Autor Tópico: Sentimento acima da técnica  (Lida 2905 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 06 de Março de 2014, 23:19:14
Muito boas gostei mais da 1 pela composição. A 2 ficou bem executada e composta (gostaria de vê-la colorida, ainda mais se usou a 85 1.8).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 07 de Março de 2014, 19:34:08
Walker, a primeira me passa emocao mesmo. Foi um momento super bem captado!
Ja a segunda nao me passou emocao, pois o fato de a ponte estar ali nao remete ao contexto que vc explicou. Mas tenho certeza de que essa foto tem muito valor para voce, um valor que vai muito alem da tecnica!

Valeu, Kokimoto! Concordo contigo que a primeira traria quase todo sentimento mesmo sem o contexto que descrevi, a imagem fala por si. Sem dúvida alguma é o que todos buscam em fotos neste estilo. Já a segunda ajuda a ilustrar o que quis passar, mesmo dependendo do descritivo para entender melhor o que ela representa. Obrigado por comentar.

Gostei das fotos!
Ler sua explicação antes de visualiza-las contribuiu para eu ter gostado ainda mais. Principalmente a primeira.
As fotos tem outro significado quando contextualizadas. É perfeitamente compreensível você ter gostado mais dessas do que de outras que estão tecnicamente melhores. Acredito que isso aconteça com todos.

Exato. Obrigado pelo comentário. É o que escrevi acima para o Kokimoto também...

Obs: Sua sobrinha não se queimou nesse chimarrão quente não? Me deu um pouco de agonia  :hysterical:

Fiquei curioso se ela fez careta depois de sentir o gosto amargo rsrssr

Não, não... ela nem chegou a tomar de fato! Só brincaram com o momento!


Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2014, 19:38:25
Gostei das duas ,  sentimento e tecnica , estao otimas. :ok:

Linda a 1, e a 2 tornou-se tambem depois de contextualizada. =D

Tecnicamente gostei mais da 2a.
Minha modesta opinião é que a fotografia como arte e como linguagem transcende o próprio autor. Uma vez lançada ao mundo soma um significado próprio ao significado pretendido pelo autor.
Esta é a própria beleza da arte, relativizar a verdade. Não existe solipsismo, a arte é intersubjetiva sempre.
Parabéns pelas belas fotografias, deste e de outros posts!

lindas fotos!  :ok:

Gostei muito das duas. A primeira passa uma singeleza e doçura que não depende de legenda. A segunda, tecnicamente acho bem legal, mas ficou mais legal ainda quando inserida no contexto contado por você. Parabéns. :)

2x
Abraços :) :)

Duas imagens simplesmente maravilhosas! :worship: :worship: :worship: :worship:
Um grande abraço!

As duas estão ótimas, na técnica e no sentimento!  :clap: :clap: :clap:

Muito obrigado! De verdade. Fiquei bem feliz com o retorno de todos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 07 de Março de 2014, 19:45:53
Excelentes  :clap: :clap:
Se estas "não foram, nem de longe, as melhores tecnicamente" quero ver as outras também.  :D

Alex, muito obrigado pela visita. Estamos conectados no Flickr. Tenho outras desse mesmo carnaval por lá. Não que estejam tão acima na parte técnica, mas...

Gostei de ambas. E das histórias que elas registram.
O semblante de ninguém ali está neutro; cada um revela um sentimento uma emoção.
Parabéns pelas capturas!
Na narrativa, tocante nos dois casos, eu só sugeriria uma pequena, mas significativa, mudança de perspectiva: aquela ponte não separa; une.
De resto, parabéns.

Muito obrigado pela visita e excelente a sua observação sobre a mudança de perspectiva com o simples fato de escolher uma palavra mais adequada.

Perfeito...!!  :clap:

A primeira não está tecnicamente tão "boa" como a segunda, mas como você disse, ela tem um impacto emotivo muito maior que a outra (...pelo menos para mim...).

Também acredito que o critério da "técnica" não deve ser tomado como elemento isolado na avaliação de uma foto; é importante, mas depende muito mais de uma visão de conjunto... falo isso pois eu sou um dos que "idolatram" a nitidez numa foto. Busco nos equipamentos aqueles que possam me garantir a melhor nitidez, e depois penso nos outros quesitos... mas já estou começando a considerar as coisas como um todo... vamos aprendendo com o tempo o valor de cada elemento da fotografia, e em cada caso o que é mais importante relevar...

Valeu, parabéns pelas belas imagens!!  :ok:

Valeu, Fernando! Nem de longe eu desprezo a parte técnica, tampouco a nitidez. Muitas fotos, mesmo sem um assunto interessante, são incríveis apenas pela qualidade de imagem, seja nitidez propriamente dita, seja uma pós ou edição bem feita. Mas acho que todos captaram bem minha ideia neste caso...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 07 de Março de 2014, 19:51:27
Muito boas gostei mais da 1 pela composição. A 2 ficou bem executada e composta (gostaria de vê-la colorida, ainda mais se usou a 85 1.8).

Thales, obrigado pela visita.

A 2 não ficou muito bem executada. O RAW original é bem feio, sinceramente! haha Essa eu tirei da cartola com o que estou aprendendo no LR. O P&B ajudou por mascarar os estouros ao fundo e a sombra no primeiro plano, pois pude tirar bastante contraste. Achei que no colorido isso não funcionaria, mas testei pra ver e segue abaixo o resultado. AH, e foi com a 85 sim...


IMG_2476-2 por ElderWalker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C