Autor Tópico: [ARTIGO] Minimalismo Fotográfico  (Lida 8775 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Março de 2014, 16:02:30
Há alguns anos, cheguei a ter sete câmeras fotográficas em casa. A maior parte era de máquinas analógicas: reflex, telemétricas e compactas. Uma delas era médio formato, as outras usavam filme 35mm. As digitais eram duas, sendo uma compacta avançada e uma reflex. Havia também uma boa quantidade de lentes e adaptadores, que me permitiam usar as lentes das câmeras analógicas na reflex digital.

Todo esse equipamento “pedia” uma série de acessórios, que também fui adquirindo ao longo dos anos. Tripé, dois flashes, um scanner para os negativos, mesa de luz, impressora, computador de mesa, HD externo, fotômetro, filmes, filtros, tanque para revelação, químicos. A maior parte desse material, novo e usado, foi comprada de várias fontes —desde lojas de rua até o eBay, passando por lojas em viagens para o exterior — num período de três a quatro anos, em que minha paixão pela fotografia teve seu pico.

A relação com a fotografia não parava nos equipamentos. Tive diversos livros, que comprei ou que ganhei de presente de pessoas que sabiam do meu interesse pelo assunto. Em um determinado momento, entre câmeras, lentes, acessórios e livros, toda a minha “coleção” de materiais fotográficos era relativamente grande.

Eram coisas que eu de fato usava. Nunca comprei nada que não fosse ser útil. Nos momentos de maior atividade, cheguei a fotografar com câmeras utilizando todo o equipamento, como o fotômetro externo, revelar filmes preto e branco em casa, escanear e tratar. Os livros que comprei e ganhei foram lidos, relidos e consultados. Sinto que aproveitei todo esse material.



Com o tempo, no entanto, minha fotografia foi ficando mais simples. Não tinha o mesmo entusiasmo para carregar muita coisa, para fazer uma fotografia muito complicada, para revelar meus próprios filmes. Precebi que a maior parte das fotografias que eu fazia poderiam ser tiradas com qualquer câmera. Pouco a pouco, fui me desfazendo do equipamento. Doei os livros, o computador de mesa, algumas câmeras. Emprestei outras sem esperar que fossem devolvidas. Os flashes quebraram e não me preocupei em consertá-los ou substitui-los.

Em 2012 comprei minha última câmera: uma compacta avançada, usada, que cabia no bolso. Em diversas viagens e momentos significativos, levei apenas ela. Foi mais do que suficiente. Hoje tenho apenas essa câmera digital e mais uma de filme, com uma lente. Às vezes, quando vejo os equipamentos mais novos, fico um pouco tentado. Ao perceber isso, procuro valorizar aquilo que já tenho. Reconheço, aí, que essas duas câmeras que uso já são suficientes, se não forem excessivas. E, se restar algum impulso de comprar algo novo, é só lembrar do peso que é carregar uma câmera grande, preocupar-me de sair na rua com um equipamento caro, fora tudo aquilo que posso fazer com o dinheiro que seria gasto para comprar e manter um equipamento novo, que o resto de vontade logo desaparece. E fico em paz.

No ano passado, fui a Brasília para uma oficina de fotografia contemplativa no f/508. No dia da saída fotográfica, estava só com o celular. Foi mais do que suficiente para acompanhar a proposta do curso. Não sei se a fotografia que faço se tornou um reflexo do equipamento que levo ou o contrário. Talvez seja algo anterior: uma valorização do simples e do aqui e agora que precede ambos.

Publicado também no Câmara Obscura.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2014, 17:13:28
Muito bacana o relato.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2014, 17:37:45
Acho que isso vai muito de fase, necessidade e de maturidade fotográfica.

Muito bacana, espero um dia ser assim também. hehehe
D600 - E-M10


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2014, 17:47:46
Ótimo texto!

Espero eu um dia ter mais conhecimento e menos equipamento.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2014, 18:21:32
Ótimo relato. Acredito que o minimalismo descrito só pode ser alcançado tendo tido a experiência com os mais diversos equipamentos e exposição a certas técnicas mais avançadas. Não dá pra pular etapas e ir direto para a simplicidade.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2014, 18:48:04
Muito legal o relato. Acho que se tipo de pensamento acaba sendo adquirido com o tempo. Quando você está começando, é normal se empolgar e querer comprar de tudo, testar tudo, não vejo isso como algo negativo desde que não seja algo que chegue a atrapalhar em algo.
Hoje em dia, ainda me considero iniciante e sei que tenho MUITO o que aprender, mas já estou correndo atrás de mais conhecimento e talvez por consequência estou deixando a parte consumista de lado, ando investindo bem menos em equipamento, mas as vezes sempre bate uma tentação vendo coisas pela internet e tal, mas até que estou conseguindo me controlar bem, vamos ver se continuo assim...


