante .. a outras que precisa de corrente constante e proximo de completar o ciclo de carga , é aplicado a tensão .... )

há modelo de carregador da Sony que identifica eventuais baterias com problemas ( não sei qual o modelo ) ..  esse que o Pictus indicou parece ser bem funcional ...

Mauro .
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 15:17:15 por assis.mauro »


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2006, 17:41:46
eu tenho um
Powerpach CH-M2 e tenho usado ele até agora para carregar as pilhas do flash, não tenho notado nenhum problema embora tenha usado muito pouco até agora.

- 2 charging channels for charging 2 or 4pcs AA or AAA Ni-MH/Ni-Cd batteries
-Large size LCD display for charging status  
- Smart 12 bits Microprocessor to increase rechargeable battery lifespan
- Detect by +V, -V, 0V charging curve for 100% fully charge
- Overtime, overload, overheat , over voltage protection  
- Automatic trickle charge after full charge.  
- Input: AC 100-240V 50-60 Hz  
- Output: DC 2.8 V  
- Charging current: 800mA for AA/A AA*2
                             400 mA for AA/AAA*4

olhando estas especificações... alguém saberia me dizer se ele é um bom carregador para as pilhas (4 Powerbase 2300mAh Ni-Mh e 4 Powerpack 2200mAh Ni-Mh ) que possuo?

Já devo ir comprando mais 2 jogos de pilhas por precaução? estas CRV3 são bem melhores que as AA? em que se diferenciam fora o aspecto de 2 pilhas unidas?
Marcelo - POA/RS



Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2006, 18:04:14
Será que p carregador de 15 minutos da Sony vai me dar problema? Usava ele com a s5100 e gostava muito...

Até aonde eu sei a Pentax não aconselha o uso de CRV3 regarregáveis, confere?


João

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2006, 00:56:19
Eu tenho a impressão que a CRV3 recarregável é a ideal. No manual não fala nada contra esta pilha recarregável.  Ela é de lítio e por isso dura mais. Mas é difícil de encontrar. Eu tenho usado AA de várias marcas e a maioria com resultados medíocres. Comprei da marca Panasonic, e foi a pior. Em Rivera, no Uruguai eu comprei de uma marca desconhecida para mim, VIPOW e para surpresa foi a melhor. Pena que eu comprei só 4. Ela carrega melhor e segura a carga por semanas, quando não em uso. E o preço também é convidativo. R$ 20.00 pelas 4 baterias. Voltando ao uso da CRV3: Eu só usei o jogo que veio com a câmera, mas deu para fazer 650 fotos, sem usar o flash. Com as melhores AA eu faço cerca de 120 fotos. Também não sei se fotografar no modo RAW consome mais energia, mas eu só uso RAW.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2006, 10:22:32
Citar
Compre umas baterias novas de 2700Mha da Sony!
As Pentax não gostam de pilhas fracas ou enfraquecidas pelo uso...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438...bcg-34hrmf4-_JM
Esse é show de bola.

Recomendo fortemente.

Agora as pilhas se não usadas por 2 semanas descarregam sim, a ponto delas ficarem com mto pouca carga. Então não estranhe, fique tranquilo.

Sempre que vou usar as pilhas com diferenças de 1 semana recarrego ela... O ciclo dessas recargas devem ser em torno de 500 vezes, ou seja, vc não vai conseguir carregar tudo até a bateria chegar na sua vida útil de tempo (em torno de 1 ano e meio).

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2006, 10:53:56
Citar
QUOTE (Pictus @ 3 Sep 2006, 03:59 PM)
Compre umas baterias novas de 2700Mha da Sony!
As Pentax não gostam de pilhas fracas ou enfraquecidas pelo uso...


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438...bcg-34hrmf4-_JM

Também tenho esse carregador da Sony que o Pictus indicou... e assim como os demais colegas, RECOMENDO!!
Comprei também no ML, do vendedor COPOLLA10 (comprei várias vezes com esse vendedor... sempre negociação certinha), que está um pouco mais em conta do que o link indicado acima...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46790001-_JM
Está por R$81,90...

Eu também tinha o Carregador Sony que carrega em 15 minutos (ou melhor, ainda tenho...) É ótimo, principalmente pelo tempo recorde de carregamento.
Ótimo pra quando te acaba as pilhas... vc corre colocar na carga... toma uma água e pronto!

Porém... após uns tempos de uso de algumas pilhas recarregaveis minhas... , elas não estavan mais aceitando a carga rápida daquele carregador... Ele funciona perfeito, mas em algumas pilhas mais velhas, não tava mais pegando carga (dava uma luz indicando que as baterias estavam com erro). Não sei dizer o porque do problema, mas creio que a explicação seja o que o amigo Assis.mauro relatou:

Citar
é isso mesmo ( algumas baterias NiMH , que carregam com tempo determinado, tensão variávél e corrente constante .. a outras que precisa de corrente constante e proximo de completar o ciclo de carga , é aplicado a tensão .... )

Então comprei esse carregador com LDC e Refresh que foi indicado pelo Pictus... e ele carrega blz.. todas as pilhas que tenho. Deixei o de 15 minutos só pra emergencias!

Abraços

ELIAS
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 11:00:47 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2006, 12:08:51
Só retificando...

O link que eu passei do vendedor (que é mais barato do que o link do Picts) na realidade parece ser o mesmo carregador, mas com pilhas de 2300 mAh, enquando o que o Pictus linkou é de 2700 mAh. Está aí o porque da diferença de preço de R$82 pra R$108,00

Abraços

ELIAS
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2006, 14:39:33
na descrição do meu carregador tem "- Charging current: 800mA for AA/A AA*2" isso quer dizer que ele carrega apenas pilhas 800mA?
Marcelo - POA/RS



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2006, 17:24:20
Não, ele carrega com 800mA, um carregador rápido.
Um lento carregaria com uns 150mA.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 17:54:34 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2006, 17:36:33
valeu pela informação Paulo :thmbup:  
Marcelo - POA/RS



Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2006, 13:27:02
Comprei este carregador de 2700. Dei uma carga para testar, 5 horas para completar a bateria, tudo bem. ele desligou sozinho. Então eu carreguei outras pilhas de 2500, mais uma vez tudo ok.

Quando eu recoloquei as pilhas de 2700 eu esperava ver o carregador completo e logo em seguida desligando, mas ao invés, ele considerou as baterias com dois pontos de carga e voltou a carregá-las.

Isto é normal ou eu tenho que trocar?