Autor Tópico: Lente DX e FX qual a diferença?  (Lida 15419 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2014, 02:24:41
Oi gente!

Eu estou iniciando nas DSLR, a minha nem chegou ainda, mas vou lendo e pesquisando para aprender.  Minha máquina é DX, então pelo que lí, para tirar proveito 100% das qualidades da lente e também da máquina, as 2 precisam ser DX. Até ai tudo bem, mas também existem as lentes FX da nikon.

Eu queria saber qual é a diferença de uma lente DX para uma lente FX. 

Outra pergunta do mesmo assunto, a lente "AF-S Nikkor 50mm f/1.8G" ela é FX, no manual da Nikon D3200, diz que as lentes AF-S, AF-I: Suporta Todas as Funções.  Então meso esta lente sendo FX, posso usar ela sem nenhum problema na D3200, que ela irá funcionar igual iria em uma outra máquina FX? Ou dá alguma perda na qualidade de imagem?

Outra dúvida sobre estas compatibilidades é o que seria  "FX em DX Crop Mode"?

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2014, 03:14:07
Nas maquinas analógicas se utiliza o famoso filme fotográfico, onde o frame é gerado numa pelicula através de emulsão química, esse frame podia ser de diversos tamanhos como no caso a Nikon é o pequeno formato, o filme do pequeno formato é o 35mm, mais precisamelnte a medida do frame gerado é de 36.0 mm x 23.9 mm (LxA), até os momentos atuais a pelicula é utilizada, eu por exemplo uso filme ás vezes, nas digitais um sensor executa a função que o filme executava, um sensor FX tem o mesmo tamanho do frame de 35mm e são as chamadas câmeras Full-frame, já as DX são as cropadas que tem uma medida menor deste quadrado, sensores maiores tem vantagens sobre os menores, mas vamos deixar esta parte pra mais tarde.
Quanto a lentes no caso de DX e FX não importa qual for utilizar no DX, mas não é indicado usar lentes DX no FX, pois a lente DX projeta imagem pra ser capturada num frame pequeno e FX é um frame grande, mas uma lente FX projeta imagem pra um frame grande e não já problema nenhum uma imagem grande ser projetada num frame pequeno, ou seja não é aconselhavel usar DX num sensor FX, mas tanto faz qual utilizar pra um corpo DX.
DX Crop Mode é um corte automático na imagem pra cortar as bordas e simular um sensor DX num corpo FX
Quanto a AF-S na D3200, a D3200 não tem motor de foco no corpo, assim será necessário que a lente tenha motor de foco e por isso o indicado é AF-S que são as lentes com motor, quanto a usabilidade da lente é tranquila, só tem a questão do fator do corte que vai "multiplicar" a distância focal da lente no caso da Nikon DX é de 1,5 mas isso é independente da lente ser DX ou FX

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2014, 09:06:17
Vou ser mais simplista:

FX serve no DX mas o contrário não é verdadeiro porque as lentes DX são feitas para cobrir uma área menor (sensor APS-C é 1.5 x menor).

Há uma grande vantagem de se usar lentes FX em câmeras DX pois você usa somente o filet das lente que é o centro, deixando a periferia da lente, que possui menos nitidez, mais AC e mais distorção, de fora do sensor DX.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2014, 09:07:12
Lembrando que lentes FX costumam ser maiores, mais pesadas e mais caras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2014, 02:14:36
Valeu gente!  Excelente resposta!

Agora já saí do limbo da ignorância e do medo descabido das FX. Eu estava levando ao pé da letra, Máquina DX, só lente DX.  :D

Acho que entendi, mas vejam se estou correto nestes pontos:

Para a máquina DX, se a lente for FX ou DX, no final a distâcia focal sempre será multiplicada por 1,5?

Uma lente de foco de 35mm em uma DX vai ser na verdade 35 X 1,5 = 52,5mm?   E uma lente 50mm X 1,5 = 75mm? É isto mesmo?

Ué, então a lente que eu quero comprar que é uma DX 55-300mm, no final vai funcionar como uma 82,5-450mm?

Então se eu quero ter uma lente de 50mm, eu teria que comprar uma de 35 que é a mais próxima, mas nunca consiguirei ter uma de 50mm exatos pois não tem lente que dê esta conversão?

Logo, para as máquinas DX todas as lentes que eu comprar nunca funcionarão em sua distância focal de fábrica, e sempre será 1,5X maior?

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


fleury

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2014, 03:29:20
Galera, bom dia, to chegando aqui no fórum! Já participo de outros a bastante tempo mas aqui sou novato :-)

Manoel, isso mesmo, essa "multiplicação" sempre vai existir. E embora sua câmera funcione perfeitamente com lentes FX algumas delas são menos úteis na DX do que na FX.