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2014, 14:10:35
Acho que se inicia quando chegarmos à conclusão que a Fotografia é o FIM e o Equipamento é o MEIO.
Depois desta óbvia conclusão, cabe-nos identificar exatamente "o quê" precisamos realmente para a nossa Fotografia. Não digo nem Mais, nem Menos, mas quais equipamentos são necessários para a nossa Fotografia?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2014, 14:18:54
Gostei do texto. Existe uma grande diferença entre precisar de mais equipamento e querer mais equipamento. Eu sou um compulsivo, se tivesse dinheiro e espaço em casa, teria uma dúzia de câmeras (e certamente inventaria uso pra todas elas). Como não tenho nem um e nem outro, me concentro naquilo que eu preciso ter, o que é essencial ao meu trabalho. Volta e meia me pego querendo comprar mais, só que me seguro pra ficar apenas no mínimo necessário. Que, no meu caso, já é coisa pra dedéu.


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2014, 14:47:00
Ótimo texto!

Espero eu um dia ter mais conhecimento e menos equipamento.

Concordo, eu tb espero não precisar de vários equipamentos para compensar a minha falta de conhecimento.
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2014, 07:36:35
Acho que se inicia quando chegarmos à conclusão que a Fotografia é o FIM e o Equipamento é o MEIO.
Depois desta óbvia conclusão, cabe-nos identificar exatamente "o quê" precisamos realmente para a nossa Fotografia. Não digo nem Mais, nem Menos, mas quais equipamentos são necessários para a nossa Fotografia?

Isso!! Isso!!

Essa é a idéia!!
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2014, 08:16:10
Acredito que o minimalismo descrito só pode ser alcançado tendo tido a experiência com os mais diversos equipamentos e exposição a certas técnicas mais avançadas. Não dá pra pular etapas e ir direto para a simplicidade.

Concordo . Onde estamos neste momento é resultado do que passamos , aprendemos , experimentamos , e acima de tudo o do que erramos .

O texto do RFP traz tudo isto , condessado com maestria e compartilhado com sabedoria

Grato RFP por comparilhar suas experiencias de vida conosco.

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2014, 21:55:44
Obrigado a todos pelos comentários. Acho que foram todos muito pertinentes. Acredito que não podemos dizer como a vida deve ser vivida; cada um deve trilhar o seu caminho e não podemos dizer que há maneiras certas ou erradas. Mesmo assim, acho que é interessante falarmos um pouco da nossa própria trajetória, para que aqueles que seguem caminhos semelhantes possam se identificar.


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2014, 19:07:00
É isso aí RFP!!!

     Parabéns pelo texto e pela clareza de sentimentos que culminaram na escolha da fotografia que quer para sí. Estudou muito e percebeu que com poucos equipamentos conseguiria o necessário.
     Como você falou... "...cada um deve trilhar o seu caminho e não podemos dizer que há maneiras certas ou erradas...", só há maneiras diferentes. Sou um pouco compulsivo e empolgado mas me contenho bastante por falta de dinheiro e espaço como falou o Humberto Teté. Hoje, tenho três câmaras na ativa: uma compacta de bolso (Sony P200) que fica sempre no carro, uso para registar o inusitado do cotidiano. Uma Superzoom (Sony DSC-H9) que está sempre comigo no meu trabalho quando faço registros profissionais para relatórios técnicos e uma DSLR (Nikon D-80) com duas objetivas que cobrem um range razoável. A do kit 18-135mm e uma tele 70-300mm, que são objetivas escuras, sem VR e pretendo substituí-las por objetivas mais claras, além da Nikkor 50mm 1.8. Essa câmara, uso quando tenho tempo para me deliciar com a fotografia. Com ela faço meus testes, confirmo meus estudos teóricos e procuro resultados melhores a cada dia. Em nome desses estudos, também tenho um flash Nikon SB-800 pois acalento, ainda, o sonho de fazer alguns trabalhos profissionais. Por hora, tá dando certo. Poucos equipamentos (eu acho) e cada equipamento com seu uso e cada uso com sua justificativa (ou seria desculpa?). Enfim, acredito ser possível conseguir bons resultados sem exagerar no consumismo de equipamentos.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


marins.edson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2014, 07:28:14
Acredito que isso aconteça com muitas outras pessoas que começam na fotografia... a busca por melhores equipamentos, na visão de quem esta começando, está diretamente ligada a "beleza" das fotos !!!... depois de um tempo chegamos a conclusão que a "beleza" das fotos está no fotografo... Abs..
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 07:31:01 por marins.edson »


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2014, 11:36:33
Gostei do seu relato. É o ponto de chagada a mestre.