Autor Tópico: Zenit 12xp - Viewfinder "trincado" ? (Agora com "foto")  (Lida 2142 vezes)

Henriique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 04 de Março de 2014, 21:06:50
Boa Noite Forum,
Bom, eu venho a algum tempo querendo me aprofundar na Fotografia, mas dessa vez fotografando em Filme.

Comprei uma Zenit 12xp de um amigo da família.
A parte mecânica está funcionando "perfeitamente".
Nenhuma parte mecânica está "enroscando" ou "travada". A lente está limpa e conservada.

Porém é a primeira vez que coloco as mãos em uma Zenit 12xp ... alguém pode me dizer se o viewfinder dela tem realmente um "traço", como se fosse a divisão de um prisma, bem no centro dele ? Ou esse viewfinder está trincado de cima até embaixo ?  :shock:
Eu tentei encontrar alguma imagem para postar aqui, para poder representar minha dúvida, mas não consegui encontrar.

E caso esse viewfinder esteja realmente trincado (não sei dizer exatamente em "qual parte" está trincado), mas não é na parte externa. Aqui em SP (Capital) eu conseguiria algum lugar que trocaria esse viewfinder ou algo do tipo ?
Assim eu saberia se realmente vale a pena eu ficar com ela ou não.
Paguei R$70,00

"Foto" de WebCam.
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 21:37:29 por Henriique »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2014, 21:09:13
Não é o bipartido, para auxiliar o foco?
D600 - E-M10


Henriique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2014, 21:16:17
Não é o bipartido, para auxiliar o foco?

Oi Kokimoto, acredito que nao seja.
Encontrei um video no YouTube ("Foco com despolido bipartido") e esse bipartido "está ok", porém eu tenho um "rasgo" exatamente cortando esse bipartido, do alto da tela até embaixo.
Acabei de conseguir fazer uma "foto" com a WebCam ... agora acho que dá para entender.
Tbm retirei a lente e está tudo ok com ela e o despolido.
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 21:38:32 por Henriique »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2014, 00:38:37
A linha que você está vendo na vertical de ponta a ponta me parece ser uma falha no espelhamento do prisma, bem na aresta superior do pentaprisma.
Se for isso, só trocando o prisma, que não deve ser dificil. É so comprar uma outra Zenit bichada e canibalizar.


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2014, 21:08:42
A maioria das câmeras Zenit apresentam este problema. O pentaprisma é preso no corpo da câmera por uma braçadeira de metal. Para que o pentaprisma não fique em contato direto com a braçadeira, existe uma espuma que separa as duas peças. Com o decorrer do tempo, esta espuma vai se deteriorando e transforma-se numa massa gosmenta e com cor de ferrugem. Esta "gosma" vai corroendo o espelhamento, principalmente na aresta superior do pentaprisma. O jeito é seguir o conselho do AFSHalder, comprar uma outra Zenit e canibalizar. Mas tome cuidado. Como eu disse no início, a maioria das Zenits tem este problema e você pode acabar comprar uma outra na mesma situação.
Boa sorte!
Nakinha.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Henriique

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2014, 12:28:53
A maioria das câmeras Zenit apresentam este problema. O pentaprisma é preso no corpo da câmera por uma braçadeira de metal. Para que o pentaprisma não fique em contato direto com a braçadeira, existe uma espuma que separa as duas peças. Com o decorrer do tempo, esta espuma vai se deteriorando e transforma-se numa massa gosmenta e com cor de ferrugem. Esta "gosma" vai corroendo o espelhamento, principalmente na aresta superior do pentaprisma. O jeito é seguir o conselho do AFSHalder, comprar uma outra Zenit e canibalizar. Mas tome cuidado. Como eu disse no início, a maioria das Zenits tem este problema e você pode acabar comprar uma outra na mesma situação.
Boa sorte!
Nakinha.


Hummmmmmmmm obrigado pela dica!
Mas nao irei fazer nada com essa Zenit ... vou devolver.

Eu moro em uma cidade "pequena" da Grande SP, dai tive uma ideia e coloquei em prática.
Fui até o fotógrafo mais antigo da cidade e comprei as câmeras analógicas (manuais) que ele tinha guardado em caixas.
Ele só tinha Nikon. Comprei 1 hoje e vou buscar outra amanha ...

Obrigado mais uma vez!