Por exemplo, a 50mm 1.8 que é uma lente de uso geral na FX se torna uma lente de retrato de meio corpo na DX. (solução, procure a 35mm 1.8 DX).
Mais um, todas essas lentes que começam em 24mm como por exemplo a 24-70, 24-85 ou 24-120mm que são bem práticas na FX ficam devendo grande angular se usada numa DX. (solução, procure as lentes que começam em 18mm como a 18-85, 18-55, 18-35 f/1.8, etc).

Abs!
X-T3 | 33mm f/1.4 | 56mm f/1.2


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2014, 10:35:02
Valeu gente!  Excelente resposta!

Agora já saí do limbo da ignorância e do medo descabido das FX. Eu estava levando ao pé da letra, Máquina DX, só lente DX.  :D

Acho que entendi, mas vejam se estou correto nestes pontos:

Para a máquina DX, se a lente for FX ou DX, no final a distâcia focal sempre será multiplicada por 1,5?

Uma lente de foco de 35mm em uma DX vai ser na verdade 35 X 1,5 = 52,5mm?   E uma lente 50mm X 1,5 = 75mm? É isto mesmo?

Ué, então a lente que eu quero comprar que é uma DX 55-300mm, no final vai funcionar como uma 82,5-450mm?

Então se eu quero ter uma lente de 50mm, eu teria que comprar uma de 35 que é a mais próxima, mas nunca consiguirei ter uma de 50mm exatos pois não tem lente que dê esta conversão?

Logo, para as máquinas DX todas as lentes que eu comprar nunca funcionarão em sua distância focal de fábrica, e sempre será 1,5X maior?

Obrigado!

Perfeito!
 :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2014, 11:58:36
A distância focal não muda! 35mm é 35mm em CX, DX, FX, médio formato, m43.
O que muda é o ângulo de visão, isso faz uma 35 ser tele em CX, normal em DX, Grande Angular em FX e ultra grande angular em Médio Formato!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2014, 01:53:45
Pope,

Da dúvida sobre a diferença do DX e FX, já está esclarecido, e fiquei muito contente com isto, vai me ajudar muito nas decisões a tomar quando for comprar alguma lente nova.

Você falou em ângulo de visão.  Isto também é uma dúvida que tenho.  Pelo que lí o que se aproxima mais ao ângulo de visão do olho humano seria a lente 50mm, ou então 35mm para a DX.  A lente 35mm, tem Ângulo máximo de visão (formato DX) 44°, o olho humano tem 120º de ângulo de visão.   O que faz ela ser próxima a nossa visão então pelo visto não deve ser o ângulo, eu acho.

Com a minha máquina atual, se eu tiro a foto de um quadrado, uma mesa, uma porta que seja, as linhas verticais não ficam retas, a tendência é elas irem abrindo para os lados, ficando mais juntas no pé da foto e mais separadas no topo.  O que é dito ser mais próximo ao olho humano é  este tipo de distorção não ocorrer?

Até creio que se eu quero tirar uma foto que chegue mais perto do que eu estou vendo, deva usar a lente 35mm. Mas sinceramente ainda não entendi em que sentido uma lente destas irá se aproximar ao olho humano.

Obrigado!
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 01:54:20 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.843
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2014, 08:52:47
 :snack:

Quero ver essa resposta também, mas acho 120° sem mexer os olhos ou cabeça um pouco demais.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2014, 09:07:24
A visão humana de 120º é a tridimensional e o "sensor" é curvo.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2014, 14:05:09
A distância focal não muda! 35mm é 35mm em CX, DX, FX, médio formato, m43.
O que muda é o ângulo de visão, isso faz uma 35 ser tele em CX, normal em DX, Grande Angular em FX e ultra grande angular em Médio Formato!

Perfeito ... :clap:

Valeu gente!  Excelente resposta!

Agora já saí do limbo da ignorância e do medo descabido das FX. Eu estava levando ao pé da letra, Máquina DX, só lente DX.  :D

Acho que entendi, mas vejam se estou correto nestes pontos:

Para a máquina DX, se a lente for FX ou DX, no final a distâcia focal sempre será multiplicada por 1,5?

Uma lente de foco de 35mm em uma DX vai ser na verdade 35 X 1,5 = 52,5mm?   E uma lente 50mm X 1,5 = 75mm? É isto mesmo?

Ué, então a lente que eu quero comprar que é uma DX 55-300mm, no final vai funcionar como uma 82,5-450mm?

Então se eu quero ter uma lente de 50mm, eu teria que comprar uma de 35 que é a mais próxima, mas nunca consiguirei ter uma de 50mm exatos pois não tem lente que dê esta conversão?

Logo, para as máquinas DX todas as lentes que eu comprar nunca funcionarão em sua distância focal de fábrica, e sempre será 1,5X maior?

Obrigado!

Para entender como se fica, acesse esse link imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves